Rio: da zona de confronto à zona de conforto em menos de 24 horas.

Da Folha Poder:

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), anunciou na manhã desta segunda-feira que já existe um acordo entre o governo do Estado e o Ministério da Defesa para que o Exército policie os recém-reconquistados territórios da Vila Cruzeiro e do Complexo do Alemão até que seja possível instalar duas UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) nas comunidades.

"Já está acordada [com o Ministério da Defesa] a permanência das tropas, agora estamos na fase das tratativas técnicas, que não passa por mim, passa pelo secretário Mariano, passa pelos oficiais militares do Ministério da Defesa. Isso está sendo feito desde ontem para que dê a paz e a tranquilidade, a garantia dessa transição para o modelo UPP", afirmou. Cabral disse que a solicitação ao Ministério da Defesa, quando formalizada, deve requisitar as tropas por um período de 6 a 7 meses, embora o comandante-geral da Polícia Militar do Rio, Mário Sérgio Duarte, "mais otimista do que eu", acredite que as UPPs possam ser instaladas em menos de quatro meses. A previsão é que as duas UPPs mobilizem entre 2.000 e 3.000 homens da Polícia Militar, a serem escolhidos entre os 7.000 novos policiais que se formarão em 2011
.................................................................................
Comentário do Blog:

Não são necessários sete meses para montar uma UPP. O modelo, que já está em 13 favelas, é replicável. Para quem quiser conhecer dados sobre o programa, basta acessar o UPP Repórter, do próprio governo do Rio.  Existem UPPs montadas dentro de containers. São raras as unidades que foram construídas, a maioria utiliza instalações já existentes, inclusive imóveis que, anteriormente, eram utilizados por traficantes. Como os que foram tomados no próprio Complexo do Alemão.

UPP Turano
UPP Andaraí
Em contraste com a primeira UPP, no Morro Santa Marta.

Uma UPP demanda um efetivo de 150 e 350 soldados. É o recurso mais importante. Escolinhas de música, de futsal e outras perfumarias podem ser feitas depois. A UPP da Cidade de Deus, que protege 45.000 pessoas, possui 326 homens trabalhando. Agora  Sérgio Cabral diz que serão necessários 1.000 a 1.500 homens para as unidades do Alemão? Por quê? Todo o cerco usou 2.500 honens e sobrou gente. O Governo do Rio, espertamente, está saindo da zona de confronto para a zona de conforto. Vai ficar enrolando no Complexo do Alemão para não ir logo para a Rocinha e para o Vidigal. É pura embromação. Se quiser, monta uma UPP em dez dias. O que vão fazer, depois de uma operação exitosa em termos de opinião pública, é chupar a laranja doce até o bagaço. É a velha demagogia de sempre. E as Forças Armadas servindo de bucha de canhão para político safado fazer o nome.

34 comentários

Pelo que se depreende do noticiário, os investimentos do PAC devem ser do governo russo, já que só se fala da ausência do estado. Hastear bandeira em obra do PAC é retomada de território?????????? Por favor, alguém me explica.

Reply

O pior foi ver aparecer ong para tentar salvar TRAFICANTE.
http://www.youtube.com/watch?v=t1O1k7XgR48

Reply

to sabendo que os traficantes todos do complexo do alemão e da vila cruzeiro ja estão bem longe dali e os que estão predendo só traficantes pé de chinelo 20 pessoas é porque quiseram ficar .. eles mas uma vez conseguiram dar um baile na policia usando tuneis construidos usando o pessoal que fazia obras do pac como aquele teleferico ..a policia sabe que eles naum estão mas lá mas ficam usando que eles podem estar ainda dentro das casas pra abafarem esse escandalo de usarem gente que estava trabalhando em obras federais e que construiram tuneis pra traficante fugir .. seria um grande escandalo

Reply

7 meses para colocar no morro um enlatado disfarçado de posto policial???

isso eh que eh atestado de incompetência!

eh a prova de que não havia eh plano nenhum para essas invasões!

foi tudo no improviso, na correria...

se fosse mesmo tudo planejado por parte do governo, as tais UPPs de lata já estariam prontas, pintadinhas e bonitinhas para serem deslocadas na semana seguinte da ocupação...

mandem fazer essas UPPs nos galpões das escolas de samba do RJ...

os caras montam carros gigantescos e cheio de detalhes em alguns meses, capaz que não conseguiriam fazer uma dessas latas quadradas por mês...

