Por que um vice do Sul?

Começando lá em cima! O Amazonas, com 2 milhões de eleitores e 1,5% do eleitorado nacional, está mostrando, pelo Ibope, 66% de intenções de voto para Dilma Rousseff(PT) e 18% para José Serra(PSDB). Bom para Serra. Em 2006, Lula fez 78% contra 12% de Alckmin, no primeiro turno. O Amazonas foi, entre todos, o que mais votos deu para Lula. Descendo!Já no Tocantins, terra da senadora Kátia Abreu(DEM), o Ibope mostra Dilma com 44% contra 32% de Serra. O estado possui  menos de 1 milhão de eleitores e, em 2006, deu 59% para Lula e 37% para Alckmin. Mudando de direção!Na Bahia, do deputado José Carlos Aleluia(DEM), uma pesquisa da Vox Populi mostra Dilma Rousseff com 43% e José Serra com 31%. O resultado, em relação a 2006, é melhor. Naquele ano, Lula teve 67% contra 26% de Alckmin. Os indícios são de que Norte, Nordeste e Centro-Oeste mostrarão um resultado levemente melhor para a oposição do que em 2006, mas nada de extraordinário. Chegando no Rio! O último Ibope, de final de maio, mostrou Dilma Rousseff com 44% e José Serra com 27%. Em 2006, como foi? Lula teve 49% a 29%.  Em Minas, o cenário é de empate técnico entre Serra com 39% e Dilma com 35%. Em 2006, Lula fez 51%  contra 41% de Alckmin. Minas, assim, continua praticamente a mesma.  Já o Rio indica um comportamento até pior, pois o palanque de Serra é o mesmo de Marina. Tudo isso remete a preocupação para o Sul e  São Paulo , onde é necessário abrir uma frente maior. Talvez por aí possa ser explicada a escolha de um vice da região.  São conjeturas, mas que valem uma reflexão maior.

28 comentários

-A VITÓRIA, O BRASIL, DEVERIA SER O CERNE DA QUESTÃO,....É ASSIM QUE A VACA VAI PRO BREJO !!!!.....

Reply

Coronel, com muita alegria pelos números acima, podemos dar a vitória ao Serra. Concordo com você que o Senador Álvaro Dias é o melhor para vice do Serra. O DEM, e os democratas têm que entender que eles estão saindo de um escândalo lá de Brasília. O eleitor não entende separar o joio do trigo e o fato será explorado pelos petistas. Só isso é puto motivo.

Reply
myrian elizabeth mod

Gente, mas esse povo do Rio é muito abestado! Com tudo o que passaram, fora o rooubo da grana do petróleo, ainda vão votar na Dilma? FA-LA SÉ-RIO!
E sim, o Senadoor Álvaro Dias é uma ótima escolha: ficha limpa, está no twt já há um tempo, é simpático, novo, bem articulado, tudo de bom!

Reply

Pois é, o DEM quer tanto a vice de Serra q nem o dever de casa deles eles fizeram.
Pq não fizeram no RJ um palanque forte e exclusivo p José Serra

Reply

Independente de posto e cargo, eu acho que o maior interesse deva ser o projeto de retomar o rumo no Brasil.DEM deveria saber que faz parte do mesmo, e que não quer dizer nada ter ou não o vice.

Reply

E, sim, eu acho absolutamente INACREDITAVEL, que o RJ, depois que o PT montou proposta para acabar com a distribuição de royalties para seu estado, ainda assim VOTE NELES, e que Serra não tenha um palanque forte no estado.
Absolutamente pitoresco.

Reply

Está claro a total falta de sintonia entre os partidos aliados, é uma pena o PSDB ter pouco tempo na TV, pois por mim o DEM iria sair da disputa e com isso se apequenar mais ainda.

Mas o que me preocupa mesmo de tudo isso é que a eleição com um candidato excelente como o José Serra possa perder devido a falta de união dos partidos de oposição.

