Ministros apóiam abertura do armário com esqueletos da Dilma. O que ela esconde?

Da Folha de São Paulo:

Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) afirmaram ontem que não existe impedimento legal para que a Folha tenha acesso ao processo da candidata petista Dilma Rousseff, arquivado em um cofre no STM (Superior Tribunal Militar).
"É inexplicável que tenhamos obstáculos ao acesso à história deste país", disse o ministro Marco Aurélio Mello. "O princípio maior é a publicidade. Não vejo obstáculo constitucional", disse.
O ministro Carlos Ayres Britto concorda: "Em linha de princípio, [o processo de Dilma] é um documento público". Ele cita o artigo 5º da Constituição: "Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral".
Assim também pensa Gilmar Mendes. "É um documento de caráter histórico. Em tese, não teria problema em ter acesso", disse.
O próprio advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, disse que "a regra geral é a da publicidade".
Um outro ministro do Supremo, pedindo reserva, disse que achou "estranho" o pedido de vista da AGU, que para ele pareceu mais uma "manobra" para que o caso não fosse julgado.
Adams, no entanto, afirma que a AGU só fez seu trabalho -que é defender juridicamente o governo. Segundo ele, houve um erro no processo: o órgão deveria ter sido intimado pelo relator a participar do processo, o que não aconteceu.
Em agosto, a Folha revelou que o processo que levou Dilma à prisão na ditadura (1964-85) foi retirado dos arquivos e trancado em cofre por ordem do presidente do STM, Carlos Alberto Marques Soares. Ele o mantém em sigilo, segundo diz, para evitar uso político do material. A Folha requisitou acesso, que foi negado por Soares.
O jornal, então, protocolou mandado de segurança que começou a ser julgado pelo plenário do STM no último dia 5, mas foi interrompido por um pedido de vista.
O caso foi retomado anteontem, mas, a pedido da presidência do STM, a AGU pediu acesso à ação, levando a nova suspensão.
O advogado-geral da União disse que foi procurado pelo presidente do STM um dia antes do julgamento ser retomado. "Eu liguei para ele para conversar sobre várias coisas. Na conversa, surgiu a questão de se a AGU faria ou não a defesa do ato dele. Depois ele me ligou solicitando essa intervenção".
Para o advogado Roberto Delmanto Jr., "causa estranheza o pedido da AGU no meio do julgamento, semanas antes das eleições".
O cientista político Jorge Zaverucha, autor de estudos sobre as Forças Armadas, afirma que a Folha está "corretíssima" de pedir os documentos e considera que a atitude do STM "em nada favorece a democracia". Para ele, não cabe ao STM prejulgar o uso que se fará dos dados.

23 comentários

E como eu já venho dizendo a muito tempo, o que espera a Folha para entrar com mandado de segurança no Supremo? Será que, na verdade, a Folha não está só fazendo o joguinho da candidata?

Reply

abaixo a ditadura democratica

Reply

Está na hora de alguém de coragem, como o Dep. Bolsonaro, pedir´acesso ao processo no TSM. E ante a negativa do Tribunal, ou na falta de resposta, já impetrar mandado de segurança amanhã no STF.

Reply

Cel.
Mandato de segurança já.
Queremos saber a verdade!

Reply

Por causa disso corremos o risco de ter essa pessoa nos governando e jogando o país no obscurantismo.

Que esses Tribunais sejam os primeiros a serem atropelados pelo regime.

Reply

ESSA VAI PARA O STM:

POR FAVOR QUEIRAM INFORMAR QUANTO CUSTOU ESTA DECISÃO AOS BOLSOS DOS CONTRIBUINTES.

Reply

Acredito que tem "PEIXES GRANDES” por trás dessas manobras para evitar que “mais podres" da guerrilheira venha a público. Ela, que ontem mostrou-se "contra" o comportamento de seus capachos que se insurgiram contra o PSDB, na pessoa de José Serra no RJ. O bravateiro de Garanhuns bem que poderia prestar um bom serviço para o País, dando uma tacada de mestre, dizendo o seguinte: "Sobre esse negócio de arquivos, eu sempre defendí a Dilma, pois ela foi guerreira, tem um passado brilhante, lutou contra a ditadura, etc, etc e estão criando polêmicas sobre os arquivos que existem sobre ela no cofre do STM". QUE SE ABRAM OS ARQUIVOS e voces verão que tenho razão, pois ela não tem nada a esconder”. A Nação e o Deputado Bolsonaro agradeceriam

Reply

Se é direito garantido pela constituição, pq ninguém impetrou um mandato de segurança ou de injução, sei lá qual é o certo!

Reply

Já que é assim, o que a Folha tá esperando para entrar com mandado de segurança hoje mesmo no Supremo?

Lamentável é que os partidos de oposição não o estejam fazendo...

Reply

"Adams, no entanto, afirma que a AGU só fez seu trabalho -que é defender juridicamente o governo."

Dilma não faz mais parte do governo e os atos em questão são muito anteriores a este governo. Esse Adams é um pilantra.

A OAB sumiu do noticiário faz tempo, alguém sabe por quê?

Reply

O que Dillma esconde de tão escabroso no armário?Porque tanto mistério? Será o Livro Vermelho de Mao, com anotações??? Será o Mein Kampf, com anotações?? O Kama Sutra com dedicatória?