Reply

Não vejo onde ou como essa operaçào tenha sido exitosa, Coronel. Cadê os presos? Se não há presos, há bandidos soltos. Se há bandidos soltos, a coisa toda não teve êxito.

Reply

Se demorarem muito para ocupar a Rocinha e o Vidigal, quando as forças do bem chegarem, vão encontrar os traficantes com melhores armas e até blindadões com lagartas. Se bobear,podem ser até alguns roubados da Marinha

Reply

Coturno deve saber melhor do que eu até onde a melancia é vermelha por dentro. Mas para mim exército nas ruas é prenúncio de golpe contra estado de direito democrático. Nossas instituições estão fragilizadas pela corrupção (legislativo e judiciário), pelo aparelhamento do estado (executivo). Vem aí, a censura da imprensa (mídia/o quarto poder). O que está segurando a democracia no Brasil é o mercado financeiro internacional, que retiraria imediatamente todos os investimentos em caso de turbulência política.
Até agora não entendi o que queriam os traficantes incendiando carros e ônibus. Reação às 13 UPPs num universo de mais de 800 favelas? Não convence. Afinal, são traficantes, mas não são burros.

Reply

Lulla já está de viagem marcada para dar a sua chupadinha presidencial. Muito provavelmente vai querer levar a "cumpanheira" Dilma, com soro, ataduras e tudo mais, para chuparem juntos.

A única solução para uma segurança plena no Rio, e praticamente em todo o Brasil, é se colocarem um tanque de guerra e uma pequena tropa em cada esquina.

É uma pena que estejam vendendo um falso Estado seguro e que muito provavelmente ficará ao lado da já famosa falsa idéia de democracia.

Isso custará tão caro para a população, assim como hoje a falsa democracia já está começando a se despir de sua fantasia maculada.

Quem viver (se não for atingido por uma bala perdida), verá!

Reply

Aquilo no Rio foi só uma batalha a guerra continua.

Reply

Exército, Marinha, Aeronáutica, PM, Polícia Civil e Federal. Um imenso contingente de homens para prender vinte pé-de-chinelos. Tudo para inglês ver, só pode ser isso.

Reply

Claro, claro, muito lógico da parte delles. O "circo" precisa continuar montado.Só que os "palhaços" estão na platéia: nós, cidadãos honestos e pagantes de todo esse "espetáculo" desse governo espúrio e nojento.Daqui a pouco, você e todos os blogueiros do bem vão ser considerados uns chatos de tanto mostrarem o obvio.Eita país de gente que gosta de cultivar o avestruzismo.

Reply

Uma região com 400 mil moradores não pode ser comparada com os complexos onde até então foram instaladas as UPPs.

Reply

eh assim:

a policia avisa que esta chegando, os caras fogem e fica decidido que o lugar foi "reconquistado"...

esse Brasil...

Bush nao conhecia Cabral na epoca da invasão do Iraque...

quantas vidas poderiam ter sido salvas, não?

bastava Bush pedir para Cabral anunciar a invasão, os iraquianos do mal fugiriam para as montanhas e pronto, "mission accomplished"

como o Bush não pensou nisso antes??????

