Um pequeno e didático vídeo sobre pesquisas eleitorais. Abaixo, links para todos os posts da denúncia Vox Populi.



A Vox Populi realizou duas pesquisas para presidência da República. Uma em janeiro, outra em março. As duas pesquisas deveriam ter sido probabilísticas pois, obviamente, em uma pesquisa eleitoral, 100 milhões de eleitores deveriam ter a mesmíssima chance de serem ouvidos. Para isso, são utilizadas técnicas estatísticas baseadas na teoria das probabilidades. Não foi o que ocorreu. Conforme documentos depositados no TSE, o instituto repetiu a amostra de janeiro em março, com ínfimas mudanças. Assim, na pesquisa divulgada no último sábado, somente os eleitores localizados em determinadas cidades, que passassem ou morassem em determinados locais, ruas ou becos, poderiam ser entrevistadas. As mesmas pessoas e os mesmos locais já pesquisados em janeiro! Portanto, a amostra de março deixou de ser probabilística e aleatória conforme exige a metodologia científica, para ser apenas uma repetição de uma amostra já utilizada em pesquisa anterior. O universo deixou de ser 100 milhões de eleitores para ser apenas aqueles pré-definidos para outra pesquisa. Veja os danos que poderiam advir de fato tão grave. Se, por exemplo, o PT soubesse que a amostra seria repetida, poderia postar militantes naqueles locais, para responder o questionário. O PT poderia enviar militantes para, alguns dias antes, fazerem propaganda da candidata Dilma Rousseff naqueles locais. O PT poderia,finalmente, fazer um evento e oferecer um determinado valor para respostas favoráveis à sua candidata. O PT ou qualquer outro partido. No vídeo acima, em rápidas pinceladas, um profissional de pesquisa explica como deve ser montado um levantamento sério que expresse o universo pesquisado. Em nosso caso, um universo de 100 milhões de eleitores. Não foi o que ocorreu na pesquisa de março da Vox Populi. A lei das probabilidades é muita clara desde o século XIV. Já a lei brasileira, ninguém sabe se ainda tem algum valor frente a tamanho descalabro.

(ORIGINALMENTE POSTADO 01:18. PARA ENTENDER, LEIA OS POSTS 1, 2, 3 e 4, PUBLICADOS ONTEM)

15 comentários

Coronel.
TODAS as pesquisas feitas pelo vox populi são fajutas, TODAS.
Quem paga leva. basta ver. quem é sempre benecifiado.
Tem gente criticando agora ,mas tb foi beneficiado.

Reply

"A Rede Bandeirantes de Televisão (também conhecida como Band) é uma rede emissora de televisão brasileira pertencente ao Grupo Bandeirantes de Comunicação.
Entrou no ar no dia 13 de maio de 1967.
Seu fundador foi João Saad, que contou com a ajuda do sogro, o político Adhemar de Barros, antigo proprietário da Rádio Bandeirantes.

Atualmente, a emissora é presidida por Johnny Saad, filho de João Saad, neto de Adhemar de Barros



Olha a ironia do destino


http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2008/04/416210.shtml

Dilma Vana Roussef, a atual ministra-chefe da Casa Civil da presidência da República, foi ex-militante da POLOP (Política Operária), da COLINA (Comando de Libertação Nacional) e, por fim, do grupo terrorista VAR-Palmares (Vanguarda Armada Revolucionária-Palmares), todos de cunho comunista. Foi participante ativa da chamada Ação Grande ou Roubo do cofre do Adhemar de Barros, contendo US$ 2,5 milhões, da qual participaram 13 terroristas.

Reply

Coronel,

Você é meu orgulho.

Espero que outros em ti se espelhem e modifiquem a discussão, levando-a ao campo da realidade e não das fantasias que os palhaços socialistas gostam de discutir.

Você não é guarda-costa do Ali Bebum, mas merece promoção a General de Divisão.

Reply

Sabe o que eu acho? O Serra está na frente, apesar de tudo. Logo mais sai uma pesquisa confiável, e o lado de lá vai dizer que é comprada, etc e tal. Daí sai outra pesquisa do vox populista e eles vão dizer que a diferença não é tão grande, e assim vai ser até a eleição.

