Tracking e qualis: o fim da estratégia?

Eleitor é um consumidor como qualquer outro. A pirâmide da hierarquia das necessidades de Maslow deveria ser mais respeitada e compreendida pelos marqueteiros políticos.

As pesquisas de tracking estão determinando o fim da estratégia nas campanhas eleitorais? Da mesma forma, as pesquisas qualitativas estão tendo mais importância que as idéias-força e as abordagens vitoriosas? Mil telefonemas e quatro reuniões de focus group viraram o hit dos marqueteiros. Diariamente, o programa de TV é avaliado para saber se o eleitor gostou ou não. Não gostou é um deus-nos-acuda. Exemplo: o candidato escolhe bater em um ponto polêmico, com uma certa dose de realismo, cai 2% nas pesquisas e lá vem o cara de óculos de fundo de garrafa e diz: "tá errado, o eleitor não gostou, estamos sendo muito agressivos...". Logo atrás vem o Comitê da Campanha e determina: " vamos mudar o discurso!". Camelo é um cavalo criado em Comitê. E só existe Comitê de Campanha quando não existe uma estratégia planejada, definida, validada e, principalmente, respeitada.

Michael Porter não faria mal  para os políticos, para ensinar o que é estratégico e o que é tático. Tracking e qualis são instrumentos meramente táticos. Não tem nada a ver com estratégia. São meros instrumentos de avaliação ao longo do tempo e não em 24 horas. Pesquisas eleitorais, da forma como são feitas no Brasil, são retratos em retalhos do Brasil. 

Estratégia é construir um conjunto de valor para o candidato que o torne mais competitivo do que o concorrente. O currículo de Serra é um diferencial sustentável, mas ao eleitor deve ser mostrado o que representa um currículo na prática. A capacidade de fazer é uma vantagem competitiva de Serra, desde que mostrem o que ele fez em relação ao que a concorrente não fez. Falar a verdade e provar que está falando  pode destacar Serra. O eleitor, assim como o consumidor, necessita de tempo para tomar uma decisão. Ninguém muda de marca da noite para o dia.

Para mudar, o eleitor ou o consumidor precisa ter informação objetiva, direta, compreensível. Ainda mais no Brasil de 50 milhões de eleitores que vão pelo cabresto. O que pode ser chocante no momento, como aquele debate em que Alckmin reduziu Lula a pó,  pode ser apenas uma primeira reação. Quem pode afirmar que a indignação inicial do eleitor  não faz parte da construção de um pensamento lógico que, em seguida,  vai gerar uma definição favorável do voto?

Por fim, é preciso, antes de tudo, respeitar o comportamento do eleitor, que nada mais é do que um consumidor, com a diferença que valoriza um presidente da república muito menos do que um televisor tela plana. Lembrar um pouco da hierarquia das necessidades de Maslow(ver figura) e comparar com a Bolsa Família. Não dá para colocar o tático a comandar o estratégico. Estratégia é a criação de uma posição única e valiosa para José Serra, que seja percebida pelo eleitor. Escolher e acreditar. Mudar de idéia o tempo todo é o caminho mais rápido para o fracasso. Força, Serra! Força, Gonzales!

27 comentários

Coronel,
Um detalhe, não sei se relevante ou não(não sou político e nem estatístico) me chamou a atenção ontem durante a divulgação da pesquisa no JN: o apresentador, se não me falha a memória, antes de apresentar os números, colocou os números da popularidade do Governo Lula medida pelo IBOPE, ou seja, nessa(e talvez em todas as outras pesquisas), primeiro perguntam a respeito do Presidente Lula e depois em qual candidato o eleitor votaria em outubro.

Um pouco induzido, não acha?

Reply

Coronel,
Estranhíssima essa morte do escritor que deu umas bengaladas no Zé Dirceu, não acha?

Merecia uma ampla e profunda investigação!

Reply

Perfeito! Opiniões volúveis não vão convencer, vão conflitar, pertubam dão margem a dúvidas.
Parabéns!

Reply

Coronel,

Em Minas Gerais o Ibope deu 43% pra Dilma ,e 33% pra Serra.

Esse Aécio Neves é um grande traíra mesmo.

Se não eleger o Serra em Minas, em 2014 eu vou fazer campanha contra.

Reply
Chico Pexcador mod

Coronel
Sem puxar o saco de ninguém, mas o Serra devia despedir toda a equipe que cuida da "estratégia" de sua campanha e contratar apenas 3 pessoas: O Coronel, o Reinaldo Azevedo e o Olavo de Carvalho, e a eleição estaria no papo em 1º turno sem a menor sombra de dúvida.

Reply

Coronel

Blog Democratas
Cesar Maia comenta o resultado do Ibope.

http://www.blogdemocrata.org.br/

Interessante e vai de encontro ao seu texto.