Reply

Considerado como um dos piores ministros da Educação dos últimos tempos, Fernando Haddad corre o risco de continuar à frente da pasta, mesmo depois do fiasco que marcou as edições 2009 e 2010 do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Nesta segunda-feira (29), Haddad participa de cerimônia no Palácio do Planalto para apresentar um balanço de sua gestão à frente da pasta. O evento, que contará com a presença do sempre profético Luiz Inácio da Silva, credencia Fernando Haddad, que conta com o apadrinhamento do presidente-metalúrgico.

Durante a solenidade, o ministro da Educação anunciará a abertura de 30 escolas técnicas federais e a entrega de 25 novos campi ligados a 15 universidades federais. Fora isso, na tarde desta segunda-feira Fernando Haddad divulga o resultado da 2ª Olimpíada Nacional de Português, como se o brasileiro fosse um especialista no próprio idioma. Na solenidade, o governo distribuirá um relatório elogiando a gestão do ministro à frente da pasta da Educação.

Os salamaleques na direção de Fernando Haddad têm como objetivo deixá-lo na parte da frente da vitrine de ministeriáveis para o governo da eleita Dilma Rousseff, que ainda tem muitos nomes a escolher. Desde que chegou ao ministério, Haddad evitou zonas de conflito com a então ministra-chefe da Casa Civil, o que pode viabilizar sua permanência no cargo. O apreço de Lula pelo ministro se deve especialmente ao crescimento do ensino profissionalizante, que entre 2003 e 2010 apresentou aumento de 108% no número de matrículas.

Enquanto Lula e Haddad abusam da pirotecnia oficial para comemorar aquilo que não tem motivo algum para ser comemorado, o Brasil inteiro viu durante a operação de retomada da Vila Cruzeiro e do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, o degradante estágio em que se encontra a Educação. Faixas e cartazes exibidos pelos moradores das duas comunidades carentes traziam palavras grafadas de maneira escandalosamente errada. Entre as tantas garantias constitucionais do cidadão, o acesso à Educação é uma delas.

Mesmo assim, o presidente e o ministro entendem que o momento é de comemoração. Mas esse capítulo bisonho da história política nacional faz parte do projeto obtuso de implantação de uma ditadura civil no País.

Reply

Uma pergunta que não quer calar.
Cadê os traficantes?

Mudaram de morro??

Estanho, que quase ninguém foi prêso, a não sêr meia dùzia de pé de chinelo. Ai Têm.

Izabel

Reply

Se não dava para ocupar, depois de desalojar os traficantes, por que invadiu? Seis meses para implantar algo que foi vendido ao País todo como uma solução para os problemas de segurança? Mais homens do que o necessário em outras? Afinal, onde estão os desalojados? Centenas forma vistos fugindo e depois garantiram que estavam cercados. Por que só cerca de 50 foram presos até agora?

Reply

Aqui em São Paulo é bem provinciano se forem comparadas as máfias do crime organizado: Aqui o PCC comanda da prisão o crime ( mais seguro que o morro, não há bondes (troca de máfia) e o dinheiro do crime e contravenção organizados ficam aplicados em bancos colocados em nomes de "laranjas", não armazenam grande quantidade de droga em um ponto, se a polícia vem, não é fácil pegar um bandido com mais de cem pedras ou 10 trouxas de maconha (uma quantidade compatível para ser preso como viciado e só perder a droga. Os mocós são lugares onde acham maior quantidade, mas nunca mais de 100kg e a polícia pega a droga e bandidos nos caminhões, em cargas de até dez toneladas, caminhões com alho ou cebola, sucata e entulho são os preferidos pelos PCC mas os cães da polícia pegam quase tudo, prejuízo aos barões que preferem descarregar no Rio, passam reto ou por estradas que ligam a W.Luiz e Anhanguera à Dutra, a D.Pedro e na divisa não tem uma "alfândega" como teria nas fronteiras , DEVERIA TER ALFÃNDEGA PARA PEGAR TRÁFICO E CONTRABANDO.

Reply

UPP=Unidade de Polícia Política!!!.fonseca.

