Em 27 de março, o cientista político Alberto Carlos Almeida deu uma entrevista a Isto É onde colocava várias conclusões das suas "pesquisas", entre as quais:
"A eleição será decidida pelo eleitor de centro. Este ano, será uma disputa dura para qualquer um dos lados. Não há favoritos."
Quando o entrevistado perguntou se o "chamado lulismo pode decidir a eleição", ele responde: "Não existe lulismo. O Lula só é bem avaliado pelo desempenho do governo dele. "
Quando o entrevistador questionou se Lula é um fenômeno, outra resposta: "Não. Ele tem é sorte. O Lula ganhou força porque seu governo é bem aprovado. Lula não é um mito. Ninguém tem sucesso sem ter sorte. Competência, ele teve! Qual foi? Domesticar o PT, levar o partido para o centro e manter a política econômica."
Hoje, 4 de agosto, quatro meses depois, antes da campanha eleitoral iniciar e com empate técnicos nas pesquisas, Merval Pereira, de O Globo, informa que o mesmo cientista político está convencido de que a eleição caminha “para uma derrota acachapante do Serra, com vitória da Dilma no primeiro turno”. Que “as pessoas estão experimentando uma grande satisfação com a conjuntura, e querem a continuidade do Lula”, diz ele, que usa sua teoria de “árvore de decisão” para apostar que o eleitor priorizará a continuidade do governo Lula a eventuais questões políticas ou partidárias.
O mais impressionante é que, na entrevista a Isto É, o cientista político afirmava que "um tema que pega o governo de calça arriada é o imposto". E que este poderia ser o grande tema das eleições. Ele não avisou que estava lançando um novo livro, intitulado “Dedo na ferida – menos imposto e mais consumo”. O livro acabou sendo lançado em junho último. Livro é igual palestra. Palestra é igual muita grana. Muita grana, em ciência política, é sinônimo de picaretagem. Temos aí, pelas próprias palavras, mais um picareta dando a eleição como decidida no primeiro turno. Sim, porque não fez nenhuma pesquisa séria em quatro meses, para mudar tão rápido de opinião. É picareta!
22 comentários
Adoro como o Sr desmascara esses aproveitadores.Dora
ReplyRecebi e estou divulgando
ReplyVeja no Combata o Boato:
Serra e os Genéricos
Antes havia papel, idéia, boa intenção. Mas genérico na prateleira da farmácia, remédio de qualidade e mais barato, foi o Serra quem garantiu.
Serra e a Bolsa Família
Serra criou o Bolsa Alimentação. Depois do fiasco do Fome Zero, o governo do PT reuniu programas que já existiam e batizou de Bolsa Família. Muitas famílias continuam desassistidas; os jovens com mais de 18 anos perdem o Bolsa. Serra vai dobrar o Bolsa Família e incluir os jovens. Dilma acha "impossível", mas é preciso ter competência...
Serra e o diploma universitário
Em seu twitter, Serra publicou link para a página da Universidade de Cornell que tem sua tese de doutorado. E também um livro de Guido Mantega, "Economistas do Brasil", em que ele fala sobre a formação do Serra. Ainda bem que tem gente honesta nesse mundo...
Vamos juntos. Com honestidade, o Brasil pode mais.
Soninha Francine e Equipe
Serra 45 - O Brasil pode mais
Obrigadíssima, Coronel!
ReplyAgora sei que a versão feminina do Chucky não está com essa bola toda.
Abraços,
M. Rosa - S.Paulo-SP
Que a nossa imprensa é vendida isto é um fato! Há muito tempo que eu não leio essa revista e nem entro no seu site, pois ela é totalmente tendenciosa, e porque nao dizer "Petista" todas as suas reportagens levam o leitor a deslumbrar as benfeitorias desse governo e sua curriola, portanto a análise feita por esse jornalista não me espanta.
ReplyAmanhã começa a derrocada da Dilama, sem estardalhaço, eles próprios se matando uns aos outros!!!
ReplyCoronel, esses picaretas deveriam ter uma picareta literalmente enfiada... na língua, para não dizer em outro lugar
ReplyConhecemos o Prof. Dr. Alberto Carlos de Almeida e podemos afirmar que não se trata de um "picareta"; pode ser/estar mal intencionado, mas não "picareta".
ReplyHá que se verificar SE ele realmente disse isso ao jornalista, ou foi a "interpretação" do mesmo. O Prof.Dr. Alberto é da UFF.
Se o poste for eleito, a questão se deverá muito mais a questões arcaicas tais como a desinformação geral e irrestrita do eleitorado, o que gera múltiplas possibilidades de manobras e falcatruas eleitoreiras.
ReplySe o nosso país fosse um país de leitores, talvez fizesse sentido atribuir uma parcela de responsabilidade ao autor citado por você.
Esse cara é um oligofrênico. Cientista político, um bosta desses, onde já se viu?
ReplyCaro Alexandre:
ReplyEntão é um corrupto que está alugando o passe. Ninguém muda de idéia em quatro meses. Não tem pesquisa do jeito que deve ser feita que possa gerar a afirmação feita pelo Dr.Picareta. Ou ele mentiu antes ou está mentindo agora. É triste ver um doutor de verdade ter este tipo de comportamento. Do que ele vive? De dar aulas ou de trabalhar para o governo Lula?