Reply

Serra diz que vai fazer um governo diferente, sem fisiologismo. Está aí a oportunidade de mostrar isto na prática – negue ao DEM a vaga de vice. Se o que o DEM deseja é fisiologismo, e não um projeto, que vá se aliar a Dil-má.

Reply

E o senhor ainda manda o meu comentário para o espaço! Aécio fecha a equação, mas está faltando estadista em Minas Gerais...

Reply

o pior é que acho que ele tem razão. Desde 1945...

O ex-prefeito Cesar Maia (DEM) voltou a ironizar neste sábado, pelo Twitter, a escolha do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) para ser vice do candidato do PSDB à Presidência, José Serra.

O DEM já avisou que não abre mão da vaga e, nos bastidores, ameaçou romper a aliança nacional com o PSDB. Para Cesar, a escolha pode levar à derrota nas urnas:

"Foi lançado ontem em SP o livro: "Estratégias de Como Perder uma Eleição". Editora Labirinto", ironizou Cesar Maia, que disputará uma vaga ao Senado.

"Nenhum presidente da República eleito depois de 1945 tinha chapa de um só partido. Será agora?", questionou.

Em suas críticas, o ex-prefeito chegou a citar, como contraponto, o exemplo do PT, que terá o presidente do PMDB, Michel Temer (SP), como vice de Dilma Rousseff:

"O PT sacrifica seus interesses regionais a favor da candidatura nacional. O PSDB faz exatamente..... o contrário".

E disparou:

"Aliás, o sotaque do senador Dias vai chegar muito bem ao Nordeste......argh!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!".

Na véspera, Cesar Maia já dizia, no microblog, não acreditar na escolha:

"Não creio que o Paraná seja mais importante que o Brasil".

"Serra não é Dunga", escreveu ainda Cesar.

Reply

Coronel,

Não são conjecturas. Este é o ponto crítico da escolha, que traduz algumas coisas.

1 - Escandalismos: a imprensa nacional colocou todos os partidos na vala comum que são os escãndalos políticos do PT. Não há similaridade entre a podridfão sindicalista, o peleguismo no serviço público petista, as MENTIRAS do presidente, os doláres, delúbios, pallocis, francenildos, Celsos Daniel etc.;

2 - Fala-se do Arruda e se esquece o Pavan; ambos não têm a menor comparação com o mensalão do PT. O único que guarda proporções é o do Azeredo (Minas);

3 - Uma vez que os brasileiros votaram no lulla, o presidente mais corrupto que a república já produziu, nenhum partido confia nas bandeiras e plataformas políticas decentes e sérias para vencer uma eleição convencendo o eleitor;

4 - Aécio aposta na derrota de Serra - é até agora a única defecção séria do PSDB;

5 - Dilema - aumentar a penetração no Sul ou diminuir a força da Dilma no Norte-nordeste.

6 - Se for um candidato do sul, a campanha deverá ser "Serra fogo sem trégua" mais que paz e amor. O candidato deve, neste caso, ser Álvaro Dias.
Condição sine qua nom - o Democratas tem que estar de acordo.

7 - Para Aécio, tanto faz Serra perder ou não. Melhor seria peder. O mesmo não é verdade para o Democratas, que lutará mais que nunca por uma vitória tucana.

8 - Não vejo nenhum nome do Dem no sul...


É uma questão difícil. Tres pontos podem ser estabelecidos para a devida análise.
a) - Minas é problema de Aécio, se o PSDB perder será culpa sua. Caso Serra vença em Minas será demérito de lulla, Azeredo, e mérito do candidato.

b) - As pesquisas estão incorretas, mas a distribuição dos votos por região pode estar consistente.

c) - Marina é candidatura auxiliar de Dilma.

Reply

Não é o assunto do post mas...