Reply

As pessoas sempre guardam esqueletos no armário... no caso da Noiva de Chuck muito provavelmente é um cemitério inteiro! KKKKK!!

Reply

Não tenhamos ilusões.Foi tudo jogo de cena pra desviar a atenção.Enquanto se especula/va sobre o tal conteúdo misterioso e supostamente comprometedor,feito livro de Agatha Christie,a boiada passa livre pelo caminho feito pra um boi.
Não alimento espectativas.Ao abrirem o tal cofre não verão mais do que mais do mesmo.Ou por serem coisas por demais sabidas ou por terem tirado e maquiado o que talvez fosse relevante.

¬¬

Reply

Ainda hoje o Noblat vai divulgar a pesquisa "boca de urna" do Ibope, do dia 31.....

Reply

Algo cheira mal no Reino da Bulgária...

Reply

A
FSP entrou c essa acao para ninguem mais entrar...vao ficar cozinhando galo se quisermos mesmo saber e melhor outro orgao enterar com o pedido!

Reply

Bem, vai chegar a hora e que alguém de alguma maneira vai ter de abrir esse cofre.Como o eleitor pode livre escolha de votar num candidato sendo impedido de conhecer a sua biografia?
Isso é um absurdo !!!!

Reply

Democracia? mais que democracia.

Não vivemos mais êsses tempos, depois do que tem acontecido, néssas ultimas semanas, é lamentável, mais já vivemos uma ditadura, ( e da pior espécie, a da esquerda).

Qdo um presidente da república, perde completamente a decência, de vir a um programa de tv, gozar da cara de tôdo o brasileiro com vergonha na cara, (inclusive da Fátima Bernardes e Wiliam Bonner),dizer que não importa, a verdade dos fatos, e sim a versão.

E nisso êles são muito bons.

Eu lamento muito por tôdos nós pessoas do bem, mais tá tudo dominado

Izabel

Reply

Cel,

acho extremamente fraca ou inexistente essa oposição(psdb,dem,pps)ao governo Lula, pois caso estivesse o pt na oposição esse dados do "adversário" já seriam do conhecimento de todos os brasileiros. Vale lembrar que a oposição nesta eleição está em desvantagem pois o governo Lula está usando todo o aparato governamental (dando férias a ministros para trabalharem para a dilma). Entendo que se esse dados da dilma guardados no stm estivessem sido mostrados durante o primeiro turno, com certeza ela não teria passado para o segundo turno. Imagino que essa(divulgação ampla em jornais e televisão dos processos dela) seria a nossa unica e fatal arma para ganharmos a eleição, pois isso impediria a intromissão do Lula. Foi preciso a FSP impetrar um mandado de segurança junto ao stm, quando isso deveria ser função da oposição. Veja que se não houver pressao da oposição junto ao stm (observe-se que alguns ministros do stf estão favoráveis a divulgação dos processos da terrorista, então o que é que está faltando para a oposição marcar colado esse fato. Caso sejam os processos liberados, a oposição tem que divulgá-los uns cinco dias antes senão poucos eleitores vão perceber. A AGU pediu vistas(erradamente, segundo um ministro do stf) e somente vai devolver o processo no dia 28, faltando três dias para a eleição, isso se não fizerem uma jogada inescrupulosa(eles são mestres nisso, e voltar a examinar o processo no dia 29, uma sexta feira.

Reply

Coronel
A justificativa do Sr. Adams é, no mínimo, suspeita:
... AGU só fez seu trabalho -que é defender juridicamente o governo.
Perguntas:
1 A anta ainda é ministra? Se é assim, é a responsável LEGAL pelas falcatruas da Ereni6%
2 A anta já é presidente? Alguém já foi comunicado que não teremos mais eleição?
3 A presidência da república pode bancar advogados para anta física?

Quanto mais tentam explicar suas maracutaias, mais eLLes se enrolam e deixam o rabo de fora.

Reply

Observação importantíssima do comentarista de 10:59:

" Dilma não faz mais parte do governo e os atos em questão são muito anteriores a este governo."

O Adms deveria "defender" o governo, mas a Anta não faz mais parte dele !

Outra coisa :

PRESIDENTE DO STM LIGOU PARA ADAMS !

Por acaso esse tipo de atitude já faz parte dos trâmites legais ?

Reply

Sabe quando é que esses juízes vão liberar esse processo? Só depois das eleições, que aí não adianta mais nada. Estão todos comprados.

Reply

Por que não se faz uma petição exigindo acesso a esses documentos? Em poucas horas milhões de pessoas postariam seus nomes, inclusive eu. É um absurdo que a população não tenha acesso à biografia de um candidato, inclusive comenta-se à boca pequena que Dilma jamais ficou curada do linfoma, sua aparência não é saudável, no entanto, aparentemente, quase ninguém se preocupa com a possibilidade da História se repetir. Quando Tancredo morreu, quem ficou no seu lugar? A Madre Superiora (apelido que ganhou por se adonar do Convento das Mercês) que atende pelo nome de Sarney. O que será do país nas mãos de Michel Temer? Vamos lá, comecemos a reagir!

Reply