A eleição era irreversível para Dilma, há 15 dias atrás. Agora, para todos os analistas, virou uma eleição imprevisível. O próximo passo é tornar-se irreversível, de novo. Só que em favor de José Serra. É a curva, estúpido!
Da Coluna de Merval Pereira, em O Globo:
O fato é que a 15 dias da eleição o resultado é imprevisível, e a média das pesquisas, embora mantenha uma ligeira vantagem para Dilma Rousseff, mostra que as curvas estão se aproximando e o empate técnico é o resultado que melhor reflete a situação atual.
Com uma desvantagem para a candidata oficial: ela vem perdendo posições em praticamente todas as regiões do país, e só ganha no Nordeste, que representa 29% do eleitorado brasileiro, por uma boa diferença, de cerca de 30 pontos (60,1% a 31,1%). Mas o resultado do primeiro turno foi melhor para ela: 61,63% contra 21,48% de Serra e 16,14% de Marina. Isso quer dizer que Serra cresceu 10 pontos na região, e ainda existem cerca de 6 pontos de Marina sendo disputados.
No Norte-Centro-Oeste, que representa 15% dos votos, Serra vence Dilma por 5 pontos (45,7% contra 40,7%). Mas no primeiro turno, a petista venceu por pequena vantagem — 38,89%, contra 37,97% de Serra e 20,94% de Marina.
No Sudeste, onde estão concentrados 44% dos votos brasileiros, Serra já vence por 1 ponto, tendo perdido na apuração do primeiro turno, quando Dilma obteve 40,88%, contra 34,58% de Serra e 23,18% de Marina. Dilma cresceu menos de 3 pontos na região, e está agora com 43,3% enquanto Serra foi a 44,7%, um crescimento de 10 pontos. Restam cerca de 13 pontos dos eleitores de Marina que ainda não se definiram, segundo a pesquisa CNT/Sensus.
No Sul, que representa 14% do eleitorado, Serra teve 43,01% no primeiro turno e hoje tem 56%, enquanto Dilma caiu para 36,4% contra os 42,10% que obteve no primeiro turno.
Com relação à pesquisa do Ibope, que deu uma vantagem de 6 pontos para Dilma, há uma questão a constatar: na pesquisa de 02 de outubro para o primeiro turno, o Ibope deu Dilma com 51%, Serra com 31% e e Marina com 17%. A realidade das urnas no dia seguinte foi Dilma 47%, Serra 33% e Marina 19%, o que demonstra que o Ibope estava com uma defasagem de 6 pontos na diferença entre Dilma e Serra, apontando para uma diferença de 20 pontos que se transformaram em 14 pontos no resultado oficial.
21 comentários
Sérgio Guerra já fala em transição, dando a entender que já ganhou. Deveria calar a boca e vir obrigar seus aliados a trabalhar por Serra
ReplySérgio Guerra só atrapalha. É um elefante cego e manco andando na feira de louças. Ontem, em entrevista, disse que o PT não vai querer fazer transição para entregar a presidência a José Serra. Frases desse tipo cabem no perfil dos idiotas, imbecis. Ele deveria ficar calado. Apenas abrir a boca para cobrar empenho dos seus liderados. Só isso. Coisa que no primeiro turno fez bem: mas para entregar os tucanos de Pernambuco a Eduardo Campos e a Dilma.
Nosso conselho, de quem batalhou duro desde o começo da campanha, quando todos davam a eleição por perdida é: seja militante. Seja inteligente para virar voto. Se for preciso, diga que votou em Marina e agora é Serra. Ou diga que foi Dilma e se arrependeu.
Me deparei com um petista que tem a marca do PT feita a ferro quente no traseiro, agindo no maior cinismo, numa fila de banco. Dizia ele para estranhos que votou em Serra no primeiro turno, mas agora é Dilma. Safado!
Quando, meses atrás, expunha-se a fraqueza de Dilma e do PT, respondia-se que a popularidade de Lula resolveria qualquer problema. Mas, já lá, a realidade era: Lula é popular porque tem carisma, expandiu os programas sociais e manteve o programa econômico de FHC. E só: o resto, em qualquer outra área de governo, era mistificação para camuflar resultados pífios. Lula escolheu sua candidata: incoerente, inexperiente, incompetente, com fama de mentirosa e farsante, arrogante, sem carisma, com currículo pobre e por aí vai. Sempre houve uma aura de corrupção a pairar sobre o governo, mas Erenice, às vésperas da eleição, passou das contas. E a incoerência de Dilma, nas questões religiosas, se encarregou de completar o serviço. O que se vê, no segundo turno, é um governo ruim para as necessidades do Brasil e uma candidata pior ainda, que luta para se manter à frente numa batalha que parece perdida. Agora, Dilma só vencerá se a mistificação sobrepujar a realidade e a mentira, a verdade. Mas é difícil: o país acordou.
Reply"Só uma hecatombe tira a vitória de Dilma no primeiro turno" - Josias de Souza.
