TV or not TV.

Da Folha de São Paulo ( os vídeos estão publicados abaixo):

O PSDB exibe desde ontem, na internet, comerciais associando Dilma Rousseff à intolerância e ao extremismo dos "radicais do PT". Encomendados pelo partido à revelia do coordenador de comunicação da campanha, Luiz Gonzalez, os filmes expõem conflito na campanha de José Serra. Enquanto o PSDB quer mais agressividade, Gonzalez prefere uma linha amena. Numa das peças, a imagem de Dilma se funde à do ex-ministro José Dirceu e diz que ela levará ao governo "os petistas que foram cassados ou renunciaram". Outra compara petistas "radicais" a rotweillers e diz: "Lula fez coisas boas pelo país. A maior delas foi não deixar o PT mandar em seu governo" e "Lula conseguiu segurar. Mas e a Dilma: será que ela vai ter força para segurar o PT?". Em mais uma peça, uma maquete de Brasília é pintada de vermelho -cor do PT. A pedido do presidente do partido, Sérgio Guerra, Gonzalez submeteu o material a pesquisa, mas não o apresentou na TV. Um dos defensores do material, o vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, diz que a exposição na internet é um teste para possível veiculação na TV. O responsável pelas peças é o publicitário Adriano Gehres, um dos autores dos comerciais que diziam que, em 2006, na campanha vitoriosa de Lula, o então presidenciável tucano Geraldo Alckmin privatizaria estatais se fosse eleito.

23 comentários

O destempero comportamental de Lula da Silva e os goles extras a que o presidente tem se entregado ultimamente, conforme revelou uma fonte do ucho.info bem instalada no Palácio do Planalto, podem ser explicados pelos números da última pesquisa Datafolha, divulgada na noite de quarta-feira (22). De acordo com o instituto, a petista Dilma Rousseff perdeu dois pontos percentuais e caiu de 51% para 49%. O tucano José Serra, que na pesquisa anterior tinha 27% das intenções de voto, subiu um ponto e agora tem 28%. Presidenciável do Partido Verde, Marina Silva registrou 13%, contra 11% do levantamento anterior.

A preocupação maior do presidente-metalúrgico e do staff de campanha de Dilma explica-se pela vantagem da candidata do PT em relação à soma dos percentuais dos outros candidatos, que caiu de 12% para 7% em apenas uma semana. De acordo com a pesquisa Datafolha, os adversários somam 42% de intenção de voto, contra 49% de Dilma Rousseff. Mesmo com os números atuais, Dilma venceria a eleição ainda no primeiro turno se a eleição fosse hoje.

Como na reta final da campanha a artilharia contra o líder nas pesquisas é normalmente intensificada, o PT palaciano está preocupado com razão. Considerando que Lula da Silva conseguiu a proeza de capitanear o governo mais corrupto da história política brasileira, o medo de que algo aconteça fora do script deve estar muito maior do que imaginam os incautos. Por isso, os brasileiros devem estar preparados para suportar nos próximos dias o messianismo de alguém que é pago pelo povo para ser presidente, mas brinca de ser cabo eleitoral de companheiros e aliados.

Reply

Meu primeiro sentimento era que Serra deveria ter partido com tudo pra cima da petezada. Hoje, depois do último Datafolha, tenho sérias dúvidas.

O fato é que há um movimento de Dilma na descendente que ocorreu com a estratégia que já vinha sendo adotada pelos candidatos. Mexer nisso, agora, mudando a estratégia de Serra, talvez possa não ser uma boa ideia.

Bem a propósito, vejam comentário extraído hoje do site de Claudio Humberto sobre a pesquisa Soma no DF:

"A queda das intenções de voto na candidata do PT a presidente, Dilma Rousseff, registrada pelo Datafolha nesta quarta-feira (22), confirma a tendência já antecipada no Distrito Federal pelo tradicional instituto Soma, em pesquisa realizada em 13 de setembro, quando ela caiu de 43 para 37%, e depois no último dia 17, ao oscilar para 36%. O especialista Ricardo Penna, do Soma, havia observado a este site que, historicamente, o eleitorado do DF antecipa tendências de comportamento dos eleitores, em disputas presidenciais. Na ocasião, ele lembrou várias exemplos e antecipou a este site, já no dia 14 passado, que a pesquisa no DF poderia sinalizar "problemas à frente", na campanha petista. O instituto Soma também registra no DF o crescimento da candidatura de Marina Silva (PV), que subiu de 23% para 25% das intenções de voto, superando o candidato do PSDB, José Serra, que agora está em terceiro, na Capital, com 23%. Na pesquisa Datafolha, a vantagem de Dilma sobre os adversários caiu cinco pontos percentuais e agora ela soma 49% (tinha 51%), enquanto todos os adversários somam 42%. Pelo Datafolha, Serra oscilou de 27% para 28% e Marina de 11% para 13%. A queda pode ser atribuída aos seguidos escândalos de corrupção envolvendo o governo Lula, na Casa Civil até há pouco chefiada por Dilma Rousseff. Apesar da queda, ela ainda venceria as eleições no primeiro turno."

antonio

Reply

Será que o tal marqueteiro não consegue enxergar o óbvio, que o povão é consevador e prefere candidatos que transmitam coragem e firmeza? Pelo visto o marqueteiro está mais interessado em preservar a sua preciosa imagem pessoal politicamente correta do que em ganhar a eleição.

