CGU entra no caso Tuma: para resolver ou para abafar?

Do Estadão:

A Controladoria-Geral da União decidiu apurar as denúncias que mostram ligações entre o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, e a máfia chinesa. Segundo a CGU, na última sexta-feira foram solicitadas informações ao ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, sobre as providências já adotadas em relação ao caso. O órgão pediu, por exemplo, os relatórios e as informações que o Ministério tenha sobre as acusações envolvendo Tuma Júnior. "Essa é a primeira providência cabível no caso, uma vez que, de acordo com as normas legais em vigor, cabe primeiramente ao ministério onde teriam ocorrido os fatos a instauração de qualquer medida apuratória de caráter administrativo disciplinar", informou a CGU.Não é nada disso. Como não está havendo apuração, a CGU está fazendo valer a lei, que prevê o seguinte:

À Controladoria-Geral da União, por seu titular, sempre que constatar omissão da autoridade competente, cumpre requisitar a instauração de sindicância, procedimentos e processos administrativos outros, e avocar aqueles já em curso em órgão ou entidade da Administração Pública Federal, para corrigir-lhes o andamento, inclusive promovendo a aplicação da penalidade administrativa cabível.

Resta saber se a CGU entra para resolver ou para abafar. Afinal de contas, Lula já disse ou deixou a entender que não deseja o afastamento de Tuma, sabe-se lá por quê.

9 comentários

Obviamente o barulho agora AINDA é grande, mas tende à amenização em poucas horas. A não ser que a imprensa fique cutucando, pois É SEMPRE ASSIM.
É só conferir, Coronel.

Reply

Exatamente. Muito estranha a questao do Secretario se posicionar tipo: "Daqui eu não saio, daqui ninguém me tira".
Só Deus saber as razões, e elles, claro.

Reply

óia o BOI babando....

humberto sisley

Reply

Vai que o "Hômi" tem medo de botijão de gás.
Strix.

Reply

Lembro que a cgu esta na mão do Pt, com o Jorge hage no comando.

Reply

O que é um Tuma para quem já tá todo Sarneyzado?

Reply

O Presidente da República tem o direito de afastar qualquer ministro ou secretário, mesmo que não haja uma condenação judicial. Evidências de conduta inadequada é o que não faltam. O que falta é o Lula assumir a responsabilidade.

Reply

TADINHO DO TUMINHA. O RAPAZ NÃO CHORA, MAS QUE SUA, SUA. ISSO DÁ PRÁ VER ATÉ PELA TELEVISÃO. CARA MOLHADA DE TANTO SUOR.

Reply

Essa barganha entre afastamento só pode ser para tirar algum proveito contra a administração.
Alguma brecha legal deve haver para que a preferência tenha sido tão insistente. Mas parece que estamos diante de novo tipo de recalcitrância
"nuncaanteznestepaiz"
Sinceramente, não tinha visto isso antes nem aqui nem na Cochinchina.
Mas esse Tuminha não é fraco não.
Desafiou e desafia tudo e todos e poderá , sim, se dar bem e vir a
ocupar cargo ainda mais relevante.

Reply