Super Datafolha e Minas: tucanos assumem Serra ou entregam o estado.

Da Folha de São Paulo:

O ex-ministro Hélio Costa (PMDB) lidera a disputa pelo governo de Minas Gerais com 26 pontos de vantagem sobre o atual titular do cargo, Antonio Anastasia (PSDB), mostra a primeira pesquisa do Datafolha no Estado desde o lançamento das campanhas. Segundo o instituto, mais eleitores em Minas se dizem indecisos -23%- do que optam pelo atual governador. Ex-senador pelo Estado e ex-ministro das Comunicações, Costa tem 44%. Anastasia, que assumiu o governo após a renúncia de Aécio Neves para disputar o Senado, em 31 de março, tem 18% das preferências. Em um distante terceiro lugar, empatam com 2% os candidatos Professor Luis Carlos (PSOL) e Vanessa Portugal (PSTU), enquanto Edilson Nascimento (PTdoB), Fabinho (PCB), Pepê (PCO) e Zé Fernando Aparecido (PV) surgem com 1%. Afirmam que anularão o voto 7% dos entrevistados. Costa supera Anastasia em todos os segmentos da população examinados, exceto no dos eleitores de renda familiar acima de dez salários mínimos, quando o tucano tem 47% das preferências contra 31% do adversário. A vantagem do peemedebista é menor entre aqueles com curso superior completo (38% contra 32% das preferências) e chega à sua maior amplitude entre os eleitores de 35 a 49 anos (49% a 14%). Já a performance de Anastasia é ligeiramente melhor do que sua média entre quem tem até 34 anos. Apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Hélio Costa se sai melhor entre o eleitorado do PMDB (63%) e do PT (54%). Anastasia tem o apoio de 43% dos simpatizantes do PSDB e de 22% dos que se dizem peemedebistas. Todos esses dados se referem a respostas estimuladas. Quando levadas em conta apenas as respostas espontâneas, no entanto, Costa é preferido por 10% dos entrevistados, e Anastasia, por 7%. Aécio, que concorre ao Senado, ainda é citado por 4% dos eleitores nesse cenário -eram 9% em pesquisa realizada em dezembro do ano passado.

6 comentários

Coronel, vale a pena dar uma olhada no blog do Villa, com um post de hoje sobre o futuro de Aécio Neves: ou o neto de Tancredo arregaça as mangas e entra com tudo na campanha de Serra, ou corre o risco de se tornar o novo Ciro Gomes da praça...

Reply

Não tem bobo no meio político - e em Minas, muito menos!

Hélio Costa comeu o pão que o diabo vomitou para ser oficializado pelo governo - o pt de Minas bateu pesado nele, HC.
Isso marcou profundamente HC - a conferir como ele tratará o pt de Minas. risos

Reply

Trairagem não leva a nada, Aecim. Vê se aprende...

Reply

Acho esse Aécio bola mucha, nao está fazendo muito pelo Serra,ou ?

Reply

Pessaol, cuidado com o divisionismo. Aécio deve entrar mais na campanha sim. Mas cuidado com o divisionisno. É disso que a chapa governista busca forças para tentar crescer. A unidade levará à vitória.

Reply

Se Hélio Costa, sair vencedor, daí os mineiros vão ver o que é roubar. Ele já deve estar afiando as unhas.

Reply