Nos próximos dias, será realizado o leilão para escolher quem vai construir o trem-bala, uma obra que deve passar de R$ 50 bilhões e que está fadada a dar prejuízo aos cofres públicos pelo resto dos tempos. Enquanto isso, os aeroportos brasileiros estão parando por falta de investimentos. Ontem a Infraero avisou que vai construir "terminais provisórios" para dar conta do movimento. O primeiro, é óbvio, será na Corte, em Brasília. E a grande manchete de hoje é o caos aéreo que se aproxima com as festas de final de anos e as férias. Vejam notícia abaixo, da Folha de São Paulo:
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) disse ontem que as companhias aéreas estão proibidas de praticar overbooking (vender mais passagens do que os assentos disponíveis) durante as operações no fim do ano. A presidente da agência, Solange Vieira, diz que as empresas se comprometeram a suspendê-lo de 17 de dezembro a 3 de janeiro. No restante do ano, apesar de multas por excessos, a prática é tolerada pela agência reguladora, para que as empresas se resguardem de prejuízos com o excesso de cancelamentos de reservas, que acontecem menos em viagens de fim de ano.
O movimento nos aeroportos em dezembro é 11% maior que na média do ano. A estimativa de público para o mês neste ano é de 14 milhões, 12% mais que em 2009. A agência apresentou um conjunto de medidas que visam evitar que esse crescimento se traduza em caos nas festas de fim de ano. Caso as empresas não cumpram, o previsto estarão sujeitas a multas (determinadas de acordo com a gravidade da infração), restrições para a autorização de novos voos, ou proibição de voos fretados, que representam fonte de receita extra.
A Anac colocará 120 fiscais em Guarulhos, Congonhas, Galeão, Brasília, Confins, Porto Alegre, Fortaleza, Recife, Salvador, Vitória e Manaus. Hoje, o atendimento ao passageiro é feito apenas por internet e telefone.Os 130 gerentes da Anac (6% dos funcionários) não poderão tirar férias ou recesso de 15 a 31 de dezembro. Em caso de problemas, a agência recomenda que o passageiro peça à companhia para ser realocado em outro voo ou ter seu bilhete endossado por outra empresa. Se isso não ocorrer, ele deverá procurar um fiscal. A Anac estima que as taxas de cancelamentos e de atrasos de mais de 30 minutos devem ser como as de 2009, de 5% e 18%, respectivamente, um resultado melhor do que os de 2007 (29,94% de atrasos) e 2008 (21,8%). Na Europa, a média é de 17%.
27 comentários
o trem bala só vai servir para os paulistas irem pra praia no rio e os cariocas irem a sampa comprar na 25 de março.
ReplyÉ coronel,por enquanto do trem bala só temos as balas, e ainda perdidas, infeliz de quem as acha,....
ReplyCoronel,
Replyé a megalomania destruidora, herdada do Sórdido-Mor que infelizmente nos governou por 8 infinitos anos!!
Elles não tem limite pois são insensatos e insanos.
A Big Pig seguirá no mesmo caminho: roubando e destruindo tudo que o FHC construi com tanto esforço.
Quando o Tiririca disse que "pior não pode ficar" ele estava redondamente errado...
Já está ficando.
Alguém aí pode ajudar a fazer um outro abaixo assinado na internet??
XÔ TREM BALA
Será que ainda dá tempo?
Flor Lilás
Falando em fogo, Coronel, está foto dos carros queimando, na ródóvia fédéral presidente dutra merece um post. Cadê o desgoverno fédéral de lulla? http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/834700-criminosos-atacam-cabine-da-pm-do-rio-e-incendeiam-carros-na-via-dutra.shtml
ReplyE os aeroportos regionais (talvez até o internacional de Viracopos) abandonados ou sub-utilizados? Aqui no interior de SP existem vários...
ReplyPor que saturar ainda mais as capitais?
Trem bala? A malha ferroviária brasileira foi totalmente destruida, a começar pelo mineiro JK, o tal cara que amava minas, mas não saia do Estado do Rio de Janeiro.