Um abraço.
Coronel
CEl
ReplyOlha a noticia de hoje que foi meio desmentida.
Off topic mas...
O lider do Irà, amiguinho do noço presi, diz ter sofrido um atentado.
Pobrezinho, ......estao aprendendo com o PT daqui, dando uma de coitadinho., despiste plantando coisitas.
Se é que houve tal atentado.
Dizem que saiu ileso, é o terrorista que o atacou foi preso.
Chamaram o pobre cara de terrorista, pode isso?
Se o cara errou era amador, os bons nestes assuntos nao erram, estou errado?
Dio Mio, ainda querem que a gente daqui e de lá acredite nesta baboseira.
Um imbroglio, pra boi e trouxa dormir!
Só falta dizer que foi a direita ultra radical daqui que mandou o pobre, cair de faca de cozinha encima do Mahmaoud!
Coronel, a pesquisa que ele acha séria e que diz ter feito deve ter sido a das cartelas, no mesmo artigo De Merval:"Ele revela que tem feito pesquisas mostrando uma cartelinha com o retrato do Lula dizendo que ele apoia a Dilma, e outra com o Serra e o Aécio, para representar a força máxima do PSDB. A pesquisa projeta uma vantagem de Dilma entre 15 a 20 pontos já no primeiro turno."
ReplyEu pergunto, que correlação tem estas cartelas: numa Lula/Dilma, na outra Serra/Aécio??? Qual a lógica que as liga???
Fala sério!!!
Aquele livro A Cabeça do Brasileiro deixou os petralhas putos. Será que deram uma prensa nele? Ou podem ter dado uma prensa "para" ele ...daí a impressão do livro...
ReplyO Coronel quando tasca picareta na fuça de um sujeito costuma estar embasado.
Mas há uma terceira via: será que ele, que antigamente pensava corretamente, pode estar sofrendo agora de um fenomeno de paralaxe cognitiva e assumindo as mentiras de Lullla-pt-Dilma como verdades (apud O. de Carvalho et al)...?!?
Bom, o que muito me estranha é o Merval mais parecer o Noblat "no causo"...
É uma pena que ele tenha sido corrompido pela petralhada, ele tem livros muito bons publicados... Mas como diz o Cap Nascimento: "há três opções: ou corrompe, ou se omite ou vai pra guerra"...
ReplyChumbo grosso contra Hélio Costa. O prejuízo de R$ 169 milhões que ele deu aos cofres públicos quando era ministro das Comunicações não vai ficar barato. Os deputados Raul Jungman (PPS-PE), Carlos Sampaio (PSDB-SP), Chico Alencar (PSOL-RS) e Fernando Gabeira (PV-RJ) ingressaram nesta quarta-feira com pedido de abertura de inquérito contra Costa na Vice-Procuradoria da República. O caso está entregue à procuradora Deborah Duprat e a história é cabeluda.
ReplyHélio Costa e o ex-presidente da Telebrás, Jorge Motta e Silva, teriam permitido o pagamento de um acordo extrajudicial no valor de R$ 253,9 milhões por contratos de serviços 0900 (aquela picaretagem de sorteios de prêmios que tomava dinheiro das pessoas menos esclarecidas) entre a Telebrás ea VT Um Produções. O detalhe do batom na cueca é o seguinte: a VT Um pertence ao empresário Uadji Menezes Moreira, amigo de longa data de Hélio Costa.
Os deputados que encaminharam o pedido alegam que há fortes indícios de prática de crime e pedem urgência na abertura do inquérito para apurar o caso. Relatório da Advocacia-Geral da União (AGU), também estranha a generosidade da Telebrás, que em nenhum momento recorreu da determinação judicial para que pagasse um valor tão alto.
Pessumo que vem mais um Ibope rasgando com a Dilma na frente. nada barra esse povo, só Deus.
ReplyIsso está cheirando a mais uma compra de pensamento, mas uma compra de opinião, mas uma compra vergonha e uma venda de moral...
ReplyCoronel, como a fraude na urna eletrônica é fácil, acho que o governo resolveu apelar, porque
Replyo poste não convence ninguém. Eles estão desesperados, e vão querer
resolver isso no 1o turno, a mulher
é muito fraca.
Eita oposição ingênua OU de rabo preso mesmo.Parece a oposição venezuelana.
Gostava do Hélio Costa quando estava na Globo. Mas, entender de cofres, meu amigo, não é para qualquer um não. Para ser ladrão nesse país, tem que ser da turma.
ReplyÉ, Coronel... capacidade cognitiva e títulos não "beatificam" ninguém, infelizmente podem existir "doutores corruptos" ou pior: petralhas.
ReplyA revista ISTO É tem se mostrado altamente tendenciosa a favor da Mãe do Brasil. Nas últimas três edições é só couro em cima do Serra...
ReplyÉ isso aí, na mosca.
ReplyMais um que negocia o resultado de pesquisas, em função dos interesses das instituições públicas financiadoras.
"A cabeça do brasileiro" petralha é assim.