O indeciso Ibope.

A pesquisa do Ibope divulgada ontem dá um rigoroso empate técnico com a pesquisa Ibope realizada em junho, exatamente 30 dias atrás, para a Confederação Nacional da Indústria.Naquela oportunidade, o instituto também colocou Dilma à frente no Sudeste, com 37 x 36% de Serra. A pesquisa de ontem colocou novamente Dilma com 37% e Serra com 35% na região. No meio, teve uma pesquisa que inverteu tudo. O Sudeste e o Centro-Oeste continuam sendo a pedra no sapato do Ibope. O instituto está completamente indeciso nas duas regiões, inclusive contradizendo as próprias pesquisas estaduais realizadas por ele. O Ibope está flutuando, virou biruta de aeroporto, move-se de acordo com o vento. Veja na tabela abaixo, clicando para ampliar:

28 comentários

repassando

A morte do escritor curitibano que atacou Zé Dirceu a bengaladas
29 jul 2010 - 15:35
O curitibano Yves Hublet ganhou destaque no Brasil no dia 29 de 2005 ao atacar a bengaladas o então deputado José Dirceu, que estava sendo processado por envolvimento no “mensalão”. Ele era escritor e morreu na segunda-feira (26) na capital federal em circunstâncias estranhas, segundo relato de seu editor e amigo Airo Zamoner, da editora Protexto. Hublet completou 72 anos em abril passado. Segundo o editor, depois do episódio da bengalada, o escritor enfrentou vários problemas no país e mudou-se para a Bélgica, pois tinha dupla cidadania. ”Voltou em maio último para Curitiba a fim de tratar de um livro a ser publicado por minha Editora e para tratar de papéis de um casamento anterior, pois pretendia se casar novamente na Europa”, revela Zamoner. Segundo este, para retornar à Bélgica Yves Hublet foi até Brasília. ”Ao descer do avião foi preso em Brasília e ficou incomunicável”, segundo o editor. No presídio teria adoecido e foi hospitalizado, sob escolta. “Al egou-se que estava com câncer. Ele teria falado com uma assistente social e passou o telefone de uma ex-namorada de Curitiba de nome Solange. Foi ela quem recebeu telefonema de Brasília comunicando o falecimento do Yves. O corpo dele foi cremado por lá”, informa o editor Zamoner. Yves Hublet escreveu livros infantis como “A Grande Guerra de Dona Baleia” e “Artes & Manhas do Mico-leão-dourado”, além de histórias em quadrinhos para a Editora Abril.

Postado em 29 julho 2010 às 15:35

Reply

Como assim, o homem da bengala foi cremado em brasilia? não mandaram o corpo pra familia ou paredntes?

meda!!!

Reply

Gostaria de saber onde consigo detalhes da pesquisa do Ibope, como: por faixa de renda e por escolaridade.
Obrigado
morg

Reply

Como pode o Serra cair tanto na região Sudeste, e anta subir tanto assim? Vamos aguardar novas pesquisas...até agora Datafolha nunca erra. Só que os petralhas atacam a Datafolha reclamam de manipulação dos números. Contra eles, não vale nada. A favor deles, pesquisa, imprensa pode.

Reply

Gallup já!

Reply

Parece coisa sem critério. No Norte em menos de 1 mês a coisa inverteu as posições. Serra perdeu 10 pontos na região. Brincam de fazer pesquisas.

Reply

os números mudam de semana em semana sem que nada de real significância tenha acontecido...

Reply

Coronel deu na coluna do Claudio Humberto, acho oportuna: Solidariedade bandida

O Ministério das Relações Exteriores segue fazendo bobagens. Agora vai doar 500 mil dólares a “refugiados colombianos” no Equador. Na verdade, narcoterroristas das Farc abrigados em território equatoriano.
Os caras negam que não tem relação com as Farcs é brincadeira???

