8 anos pagando os juros mais altos do mundo: mais uma herança maldita do Lula para o povo brasileiro.

Da Folha de São Paulo:

Na última reunião sob o comando de Henrique Meirelles, o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) manteve os juros básicos em 10,75% ao ano. Com isso, Lula terminará o governo deixando o país com a maior taxa real (descontada a inflação) do mundo. Esse foi o último encontro do Copom no governo Lula, mas a maioria dos membros do comitê deve permanecer no cargo na próxima gestão. Entre eles, está o atual diretor de Normas, Alexandre Tombini, futuro presidente do BC, a quem caberá retomar o ciclo de alta para segurar a inflação. A manutenção dos juros deixa o país no topo do ranking das maiores taxas reais do mundo, mesma posição que o país tinha no começo do governo Lula.

Em 2003, a taxa real (descontada a inflação projetada para 12 meses) era de 11% ao ano. Caiu para 4,8%.Para efeito de comparação, nos EUA a taxa real é hoje negativa (o juro é inferior à expectativa de inflação).O nível alto da taxa real em relação a outros países é um dos fatores que contribuem para atrair mais dólares para o país neste momento e derrubar a cotação da moeda. A presidente eleita, Dilma Rousseff, já manifestou o desejo de reduzir o juro real nos próximos quatro anos. As previsões para 2011, no entanto, são de alta da taxa. A maioria dos economistas já esperava a manutenção da taxa básica (Selic). A expectativa é que o juro voltará a subir na próxima reunião do Copom, em janeiro.

8 comentários

Divida real, ou o primeiro erro de Dilma

Noticias frias e bem molhadas (chove que só) de um pais falido economicamente, estruturalmente desiquilibrado, enganado pela lenda do "estado social", da "igualdade", etc, etc, etc...

Sorte que o Brasil nunca poderá falir, mesmo nas mãos dos mais corruptos. Mas cuidado com o "conto do vigario" !

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=457805

Bruno Guerra

Reply

A verdadeira Social Democracia, diretamente da sua origem segundo um canal brasileiro !

http://www.youtube.com/user/tvtube33?feature=mhum#p/a/u/0/Rfu-MWC0hfY

Veja se aprende Aécio !! E uma dica, a SD não se impõe de Brasilia para o pais, e sim do povo para Brasilia. Ou seja, o que a Suecia ou a Dinamarca são é apenas o resultado daquilo que o seu povo é. Gente boa, paises lindos e maravilhosos (e frio pra chuchu !).

Bruno Guerra

Reply

A grande herança do Boca de Fossa, é ele próprio.

Reply

Coronel um governo que ficou oito anos criticando o FHC com herança bendita(maldita), esta deixando isto sim uma herança MALDITA.
OS CORRUPTOS!!!!!!!!!!!!!

Reply

Claro que quem vai continuar pagando, a conta dessa herança maldita, somos nós.

Para continuar alimentando, essa corrupção desenfreada,esses companheiros malditos, que só sabem roubar, cargos desnecessários,avião novo, indenização prá vagabundo, é uma festa. Brasileiro é mesmo um povo muito burro.


Izabel

Reply

Eu acho que o Coronel foi injusto. O Brasil sempre teve a maior taxa de juros do mundo, independente de governo.

O problema com Llulla é que ele diminuiu a Selic de sei lá 26% para 10%... aos olhos da maioria parece muito... mas houve um custo para isso, custo esse que nunca é mencionado e se chama divida interna, que é galopante.

Essa sim, uma verdadeira herança maldita para a Rainha de Copas lidar... qual será a carta na manga della?

Reply

Coronel concordo c/ muita coisa que voce escreve porem, no caso dos juros acho que voce e muitos outros interpretam o assunto erradamente.
Juros altos sao consequencia do descalabro nas contas publicas. Sempre foi. Corte as despesas publicas e a inflacao tem como cair e ai sim o corte dos juros podera ser feito.

Nao adianta ficar reclamando dos juros altos.As despesas do desgoverno sao o verdadeiro inimigo.

Reply

Vejam as notícias quentes da semana:

Até o Obama aceitou cortar impostos diante da recessão nos EUA.

Aqui, seja petralha ou tucanalha no Planalto, é sempre alta de juros e corte de crédito.

Se a classe "mérdia" não vivesse totalmente alienada do que acontece no mundo...

Reply