Exclusivo: Ibope "rouba" 2% de Serra no Sudeste. Corrigindo, a pesquisa nacional tem empate técnico.

O Ibope fez pesquisas regionais em todos os Estados do Sudeste. O Sudeste tem 59,4 milhões de votos. Pela soma das pesquisas em São Paulo, Rio, Minas e Espírito Santo, José Serra(PSDB) tem 21,5 milhões de votos. Ou 36,2%. Dilma Rousseff, do PT, tem 21,7 milhões de votos. Ou 36,4%. O Ibope Nacional, publicado ontem pela Rede Globo, mostrou Serra com 35% no Sudeste e Dilma com 37% na região. Se o Ibope erra na região onde pesquisou cada um dos estados, o quanto não errou em estados com uma amostra irrisória na sua pesquisa nacional? Nos quatro estados do Sudeste, em suas pesquisas estaduais, o Ibope fez 5.022 entrevistas. Para o país inteiro, incluindo a região, o Ibope fez 2.506 entrevistas. Qual a justificativa para que o Ibope, então, "roube" 2% do Serra, sem que exista diferença de datas entre as pesquisas? 2% "roubados" do Serra no Sudeste, representam 1% na pesquisa nacional. O resultado seria 38% para Dilma e 35% para José Serra. Haveria, então, um empate técnico. Parece estar aí a explicação para o Ibope "roubar" 2% do Serra no Sudeste.
................................................................................
Um imbecil postou e foi deletado "que as pesquisas do Ibope não se misturam" como o Datafolha. Ao diabo! Os eleitores são os mesmos, os universos são os mesmos, as perguntas são as mesmas, as amostras são muito mais representativas. Não se misturam, uma ova! E não venham com sofismas estatísticos.

27 comentários

Cel, a explicação são os anuncios que o governo federal faz nos meios de comunicação. É um mercado milionário. Jornais, Radios, Tvs. Tá tudo vendido. Como diz o célebre jornalista olavo de carvalho, vivemos em um pais onde os homens formadores de opinião ou são comprados ou são muito covardes.
Mas a vontade do povo não se compra.O que tem que ser, será. Nada pode mudar o que está determinado para acontecer. É Serra e Indio em 03 de outubro. O Brasil será livre.

Reply

Ao imbecil que falou de ibope não se misturar:
DataFolha 10k entrevistas. Ibope 2.5.

Confiar em quem? Acho que em quem mais entrevistou. É empate técnico, PONTO FINAL.

Cale-se.
Morra.
Grato.

Reply

tô na área
Apesar do universo a ser pesquisado ser o mesmo,os institutos contratados "DIRIGEM"suas pesquisaa para nichos e amostras que "acham'mais representativos e JAMAIS UTILIZARÃO OS MESMOS NICHOS/amostras PARA NÃO SEREM CONFRONTADOS MANO A MANO.
eekekekekekekek
De bobos só possuem a cara,chapéu,nariz vermelho e contas na Suiça.

fui...

Reply

Coronel, esses imbecil que vem com sofismas estatísticos, muitos nem são petistas.
São tucanos muitos "certinhos", ou mal resolvidos mesmo.
É que o único lugar onde as analises não são "tortas", é aqui. Então já viu né.

Reply

Coronel, o dinheiro deve estar correndo a Bangu(solto) o duro que é o meu o seu dinheiro dos impostos.
Mas como na Colombia os institutos foram os grandes perdedores veremos o mesmo no Brasil.
SERRA PRESIDENTE.
CORONEL PRA FRENTE POR QUE ATRAS TEM GENTE.

Reply

O ibope tá no pt. O pt rouba tudo, o que que é roubar votinhos de pesquisa do Serra.

Roubar e beber, viciam, que o digam o "coisa" (tem aptos. residencial, aptos de veraneio, e muitos outros investimentos) trabalho honesto não da tudo isso.

Reply

Se a mídia do Rio de Janeiro desse voz à indignação do povo, como este carioca, o Ibope do Sudeste seria diferente. Veja o link : http://migre.me/11mzI

Reply

se estão metendo a mão nos votos do serra, é porque ele tá ganhando... a boneca inflável não desempaca nem com o lulla vertendo lágrimas todo dia.

serra tá na frente. simples asssim.

chora, lulla
morra, odorico

Reply

Num post anterior (sobre o fiasco de público da Boca Maldita), comentei que havia algo de estranho nessa pesquisa, no sudeste, e que os números não eram aceitáveis.

De resto, deixo meu parecer:
HÁ MÁ-FÉ NESSA HISTÓRIA (vide comportamento SUSPEITO de Montenegro, nos últimos tempos!).

Como diria o "TIM TONES":
PODEM CORRER A SACOLINHA (e haja sacolinha pra dar conta do método Lulista de comprar conciências, no atacado)!

QUE PAÍS É ESSE?