Reply

CORONEL - MEIO OFF
Somos pentacampeões mundias no futebol e multicampeões na roubalheira, não é mesmo ? A melancólica apresentação da seleção na Copa da África; a "dedada" na escolha do novo técnico e o logotipo oficial de 2014 são demonstrações inequívocas dos prejuízos que podem nos causar administrações incompetentes e seus respectivos projetos de poder.
Pra variar, poucos jornalistas se debruçaram na questão. Perguntei a um dos "notáveis" que escolheu aquele monstro de identidade visual e ele me disse o seguinte: "- Que falta faz um designer num concurso de design." - Algo assim como chamar um arquiteto para escolher projetos arquitetônicos desenvolvidos por uma equipe de médicos. Viramos motivo de escárnio mundial na área, com direito a aulas de "como se faz uma marca", ministrada por vários designers consagrados. "Quero meter a mão na taça" ganhou o "concurso que ninguém viu" por uma óbvia manobra de manipulação. Que briefing os estágiários tiveram que engolir, pra colocar aquele 2014 em vermelho ? Quem é o "designer" que não aparece para defender sua obra ? Porque não divulgaram os critérios de escolha ? Porque submeteram o povo brasileiro a mais uma demonstração de prepotência, vigarice, manipulação, incompetência que domina todas as esferas da administração deste país ? Caminhamos para uma guerra, meus amigos. Meu estoque de pedras pequenas para apedrejar bandidos, já está num pote, bem no meio da sala. Depois ninguém entende porque nossa combalida democracia foi construída " em cima de patas de cavalo".

Reply

a pesquisa que vai se aproximar do resultado das urnas, só a pesquisa de boca de urna, ou as últimas pesquisas antes das eleições... ou não. Até lá vai ser esse samba do crioulo doido dos institutos para agradar a gregos e troianos.

Mas mesmo essa diferença de só 5 pp pra terrotista do lulla, pode ser considerado uma vitória do serra, pois o lulla tá gastando toda a popularidade dele pra alavancar a candidata assaltante e a coroa não sobe...

o povo brasileiro é conservador... quando aquela camada mais pobre ficar sabendo do passado negro da terrorista, creio que o quadro vai mudar.


na minha família, muitos gostam do lulla (well, acontece nas melhores familias), mas esses não estão dispostos a votar na dilma. nem phodendo. além de acharem ela antipática, feia, mentirosa e terrorista assaltante de bancos, acham que ela não tem cacife pra governar o país. enfim: ela é uma incompetente.

Reply

O Brasil pode mais !

Fico feliz pela região Sul continuar firme e forte com o Serra. Mas ainda podemos mais. Pelo menos temos que passar dos 50%.
Vamos mandar o nosso recado.

O restante do Brasil também pode mais !

Preserve a natureza mas não eleja a ANTA ! (hahah)

Reply

Indiscutivelmente os institutos de pesquisa perderam independência, além da vergonha na cara.Não há nada, nenhum fato novo ou contundente que justifique essa volatilidade que mostram.Continuemos nosso trabalho,escancarando os desmandos,contradições e mentiras.Por menos que queiram estes fatos vão decantando no subconsciente das pessoas.
Avante.

Reply

Solidariedade bandida O Ministério das Relações Exteriores segue fazendo bobagens. Agora vai doar 500 mil dólares a “refugiados colombianos” no Equador. Na verdade, narcoterroristas das Farc abrigados em território equatoriano Rolando Lero A visita de Lula ontem (com Dilma) ao Rio Grande do Sul foi a soma do nada com coisa nenhuma: inauguração de edital de obra de estrada, ordem de começar outra e empréstimo à prefeitura, próprio de gerente de banco. E chamou de “Gasênio”, a Usina do Gasômetro. Detalhes tão pequenos:No comício do Gigantinho, em Porto Alegre, Lula, “fora do horário de expediente”, usava o broche com a bandeira do Brasil, que esqueceu no primeiro encontro oficial com o ex-presidente George W. Bush. Véspera de sábado O presidente de “8h às 18h” terminou o dia ontem às 15h25. Lula agora inaugura até placa de encontro, desta vez com o uruguaio José Mujica.
Claudio Humberto

Reply

Não é biruta de aeroporto.
É quanto o partido do crime paga.
Achar que Serra caiu no sul e sudeste é ridículo.
Tão ridículo que nem os petralhas fizeram festa, mostrando que eles sabem que os números foram cozinhados a preço de outro. Mas pode ser um bom estímulo para o zé sarney das alterosas começar a fazer campanha de verdade.

