O "controle social da mídia" vai às ruas contra a liberdade de imprensa.

De Dora Kramer, no Estadão, em artigo intitulado "Ato insensato":
O PT quer constranger os veículos de comunicação. É nítida a intenção de fazer com que a imprensa pegue mais “leve” em relação aos fatos novos de cada dia sobre corrupção, nepotismo, empreguismo e o uso partidário do espaço público no governo Luiz Inácio da Silva. O presidente fala alto e fala grosso na tentativa de levar jornais, revistas e emissoras a acharem “melhor” deixar esses assuntos para depois da eleição a fim de não serem acusados de favorecer candidaturas de oposição. Como se fosse aceitável suspender os fatos para não atrapalhar os atos de interesse oficial. A ofensiva é tão agressiva que leva a pensar se não se trata de medida preventiva contra algo que seja do conhecimento do presidente e os demais brasileiros ainda ignoram. De outro modo não se pode explicar com argumentos minimamente razoáveis a fúria e o desassombro que tomam conta de Lula e companhia. 

Zangado poderia estar José Serra, cuja candidatura é dada como morta e enterrada todos os dias nos meios de comunicação, nunca o presidente Lula, cujo plano de eleger Dilma Rousseff se materializa com pleno êxito. A imprensa, no caso de Serra, lida com informações transmitidas pelas pesquisas e estas mostram uma dianteira mais do que significativa de Dilma. É o que registram os jornais, as rádios e as televisões: se as eleições fossem hoje, ela estaria eleita em primeiro turno. Da mesma forma acompanham o desenrolar dos demais acontecimentos: quebras de sigilo fiscal, confecção de dossiês, violação da legalidade por parte do governo em geral e do presidente em particular e mais recentemente a descoberta da central de negócios montada na Casa Civil sob a gerência de Erenice Guerra, a segunda na hierarquia durante a gestão de Dilma e sua substituta depois da saída para a campanha eleitoral.

Disso temos as seguintes consequências: dois inquéritos na Polícia Federal, sindicância na Receita Federal, dois indiciamentos na PF por causa das quebras de sigilo, demissão do primeiro (Luiz Lanzetta) encarregado da comunicação no comitê de Dilma Rousseff, sete multas da Justiça Federal ao presidente da República e cinco demissões de funcionários em função do escândalo Erenice. Pois diante de tantas informações concretas, Lula afirma e dá fé pública que a imprensa “mente” e “inventa”. Ora, se mesmo vitorioso o presidente acha que é preciso valer-se de sua popularidade para ele sim maquiar a realidade é porque vê razões para isso. Ou teme o que ainda poderia vir por aí e por isso tenta desqualificar a imprensa ou não tem tanta certeza de que o resultado das urnas seja esse mesmo que indicam as pesquisas e por isso se arrisca a um fim de mandato melancólico jogando seu prestígio num lance de pura, e injustificável, histeria. Até agora o presidente não condenou. Lícito, portanto, presumir que avalize a decisão do PT de organizar um ato público contra a imprensa. Na verdade, convocado sob inspiração presidencial.

O ato seria apenas uma manifestação normal de um grupo que defende determinada posição, não fosse pelo envolvimento do governo na questão. Sendo, é caso de abuso de poder, improbidade e ataque à Constituição. De acordo com o que argumentam os organizadores da manifestação, é preciso reagir “à tentativa da velha mídia de forçar um segundo turno”. Alto lá, a eleição ainda não aconteceu. Como, forçar? Segundo a lei o processo eleitoral em colégios de mais de 200 mil habitantes é composto de dois turnos e o primeiro ainda não aconteceu. Se for necessário ocorrer o segundo, onde está a ilegalidade, o golpismo? Se alguém está querendo forçar alguém é o governo que usa a sua força – monumental, no presidencialismo imperial brasileiro – para sufocar o contraditório.

Volver

Se Lula olhar bem a lista de signatários do manifesto em defesa da democracia – Hélio Bicudo, dom Paulo Evaristo Arns, Ferreira Goulart, Paulo Brossard –, notará que há 30 anos era gente que sustentava o início de sua trajetória.