Reply

CORONEL
Desce o teclado neles, kkkkkkk !!!! Um das maiores queixas que estou detectando nesta campanha é o "mais do mesmo" ao qual todos já estão saturados. O pessoal da trincheira é bom combatente, mas a linguagem é exageradamente correta e racional. O Serra não precisa ser protagonista de baixarias; existe uma claque inteira para dar o show por ele e dizer o que o eleitorado precisa ouvir. A única coisa que vejo das últimas pesquisas é o seu "desenho" intercalando mais ou menos intenções de voto, na proporção direta em que se intensificam os ataques de lá e de cá. O que precisa ser combatido é a máquina sendo usada para espalhar boataria. Cada "gerente" de bolsa esmola que espalha que todos vão perder a boquinha; cada funcionário público apavorado com a devassa que se aproxima; cada jornalista que vende a alma ao diabo para professar sua torcida tem que ser impiedosamente massacrado. Temos que EXIGIR que a justiça se manifeste e que funcione; defender nossas instituições desses ataques sórdidos orquestrados contra nossa democracia. Dar o troco às chantagens e intimidações. E, principalmente, NÃO TER MEDO DE SER DERROTADO FALANDO A VERDADE. Não é uma questão de torcida adversária, como querem fazer crer a bandidagem. É uma questão de CIVISMO. Ou o Brasil vira esta página negra de sua história PELO VOTO e pela transição democrática, ou vai ter que virar pelo clamor das ruas. Essa dona naquela cadeira não dura um ano.

Reply

Ora, ora.

Não se tem de ficar ao sabor das variações de "tracking", de "pesquisas" e de mais porra nenhuma. O que se deve fazer é falar as verdades, apresentar as provas, desmoralizar o inimigo, deixando-o sempre na defensiva.

A acusação do Índio da Costa fez isso e eles sentiram o golpe. Por isto, deve ser mantida até o fim, juntamente com outras acusações que mostrem as mentiras e má intenções deles.

O que não pode é o Serra ir para a defensiva, como já está acontecendo com a sua explicação sobre o que entende por "esquerda", depois de ter sido rotulado de "direita truculenta" pelo MAG.

A hora é de bater e bater, sem se importar com essas pesquisas não confiáveis. Pois assim, mesmo que se perca, perder-se-á com a consciência do dever cumprido e com o orgulho de não se ter curvado ante os inimigos.

Reply

Parabéns, Caio Lucas, do CQC.

Luiz, você é o cara.
Você é o cara....que esteve por dois mandatos à frente desta nação e não teve coragem nem competência para implantar reforma alguma neste país, pois as reformas tributárias e trabalhistas nunca saíram do papel, e a educação, a saúde e a segurança estão piores do que nunca.

Você é o cara que mais teve amigos e aliados envolvidos, da cueca ao pescoço, em corrupção e roubalheira, gastando com cartões corporativos e dentro de todos os tipos de esquemas.
Você é o cara que conseguiu inchar o Estado brasileiro com tantos e tantos funcionários e ainda assim fazê-lo funcionar pior do que antes.

Você é o cara que mais viajou como presidente deste país, tão futilmente e às nossas custas.

Você é o cara que aceitou todas as ações e humilhações contra o Brasil e os brasileiros diante da Venezuela ,Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai e outros.

Você é o cara, por tudo isso e mais um monte de coisas, transformou este país em um lugar libertino e sem futuro para quem não está no grande esquema.

Você é o cara que transformou o Brasil em abrigo de marginais internacionais, negando-se, por exemplo, a extraditar um criminoso para um país democrático que o julgou e condenou democraticamente.

Você é o cara que transformou corruptos e bandidos do passado em aliados de primeira linha.

Você é o cara que está transformando o Brasil num país de parasitas e vagabundos, com o Bolsa-Família, com as indenizações imorais da bolsa terrorismo, com o repasse sem limite de recursos ao MST, o maior latifúndio improdutivo do mundo e abrigo de bandidos e vagabundos que manipulam alguns verdadeiros colonos.
Você é o cara que agora quer transformar uma guerrilheira, terrorista, bandida, sequestradora, sem vergonha em presidenta do Brasil só para continuar dando as cartas e junto com sua gangue prosseguir roubando impunemente a nação como fez todos estes anos.
É,Luiz Inácio Lula da Silva! Você é o cara...

É o cara-de-pau mais descarado
que o Brasil já conheceu.