Reply

José Serra só já não virou o jogo por causa dessa campnaha ridícula que esse "marqueteiro" incompetente promove.
O que todos queríamos ver era José Serra metendo o malho no lombo desses canalhas e não fazendo apologia a Lula e seus feitos.
Queremos ver a sujeira ser mostrada todos os dias e não esconde-la como se fossem seus apoiadores.
Está tudo errado na campanha de Serra.

Reply

Devagar com o andor, a "maré" já virou contra a "dotôra" e os PeTralhas.
Será um erro muito grande levar esses filmetes, muito mal executados, para a TV.
Os petralhas enterram-se a sí mesmos com os escândalos, o mau-caráter da "dotôra" (cada vez mais nítido para a população)e os ataques à imprensa.
Esses filmetes devem ficar somente na internet.

Reply

Se "ostentação de burrice" fosse crime previsto no Código Penal, Luiz Gonzalez já estaria preso.
Mas o mais incompreensível é que Serra, com toda a sua vivência e experiência política, continue dando ouvidos a esse senhor e não ao clamor para que desmascare o grande empulhador e acobertador de todo esse lamaçal de corrupção que escorre pelo País, o Presidente Lula. Chega de panos quentes e subterfúgios. Chega de querer poupar Lula da responsabilidade pelos desatinos que comete. No momento em que até esquerdistas de todos os matizes e petistas históricos criticam e condenam as atitudes e falas do Presidente, é lamentável e incompreensível que o candidato da oposição se omita e não faça o mesmo. Não é com covardia que se vira um jogo!

Reply

eu colocaria,a princípio,somente a peça em que a imagem dela se transforma na imagem de dirceu....tem muito ignorante e safado que ainda idolatra o cachaceiro.,...

Reply

Um desses spots, claro melhoradados em sua produção, divulgados uma vez por semana desde o começo da campanha taria um pode enorme. O povão gosta é de ver sangue no canto da boca. No meio da apresentação de projetos e planos; uma tacada no meio da moleira seria de boa posição. Mas ainda dá tempo. Tem segundo turno à frente.

Reply

Coronel
Uma boa peça publicitária contra o PT é a Bandeira Nacional com as estrelas brancas substituíidas pelas estrelas vermelhas com o PT e perguntar ao eleitor: você quer a Bandeira Brasileira com estrelas de sangue?
Fica a sugestão.

Reply

Por que não colar a imagem do MST e seus vandalismos com a DILMA?
(mostre destruição da Câmara dos Deputados ou da plantação de laranjas em SPaulo)

´"E ISSO QUE VOCÊ QUER?"

Por que não colar a imagem da Dilma com Zé Dirceu??Mostre incitando o espancamento do Covas e a saudação da "companheira de armas)
"É ISSO QUE VOCÊ QUER"???

Por que não colar a imagem da DILMA com Erenice ?Mostre a denúncia de corrupção da tia Erê.

"É ISSO QUE VOCÊ QUER?"

ISTO DEVE SER FEITO POR INSERÇÕES CURTAS E PERSISTENTES.COMO TORNEIRA PINGANDO.EM ALGUM MOMENTO CALA NO SUBCONSCIENTE.

Reply

Gostei do material. Só achei que, para a TV, precisaria ser tecnicamente um pouco melhor acabado. De resto, o tom é esse, mesmo, e deveria ter sido assim desde o início da campanha.

Reply

Os videos estão muito bons, mas se ficar somente na Internet não atingirão nem 1% do eleitorado. Tem de entrar na TV imediatamente.

Reply

Don Luis Ignácio não irá sossegar, enquanto não fizerem fila para todos nós berjar a mão dele.

Tem gente que não deveria ter saído de onde veio.

Reply

também acho que o declínio da boneca já esta em curso!

NÃO BOTEM ESSE VÍDEO NA TV!!!

não vamos com muita sede ao pote, as denuncias que apareceram já estão de bom tamanho...

desconstruir uma mentira as vezes leva um tempinho...

esse vídeo, na tv, pode ser um tiro no pé...

Reply

Gonzales parece que prefere perder de forma educada do que ganhar dizendo a verdade.

Reply

Qualquer um que diz que os videos não devem ser veiculados na tv das duas uma: os são parentes do Gonzalez ou são petralhas.