24 comentários

LULA VIVE DA ILUSÃO DE QUÊ REALMENTE 99 POR CENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA O AMA...MAS O QU~E LHE INCOMODA SOMOS NÓS,AQUELE 1 POR CENTO QUE RESISTE E SABE O DÉSPOTA QUE ELE REALMENTE É E QUAIS SEUS VERDADEIROS PLANOS PARA O BRASIL E PARA OS BRASILEIROS....LULA ACORDA BEBENDO SUA CACHAÇA,IMAGINANDO O OSTRACISMO QUE SE AVIZINHA....TEM PESADELOS COM O FATO DE DEPOIS DE 8 LONGOS ANOS ENGANANDO 99 POR CENTO DA POPOULAÇÃO,AINDA ASSIM NÃO CONSEGUIRÁ ELEGER SEU SUCESSOR(A)....ISTO ESTÁ LHE CORROENDO A MENTE...E PARA ACALMAR SUA INQUIETAÇÃO,SE AGARRRA A CACHAÇA E AOS DESTEMPEROS EM CIMA DE UM PALANQUE....LULA,LEMBRE-SE,EM 2011 OS BAJULADORES E FALSOS LHE ABANDONARÃO,E VC NÃO SERÁ NADA,ALÉM DO MERDA QUE SEMPRE FOI E SERÁ...PELO MENOS PARA NÓS,O 1 POR CENTO,QUE RACIOCINA E TEM CARÁTER NESTE PAÍS...

Reply

EXCELENTE O TESTO DE DORA KRAMER.

COLOCANDO O DEDO NA FERIDA NOCIVA E REPUGNANTE do CONTROLE DA MÍDIA.

Dora

Reply

E o sindicato dos jornalista esta apoiando essa manifestação petista que quer amordaçar a imprensa livre.

Se os Portugueses tomarem conhecimento dessa coisa de jornalistas imbecis, com certeza irão nos chamar de vurros (burros).

Reply

A população de São Paulo deveria VAIAR esses pelegos que vão às ruas contra a liberdade de imprensa. Pelegos sustentados com dinheiro público! VAIA é o melhor remédio, é o que merecem e deveriam ter vergonha na cara!

Reply

O QUE EU NÃO CONSIGO ENTENDER É O PORQUE DO SINDICATO DOS JORNALISTAS ESTAR APOIANDO UMA MANIFESTAÇÃO QUE PRETENDE TIRAR A LIBERDADE DOS JORNALISTAS E SEUS RESPECTIVOS EMPREGOS. COISAS ESTRANHAS ACONTECEM NO BRASIL DO PT .

Reply
Manoel Francisco Gomes mod

Lendo o texto de Dora Kramer no site do Estadão, deparei-me com o comentário de um perfeito idiota tentando ensinar democracia à jornalista, uma das mais lúcidas do jornal em que trabalha. Está bem claro em seu texto que a manifestação seria apenas um ato normal de um grupo, em defesa de seu ponto de vista, se não houvesse o dedo do governo incentivando, numa clara demonstração de seu pouco apreço justamente à democracia. O ato foi convocado para defender a supressão da liberdade de expressão, com a cínica alegação do sindicato pelego de jornalistas de que está combatendo "a velha mídia". Não existe isso de mídia velha ou nova. Seria uma completa imbecilidade dita pelo presidente do tal sindicato se ele não estivesse pura e simplesmente a serviço de quem quer acabar com a democracia. Para isso, utiliza-se dos serviços de paus mandados como ele e todos os outros sindicalistas com suas centrais pelegas, de braços dados com os movimentos políticos que querem acabar com o capitalismo e a democracia no Brasil e aqui instalar uma ditadura comuno-fascista. Tudo de acordo com os desejos do PT e sua candidata ex-terrorista e aliados.
Textos como o de Dora Kramer servem de alerta a todos os que,embora democratas, ainda não compreenderam que a democracia corre sério risco caso a ex-terrorista seja eleita,levando de volta ao poder delinquentes dele expulsos por força de seus crimes, em especial a quadrilha dos 40 mensaleiros. O chefe do bando já avisou que com a ex-terrorista o PT terá mais poder, o que não ocorre no governo de Lula, muito maior do que seu partido.

Independentemente de preferências partidárias, o que está em jogo é a democracia. Goste-se ou não de José Serra, ele é no momento o único candidato entre os três mais votados que representa a garantia de manutenção da democracia e da livre iniciativa na economia.