Convenção PMDB-SC
Fui a Brasilia para converar com o PMDB. Mas eles lá são conduzidos pelo PT daqui. Quem controla as ações do PMDB é o PT nacional.” diz Edurado Pinho Moreira

Reply

Alvaro Dias é fraquinho , é um Sarney da vida do estado do PR.

Reply

Esses números indicam claramente quem está contente com o que tem e quem acha que pode melhorar.


Mago

Reply

Coronel, não gostei deste seu post.
Está Divisionista.

E mais do que nunca precisamos somar e não dividir.

Reply

Qualquer um que já jogou WAR sabe: entregue a Oceania e conquiste a Europa.

Que Serra entregue o Nordeste e fique com Sul-Sudeste.

Reply

Com esse furdunço armado a campanha do SERRA foi para o foco das atenções.Só falta o "rompimento" do DEM resultar num ganho de votos para o SERRA.Seria um caso concreto da ausência que preenche uma lacuna.

Reply
SERRA ATÉ O FIM mod

Coronel,

Olha o que li no blog do Augusto Nunes:
25/06/2010
às 20:01 \ Direto ao Ponto
Ethan Edwards: pesquisas eleitorais podem muito, mas não podem tudo
Os institutos de pesquisa se tornaram parte da ação política deste ou daquele grupo/partido, foi direto ao ponto o comentário de Ethan Edwards, prontamente transferido para este espaço. Conciso, claro, elegante, o texto introduz exemplarmente o tema das pesquisas eleitorais, que será retomado no post de amanhã. Confira:

Não creio nesses números. Há muito tempo os institutos de pesquisa não pesquisam; tornaram-se parte da ação política deste ou daquele grupo/partido. O próprio PT, quando era outsider, foi vítima desses esquemas. Em São Paulo, mais de uma vez apareceu, dois dias antes da eleição, com dez, vinte por cento a menos do que os votos que efetivamente obteve. No plebiscito sobre o desarmamento, todos os institutos “erraram” por muito, como “erraram” por muito, recentemente, na Colômbia. Os políticos já chegaram à conclusão de que pesquisa é coisa séria demais para ser deixada nas mãos de pesquisadores. Os institutos de pesquisa destinam-se, hoje, a induzir a opinião pública, não a compreendê-la.

Entretanto, é bom lembrar que as pesquisas podem muito, mas não podem tudo. Principalmente, elas não podem chocar-se contra o senso comum. Não há pesquisa capaz de impingir aos eleitores franceses um líder nacionalista que tenha sotaque alemão. Jânio Quadros e Collor eram loucos, mas o que diziam fazia sentido, inspirava confiança em milhões de pessoas, soava plausível. Lula literalmente enfeitiça seus eleitores. Dilma Rousseff é o oposto de tudo isso. É como se ela não conseguisse disfarçar um permanente e profundo enfado, quando não mal-estar, diante de todas essas “banalidades” que as pessoas comuns amam, respeitam, admiram. Um dos elementos do carisma é a simpatia. Dilma Rousseff é incapaz de gerar essa emoção. E isso nenhum instituto de pesquisa conseguirá lhe dar.

O senso comum prevalecerá. Os “franceses” não votarão numa “alemã”.

Reply

myrian elizabeth disse...

Gente, mas esse povo do Rio é muito abestado! Com tudo o que passaram, fora o rooubo da grana do petróleo, ainda vão votar na Dilma? FA-LA SÉ-RIO!


Sendo carioca, concordo plenamente com vc. Ainda digo, o povo não é somente abestado não, é BURRO também!
Lou

Reply

Coronel

Nesta twitagem, tem por trás dos Maias , um pouco de leite na água de coco dos cariocas, isso significa que o leite está alinhado com o Pálacio do Planalto, ou alguém se esqueceu de uma festa que teve no Rio com direito a foto e tudo? Quem está com esta foto! Depois falam de Netinho de Paula o pagodeiro, isto acontece tanta em Copacabana como em Sampa!!! Eles querem que Serra eleja um democrata para que Lula e Dilma, tenha um material farto pra exibir no horário eleitoral.