Reply

Ora IBOPE, mula sem cabeça paga pelos mensaleiros para dizer MENTIRAS.
Voce acredita em uma pesquisa com 10000 eleitores ou numa mentira de 2500 eleitores feitas em cidades do MENTCAPTO LULLA, ora IBOPE quanto te pagam para dizeres mentiras, vão catar as pulgas dos mensaleiros, bando de mentirosos, sabem que as pessoas esclarecidas conhecem muito bem o que é ESTATISTICA, pois isto é uma cadeira obrigatória em todos os cursos SUPERIORES,
Talvez o bando de preguiçosos PETISTAS engulam esta FARSA,petistas preguiçosos que cursam História ,GEografia, etcc pois na cabecinha destes idiotas não cabe mais conhecimento.
ESTES BURROS da ESQUERDA vocês CONVENCEM.

Reply

a situação é desesperadora: se o governo petista consegue engolir aos maiores (rede globo, ibope, datafolha), imagine aos menores. colocam a ciência estatística a serviço de uma ideologia e tudo permanece como está. é a instalação da política chavista por outros meio$. enquanto os meio$ existirem. onerando com taxa$ e imposto$ a classe média. enquanto existir a classe média. até a cnbb está calada, traindo seu dever de ensinar aos catolicos a rejeição ao aborto (e portanto à abostista dilma rousseff). por trair sua missão, a estrutura da Igreja produz um efeito semelhante ao sal que não salga. triste realidade.

Reply

Olá!
Sempre estou por aqui lendo os seus comentários.
É muito cedo para a gente achar que está tudo perdido.
Tenho certeza que tudo vai mudar durante a campanha e os debates.
Pesquisa é pesquisa, ultimamente não dá mais para confiar, a cada dia eles mudam de ideia.
Agora virá a Sensus, e já estou me preparando para eles colocarem Dilma 10% à frente de Serra.

Eu tenho nojo de desse governo que se apodereu do Brasil e não quer devolve-lo novamente para os brsileiros.
O Brasil é dos brasileiros, não é nem de PT nem do PMDB.

Reply

AGORA TEMOS UMA VITIMA da HIPOCRISIA, estava demorando , mas os mensaleiros marcam a paleta dos dissidentes, como marcavam em Moscou ou CUBA, elles estão agora apagando os dissidentes, já começaram, vem mais por aí, deixam a ANTA assumir, voces verão.

Reply

Coronel, boa tarde


Veja essa nota no Blog do Claudio Humberto, onde vai nosso rico dinheirinho, pra faixa de gaza vai 25 milhoes de reais e agora para o Equador.

31/07/2010 | 00:00
Solidariedade bandida
O Ministério das Relações Exteriores segue fazendo bobagens. Agora vai doar 500 mil dólares a “refugiados colombianos” no Equador. Na verdade, narcoterroristas das Farc abrigados em território equatoriano.

Reply

Nao acredito nessas pesquisas,nao. Tudo furado!

Reply

Coronel, de qualquer forma, não consigo entender os eleitores do meu estado, São Paulo. Alckmin tem 50%, 53%,de acordo com todos os institutos e Serra não consegue passar de 41%. Se Serra tivesse a mesma votação que seu colega, certamente a vitória seria bem mais fácil mesmo que cariocas e mineiros não ajudem. Em 2006, Alckmin perdeu votos no segundo turno em? São Paulo. Portanto, se o poste ganhar, pode colocar a culpa nos paulistas, com razão.

Reply

Nossa que noticia preocupante...

http://aluizioamorim.blogspot.com/2010/07/escritor-que-desferiu-bengaladas-em-ze.html

Reply

Se a pesquisa fosse ao contrário ela estaria certa.

Mas como é a favor de Dilma está errada.

Vc não achava que o ibope ia confirmar a falcatrua do vox populi?

Até agora ninguém da oposição está reclamando da pesquisa, estranho né?

Só vc. um blogueiro independente que defende a oposição. Qta dedicação.

