Coisas escritas pelo jornalista e colunista Fernando Rodrigues, na Folha de São Paulo, analisando o twitter de Dilma Rousseff(PT), com 28.000 seguidores, em comparação com os mais de 200.000 seguidores de Serra. Além de não entender nada de pesquisa eleitoral, ele também não entende"chongas" de redes sociais.
"A disputa entre tucanos e petistas no microblog Twitter apresenta números favoráveis para os dois lados. O pré-candidato a presidente José Serra (PSDB) é o campeão em número de seguidores, com mais de 200 mil. Dilma Rousseff (PT) passou dos 28 mil seguidores ontem, mas consegue mais mensagens positivas do que seu adversário".
"A Bites (www.bites.com.br) fez um levantamento sobre como se manifestam os internautas a respeito de Serra e Dilma em dois dias específicos.Um das datas foi o último dia 10, quando o tucano se lançou pré-candidato a presidente, numa grande festa do PSDB. Supostamente, seria um dia positivo para Serra. A segunda data foi a última segunda-feira, o primeiro dia completo da petista com perfil oficial no Twitter -Dilma havia começado na noite anterior, domingo.Nesses dois dias, a Bites coletou 100% dos "tweets" (postagens) com menções a Serra e a Dilma. Foram 8.458 posts coletados e analisados, um a um, por uma equipe de profissionais treinados para esse fim. Dilma liderou com 4.707 citações. Serra obteve 3.751."
O jornalista ignorante no assunto desconsidera que a entrada da petista no twitter foi antecedida de forte campanha, informando o fato. Por seu lado, quem tuíta com Serra sabe que ele entra na rede na madrugada e que, em estando no evento de lançamento da sua candidatura, não estaria, por óbvio, na rede. Desta forma, as duas datas foram escolhidas de forma equivocada.
"Para o perfil de Dilma (@dilmabr) no Twitter, foram identificadas 599 menções positivas, 3.482 neutras e 626 negativas. O IF ficou em 0,86 no dia 12, que foi o analisado.Já Serra (@joseserra-) alcançou 504 menções positivas, 2.507 neutras e 740 negativas. O seu IF foi de 0,80 no dia 10. O resultado da análise dos "tweets" sobre Serra e Dilma ajuda a entender como funciona o universo da internet na política. Muitas vezes, o número de seguidores ou de menções não é tão relevante como a qualidade do que é dito".
É o mesmo caso. Os militantes dos dois partidos fizeram plantão nas datas escolhidas para tuitar contra os candidatos.
Agora vejam que pérola:
"No caso de Serra, tucanos e aliados foram os principais difusores de posts no dia 10. "Em razão dessa estratégia, o índice de RTs (tweets replicados) foi bastante alto, a maioria extraída do discurso de Serra", diz a Bites. Mas foi também um sinal de que a rede serrista tende a ser circunscrita ao universo do partido."
O jornalista queria o quê? Que o Serra tuitasse com petistas?
14 comentários
Esse é mais um daqueles jornalistas vendidos para o petismo. Eu, sequer, perco meu tempo, visitando o editorial dessa gente. Se dependessem de mim, já estariam no olho da rua.
ReplyCoronel, com Relação a peróla:
Reply"Que a rede serrista tende a ser circunscrita ao universo do Partido"
Até parece com aqueles 50 tipos de corno que tem na net.
Vou modificar uns por aqui.
O ateu: são aqueles que não querem ver a realidade das pesquisas.
O Masoquista : São aqueles que ficam sofrendo antecipadamente com medo de perder a boquinha.
Inflação: aqueles que ficam inflamados com os números das pesquisas.
Terremoto, aqueles que ficam com temor do adversário forte, com medo do combate, porque já sabe que vai perder.
Brahma é aquele que diz que sua candidata vai ganhar no primeiro turno.
Bem vou deixar os outros tipos para a criatividade dos demais.
Ah, só para informação aí do Jornalista, eu não pertenço á nenhuma rede de Partido, eu Sou livre leve e solta, sou somente pela Liberdade da DEMOCRACIA.
E vamos com SERRA, porque ele é do Bem e ele Pode Mais, simplesmente por este motivo.
A agonia deles é que, após sucessivas pesquisas, nem Serra aparece em segundo lugar, nem o que eles dizem encontra amparo nos fatos. É a demonstração cabal de suas irrelevâncias.
ReplyO nome disso tudo seria malabarismo mental? Por que não disse logo que queria a Dilma vencendo o Serra no Twitter? Não deu? Então, cria algo rápido para tentar. Que coisa!!!
Reply"...a rede serrista tende a ser circunscrita ao universo do partido." E rede de Dilma? Esqueceu de dizer?
ReplyCom dois anos de campanha penso que Dilma bateu no teto.Nos debates a tendência é ela desabar,pois seu discurso é pífio.Serra se mantém na faixa dos 40%.Creio que essa faixa do eleitorado está consolidade.Pessoas bem informadas e de mente arejada estão com ele e não irão mudar.
Replyvou votar no SERRA e estava seguindo o twitter da anta(dilma)só para ficar inteirado do humor deles...estou caindo fora ...então agora são 27999 seguidores!
Replychapa branca...nem perco meu tempo.Dora
ReplyA lógica dessa turma é de fazer inveja! Não existe fato, somente interpretações pró-dilma [será que ele não ficou sabendo do nosso DilmaDay?]
ReplyO que o jornalista quis dizer com todo esse malabarismo ?
ReplyOu ele já aderiu também ao Dilmes , que fala, fala e não consegue dizer nada compreensível ?
EU VISITO O BLOG DA DILMA, POR ESTRATÉGIA, A MELHOR FOEMA DE SE CONHECER UM INIMIGO, É ENTRANDO NA CASA DELE,...MAS TUDO POR LÁ É TÃO XINFRINHO!!!!! DE DAR DÓ,....ATÉ OS COMENTÁRIOS,...SÃO DE BAIXISSIMO NÍVEL,....PENSANDO BEM, ...É MELHOR ASSIM!!!!!...
Replykuakuakuakuakuakua
ReplyAcho que vou rir muito nessa campanha!!
Esse retardado queria o que?!Que imbecil, se eu que não sou candidata a nada não sigo PeTralhas, o Serra vai seguir?!
ReplyEsse Fernando Rodrigues podia fazer como a Crisetiana Lobo e sair do armário PTralha de vez. A "análise" dele é furada do início ao fim. E o principal, ele esqueceu: OS PTRALHAS TÊM INÚMEROS PERFIS FAKES CRIADOS, ESTIMULADOS PELOS PRÓPRIOS RESPONSÁVEIS PELA CAMPANHA DA #DILMENTIRA.
ReplyPOR ISSO, DOIS DETALHES:
FAKE NÃO VOTA, O VOTO É UM SÓ.
OS SEGUIDORES DE SERRA SÃO PESSOAS REAIS.
QUER QUE EU DESENHE, FERNANDINHO?