Reply

Sou participante ativo de uma coluna de leitores de um jornal de grande circulação, que publica o meu e-mail. Apesar do meu nome não estar completo (bem abreviado), tenho dó de todos que se enquadram nele, póis tiveram seu sigilo quebrado (alguém duvida?). Mas o pior é que minha caixa postal foi invadida por um bando de petralhas, cada dia são uns 3 ou 4, que mandam e-mails denegrindo o Serra e em especial a imprensa. Hoje a moda é este marqueteiro, que o PSDB contratou. Os caras (PT) estão indignados com as peças dele e dizem que é um absurdo ele tentar atacar a puríssima e angelical Dilma Rousseff. A todos eu respondo perguntando, quando ele trabalhava na campanha do Lula e lançou o boato de que o Alckmin iria privatizar a Petrobras, BB e outros, que inclusive facilitou a vitória do Lula, podia? É gente a vida da volta e o $ (R ou US) pode tudo.

Reply

Não voto na Dilma nem no PT, em hipótese alguma.

Mas com todo respeito ao criativo que fez o vídeo, achei ruim. Não adianta bater desse jeito. Só faz gerar empatia pela "coitada".

Tem que mostrar a cara dela. Tem que mostrar seus erros, suas idéias absurdas. Sua falta de preparo. Seu passado.

E se possível ter humor e leveza.

Prefiro a série de vídeos abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=IaasXCSm1Tk&feature=related

Reply

não meu caro anonimo 12:02

eu defendo a não veiculação do vídeo na tv e não sou nem parente do Gonzaeles nem petralha...

eu só conheço um pouquinho a cultura e a personalidade do brasileiro...

morando ha alguns anos Europa, da pra sacar o quanto "manteiga derretida" eh a sociedade brasileira...

eh muito emotiva, cheia de sentimentos e "não-me-toques"...

eh uma sociedade que não opera pela racionalidade, tem veia latina, emoção em primeiro lugar...

esse vídeo pode sim ofender a alguns que não concordam com o rumo do governo mas, por incrível que pareca, gostam da figura do Lula...

pra ganhar uma eleição difícil como essa, eh preciso controlar os impulsos, ser racional e mais logico, e entender como pensa a "cabeça do povo"...

Reply

Eu não concordo com essa história de que o brasileiro é manteiga derretida, que não se deve pegar pesado por que vai tornar a monstrenga vítima. Na política, como no futebol, o brasileiro gosta é de guerra, "o meu time contra o dos outros". Vale tudo nessa disputa de quem é o melhor. Portanto, a campanha tem de motivar os eleitores. Eu, mesma, que já nem me considero mais eleitora e sim torcedora, não agüento mais. Cada terça, quinta e sábado, vou para frente da TV, ansiosa para ver o programa do Serra e fico decepcionada, pois é o mesmo dos dias anteriores. Ninguém gosta de ver o mesmo filme duas vezes, ainda mais campanha política. Resultado, desliga a TV e nem espera até o final para ver o carinha aquele fazendo as denúncias. A mensagem que estimula o telespectador tem de ser a primeira e impactante. Depois, no final o candidato a "santo", então, entra mansinho e dá o seu recado, contando das suas boas intenções. Eu já entreguei os pontos. Se depender desse tal de Gonzales, o Serra está frito como ficou o Alkimin, que ele colocou sentadinho em frente um painel onde representava uma janela. Vestido com uma camisa azul clara, uma gravata vermelha, com ares de bom moço, repetia todos os dias que tinha feito isso e aquilo em São Paulo e ia fazer o mesmo no Brasil. Quando terminava o programa entrava o Lulla em movimento, com imagens de otimismo e deu no que deu. Já vi esse filme antes. Só uma coisa eu queria entender: o que faz essa pasmaceira no Serra e na cúpula do PSDB, parece que estão todos anestesiados. O Índio da Costa é o único que parece estar vivo. Entusiasmado nos debates, fala com segurança, responde às questões, coloca o adversário contra a parede e dá o recado com coragem e convicção . É ele quem nos dá uma injeção de ânimo, mantendo viva a chama. Mas o marqueteiro não o coloca no programa do Serra. Desculpem o desabafo, mas estou entregando os pontos. Não consigo aceitar que a guerrilheira terrorista esteja no dia 1º de janeiro recebendo a faixa presidencial, dada de mão beijada pela oposição brasileira.

Reply

Vamos Tirar o Brasil do Vermelho!

O Brasil pode Muito Mais!!!

Reply

Coronel, Llulla está preocupado porque quem DILMA... ooopppsss... DEVE tem mais é que TEMER mesmo!

Reply

Melhor que nada. Mas achei um pouco tímidos os filmes. É preciso fazer outros mostrando comparações com a Venezuela, falar do BNDES financiando obras em Cuba, o problema boliviano e sua indústria da coca, as ligações com as FARC. Mas já é um bom começo.

Reply