Reply"Se não ganhar no primeiro, leva no segundo, a tragédia só será adiada" - Carlos Alberto de Almeida.
Coronel, estou colecionando as frases absolutas e definitivas - ditas pelo nossos nobres analistas no primeiro turno - sobre a inevitabilidade da vitória de Dilma Houssef. Depois do dia 31 teremos que publicar uma coletânea.
Fernando José - SP
Informa a Folha Online sobre o comício no Pará em 14/10/2010:
ReplyO presidente cometeu diversas gafes que provocaram risos na platéia de milhares de pessoas.
Entre elas, chamou o Pará de “Paraná”, o município de Rondon do Pará (PA) de “Redondo do Pará” e a governadora Ana Júlia Carepa (PT), que disputa a reeleição, de “governador”.
É bom a equipe palaciana levar um passarinho testador de água nesses deslocamentos de Lula. Quando ele sentir sede, tenta-se antes dar o líquido ao bichinho. E se decide: “Água que passarinho não bebe não deve ser dada ao presidente!”
Por Reinaldo Azevedo - Veja
As agressões de todas formas contra Serra já começou, logo, já estão atras nas pesquisas.
ReplyTenho uma informação aqui “direta do ninho” - SJCampos - que o empate já fato, com tendência para o crescimento de SERRA!! \o/…
ReplyAugusto de Franco tuitou isto:
ReplyDando uma de profeta. Vai começar o show off. Ações espetaculares insufladas pelo governo. É bom ficar de olho nas operações policiais.
A fórmula do Consiglieri (Bastos) para ocupar o campo psico-social, criando diversivos que alterem as fluições da opinião pública
A fórmula do Consiglieri já funcionou uma vez, com aquela série de ações espetaculares da Polícia Federal para tirar a atenção do Mensalão
Bem, para começo de conversa, vejo a questão das pesquisas eleitorais brasileiras, especialmente neste ano, como um verdadeiro caso de Polícia; de Justiça. É preciso criar mecanismos severamente reguladores desta verdadeira praga. Só para começar o processo, diretores e donos de institutos de pesquisas devem ser proibidos de se manifestar fora do processo. Ou ao menos durante os seis meses que antecedem uma eleição, em cuja campanha eles participarão divulgando resultados de consultas a eleitores. Dono de instituto de pesquisas não tem nada que publicar artigos na imprensa, comentando as pesquisas de seu instituto; mas, sobretudo, fazendo análises disto e daquilo. Nenhuma análise feita por dono de instituto jamais será isenta. Eles sempre procuram puxar o saco de quem está lhes pagando para pesquisar a opinião eleitoral. Divulgação de pesquisas, só até cinco dias antes da realização do pleito. E o mais importante de tudo, o veradeiro pulo do gato, a lei deverá obrigar os institutos a tornar público, sempre, quem está pagando pela pesquisa divulgada. Punto e basta!!!
ReplyDeu no Estadão
ReplyA candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, resiste a assinar uma carta assumindo o compromisso de não enviar ao Congresso projetos de lei que permitam a legalização do aborto e o casamento entre homossexuais. Evangélicos que se encontraram com ela e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quarta-feira, porém, cobram a promessa por escrito. O comando da campanha petista avaliou ontem que, além de já ter divulgado um manifesto intitulado Carta ao Povo de Deus, em agosto, Dilma pode perder mais votos do que ganhar, ao se posicionar, por exemplo, contra o casamento gay.
Penso - desde o início - que o inexorável aparecerá na hora H: o povo é muito volúvel!
ReplyMas, mesmo com o vento mudando de direção, é crucial mantermos o corpo-a-corpo, o sangue frio e a humildade!
E ainda temo que apareça um cadáver importante (tanto do lado de cá como de lá - elles estão muito nervosos, a começar com lulla, que começa a ser confrontado!
Ontem, o comício da Dilma com a presença do Lula aqui no Pará deu menos de 10 mil pessoas. A organização esperava 50 mil.
ReplyNo 1º turno, o comício da Dilma sem a Dilma (apenas com o Lula) tinha angariado 30 mil. É inegável que a candidatura petralha tá derretendo.
Já o comício de Serra em Altamira-PA juntou mais de 30 mil pessoas no 1º turno e deve aumentar no 2º.
Victor Picanço
COTURNO,
ReplyVC PRECISA FAZER COMO O MANEOL DO GENTE DECENTE.
BOTA PILHA NO LULA SOBRE O DEBATE COM O FHC.
ELE DEVE ESTAR EXPLODINDO DE RAIVA, E ELE COM RAIVA É BOM PARA NÓS.
