A última multa de Lula.

Ontem, o Ministro Carlos Ayres Britto, presidente do TSE, declarou, ao relatar e votar pela multa de R$ 5 mil em Lula, condenando o petista pelo crime de propaganda eleitoral antecipada:

- A qualidade da vida política no Brasil é ruim por essa promiscuidade entre projeto de governo e projeto de poder. Ninguém foi eleito para fazer seu sucessor, mas para implementar seu projeto de governo. Quando o chefe do Poder Executivo só pensa em fazer o sucessor, ele desvia o olhar do projeto de governo para o projeto de poder, como acontece em alguns países muito próximos ao nosso.

Ayres Britto lembrou que, à época das inaugurações do Rio, Dilma já era conhecida como "mãe do PAC" e se apresentava como pré-candidata. Para o ministro, numa inauguração, o presidente deveria ter falado da importância da obra para o local, e não estimulado o público, "um modo subliminar, disfarçado, camuflado, de estimular o público" a aplaudir a ministra.
No final do mês, Ayres Britto sai do cargo e entra no seu lugar Ricardo Lewandowski, que assumiu uma cadeira no TSE há menos de um ano. É um indicado de Lula ao STF. Tem laços de amizade com o presidente, inclusive a sua família já cedeu gratuitamente uma casa onde Lula residiu antes de ser eleito. Será de Lewandowski, portanto, o papel de coordenador geral das eleições de outubro. Ontem, o voto mais contundente contrário à tese do relator Ayres Britto foi de Ricardo Lewandowski, em defesa escandalosa de Lula. Para ele, a propaganda antecipada só existe quando há menção ao nome do candidato e pedido expresso de voto:

- Se não fixarmos parâmetros muito claros, daqui para a frente vamos ter que considerar subliminariedades, se é que o termo existe, de cada pronunciamento dos candidatos.

Desta forma, podemos ter assistido, ontem, a última multa de Lula, se depender da interpretação imbecil, medíocre e obtusa da lei, por parte do futuro Presidente do TSE. Se a lei fosse tão literal, não precisaríamos de juízes. Bastaria colocar ali um estagiário que sairia mais barato para os cofres públicos.

Seria muito mais fácil proibir qualquer candidato a cargo eletivo de estar ao lado do presidente da república ou de governador em exercício, em evento oficial, que conste de agenda pública, que estiver relacionado com obras inauguradas, em inauguração ou em andamento. Mas isto é exigir muito do TSE-TSE, o tribunal que foi mordido pela mosquinha do sono.

7 comentários

.

5.000 por quinzena pros petralhas é fichinha. Isso eles roubam serelépes do erário...


Quantas multas desta dá pra tirar do dinheiro desviado do Bancoop, sem fazer cócegas ?????


Algumas tse-tse estão batendo batendo asas serelépes também...


Muitas asas...


Verdinhas, creio eu...


AP

Reply

Assisti ontem , pelo canal do Tribunal os argumentos de cada Min.do TSE....o Min. MARCELO Ribeiro que votou CONTRA A MULTA TAMBÉM, usou um art. da Constintuição para justificar seu voto e o MiN. Ayres Brito que , voto de Minerva, usou o mesmo Art, porém , lendo o CAP. até o FINAL, ou seja, o Min. justificou o seu voto, usando PARTE do ARTIGO, aquele que LHE INTERESSAVA, o que o Min. Ayres Brito DEIXOU CLARO.
Que vergonha !Por aí se vê o que podemos esperar. Um Tribunal PATÉTICO.Dora

Reply

Isso é preticamente um habeas Data e Corpus preventivo...
Agora é que o Cumapanhêru vai botar prá quebrar

Reply

Aleluia que ratificaram as multas, já tava dando na cara né?
e quanto a imprensa que só falta falar p votarem nela?
hj mais uma vez vi o jornalista C.P.fazer insinuações sobre o guindaste no metrô, mas não o vi Culpando, Responsabilizando nem Cobrando ninguém pelo Caos no RJ, COM QUASE 100 (Cem) Mortes, aquele povo não merece, já sofre muito coma violência, e aí?jornalistas podem fazer dessa forma?tem credibilidade?

Reply

Sempre ouvi a máxima que: Para os Amigos a Lei, para os Inimigos o Rigor da Lei, a partir dessa substituição veremos se é verdadeira, tomara que não!

Reply

É se o STF está assim, é Bom o Criador acabar com tudo logo, pois não aguento mais ver patifarias iguais e não podermos fazer nada, Senhor atenda meu Pedido, EU VOS IMPLORO...

Reply

"A qualidade da vida política no Brasil é ruim por essa promiscuidade entre projeto de governo e projeto de poder. Ninguém foi eleito para fazer seu sucessor..."

Essa foi de arrepiar!!!

Seja lá qual for o resultado das eleições (torcendo incondicionalmente pelo Serra), do nosso próximo presidente, o governo lula-lá já está preparando o terreno para tornar a vida do seu sucessor num inferno (Serra) ou num mar de rosas (Rousseff). Serra vencendo, o Brasil voltará a descobrir o que é ter oposição (diga-se de passagem: P(T)odre).

A oposição que existia durante o governo passou mais tempo lambendo (livrando a cara de todos os seus colegas corruptos) do que batendo, o que lhe rendeu uma "bela bolada nas costas" quando, por exemplo, o mensalão do DEM(oniocratas) explodiu.

A lamentação ainda vai continuar com ou sem multas para o lula-lei, pois a máquina continuará a ser usada de qualquer maneira, nas estranhas obscuras da política brasileira.

https://secure.avaaz.org/po/brasil_ficha_limpa/

Vacina neLLes!!!

Reply