TSE aborta pesquisa fajuta da Vox Populi.

Da Folha Poder:

A ministra do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Nancy Andrighi determinou a suspensão da divulgação dos resultados de pesquisa Vox Populi sobre as eleições presidenciais. A enquete foi contestada pelo PSOL no tribunal porque o nome do candidato do partido à Presidência, Plínio de Arruda Sampaio, não consta da parte do questionário em que constam as respostas estimuladas. Na ação, o PSOL afirma que, além de prejudicá-lo junto à opinião dos eleitores, a pesquisa fere o princípio constitucional da isonomia, além de dispositivos da Lei Eleitoral. No parecer, a ministra nancy Andrighi diz que "o nome de todos aqueles que tenham solicitado registro de candidatura deverá constar das pesquisas realizadas mediante apresentação da relação de candidatos ao entrevistado". A empresa responsável pela enquete, Vox Opinião Pesquisa e Projetos Ltda, tem 48 horas para apresentar defesa. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número 22955/2010.

7 comentários

A pesquisa eleitoral do instituto Vox Populi suspensa por uma ministra do TSE no dia de hoje foi realizada no Estado do Rio Grande do Sul. Para embasar sua decisão, a magistrada alegou que o Vox Populi afrontou o princípio da isonomia ao excluir o nome de Plínio de Arruda Sampaio do questionário que buscava aferir a opinião dos eleitores sobre a performance dos candidatos presidenciais que participaram do debate promovido pela Rede Bandeirantes.

Reply

Se está em desacordo com a lei que seja impedida a sua divulgação.

Mas, que Plínio de Arruda Sampaio não tem nada a dizer, isso é fato.

O Vox Populi se destaca por sua parcialidade para com os petralhas e por sua desastrada atuação nas pesquisas já efetuadas.

Só dá créditos às suas "pesquisas" as pessoas que acreditam em papai noel ou mula sem cabeça...perdão: tem MULA COM CABEÇA na política atualmente...kkkkkk

Reply

Não que vá fazer diferença, afinal, o que já foi divulgado, foi divulgado. Mas será que essa decisão não pode gerar pedido retroativo nas pesquisas passadas do Vox Populli, apontando um vício de legalidade nelas e, sendo assim, pondo em dúvida a credibilidade dos resultados das pesquisas realizada pelo instituto ? Assim, qualquer que for os índices colhidos e divulgados, sempre haverá aquela "marca de Caim" da ilegalidade/irregularidade pairando sobre as pesquisas do instituto. Se Dilma estava, sei lá, com 7 pontos na frente de Serra, segundo o Vox Populli, pode-se afirmar "ah, mas a pesquisa do Vox Populli não é confiável. Ela não está de acordo com a lei."
É um caso para o departamento jurídico da oposição pensar com carinho.

Reply

O datakikke está sabendo que o colunista vendido já tem seu artigo escrito para a coluna de segunda feira: "O que era possível virou provável" (dilma vencer no primeiro turno).

Mas o TSE melou tudo. Tocou barata voa no comitê de campanha da 171. A ordem do Partidinho parece que é "vazar" os dados para a imprensa, antes que saiam os números do Ibope e Datafolha.

Eles estavam vindo com 12% para a algoz de Mario Kosel Filho.

Outra hipótese estudada é publicar assim mesmo e esperar a multa. O partido assume.

Reply

Grande dificuldade...

Eles "consertam" os "discos" amanhã, apresentam ao TSE, e depois brincam com calculadoras e Excel e bolam mais um resultado de pesquisa e seus resultados em um notebook em um porão qualquer em Belo Horizonte...

Se Bismarck conhecesse a Xov Ilupop, acrescenteria ao famoso dizer sobre as leis e as linguiças as pesquisas eleitorais.

Reply

Coronel é uma vergonha isso como querem manipular o eleitor. Democracia é liberdade, manipular o voto do eleitor.

Reply

Sabe o vai acontecer?
A pesquisa vai ser anulada, eles fazem outra e ai inclui o nome de Plinio e os demais.
Mas quem garante que na hora de calcular eles vão por que Plinio pontuou.
O Plinio até que tem esse direito de querer a inclusão do nome dele, o Instituto tem a obrigação de incluir. Quem viu Plinio no JN, vai achar que ele é senil, gaga.
Se o instituto excluiu o nome dele achando que poderia tirar votos de algum dos candidatos, errou redondamente e ainda ficou mal na fita.
Ohhhhhhh gente burra.

Reply