Reply

Lulla diz hoje no site Terra (amestrado do PT):

"Lula: "nove ou dez famílias" dominam a comunicação no Brasil"
"

É melhor ter nove, dez famílias dominando a mídia, do que ter APENAS UM partido mandando na mídia...não acham??

Reply

Essa marcha de intectuais , artistas e outros famosos, já deveria ter acontecido há mais tempo. Bem, nem tudos está perdido, ainda há tempo para outras dezenas de manifestações em todo o país!VIVA O BRASIL!.

Reply

Como falei, em comentários anteriores, Lula talvez esteja atrasando do Brasil em mais de 20 anos. Não me refiro aí, ao atraso material, porque o Brasil, é lógico, está crescendo também na era Lula(frisar o "também na era Lula"). O que me refiro, é que o Brasil está sofrendo um atraso de mais de 20 anos na sua subida rumo ao auge da Democracia. Essa bandeira, a Democracia, estão rasgando mais a cada dia que passa.

Reply

Seria com um exame de consciencia,...Impossível, já que ele não tem esse sentimento,....Basta ver com quem ele convive, fraternalmente na atualidade,....Esperar o quê de um sujeito desse?......

Reply

controle social é ruim heim! :(

Reply

Grande Dora! há sim, luz no fim do túnel!

Reply

Bom dia, Coronel. Correu tudo bem na viagem? É um prazer estar com o senhor novamente.

Reply

Nas entrevistas perguntam ao Serra ainda, se a campanha dele não demorou para ser lançada, se o Índio não foi uma imposição, coisas do tipo.

Pôrra, perguntem sobre o que ele já fez, sua experiência, o que ele pretende fazer, o que pensa da política externa, da economia. (Bem, para ser justo a Miriam Leitão fez perguntas sobre Economia).

Mas em geral, a imprensa parece patrulhada ao fazer perguntas sobre temas superados.

Porque eles não perguntam prá Dilma quantos ela matou como terrorista?

Reply

O que se espera da imprensa nacional é que não dê a menor importância e destaque a esse ajuntamento de desocupados sem vergonha.
Se derem a notícia estarão apoiando esses mercenários.
A melhor maneira de trata-los é não lhe dar holofotes.
Ignora-los totalmente.

Reply

Cel,
E se a dita "Imprensa golpista" no dia 04 de OUT publicasse uma edição só com receitas de bolos, churrascos,(a moda lorenzzeti) lulla ao molho pardo, polvo com arroz, ...
Vou enviar a mesma msg `a veja e Reinaldo.
FORA KANALHAS!

Teríamos assim configurado nosso protesto solene contra os corruPT
os

Reply

Pois é, Coronel
Os velhos Bicudo, Brossard,e D. Paulo continuam onde sempre estiveram: defendendo a Democracia. Já o Lula, se bandeou de mala e cuia pro lado de quem a solapa.
Abraços da Kk

Reply

Quem é o Presidente do Sindicato dos Jornalistas ? será algum petralha ? Com certeza é !Talvez seja responsavel pelos sites,blogs do PT e acima de tudo um traíra da democracia brasileira que se intitula acima da liberdade de informação . Se eu fosse joranlista sindicalizada, iria pedir a exclusão do meu nome desta instituição (????) ir contra a liberdade de imprensa na democracia é a base da ditadura .Acorda Brasil!!!!!!!!!!