Reply

OFF

De mulher prá mulher
(Não. Não é Mariza)

Mônica Bergamo: Nova primeira-dama de SP diz ter aversão ao governo Lula

-"Tenho aversão. Mas não quero falar sobre isso"

-"Falo o que penso", mas, na posição em que estou, preciso "ser cuidadosa".

-"A Ruth Cardoso, sim, foi um modelo. Discreta, atuante, eficiente".

Deu prá perceber o inegável imperativo que é aproximar-se muito mais do citado modelo.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u716034.shtml

Reply

Bpm dia Coronel e demais comentaristas.
Meus professores de estatística na escola de engenharia e na pós-graduação ficariam orgulhosos do senhor.

Reply

Já devidamente twittado:

VOX POPULI - Entenda onde e como o Instituto FRAUDOU a pesquisa. Não são ilações. São PROVAS documentais e CIENTÍFICAS. http://bit.ly/a5c5ls

;)

Reply

Corona,

aqui também cai bem uma referência tipo: LEIA OS POSTS ABAIXO (1, 2, 3) E ENTENDA O CASO

No twitter a leitura é mais dinâmica e a probabilidade de não se ir para outros posts é maior.

Reply

Coronel, passo varias vzs ao dia por aqui, mas nunca posto, só leio.
Será que o senhor ou alguem bem informado teria como averiguar qtas vezes o Lula, saiu para ficar em contato direto com o povo, sem ser claque comprada. Me lembro do Pan, e acho que ele nunca se expõe. Os marqueteiros dele não deixe ele se expor, nem dar entrevista aberta a qualquer tema. Curioso.

Reply

URGENTE.
COPIE OS ENDERÇOS ABAIXO E ASSISTA AOS TRES VÍDEOS SOBRE OS FEITOS MALÉFICOS DO LULA.

É RECENTE E IMPORTANTE.

O VÍDEO É UM ALIADO ÀS FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS A FAVOR DA DEMOCRACIA.

URGENTE.

COPIE E ASSISTA E NÃO SE ARREPENDERÁ.:



http://www.youtube.com/watch?v=hA6h1dFgbc8&feature=related


http://www.youtube.com/watch?v=lpjYttjds6g&feature=related


http://www.youtube.com/watch?v=JYNP8JrDepo&feature=related

Reply

Desabafo.Recebi os atrasados do plano collor e o beneficio deveria ter sido reajustado e não foi.No site da previdencia só diz EM PROCESSAMENTO AGUARDE CORRESPONDENCIA.Esse sim é um governo rápido.Desde 2003 estou aguardando.Nada a ver com o blog,mas preciso desabafar prá economizar o captopril.

Reply

Alô Anônimo das 09:31
Bem lembrado. Parece que o caso é de marketing, fabricação de mito. O alvo seria ocupar o imaginário com uma referência estelar. Para preservar a imagem criada, deve-se evitar o contato direto que possibilite a percepção real, o bafo de cachaça, a caratonha, a fala chula.

Reply

Quanto a essas amostragens das pesquisas, como foi explicado pelo Coronel, feitas por sorteio sucessivo de estados, municípios, bairros, setores, tudo isso obedecendo proporcionalidades de faixa de renda, faixa etária, etc, tenho uma pergunta, que me ocorreu ao ler em algum lugar que a classe A vota majoritariamente no PT:

Quando o pesquisador, obedecendo aos critérios probabilísticos que estipularam qual deve ser a representatividade da classe A no universo avaliado é enviado para uma determinada rua, daquelas arborizadas e ajardinadas, desertas, ele realmente atinge seu alvo estatístico, o cidadão da classe A, ou desincumbe-se da tarefa entrevistando algum vigia, jardineiro, empregado doméstico?

Reply

.

É a velha Bandfolia e a Bost Populi, tudo a ver, combinadinho...



Que homilía do padre hein, carcou certinho...


AP

Reply

Prezados Sharp Random e Coronel

Pois é, algumas vezes também já me lembrei da Ruth Cardoso.

Se elles querem comparação de biografias, caberia muito bem comparar o quê a Ruth fez e o que a Mariza fez durante os mandatos dos seus maridos.

Que baita DIFERENÇA !!!

Abraço !
HOH-POA

Reply