Reply

E muitos presos foram transferidos para Rio Branco no Acre. Não demora muito e Rio Branco estará cheia de aliados do preso. O Estado não tem condições de manter seus presos em suas cadeias? Todo apoio ao povo do Rio. Mas alguém está de brincadeira. Durante a campanha, a candidata do governo disse que as UPPs eram a panacéia e que a segurança do Rio era a melhor do Brasil, graças a ela, Lula e o PAC. Agora que chega a hora de mostrar, não tem nada?

Reply

Alguem aí notou a face tranquila do traficante Zeus, ao ser preso pelos policiais... se perceberem bem ele esta com aquele jeito de sabia como tudo vai terminar...tranquilamente...na mesma!!!

Reply

Cel.

Acho que Sergio Cabral subestima nossa inteligência, não é possível !!!

Como o imenso aparato (Exército, PM, Polícia Civil e Federal) montado no RJ, aonde afinal foram parar os traficantes (300 Vila Cruzeiro + 500 Compl. Alemão)???Prenderam uns 20 pés de xinelo, e querem nos enganar dizendo que a operação toda foi exitosa!!

Por que os helicópteros que sobrevoavam a área e viram os bandidos fugindo da V. Cruzeiro a caminho do Complexo do Alemão, não deram uma sairavada de tiros para acabar com eles??? Feriram um só, e o resto do bando se entrincheirou na mata.

De tanto que a TV mostrou a operação (pensam que bandido não assiste TV), dos avisos que um certo comandante da PM deu para eles se entregarem, os bandidos tiveram tempo de fugir (se foi por galerias, ninguém sabe ao certo). Agora dizem que podem estar escondidos em casas no alto do morro ??? Mas, a PM / Exército já não vasculhou as casas ????

Montaram um imenso circo, para enganar quem??? Desta operação toda não dá um Tropa de Elite 3!

De duas, uma: ou os bandidos foram parar nas Favelas do Vidigal e Rocinha, ou foram exportados para outras cidades !!

Agora vem o Cabral dizer que são necessárias UPP's com 1.500 homens cada uma ??? Quem leva 4 meses para a montagem das mesmas???? Além disso, anda dizendo que vai instalar vários serviços públicos nas favelas ???

Desculpe-me, mas lugar de bandido é na cadeia (acho que não há lugar para todos, além de custar caro), ou então é morto. A segundo opção seria melhor !!!!



Chris/SP

Reply

UPP - Unidade de Polícia Pirotécnica

APO

Reply

Alguém conhecia este vídeo?http://www.youtube.com/watch?v=XpYsvQnfAFY&playnext=1&list=PL58430C4E6BFAF2E4&index
Tomei conhecimento agora.Fico me perguntando:porque a oposição não denunciou isto ao Brasil?Quem estava no comando da PF nessa ocasião? Seria o Tarso(o Gênio)aqui do RS? Como a"Imprensa brasileira"não noticiou isso?
Meu Deus! O que ella(es) vão fazer com o Brasil?

Reply

tô na área
Eu acho que a maioria dos traficantes estão em apê de luxo ou jogando futvôlei na praia,tomando uma água de côco básica.
abraços

fui...

Reply

Enquanto isso, não sei se verdadeiro, mas no Portal IG, tem uma noticia que a segurança do Governador Cabral e familiares, do Rio de Janeiro, foi dobrada de 300 para 600 homens, em decorrência das UPPs, as quais tiram o bandido do morro e o Governador e familiares ficam mais vulnerávéis. E não tem policiais para formar a UPP do morro do Alemão

Reply

Ando muito revoltada por morar no Rio de Janeiro. Não suporto mais fazer parte da população que está sendo feita de imbecil por essa gangue comandada pelo Sergio Cabral, o traque do Lula. Em tempo: a mim, não enganam. Por isso, com licença, Coronel, vou vomitar e já volto.