Reply

Lula anunciou: “Penso em criar um organismo muito forte, juntando todas essas forças que nos apóiam, para que nunca mais a gente possa permitir que um presidente sofra o que eu sofri”. A declaração feita num palanque em Recife, onde o presidente tornou-se uma espécie de semideus, é um escândalo. Ou melhor: seria um escândalo, se o Brasil não vivesse nesse atual estado de democracia anestesiada. Lula está anunciando um “organismo” político para neutralizar o Congresso Nacional. É o presidente da República, de viva voz, avisando que as regras da democracia não servem mais. Quer usar a ligação direta com as massas para enquadrar o Senado. O mais famoso autor de uma idéia desse tipo foi o führer Adolf Hitler. Se o Brasil não estivesse imerso no sono populista, Lula teria que ser convocado imediatamente ao Congresso para explicar que “organismo” é esse. As cartas estão na mesa, e são claras. Todas as tentações autoritárias da esquerda S.A. estão fervilhando com a disparada de Dilma, a candidata de proveta, na corrida presidencial. Chegou a hora de submeter o Congresso, a imprensa e as leis à República dos companheiros. Luiz Inácio falou, Luiz Inácio avisou: está sendo urdida uma força para-estatal para dar poderes especiais ao governo Dilma. A vitória no primeiro turno seria o passo inicial do arrastão. Depois viria a Constituinte petista, com a enxurrada de “controles sociais” e “correções democráticas” que o país já viu sair das conferências xiitas bancadas por Lula. Brasil, divirta-se com a brincadeira de votar na mamãe. Depois comporte-se, porque o organismo vem aí.

Reply

Foi por isso mensmo que o "prézi" chamou Silvio Santos às pressas lá em Braza. Além de choramingar a visível perda de votos da sua boneca, deve ter dito a ele o seguinte: fazemos aqui um troca-troca: o SBT só dá noticia boa do meu governo e seu grupo de midia será um dos únicos a sobreviver no futuro governo. Quem viver verá...

Reply

AÉ Coronel ! Helio Bicudo !!!! fundador do exPT, hoje PTRALHA.

Ora ! Este senhor deve é pegar no relho de cavalo, dar uma surra no pinguço, pra começo de conversa.

Este senhor foi avisado e agora quer conversa com nós?
Não soube escolher amigos, que vá pra outro lugar, junto com a "cumpanherada", hipócrita!!

Reply

A Bóia!...

“Jornalistas” são aqueles que honram a nobre profissão e aqueloutros que a deslustram, estes os que cooptam as causas do momento surreal que presenciamos no exercício da política? Ora, mas por quê! Porque esses “agentes orgânicos da Imprensa”, submetidos ao aparelhamento desse Governo, resolveram, também, exercer a liberalidade dessa ética, onde cada um constrói a sua.

Se o Jornalista é esse agente, como admitir-se dele essa liberdade se até ao mais alto Mandatário do País são impostas regras para professar suas preferências por postulante a cargos? Qual será a razão?

Tenho certeza que a Imprensa ética não participa dessa promiscuidade, mas aquela, ou aquele, que se submete, ao mesmo tempo, rasga os conceitos dos princípios e dos ideais democráticos.

Agora, nesse momento, só sentem “dor” porque pisaram nos seus “pés”. Enquanto pisavam – continuam pisando – nos “pés” da “moralidade e da ética da política”; da Correção Moral, da Compostura, da Decência, da Dignidade, da Nobreza, da Honradez e do Pudor Ético que constituem a essência do Decoro, em qualquer Dimensão do Tempo e do Espaço da “Coisa Pública” nada fizeram, ou melhor, fizeram sim: deram luz ao “maquiavélico sequestrador de almas”, que mantém os incautos submetidos à “Síndrome de Stocolmo” escudado “nos agentes dessa Imprensa”, que agora choram e pedem abrigo sob o “Manto que ajudaram deixar roto sem condições de nos cobrir”, quando deveriam se “penitenciar exercendo seu verdadeiro papel”!

Ainda há uma “BOIA” a espera que “essa Imprensa” nade até ela, mas faça agora e rápido, só restam dez dias!...

Reply

Corornel eu só acho que, o que está sendo feito é Muito Pouco diante do que precisamos,
falta Mobilizações,
Igrejas, OAB, ANJ, Humoristas, Pessoas decentes nas ruas, aposentados, estudanes, Maçonaria, enfim todas as Instituições ainda não contaminadas, nem anestesiadas,
Essa gente não pode continuar mais na Impunidade, Chega pelo Amor de DEUS,
Tenho por princípio que:
"Pra contruir um edifício leva anos, mas,
para Implodí-lo é 30 Segundos"
Cadê a Imprensa que Criou o
Mostro Vermelho???
Falta Coragem, ou estão acertando detalhes nos bastidores?
Não?
então Vamos Logo!!!

Reply

Eu não sei... em seu destempero... llulla parece estar com medo. fico me perguntando se não há um algo grande que ele tem medo que seja descoberto.

Reply