Parecer enviado ontem pela Procuradoria-Geral Eleitoral ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) afirma que a greve organizada pela Apeoesp (sindicato dos professores da rede estadual de São Paulo), em março, teve caráter de "propaganda eleitoral antecipada negativa" contra o pré-candidato tucano à Presidência, José Serra. A representação é de autoria do PSDB e do DEM.No documento, a Procuradoria argumenta que os discursos e as faixas utilizados no protesto não fizeram referência à gestão da administração estadual, e sim "à suposta inaptidão de Serra em ocupar o cargo de presidente". O relator do caso no tribunal é Aldir Passarinho, um dos ministros que recentemente votaram a favor de multar o presidente Lula por campanha antecipada em evento do PAC."Constata-se evidente propaganda eleitoral antecipada negativa, a qual voltou seu foco à depreciação da imagem do candidato ao cargo majoritário do governo federal pelo PSDB", diz o parecer, que leva a assinatura do procurador-geral da República, Roberto Gurgel.A Procuradoria rebate a defesa do sindicato e de sua dirigente, Maria Izabel Noronha, segundo quem o tucano ainda não era candidato à época da greve. A pré-candidatura de Serra foi lançada oficialmente no último dia 10, em Brasília. "Já era veiculado em toda a mídia nacional que José Serra era candidato à Presidência."O órgão também recusa o argumento da defesa de que o ato foi direcionado a um público específico. "A categoria alvo [professores] é extremamente grande e influente entre outros eleitores, além de estar situada no maior colégio eleitoral do país. E a manifestação ocorreu em lugar de grande circulação de pessoas e onde qualquer eleitor poderia parar para ouvir discursos."O protesto, supostamente por aumento salarial, promovido no dia 26 de março em frente ao Palácio dos Bandeirantes, reuniu 5.000 pessoas segundo a Polícia Militar, e 20 mil na versão do sindicato. Terminou em confronto entre policiais e professores. Houve ao menos 20 feridos, 10 deles policiais.O relatório do procurador cita o discurso de Maria Izabel durante o ato: "Esse senhor que quer ser presidente da República não será!". "Estamos aqui para quebrar a espinha dorsal desse partido e desse governador." Chamada de Bebel, ela é filiada ao PT na chamada Articulação Sindical, ligada à CUT. Gurgel defende que houve afronta à lei 9.504/1997, que regulamenta as eleições. "O movimento grevista, que deveria se destinar ao debate das condições de trabalho, terminou sendo utilizado para fazer críticas e veicular propaganda negativa do PSDB e seu pré-candidato, certamente com o objetivo de levar ao conhecimento de todos que este não é o mais apto ao exercício da função pública e de levar ao eleitor a nele não votar nas eleições que se avizinham."Ele termina recomendando ao tribunal a aplicação de multa "no valor máximo" pela "gravidade da conduta" da Apeoesp e de sua presidente.
Professores petistas cometeram crime eleitoral contra Serra, afirma TSE.
sexta-feira, 23 de abril de 2010 às 07:24:00
Da Folha de São Paulo:
11 comentários
Ao menos uma multinha para deixar a peludona de pêlos em pé.
ReplyMulta no valor máximo!!!!
ReplyTinham era que decretar a intervenção naquele micro-partido, fiscalizar o patrimônio daquela petista que com certeza é corrupta e deve ewstar ficando rica.
Ainda existem juizes em Berlim!!!
Replycanalhas, pensam q sao impunes seus atos e q ninguem repara na arbitrariedade.
APA
Bravo ,bravíssimo!
Reply-ESSA CURRIOLA SEGUE CEGAMENTE, O SEU TIMONEIRO MAIOR,NÃO MENOS INCONSEQUENTE,E AUTORITÁRIO, QUE DELIBERADAMENTE IGNORA LEIS E NORMAS QUE REGEM UMA SOCIEDADE !!!!!!.....
ReplyUma boa notícia, pelo menos o julgamento foi rápido, imagina se demora tanto quanto o mensalão.
ReplyMaravilha, o Judiciario está ficando indenpendente!!!!
Viva, viva, viva á DEMOCRACIA!!
uma representante dos professores incitando a QUEBRAR ESPINHA DORSAL, puta exemplo!!!
ReplyMulta ainda é pouco. Quem responde pela agressão à policial? Quem responde pelos prejuízos à população obrigada a circular pela região. E a queima de livros didáticos?
ReplyComo já perguntei,
ReplyPra que serve sindicatos?
A quem serve???
Quem os Patrocina????
Com dinheiro de quem????
essa multinha sai na Urina...
Pasme.
ReplyA idéia central era a de
depauperar o governo paulista e
assim preparar o terreno para Mercadante(de novo!).
Na tentativa de fazer muito?,
perderam-se.
Mas continuarão em seus intentos
malignos.Pelo menos falam em
fazer diversas reuniões para tratar do assunto e "dar uma força"
para Mercadante.
Que a oposição saiba defender-se
é o que espero.
Nome Próprio
.
ReplySó esse crime, e os outros tantos, agressões, tumultos, paralisazões sem justificativa, atentados, etc...
Não são crimes também...
AP