Dedicação que não se vê nos politicos do PSDB, que não estão nem ai.

Cada um cuidando do seu propio interesse.

E. os que não estão em campanha tb não estão nem ai, que é o caso do Alvaro Dias. Com a desculpa do irmão, não participou de nenhum comicio com Serra no PR.

O que aconteceu no RJ e no PR é muito estranho.

Indio não trouxe votos p/ Serra.

Alvaro Dias não tirou votos de Serra.

Dois inuteis, imprestaveis, que só servem p/ dizer besteiras.

Alvaro o pretensioso chegou a dizer a Sergio Guerra que o estrago feito no PR com saida dele era irreversivel. Até agora não houve esse efeito.Serra aumentou a vantagem sobre Dilma no PR.

Esses tucanos são pretensiosos, se acham melhores que os outros, mas na realidade são uns bostas.

Reply

É a velha estratégia terrorista. Primeiro você intoxica a "opinião pública" (nacional e internacional) com pesquisas e matérias jornalísticas para provar que seu candidato vai ganhar, é o preferido "do povo". O objetivo é fazer seu candidato atrair os votos dos indecisos e dos picaretas, aqueles que sempre apostam no vencedor, e a simpatia da opinião pública internacional. Se ainda assim seu candidato não vencer, imediatamente após as eleições você começa a gritar "Fraude!" e exige recontagem dos votos. O ambiente fica turvo, a Justiça não sabe o que decidir e você aproveita para pôr os "movimentos sociais" nas ruas, exigindo novas eleições, denunciando a "fraude" para a opinião pública internacional, etc. É o golpe "legal". Eles fizeram isso a vida toda, no mundo todo, e estão se preparando para fazer aqui também.

Reply

Pessoal, se vocês levarem como definitivos resultados parciais de pesquisas estarão induzidos à erro e provavelmente virarão bipolares.rsrs
Pesquisas são apenas "faróis" de orientação e significam um "retrato" daquele momento específico, naquelas situações específicas.
Nada mais do que isso.
No caso brasileiro, as coisas se agravam, pelo aspecto da baixa credibilidade dos levantamentos, pelos motivos que todos sabemos.
Calma!
Lembro que as amostras até aqui são pequenas, considerando o tamanho do país e a população brasileira.
Fiquemos atentos sim às TENDÊNCIAS e ao fato dos petralhas estarem extremamente incomodados com o papel de vidraça.
Acho que essa estratégia está correta, se somada a uma abordagem, em uma linha mais "popular", das consequências do atual desgoverno, no dia-a-dia da população (estradas saneamento básico, saúde,segurança, infraestrutura, etc.).
Tipo "Datena", como já foi muito bem citado acima.
E parabéns ao autor que citou Maslow e sua pirâmide de necessidades.
É por aí mesmo.

Reply

Coronel,ontem pela manhã no ex-Blog do Cesar Maia um Doutor em Estatística disse que a pesquisa do Ibope que seria publicada no JN fora feita usando uma metodologia que traria vantagem apenas para o candidato que fosse mais popular(no caso o Lula). Gostaria que o Coronel comentasse sobre isso.

Reply

Coronel,
Já disse que sou ruim de contas mas veja bem:
- no sul
dilma 34%,37%,31% - cair 6% é normal pq PR,SC,RS não votam nela;

- no sudeste
Serra 36%,41%,35% - cair 6% é anormal pq SP,MG,ES,RJ tem preferência por ele.

E$$a pe$qui$a foi encomendada me$mo!
Há uma "coincidência" muito grande nestes 6%...Não tem lógica, cair de 41% para 35% no sudeste, justo agora que ele tem feito caminhadas pelas cidades com grande receptividade e ela amargou o vexame no Rio de Janeiro, em Pernambuco e teve que cancelar o compromisso em Porto Alegre.
O BRASIL PODE MAIS! AGORA É SERRA!!

Reply

Coronel, confira o que vai a seguir:
na pesquisa nacional Ibope eles dão no Sudeste 2t. Dilma 46x40.
Se você pegar as pesquisas estaduais SP MG RJ no 2t. terá 43x43. E estas também são pesquisas Ibope. E aí ?

Reply