Acho que a questão religiosa nocauteou o PT. Mas também acho que o eleitor mais esclarecido encheu o saco do PT. Foram várias pisadas na bola. O tal do PNDH3 proposto pelo PT com esse nome esquisito, no início não foi muito bem entendido pelo povão em geral. O decreto vinha com muitos artigos e folhas. Complexo. Mas ele foi analisado com paciência por jornalistas de peso como Reinaldo Azevedo entre outros. E o lixo contido nesse tal de PNDH3 de Lula veio à tona. Entre outras coisas esse decreto petista continha:
Reply1-Censura aos meios de Comunicação
2-Legalização do Aborto
3-Aprovação do casamento Homossexual
4-Proibição do uso de símbolos religiosos
5-Regulamentação da Prostituição
6-Liberação do uso da maconha
7-Aprovação da invasão de terras e propriedades urbanas e rurais
Depois que a população mais esclarecida tomou consciência desse lixo elaborado pelo PT ficou claro para muitas pessoas que estavamos diante de um projeto autoritário. Um projeto de ameaça a democracia e a liberdade individual. Os petistas querem controlar tudo e todos com esse projeto totalitário.
Mas o eleitor ainda pode barrar esses tiranos de plantão dizendo não a essa turminha do PT.
Na verdade, ja somos uma elite aprox 50 milhoes de ingratos que melhoraram de vida com lula e agora votam em Serra. KKKK.
ReplyA verdade e que todos queremos virar elite, bem de vida nao e mesmo?
So falta lula chamar o povo de ingrato.
Sergio Guerra disse que se no nordeste serra chegar a 35 pontos, a eleicao esta liquidada, e ja estamos com 32 pontos. falta pouco, e dilma continua caindo no nordeste.
O HUMOR NEGRO QUE CORRE NO MEIO DAS RATAZANAS DO PT
Reply"dilma está muito inchada para entrar na cápsula e sair do buraco"
DILMA NÃO!!!!
DIA 31 TEMOS QUE LIMPAR O PAÍS
O BRASIL É DOS BRASILEIROS
Ignoremos as pesquisas e nos concentremos no trabalho.
ReplyAté a última semana a buisca por mais votos Serra 45 deve ser intensa e incessante. Essa história de surfar na onda de pesquisas e alimentar o "já ganhou" é coisa de petista.
Nós somos humildes e confiamos apenas no trabalho. Portanto, pés na estrada em busca de votos Serra 45.
é irreversivel, dilma só vai murchar até o dia 31, lá será zéfini, nenhuma pesquisa será capaz de detectar o estrago do aborto em sua campanha, é boca-a-boca, não adianta incluir nas pesquisas, o povo vai se esconder e na hora H dar o bote, Serra irá passar de 60 por cento de aprovação na urna, convém a ele cumprir um certo ritual que todos contam a partir do dia 1/1/2011, abriar a caixa preta da familia lulla da silva, erenice, mensalão, sem dó, acabar com a carreira de falsos santos puritanos e depois desaparelhar o estado, isso é tarefa mais longa, além combater os ladrões do Brasil, e só pra não esquecer: eu quero minha refinaria de volta, ENTENDEU EVO? nem que seja a bala.
ReplyDo portal IG : "O ex-governador do Pará Almir Gabriel (PSDB), um dos fundadores do PSDB, vai declarar, nas próximas horas, apoio à candidata do PT ao governo do Estado, Ana Júlia Carepa, assim como para a candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff. O anúncio será feito em coletiva em um hotel em Belém".
ReplyEStou pasmo com essa traíragem de Almir Gabriel. Recordo vagamente que o então Governador Simão Jatene abriu mão da candidatura à reeleição em favor a Almir Gabriel, que acabou perdendo em segundo turno para a atual Governadora, Ana Júlia Carepa.
Paulistas e Mineiros lutem bravamente por votos para o JOsé Serra.
ReplyFuturo Presidente do Brasil.
Com menos de 3 milhões de votos ele já decidira as eleições.
Depois vamos lutar junto com os outros brasileiros para massacrar a bruxa dentuça!
Ela será queimada no dia de Halloween 310utubro (nas urnas, é claro!!)
Paulistas e Mineiros lutem bravamente por votos para o JOsé Serra.
ReplyFuturo Presidente do Brasil.
Com menos de 3 milhões de votos ele já decidira as eleições.
Depois vamos lutar junto com os outros brasileiros para massacrar a bruxa dentuça!
Ela será queimada no dia de Halloween 310utubro (nas urnas, é claro!!)
Coronel
Reply5% dos votos brasilerios estão entre os indecisos do Sudeste, 3% nos indecisos do Noredeste. Serra tem que atacar Minas, como já está fazendo, e Salvador na Bahia.
NE CTR SE SUL
29.0% 15.0% 44.0% 14.0%
SERRA 31.0% 45.7% 44.7% 56.0%
Dilma 60.0% 40.7% 43.3% 42.1%
b/n 9.0% 13.6% 12.0% 1.9%
Brasil NE CTR SE SUL Tot
SERRA 9% 7% 20% 8% 43%
Dilma 17% 6% 19% 6% 48%
b/n 3% 2% 5% 0% 10%