Reply

Coronel, quem tem medo de apanhar não bate.Aí é que apanha mesmo.A atitude defensiva com boa sorte pode produzir um empate.Alguém já disse acima que não pode existir o medo de perder.Acrescento eu,perder o que, se o governo está nas mãos deles?As condições objetivas para derrotá-los nós temos e estão alinhadas no post.As deficiências,mentiras,farsas,contradições deles são de conhecimento público.FALTA AJUSTAR A MENSAGEM EM LINGUAGEM COMPREENSÍVEL PARA A MASSA.

Reply

Lipe 13:35

Não haverá 2014 se Dillma (toc toc toc) puser as mãos no cofre.

Reply

Serra vem firmando o discurso nas repetitivas questões propostas nos diversos programas que "sabatinam" os candidatos.

É um fenômeno.

Praticamente só sustenta a intenção de voto baseado na melhor estratégia que perdura:
DIZER A VERDADE sem tergiversar.

Força, Serra! Força, Gonzales!

Reply

oh, Coronel, pelo bem dos meus olhos...

faz um paragrafozinho quando o texto for grande....

please!

Reply

ah, e também acho que estrategia eh estrategia!

chega de mudanças!

o caminho eh o que esta traçado: denunciar esse bando e suas ligações com as FARC e com tudo que ha de ruim...

se o eleitor não entender ou não quiser entender, na boa, que se f.......

não da eh pra mudar de estrategia e discurso a cada pesquisa, só perde eleitores...

o que falta eh empenho dos partidários, como Aécio, por exemplo, que só agora parece estar acordando...

já faz umas duas semanas que não tinha ouvido falar no nome do Aécio na grande mídia, só ouvi ontem...

eh inadmissível que um politico com a popularidade do Aécio, em plena campanha eleitoral, não esteja com frequência na mídia dando apoio a Serra...

Reply

Se eu sou "de direita"? Naturalmente!! Com muita racionalidade e consciência... Pior são elles, que são comunistas... TODOS...

Reply

Coronel,

O Reinaldo Azevedo já tocou nesse ponto. Um dos pontos fracos do tucanato (e quiçá do atual DEM) é a pecha de "direitista". Diante dela, eles passam a fazer de tudo para provar que são de "esquerda" ou de "centro". É uma coisa ridícula. Os petistas devem se divertir à bessa com essa conduta deles.

Eles imaginam que a "esquerda" seja mais hegemônica do que é na verdade. Ah se soubessem o que seus eleitores sentem quando ouvem a palavra "esquerda"!!!!

Ainda não descobriram que "esquerda" já é sinônimo de PT e chavismo.

Reply

Fiquem tranquilos o candidato do Aécio também vai mal, sera???
Aguardem teremos surpresas para a próxima semana dia 5 quinta feira começa uma parte a segunda parte em diante fica para o dia 17 de
agosto é a hora da verdade exposta as claras!!!
Vamos acabar com essa raça, no bom sentido!!! Vamos eleger o Serra custe o CQC...

Reply

Esse equipe de marqueting do Serra é muito fraca. Mas quanto a essa história de pesquisas deixa isso prá la. As pessoas estão aguardando os debates na TV e não estão nem ai para a Dilma, para o Lula, e para todos os demais deseguilibrados desse governo. Não acredito nesse popularidade tão alta do Lula. Existe algo estranho ou será que todo mundo se vendeu...

Reply

Negada,
DataFolha => 10k pessoas
MInas 40% pro Serra
Quantos caras entrevistaram em minas, no Ibope, numa porra de 2.5k no total brasil?
Eu ainda acho mais datafolha. Se entrevistar o povo todo que mora em cidade do PT, não vale.

Reply

Serra tem de ganhar no Sudeste e por boa vantagem se quiser ser presidente . Mais sangue , suor e lágrimas em Minas , Rio e SP . Tem de bater e explorar o lado mais fraco deles que é a aliança com os Sarneys e Collors da vida . Nem o povão gosta desse lado duas caras do Lula . Também falar de segurança pública e muito !! Falar menos de economia pois a maioria está satisfeita e pronto .
Abs e parabéns mais uma vez pela trincheira , Retafinal .

Reply

A propósito, Dillma Ruimself já anda chorando por aí ?

Se não, vai ter que aprender logo.

Reply

obrigado, Corona!!!!!!!!!!

Reply
WWW.MEUARARIPE.BLOGSPOT.COM mod

Para cada grupo de tipo de gente, uma estratégia diferente. Ninguém ganha eleitor no atacado. Nem mesmo comprando você consegue fazer isso com a mesma estratégia.
Eu acredito que Serra vai conseguir aglutinar a classe média de tal forma que esta vai até mesmo bancar parte de sua campanha, tanto doando recursos financeiros como levando a sua mesagem.
Mas não posso deixar de refletir sobre lacunas: aqui onde moro sequer chegou material de campanha, que dirá os reflexos de uma estratégia. Sou de classe média/alta e sequer tenho um adesivo para colocar num carro. Ninguém tem.
A única coisa que sei é que o representante de Serra em PE entregou seus aliados aos adversários, promovendo uma festa junina para aproximá-los do governador que apoia Dilma. ACABOU COM A POSSIBILIDADE DE PLEBISCITOS LOCAIS, ESSE JUMENTO TRAIDOR.