ReplyAo invés de investir num trem bala deveriam investir na malha ferroviária para transportar produtos agrícolas e a produção, do interior para o mar e do mar para o interior.
O trem bala já começa inviável, pois a passagem de avião custa muito menos, o que o torna incompetitívo. Se estiver errado, me corrijam.
Essa madame agora quer imitar o generais, que construíram obras faraônicas. O Trem-bala, é uma besteira. Mais valia, aumentar o número de kilômetros usados nas linhas de metrô.
ReplyTipo assim: eu sei o que vai acontecer desde sempre mas não fiz nada. Depois ponho a culpa nos passageiros. Por que não ficam em casa?
ReplyCel.
ReplyAcabei de comentar no seu post anterior que, ao invés de investir uma fortuna no trem-bala, tal investimento deveria ir para os aeroportos que estão precisando de reformas e melhorias urgentes, caso contrário não está longe de ocorrer um novo apagão.
Se o investimento não for canalizado para os aeroportos e estradas, prevejo caos em 2014 e 2016 (Jogos Mundial / Olimpíadas).
Chris/SP
Zarkosy está sendo acusado de suborno na caso de venda de submarinos franceses. Calma, Coronel, trata-se do caso de venda de submarinos franceses ao Paquistão. Aqui, como senhor bem sabe, todos são honestos, portanto a exigência por aquela construtora, a preferência pelos franceses foi mero acaso.
ReplyPrezado Coronel
ReplyPermita-me o uso deste espaço para passar uma dica ao futuro governo de continuidade petralha...
Já que as questões envolvendo o trem-bala e os aeroportos brasileiros devem estar deixando preocupados os futuros administradores (porém, nada que um caminhão de $$ ganho "por fora" não cure...), por que não unir os dois problemas e buscar uma única solução?
Então aqui vai a dica:
CONSTRUAM O TREM-BALA VOADOR!!
Podem contratar a empreiteira "Tabajara Ltda." que tudo se reolve...podem acreditar!
Pronto! Chega de dar dica de gestão pra petralha...rs
TFA
O trecho do Rio de Janeiro já tem nome: TREM BALA-PERDIDA!
ReplyPrezado Coronel,
ReplyLeia isto:
Home iG › Economia notícias
Rombo nas contas externas cresce 157% no ano!
De janeiro a outubro, saldo negativo das operações do Brasil com o exterior é de US$ 38,8 bilhões...
Bem... Ao ler a notícia acima eu me pergunto: Só mesmo o Lula e o PT é que acham que no Brasil vai tudo bem e que a crise mundial nunca nos afetará. Bando de safados burros!
Ai estas bestas PTralhas vêm com esse papo de construir um trem bala? Só se for trem bala de côco... Estamos a beira de um grande sufoco mundial sem precedentes e o governo federal brincando de deus e as nossas contas indo pro buraco!
Mas tá bem, vamos lá...
É claro que o Brasil precisa reativar e modernizar a sua
malha ferroviária com urgência, inclusive com trens para passageiros mais rápidos e baratos, mas creio que não precisaria ser um trem de alta velocidade, mas sim um trem com média velocidade e bem mais barato. Mas se for para implantar um trem bala que o mesmo utilize tecnologia nacional em pelo menos 60% do projeto, e para tal poderíamos encomendar tal projeto a EMBRAER que poderia se lançar em outro campo da tecnologia de transporte montando uma subsidiária para o feito e assim gerando muitos empregos para o povo brasileiro.
Alguém viu a notícia no estadão de que o Lula concederá a primeira coletiva exclusiva para blogueiros nesta quarta-feira em Brasília? Porque todos os blogs citados como participantes são os conhecidos chapa-branca.
ReplyCoronel
Reply...Não tem mais jeito! Cada dia é uma ODE à IncomPeTencia!! Onde estes cabras põe as garras é um festival de incompetência inominável JAMAIS VISTO NESTE PAÍS!
É realmente uma POCILGA elevada a enésima potência!
Se já não bastasse a corrupção...