Reply

Que lindo, fico até emocionado e chego ás lágrimas com tanto empenho, qualificação e resposta a população do Rio de Janeiro e ao país. Que lindo as criancinhas brincando na pracinha, que lindo!!!!!Governo federal, governo estadual e o governo municipal tenham vergonha na cara de voces seus fdp.Bando de mentirosos, assassinos, quadrilheiros....bandidos. Este país está tomado de vagabundo e o exemplo vem de brasília.

Reply

Já falei antes noutro comentário que nem conferi se saiu.Mas o circo todo foi montado pra justificar alguma CPMF da segurança...

O Mr,M do tráfico se rendeu proque mamy pediu??ah que lindo!! filho bom tá aí,mamy deveria ter pedido antes pra ele não ser bandido e ele aceitar assim de pronto.Com aquela cara de paisagem?de quem diz " sou menor da hierarquia,me deixo prender e enqto os tontos me paparicam na tv dou chance os meus comandados e sócios saírem e organizarem esquema de gana e advogados pra me tira da cadeia rapidinho".

TscTSc Tudo a ver com as piadas do filme "Fujam que a polícia vem aí".
Alguém sabe qto custou aquela versão camuflada de Tropa de Elite paga pelo contribuinte?

¬¬

Reply

Rio de Janeiro, os bandidos podem voltar se quiserem pelo METRÔ que construíram sob o morro do Alemão,dá para passar sem se abaixar, foram obras do pac construídas pelos mafiosos que obrigaram ao plano B do Lula, senão eles não permitiriam as obras, o metrô de 5 km sai 3 km atrás do cerco, na coroa da Rainha, fazendo do cerco policial, a LINHA MAGINOT da polícia ( relembrando a linha de defesa francesa contra o avanço alemão, os nazistas entraram pela Bélgica, inutilizando a defesa, só uma meia dúzia ficou trocando tiros com os BOFES DE ELITE, melancias policiais cercaram 3000 bandidos e só 10% morreram ou foram presos ou rendição (pensando em acordo de delação premiada e pena branda em troca). Agora eles estão espalhados no estado inteiro, colocando fogo em carros em outras cidades. Em SP se eles passarem a divisa, nossos policiais dão a eles GAIOLA ou uma cova grátis como indigente em algum cemitério. PENA DE MORTE AOS NARCOTERRORISTAS e X-9 que eram agentes duplos (plícia e bandidos).

Reply

Coronel. Mas a que foi instalada lá no morro Santa Marta, era pro pessoal da televisão filmar, oras. Claro que todos já sabiam que as próximas seriam de container's.

Reply

Áh éeee. Quer dizer que agora os políticos vão querer cobrar CPMF por causa da bandidagem do Rio? Era só o que estava faltando.

Reply

Eu já sabia... 8 anos de muita bala-perdida e agora no fim ainda quer sair como herói. A mim não engana nem um milimetro. Não faz mais do que a obrigação. ...

Reply

Longe de ser fã de Sérgio Cabral, mas a demora é justificada: as UPPs só utilizam soldados recém-formados e oficiais de Academia, por isso a demora. Nesse aspecto, acho a UPP correta, pois evita que os maus policiais contaminem os novatos.

Reply

"Se quiser, monta uma UPP em dez dias"

Pode até montar. Mas não vai controlar a criminalidade assim.

Como controlou na Santa Marta - uma favela pequena onde o processo todo durou uns seis, sete meses.

E como não controlou na Cidade de Deus - muito maior, com muito mais saídas e onde no ano passado o próprio Beltrame precisou admitir que ainda há tráfico.

Montar posto policial é mole. Matar o poder paralelo, não - por mais que Cabral tenha fingido que é para ganhar mais votos.

Na Santa Marta, entro tranquilo a qualquer hora. No Borel e no morro dos Macacos, com UPP e tudo, não entro em hora nenhuma.

Reply