Reply
BOMBANDO NO TWITTER mod

CORONEL,

Em vez de tentar incomodar o TSE que não vai estar nem aí para os nossos e-mails, sugiro utilizar a grande popularidade do seu blog para criarmos uma campanha no Twitter do tipo: NÃO ACREDITAMOS EM PESQUISA do IBOPE COM DILMA EM PRIMEIRO LUGAR. Já pensou coronel se produzíssemos o trending traffic
da semana.

Reply

Blog do Ucho

Quando o Partido dos Trabalhadores entra em cena, apenas os erros alheios são passíveis de críticas e condenações. O melhor exemplo dessa visão utópica e ufanista foi e ainda continua sendo o “mensalão” do governo Lula da Silva, o maior e mais virulento caso de corrupção da história moderna da política nacional. Muitos dos envolvidos estão às gargalhadas, pois as chicanas jurídicas adotados pelos caros e disputados advogados estão produzindo os resultados esperados.

Deixando de lado essa soberba “rouge”, é preciso destacar a convenção que o PT faz neste sábado (26), em São Paulo, para oficializar a candidatura de Aloizio Mercadante ao Palácio dos Bandeirantes. Não é de hoje que o PT tenta, sem sucesso, interromper o reinado dos tucanos em território paulista, mas para tal é preciso uma chapa no mínimo convincente. Para comprometer a artilharia petista na direção do PSDB – sempre lembrado por Lula e seus asseclas por ter deixado uma herança maldita –, Mercadante escolheu como candidato a vice o pedetista Antonio Clóvis Pinto Ferraz (Coca Ferraz), professor da faculdade de engenharia da USP de São Carlos, que em passado recente foi um tucano de primeira hora.

Mercadante, que foi obrigado a concorrer ao governo de São Paulo para garantir palanque à neopetista Dilma Rousseff, foi personagem da mais pífia e meteórica renúncia na seara política. Quando o escândalo dos atos secretos do Senado Federal estava sob acalorada discussão, Mercadante renunciou à liderança do PT em caráter irrevogável porque o assunto acabou soterrado por ordem do Palácio do Planalto. Dias mais tarde, após enfrentar uma dura carraspana do companheiro Lula, o mesmo Aloizio Mercadante subiu à tribuna para anunciar a revogação do irrevogável.

Em sua empreitada rumo ao Executivo paulista, o candidato petista carrega uma moldura política que pode ser classificada como bisonha. Mercadante endossa com todas as letras e salamaleques a candidatura de Netinho de Paula (PCdoB) e de Marta Suplicy (PT) ao Senado Federal.

Para quem não se recorda, Marta Suplicy, aquela do fatídico “relaxa e goza” disparado durante o apagão aéreo, já esteve abraçada politicamente com Paulo Maluf e declarou, após uma das famosas enchentes paulistanas, que “pobre é falso, diz que não tem nada, mas qualquer chuvinha diz que perdeu tudo”. Sem comentários.

Já o vereador e apresentador Netinho de Paula, que neste sábado foi chamado de “mano” pelo ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, acabou na delegacia por ter agredido fisicamente, com violência, a ex-mulher, a decoradora Sandra Mendes de Figueiredo Crunfli.

Diante dessa barafunda político-eleitoral, o PT dá sinais que perdeu a coerência ou carece urgentemente de um conceituado divã. Ademais, a repentina e interesseira intimidade que une Alexandre Padilha e o violento Netinho de Paula deveria ser analisada pela ministra Nilcéia Freire, responsável pela Secretaria de Políticas para as Mulheres. Ou será que a ministra, a exemplo do patrão, não sabia de coisa alguma?

