O FEBEAJOR, Festival de Besteiras que Assola o Jornalismo, ataca novamente, com a mais recente pesquisa Datafolha. Nas pesquisas, sempre há uma pergunta para o eleitor, sobre quem ele acha que vai ganhar. Aí, urra o Uiá Machado, da Folha de São Paulo, 41% acreditam que a vencedora será Dilma e apenas 30% acham que será Serra. Ótimo para Serra, deveria dizer o jornalista. Afinal de contas, mesmo que não achem que Serra vai ganhar, 7% ainda votam nele, já que o candidato tem 37% na pesquisa. Da mesma forma, 5% que acham que a Dilma vai ganhar não votam nela, pois ela tem apenas 36% das intenções de votos. Números, números e mais números e o principal não aparece: os resultados por regiões que, estes sim, indicam melhor as tendências. A outra besteira que está na noticia é que o eleitorado da Dilma é mais fiel, já que 78% dizem que estão totalmente decididos, enquanto 67% dizem a mesma coisa em relação ao tucano. A diferença vem daqueles 15% de voto militante pelego sindicalista, que caracteriza o PT e que, especialmente, vota até em poste se ele tiver uma estrelinha do PT em cima. Nada mais do que isso. O FEBEAJOR, Festival de Besteiras que Assola o Jornalismo, tem como características analisar uma pesquisa eleitoral pelos seus resultados isolados, sem cruzar variáveis e sem mudar as suas premissas tortas. É a busca da manchete fácil, aquela que em vez de informar e esclarecer, confunde e desinforma. E que, em priscas eras, antes da blogosfera, vendia mais jornal.
3 comentários
Pesquisa ou não pesquisa, o que sinto nas ruas:
Reply1- o povo gosta de lulla, sim, mas
2 - a super exposição de lulla já está cansando; além disso,
3 - dilma é muito artificial e não-simpatíca - e o povo vota pela aparência física o que...
4 - ajuda o Índio, além de sua imagem (jovem, boa pinta e novo no pedaço federal) representar uma mudança nos ares da política.
O taxi tem de rodar agora, pegar a "asfaltosfera"!
O jornalismo lulo-petista precisa sempre arrumar um número que coloque Dilma na frente.
Reply"58% dos eleitores citam o nome de Dilma Rousseff quando são fechados no trânsito, contra 33% de Serra."
Outra coisa que não deve ter guarida, mas, sim, resposta em votos. Inicia-se mais uma onda do tipo: fulano, não colocou o cartaz de Serra no comitê; sicrano, só pede votos para Serra quando ele está por perto; bertrano está cuidando mais de sua campanha ao Senado ou a Deputado, do que para Serra etc. É a velha tática de semear a dúvida e a divergência nas fileiras das oposições. Como estão na defensiva, usarão a divergência para sair da situação desfavorável. Quem está tentando lutar morro acima são eles.
Reply