É desanimador! XÔ TREM BALA!
Já temos vários XÔs:
XÔ CPMF
XÔ PETRALHAS
XÔ CORRUPÇÂO
XÔ TREM BALA
XÔ LULLA
XÔ ENEM
Façamos logo o XÔ DILMA!!
Bandoleira
E daí... o resto do mundo vai ver que... Yes, We have!
ReplyÉ um absurdo a construção desse elefante branco.
Ô BRASIL VAI PARAR. No momento em que a maior urgêcia, é a melhoria dos aeroportos,
ReplyO que faz o govêrno? joga tôdas as fichas, em um trêm bala, de São Paulo ao Rio de Janeiro.
Com êsse dinheiro, ou menos acredito eu, daria prá fazer tôdas
as obras necessárias nos aeroportos.
Mais aí eu pergunto, e a visibilidade politica?? O bem estar
da população, não interessa, e sim encherem bem os bôlsos de dinheiro.
Izabel
Não dá para colocar 1 trem bala para chegar logo o dia 01.01.11 e despachar o Apedeuta Mor ??
ReplyBandoleira
"Nunca na história deste País" tivemos tantos acidentes aéreos num só governo.
ReplySe cuidem, ainda faltam 38 dias para o pinguço sair da casinha.
Coronel, o que podemos fazer para protestarmos contra esse trem-bala? Não há alguma petição, ou algo do gênero? Porque eu tenho certeza absoluta que compensa muito mais investir esses 50 bilhões nos atuais transportes do que num trem que não vai servir para nada.
ReplyEu sou adepto do transporte ferroviário, apesar de ter passado boa parte da vida na FAB e agora na aviação civil. As vantagens são muitas em relação aos outros modais. No mínimo iria aliviar o tráfego de caminhões nas rodovias e humanizar os aeroportos. Quero sim que o Brasil multiplique suas ferrovias e que as mesmas ofereçam velocidade e qualidade. O que assusta mais, nesse trem em particular, é a certeza da malversação e da falta de controle do dinheiro público que será empregado, em detrimento de outras obras emergenciais que tirariam o país do colapso infraestrutural. Quem roda e voa por aí vê os aeroportos lotados, as estradas entupidas e muitos navios aguardando a vez, ao largo, de chegar no porto. Perde-se muito tempo com esses gargalos. O país quer deslanchar, mas está travado. A sociedade civil está fazendo a sua parte, apesar do governo. As obras estão sendo tocadas por pessoas desonestas e/ou incompetentes. Roubam e fica tudo por isso mesmo. Quem é preso é solto logo em seguida. E o povo, cada vez mais f..., ainda vota nessa gente. Se levassem a coisa tão a sério como o futebol, isso aqui seria o primeiro mundo.
ReplyO Trem bala não tem projeto de "TOMADA", esqueceram de projetar a transmissão, isto é o postinho de fio,
Replyque vai dar propulsão ao dito trem.
Por ora ele é movido a vento.
Só rindo!!!!rsrsrsrsr
Ainda bem que viajarei com a Air France...
ReplyKoukla
Johnnie Walker 23 de novembro de 2010 18:06
Replyo que você falou assino embaixo.
OFF TOPIC
ReplyTodos aviões que Lula aproveitou para conhecer o mundo são de fabricação estrangeira?????
Será que o pilantra só compra avião estrangeiro porque tem medo de que o avião fabricado aqui pode ser sabotado????
Num tem pobrema não, é só fazer um puxadinho de madeira do lado e aumentar o aeroporto, moleza, quanto as pistas é só usar as duas em X, sobe numa e desce na outra.
ReplyFácil, fácil.
Falando serio, ouvi hoje na CBN um imbecil do desgoverno Mullácio dizer que a culpa é da Infraero, pois os projetos estão prontos desde janeiro e a Infraero não fez nada.
Vai ver que ainda estão discutindo com as empreiteiras a comissão, ops, desculpem, taxa de sucesso.
Nessa época de porquinhos e porquinhas, porque não constroem três aeroporcos ?
Reply