Reply

Blog do Ucho

Quando o Partido dos Trabalhadores entra em cena, apenas os erros alheios são passíveis de críticas e condenações. O melhor exemplo dessa visão utópica e ufanista foi e ainda continua sendo o “mensalão” do governo Lula da Silva, o maior e mais virulento caso de corrupção da história moderna da política nacional. Muitos dos envolvidos estão às gargalhadas, pois as chicanas jurídicas adotados pelos caros e disputados advogados estão produzindo os resultados esperados.

Deixando de lado essa soberba “rouge”, é preciso destacar a convenção que o PT faz neste sábado (26), em São Paulo, para oficializar a candidatura de Aloizio Mercadante ao Palácio dos Bandeirantes. Não é de hoje que o PT tenta, sem sucesso, interromper o reinado dos tucanos em território paulista, mas para tal é preciso uma chapa no mínimo convincente. Para comprometer a artilharia petista na direção do PSDB – sempre lembrado por Lula e seus asseclas por ter deixado uma herança maldita –, Mercadante escolheu como candidato a vice o pedetista Antonio Clóvis Pinto Ferraz (Coca Ferraz), professor da faculdade de engenharia da USP de São Carlos, que em passado recente foi um tucano de primeira hora.

Mercadante, que foi obrigado a concorrer ao governo de São Paulo para garantir palanque à neopetista Dilma Rousseff, foi personagem da mais pífia e meteórica renúncia na seara política. Quando o escândalo dos atos secretos do Senado Federal estava sob acalorada discussão, Mercadante renunciou à liderança do PT em caráter irrevogável porque o assunto acabou soterrado por ordem do Palácio do Planalto. Dias mais tarde, após enfrentar uma dura carraspana do companheiro Lula, o mesmo Aloizio Mercadante subiu à tribuna para anunciar a revogação do irrevogável.

Em sua empreitada rumo ao Executivo paulista, o candidato petista carrega uma moldura política que pode ser classificada como bisonha. Mercadante endossa com todas as letras e salamaleques a candidatura de Netinho de Paula (PCdoB) e de Marta Suplicy (PT) ao Senado Federal.

Para quem não se recorda, Marta Suplicy, aquela do fatídico “relaxa e goza” disparado durante o apagão aéreo, já esteve abraçada politicamente com Paulo Maluf e declarou, após uma das famosas enchentes paulistanas, que “pobre é falso, diz que não tem nada, mas qualquer chuvinha diz que perdeu tudo”. Sem comentários.

Já o vereador e apresentador Netinho de Paula, que neste sábado foi chamado de “mano” pelo ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, acabou na delegacia por ter agredido fisicamente, com violência, a ex-mulher, a decoradora Sandra Mendes de Figueiredo Crunfli.

Diante dessa barafunda político-eleitoral, o PT dá sinais que perdeu a coerência ou carece urgentemente de um conceituado divã. Ademais, a repentina e interesseira intimidade que une Alexandre Padilha e o violento Netinho de Paula deveria ser analisada pela ministra Nilcéia Freire, responsável pela Secretaria de Políticas para as Mulheres. Ou será que a ministra, a exemplo do patrão, não sabia de coisa alguma?

Reply

Blog do Ucho- O moralista José Dirceu abusa da desfaçatez e manda recado a José Serra.

Deputado cassado e ex-ministro do governo Lula, o petista José Dirceu de Oliveira e Silva, o Pedro Caroço, fez discurso contundente na convenção do PT paulista, que neste sábado (25) oficializa a candidatura do senador Aloizio Mercadante ao governo de São Paulo. Aproveitando a polêmica criada pelo Democratas, que discorda da escolha de Alvaro Dias para candidato a vice na chapa de José Serra, o ex-comissário palaciano disparou contra o presidenciável tucano. Para Dirceu, o candidato do PSDB “não consegue apresentar ao país nem uma coalizão política e partidária, nem um programa de governo”.