Reply

Esses institutos estão todos macumunados com a petralhada... Assisti agora a noite em Fatos e Versões da Globo News a fanática jornalista pretalha, Cristina Lobo
na maior euforia veiculando o resultado da pesquisa... Salvo raras exeções, a imprensa está totalmente corrompida... Vão continuar divulgando pesquisas mentirosas para confundir os pobres coitados, eleitores adeptos a bandidagem... com certeza jogam no time do "me engana que eu gosto".

Reply

Cel, as eleições de 1974, auge dos anos de chumbo, deram uma vitoria à oposição (MDB)que surpreendeu até o mais otimista dos oposditores.
Imagine agora, onde há mais pluralidade de religiao e pensamento, imprensa livre, emancipacao da mulher, dos jovens, internet, maioria do povo vivendo nas cidades, usufruindo de informacao de todo o tipo.
Não tem jeito. O Brasil é o pais do futuro. dia 03 de outubro, é serra e indio na cabeça!

Reply

CORONEL, será que não está na hora de um tucano forte chamar esses caras do IBOPE de MOLEQUES?

NO QUADRO MAIS ABAIXO TEMOS

IBOBE JUNHO..SERRA 41%
IBOPE JULHO..SERRA 35%

SIGNIFICA QUE O SERRA DESABOU 6 PONTOS EXATAMENTE ONDE ELE É MAIS FORTE..
ONDE SE TEM, SERRA EM SP....
AÉCIO EM MINAS ...
E O VICE NO RIO...

É OU NÃO É UMA ABERRAÇÃO ESTATÍSTICA?

TÁ NA HORA DO PRÓPRIO SERRA IR LÁ NO IBOPE E EXIGIR AS PLANILHAS DAS PESQUISAS...

abraço
normando!

Reply

CORONEL, será que não está na hora de um tucano forte chamar esses caras do IBOPE de MOLEQUES?

NO QUADRO MAIS ABAIXO TEMOS

IBOBE JUNHO..SERRA 41%
IBOPE JULHO..SERRA 35%

SIGNIFICA QUE O SERRA DESABOU 6 PONTOS EXATAMENTE ONDE ELE É MAIS FORTE..
ONDE SE TEM, SERRA EM SP....
AÉCIO EM MINAS ...
E O VICE NO RIO...

É OU NÃO É UMA ABERRAÇÃO ESTATÍSTICA?

TÁ NA HORA DO PRÓPRIO SERRA IR LÁ NO IBOPE E EXIGIR AS PLANILHAS DAS PESQUISAS...

abraço
normando!

Reply

REINALDO AZEVEDO .

O FERNANDINHO BEIRA- MAR FOI PRESO DENTRO DE UMA RESERVA INDÍGENA NA FRONTEIRA COM COLÔMBIA.

FERNANDINHO BEIRA MAR TINHA A PROTEÇÃO DAS FARC, MAS TAMBÉM TINHA A PROTEÇÃO DE GENTE DA FUNAI E DO EX PRESIDENTE DA FUNAI MERCIO PEREIRA GOMES.

O FALSO PADRE DAS FARC CUJA A MULHER TRABALHA DIRETAMENTE NO GABINETE DO LULA ARTICULOU POR INTERMÉDIO DO EX MINISTRO MARCIO TOMAS BASTOS QUE FERNANDINHO BEIRA MAR SE ENTREGASSE E FOSSE OPERADO NO HOSPITAL DAS FORÇAS ARMADAS.

O PT ESCONDEU ESTA GUERRA PARA SE PROTEGER E ESCONDEU O SEU ENVOLVIMENTO COM NARCOTRÁFICO.
VEJAM ESTA MATÉRIA DA REVISTA VEJA DA ÉPOCA E ISTO É ABAIXO.
RUI VICENTINI

Reply

do @viceindio:" Com a privatização das telecomunicações, o setor cresceu de 30 para 240 milhões de clientes. E ainda tem gente contra!"

Imagina quantos empregos e empresas foram criados só nesse setor... Grande FHC!!! O Brasil pode mais.

Reply

Pesquisa no Brasil virou instrumento de campanha, ajuda muito na arrecadação da grana.
Os petistas estavam crentes que a essa altura do campeonato a "doutora" estaria vencendo no 1º turno disparada na frente e não é o que acontece, Serra continua empatado com ela, a despeito de todas as ilegalidades e o jogo sujo petralha.

E tem mais, se o apedeuta fosse tão popular estaria nos braços do povo e não falando para claques petistas(pagas) Brasil afora.

Continuo acho que o Serra será o próximo presidente desse país.

Reply

Se a gente não quiser levantar a hipótese da má fé, alguns institutos podem estar errados". No início da campanha, muita gente está usando as pesquisas para cooptar aliados ou dinheiro para as suas campanhas. Ou elas (pesquisas) estão sendo mal utilizadas ou mal planejadas".
Leonardo Barreto, cientista político da Universidade de Brasília (UnB)



"Pesquisas com datas próximas teriam que captar resultados próximos, independentemente dos instrumentos utilizados."
"É cada vez mais difícil conseguir acesso aos extremos da pirâmide (social). Você consegue imaginar o entrevistador entrando no seu prédio e batendo de porta em porta? O acesso hoje às residências é mais difícil nos grandes centros". Outra diferença na metodologia é a forma de checagem dos dados. Enquanto a verificação do Datafolha ocorre in loco por um supervisor ou por telefone, o Vox Populi retorna às residências.
Mauro Paulino - Datafolha

Reply

E quem foi que corrigiu essa pesquisa?

