A pressa para divulgar ações em ano eleitoral levou o governo a inflar estatísticas e tropeçar na geografia, em campanha publicitária de R$ 60 milhões paga pela Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência da República. A propaganda oficial atribui ao governo Lula a inauguração de escolas técnicas federais criadas muito antes da posse do presidente, em 2003. Além disso, usa mapas com indicações trocadas -no do Estado de São Paulo, por exemplo, há cidades indicadas a cerca de 400 quilômetros do local correto. Os erros estão espalhados em anúncios de meia página publicados anteontem nos principais jornais do país, inclusive na Folha. As peças foram regionalizadas para divulgar obras em cada um dos 26 Estados e no Distrito Federal. O material apresenta como novas escolas técnicas abertas em governos anteriores ou que ainda estão em construção. O anúncio publicado nos jornais de Brasília, por exemplo, traz um mapa com cinco unidades assinaladas. Quatro não existem e uma foi inaugurada em 1958, pelo então presidente Juscelino Kubitschek. Abaixo do mapa, um texto de apoio informa que a Escola Técnica de Planaltina "já prepara jovens para o mercado de trabalho". Como a unidade existe desde 1958, os primeiros jovens formados já devem ter celebrado os 70 anos de idade. O Planalto é reincidente no erro. Em fevereiro do ano passado, quando Lula reabriu a escola, o material de divulgação omitia tratar-se de uma obra de JK, como o presidente reconheceu no discurso. Sobre as escolas em construção, o texto diz que serão abertas "até o final da expansão da rede", sem indicar data. No mapa, não há qualquer observação de que elas ainda não existem. O problema se repete no anúncio dos jornais cariocas. Lá, aparece como nova a unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica em Maria da Graça, no subúrbio do Rio. O site do Cefet informa que ele existe desde 1997 e foi apenas transformado em "unidade descentralizada" em 2006. Além de inflar dados, os mapas erram a localização de cidades e confundem bairros com municípios. No de São Paulo, Campinas virou um pontinho no norte do Estado. Caraguatatuba, cujo nome oficial contém "Estância Balneária", foi "promovida" do litoral para o topo da Serra do Mar. No mapa do Rio, bairros como Realengo foram sinalizados com o padrão gráfico de cidades.
..................................................................................Em campanha eleitoral, nada melhor do que um recorte de jornal para comprovar que o adversário está mentindo. Caiu a mentira das "escolas técnicas". Não poderá ser utilizada no horário político. Menos uma.
9 comentários
reincidente no "erro"?
Replyreincidente na arte de mentir!
Deus meu, que lavagem terá que ser feita por Serra para devolver o Estado Brasileiro aos brasileiros...
haja creolina!
essa ratalhada se apossou do pais de uma maneira impressionante como nunca antes houve...
Do jeito que a coisa tá, não vai demorar muito para o Pinga dizer que foi ele quem mandou Deus criar o mundo.
ReplyE as tábuas contendo os 10 mandamentos entregue a Moisés, também foi obra do Pinga.
A mentira tem pernas curtas Cel.,....
ReplyA Escola Técnica Goebbels de Propaganda Petista é a principal criação do bando. Observe-se a data de morte dele: Wikipédia,Paul Joseph Goebbels (Mönchengladbach, 29 de outubro de 1897 — Berlim, 1 de maio de 1945) foi o ministro do Povo e da Propaganda de Adolf Hitler
ReplyA escola técnica própria para petistas seria instalada em presídios e manicômios, para tentar ressocializá-los, que poderiam ser denominadas PRIMEIRO TRABALHO NA VIDA e SUPEREGO, respectivamente.Superego na teoria psicanalítica é a parte moral da mente humana e representa os valores da sociedade.
ReplyDepois dizem que o site informativo GENTE QUE MENTE faz guerra suja. Ora, quem vive MENTINDO? O PT, sempre. Se eles não param de mentir, nada mais correto para o cidadão do que haver um site desmontando essas mentiras.
ReplySe essa gente não mentisse tanto, o site não teria credibilidade.
A imprensa esta fazendo a parte dela. Agora, cabe aos partidos da opoisição multiplicar a divulgação dssas mentiras eleitorais. Subir as tribunas, dar entrevista na imprensa, repercutir como denuncia da oposição mesmo. Isso não pode passar em branco.
ReplyCoronel,
ReplyTem como o senhor publicar aqui o mapa errado, e depois ( se não for pedir muito ) publicar tb o correto ?
Com a verdade escancarada a blogosfera teria ( com a comparação de mapas) mais um argumento contra a mentira deslavada.
GOVERNO NÃO PAGA E CONSTRUTORA ABANDONA OBRAS DA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PRINCESA ISABEL
ReplyA denúncia foi ao ar pela manhã, transmitida pelo radialista Jandui Sabino, da Rádio Princesa: As obras da Escola Técnica Federal de Princesa Isabel foram paralisadas por falta de pagamento. A construtora vinha tocando as obras há cinco meses, sem receber um níquel do Governo Federal. Não deu mais. Parou tudo, recolheu as máquinas, demitiu os trabalhadores e foi embora, deixando o povo de Princesa na saudade.
PRINCEZA IZABEL _ PARAIBA