1) Quero um adesivo - Não tenho.
2) Quero colaborar - Só encontro lugar aqui e no meu blog.
3) Quero uma música bonita de Serra - não tenho.
Quem cuida disso?
Quem fará isso em minha região Araripe?

Alguém da campanha pode responder? Não quero Que você responda, coronel. Você já faz esforço além da conta. Deixe para quem tem a resposta concreta.

Reply
WWW.MEUARARIPE.BLOGSPOT.COM mod

Quero deixar claro duas coisas:
1) Não acreditem em Antônio Lavareda. Ele só pensa em diheiro e só apresenta propostas que aumentam o seu capital;
2)Quem se guia pela opinião das massas que opinam em mil ligações jamais fará opinião de ninguém.

Conheço Lavareda de velhos carnavais.
Jarbas foi o melhor prefeito de capitais do Brasil oito anos seguidos; foi o melhor governador do Brasil oito anos seguidos. Dezesseis anos sendo o melhor gestor do Brasil. Sabe qual foi o conceito que esse infame conseguiu para Jarbas? De político raivoso.
Conheço o IPESP e a MCI desse trapaceiro. Um inventa a mentira e o outro transforma em texto, tudo visando o lucro. Candidato que se dane. Ele quer é escrever livros para acadêmicos idiotas. Perguntem ao Jarbas, que deu um pé na bunda dele depois de descubrir suas artimanhas e sua incompetência.

DIGAM ao Serra que chame gente que entene de política de bastidor; gente que entende de polícias regionais; gente que entende de povo em sua bases; gente que entende a linguagem cifrada dos mais pobres. GENTE QUE JÁ COORDENOU NO MÍNIMO CINCO CAMPANHAS.
Junte essa turma num hotel, hora em SP, hora em RS, hora em MG, hora em PE. Criem um elo com o Brasil e liguem as turbinas.
É fácil vencer. Mas com gente do ramo, de confiança, trabalhando o tempo todo em prol da campanha, opinando e tendo acesso direto ao comando da campanha e do marcketing. Ajudando o Gonzalez, paraque não se sinta só e emparedado.
O resto é conversa mole. Não há tempo a perder.
Um grupo de pequenos notáveis que toque a campanha; que veja como está funcionando em cada região de cada estado desse imenso Brasil.

Reply

Eu concordo com o último comentarista.

A mulher de César não precisa apenas ser honesta, precisa parecer honesta.

Os comitês tem que ser efervescentes, ter muita gente, e gente entusiasmada.

Eu moro super próximo do comitê do Serra aqui no Rio, e a coisa está sempre meio down. E olha que o público é eleitor anti-petista.

Não sei pq, mas pedir carioca, para votar em paulista parece ser um pouco demais, eu não entendo a origem psicológica desse ranço, pq sou mineira.

Mas se não conseguimos que este povo tão alegre e bronzeado se anime naturalmente, então façamos como americanos: profissionalização!

Nada como gente elegante e simpática para convencer alguém.

E um bom jingle por favor.

Reply

Eu duvido que desmascarar um candidato mostrando os fatos seja negativo para o eleitor. Quando não há respostas começam a chamar de baixaria, de baixar o nível ou responder com uma mentira. Por exemplo, a Dilma chamou o Indio de incompetente quando é evidente que a candidata tem serias limitações até para falar. Em 2006, quando bateram pesado no Lula por causa do mensalão, começou despencar. Estranhamente, depois, a propaganda do PSDB afinou e o Alckmin perdeu.
Outro ponto, falta expor mais o Temer e o PMDB aliado. O Temer está quietinho confortavelmente assistindo de camarote os outros se degladiarem.

Reply

Ô MEUS AMIGOS,
VCS ESTÃO PEDINDO DEMAIS: gente que entende de politica e suas bases, gente que entende a linguagem dos mais pobres...
MAS COMO? Somos de direita, elite, não sabemos de pobres, não sabemos falar com eles! Aliás, NÃO QUEREMOS FALAR COM ELES! Só queremos o voto deles! Não temos ninguém que entende "base" porque não temos BASE! Somos elite, somos "top", estamos acima de tudo isso! Somos cabeça! Lamento, mas nosso caminho é esse mesmo, tentar ganhar jogando com a mídia, a elite, essas coisas. Não vamos nos iludir. ROGERIO.

Reply