Não li nada na internet a esse respeito.

Reply

Vejam a espontânea, que é quando os entrevistados escolhem qualquer candidato:

"Ela (Dilma) tem 21% e se manteve estável em relação aos 22% da outra pesquisa. Já Serra tinha 19% e recuou para 16%."


http://www1.folha.uol.com.br/poder/771968-serra-e-dilma-continuam-empatados-na-corrida-presidencial-aponta-datafolha.shtml

Reply

CORONEL
É incrível a quantidade de bobagens que os "analistas" professam sobre as pesquisas. Interessa aos imbecis tentar colar a mesma mentira da eleição anterior, que os ataques contra a quadrilha diminuem as chances da oposição. Eles não querem responder por suas vigarices. Se os institutos mostram variações sucessivas para mais ou para menos, sem definir uma tendência, é porque ela ainda não existe. É empate e pronto. A variação é resultado direto dos fantasmas que a campanha suscita. De uma lado, a militância jogando sujo, inventando o fim do bolsa-esmola, o fim do funcionalismo público e toda forma de chantagem contra o eleitor mais desdentado. De outro, uma oposição "limpinha", parecendo acanhada por dizer a verdade. E ELA TEM QUE SER DITA COM TODAS AS LETRAS. O imbecil faz campanha pela sua boneca desde sempre e ela simplesmente não deslancha PORQUE O ELEITORADO NÃO ESTÁ ENGOLINDO A FARSA. Por isso o horário eleitoral será decisivo. É nele que os "flutuantes" vão se deparar com a verdade; a verdade de cada um, bem entendido. É aí que vamos saber se este país merece políticos sérios no comando ou vai continuar pagando a conta dessa farra em que se transformou o governo. Nosso acerto de contas é em outubro.

Reply

Oi Coronel !
Acabei de ver o programa Painel da globonews que tinha como tema as pesquisas eleitorais e em especial esta última do Ibope. Das três pessoas convidadas uma era coordenadora do Ibope e veja o que ela disse sobre a queda de Serra no Sudeste."Esta pesquisa já incluiu todos os candidatos nanicos, a maioria de São Paulo ou Sudeste . Mesmo sem pontuar eles levaram ora 0,4 ora 0,6 e em conjunto somaram mais de 2 pontos". Se esta explicação é correta , explica-se aí parte da perda de votos de Serra nesta região. Nada que não possa ser revertido no segundo turno , né?

Reply

Haja o que houver vou votar no Serra, mas estou preocupado. Podem falar mal do PT, mas eles se unem em torno do "Idiota-Mor" do Lula e todos estão ali pra bater no Serra e no Índio. No PSDB/DEM cada um está cuidando do seu Feudo. Cadê O Marcondes Pirilo/ Aécio/ Agripino Maia / Álvaro Dias/ Artur Virgílio. Se não houver uma frente nacional...essa eleição estará perdida. Aguentar a arrogância do Sapo Barbundo será o fim !

Reply

Gostei do "IMBECIL"! Adorei!

Só fazendo um parênteses, Coronel, se me permite é claro: "Imbecil" não, IMBECIL¹³! Com 13 no final!

É a marca registrada desses VAGABUNDOS¹³!

Reply

Capita, decifrei um dos erros do Ibope.
Escancarado.
Tá lá no Gente Decente

Abraços.

Reply

Se em 1982 Bruzola tinha um instituto de pesquisa que contestava os resultados do IPOBE por que o PSDB não consegue ter um hoje? Por COVARDIA? Por INCOMPETENCIA? Em 1982 Brizola efoi eleito governardor porque teve coragem de PEITAR a Globo. Mostrou COM NÚMEROS que o IBOPE estava ROUBANDEO DESCARADAMENTE nas pesquisas. Por isso conceguiu ser eleito. A Globo teve que botar o rabinho entre as pernas. e POR QUE , HOJE, O PSDB NÃO FAZ O MESMOS COM ÊSSES DESONESTOS? Mêdo? Covardia? Isso não tem explicação.

Reply

O desespero que rói o estômago dos petralhas é que apesar de dois anos de campanha massiva em favor da Dilma, ela não consegue vantagem substancial. No íntimo eles sabem quem vai vencer, e isso leva a loucura. A boquinha vai acabar! Eles estão se enganando com a própria mentira que montam nas pesquisas.

Reply

Já sinto uma situação desagradável e perigosa para a "democracia" brasileira. Tudo está comprado. Sinto que estamos numa Venezuela.

Reply