É preciso dar crédito à fala de José Dirceu, pois ele conhece a fundo os dois assuntos. No quesito “coalizão política e partidária”, Dirceu, vale lembrar, é acusado de ser o grande operador do mensalão, esquema criminoso criado em gabinetes palacianos para aliciar apoio parlamentar na Câmara dos Deputados. Em relação a programa de governo, José Dirceu também é um destacado especialista. O Programa de Aceleração do Crescimento, o malfadado PAC, continua se arrastando pelo País afora, enquanto o Tribunal de Contas da União, que Lula da Silva quer eliminar, continua apontando irregularidades das mais diversas.

No melhor estilo gênio da política planetária, Dirceu ainda arrumou doses extras de desfaçatez para estocar José Serra. “A falta de aliança do Serra, a falta de palanque, o estilo pessoal dele, pode agravar a situação dele”, disse o ex-ministro. Que José Serra não é figura das mais dóceis o mundo já sabe, mas Dilma Rousseff não é, nem mesmo em sonho, essa candura que o PT tenta impingir à sociedade.

Ao invés de balbuciar sandices, José Dirceu deveria explicar ao povo brasileiro o que tem feito para sobreviver. Horas depois de perder o mandato de deputado federal por conta de seu envolvimento no inocente (sic) caso do mensalão, o deputado cassado, em entrevista coletiva, afirmou que retomaria imediatamente a advocacia, pois daquele momento em diante precisaria de recursos financeiros para honrar os compromissos familiares. Mas desde então ele tem se dedicado ao lobby.

Compartilhe:

Reply

Será o Benedito! Esse povinho do DEM não se cansa de ser tão prepotente? Pô.
Já atrapalharam meio mundo Brasil afora com suas cagadas de meter a mão e agora querem melar o jogo nos 47 do segundo tempo?

Reply

"Não sai o DEM e nem saio eu", afirma Álvaro Dias

"Não tenho o direito de abrir mão de uma convocação. Ontem, eu disse que não acreditava que o DEM pudesse deixar a aliança, tanto que podia até afirmar que antes de o DEM sair, eu sairia. O que estou afirmando hoje é que não sai nem o DEM e nem eu. Nós dois ficamos", disse o senador.

Reply

Não tem para ninguém, Alvaro Dias já é o Vice presidente do PSDB, junto com o Serra.

Reply

Pois é Coronel,

Amazonas 66% declaram a pior opção. Mais saiba, desses, mais que a metade aportaram aqui para "ganhar a vida", vindos de todas as regiões brasileiras, principalmente do Nordeste. É o caso de um uai, que pena, tras no nome o de um herói - Tiradentes. Aqui chegado de sandalinha de dedo no pé. Fêz fortuna e agora arvora-se de 4o. poder e via rádio há dois atrás espinafrou o Gal. Comandante do Comando Militar da Amazônia numa total falta de educação e de respeito a uma autoridade constituida. E o General, educadamente ainda deu satisfação via assessoria de imprensa, que eu pobre mortal não daria, quando mais apenas uma nota pública à sociedade amazonense via jornais. Ao sacripanta, que NÃO FALA PELOS AMAZONENSES, na qualidade de imigrante caberia saber que os quartéis estão instalados na orla da praia de Ponta Negra há mais de um século e que ali é sim area de manobras militares há muito tempo antes de ele sonhar em nascer. Se a cidade expandiu-se para lá tornando-se morada de ricos e novos-ricos, caso dele, todos já sabiam que lá é região militar e que lá ocorrem também varios tipos de eventos, militares e de lazer. Causa espécie que para os eventos de lazer o Ronaldo Tiradentes não esperneia.Como ontem, vuvuzelas, batucadas, meia pista e Tira - dentes ficou de boca fechadinha. Aprenda a respeitar os mais velhos e autoridades constituidas Ronaldo. Vá deseducar os mineiros seus conterrâneos. Quem não deve não teme! Se você cacarejasse metade do que cacareja aqui, já teria sido banido das Minas Gerais. Respeite sua terra e o nome de herói que carrega.

Reply