O Instituto Sensus afirmou que irá divulgar às 16h desta sexta-feira os dados da pesquisa de intenção de voto que apontou empate técnico entre os pré-candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT).Ontem à noite, o ministro Joelson Dias, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), autorizou o PSDB a fazer uma fiscalização na pesquisa e mandou notificar o instituto para que apresente sua defesa. O partido também ajuizou um pedido de multa ao instituto. Leia aqui.
.................................................................................Alô, PSDB. Das 2.000 entrevistas, selecione aleatoriamente 300 e faça uma verificação. Não é o que a Sensus diz que faria ao TSE? Está lá escrito: "Após conclusão do trabalho de campo é realizada uma checagem de cerca de 15% dos questionários aplicados, através de verificação in loco". Outra idéia: faça uma checagem de toda a amostra do Sul, onde o resultado foi fora de qualquer possibilidade.
11 comentários
Off Topic, porém gravíssimo.
ReplyO ministro do Esporte, Orlando Silva, anunciou nesta quinta-feira o acordo fechado entre o governo brasileiro e a Fifa para isentar a entidade máxima do futebol e seus parceiros, de impostos no País referentes a todos os serviços e produtos relacionados à Copa do Mundo de 2014.
A reunião selou a proposta inicialmente divulgada em janeiro pelo governo. A emissora de televisão que vai transmitir as imagens oficialmente também receberá isenção, segundo Orlando Silva. Um projeto de lei deve ser enviado ainda neste mês para o Congresso.
A isenção tributária, explicou o ministro, valeria de janeiro de 2011 até 31 de dezembro de 2015. "A decisão de isentar a Fifa é a partir da avaliação de que o Brasil vai ganhar muito mais com o aquecimento da economia. A isenção de impostos terá impacto menor do que aquilo que será gerado pela economia e o que será arrecado de tributos", afirmou.
5 Anos de isenção geral? É muita grana a ser "gerada na economia". Lembrar que muitos "parceiros" da FIFA são empresas brasileiras, incluindo ai a Rede Globo e a Brahma. Não é muita vontade de fazer uma copa não?
A imprensa "destepaiz" deveria se envergonhar. Onde foi, senão aqui, que o fato de Dilma aparecer à frente de Serra na região Sul foi questionado? É só comparar com dados de outros institutos para mostrar que tal discrepância é inverossímel, como nada verossímel é a possibilidade de tratar-se de um erro acidental. Será possível que a redações só contratam idiotas para produzir jornalismo, ou a estrela por baixo da camisa desses profissionais da informação está falando mais alto? Vamos ver agora se a proposta indecente de se acompanhar a evolução dos números pela média das pesquisas entre diversos institutos vai prosperar. Não dá mais. Não devemos contestar resultado de pesquisa - mas os métodos e os procedimentos adotados, quando há incorreções e indícios de fraude. Se amanhã, por infelicidade, o DataFolha mostrar Dilma encostada em Serra, tudo o que teremos a fazer será examinar os dados com a disposição de trabalhar ainda mais para elegê-lo. O que não podemos aceitar é que se fraude pesquisas para transformá-las em instrumentos de campanha.
ReplyOs municíios da pesquisa Sensus 1570/2010 e da 7594/2010 são os mesmos, apesar de ter havido "sorteio aleatório"; no Rio Grande do Sul, entre a primeira e asegunda, mudou o número de entrevistados,senão vejamos:
ReplyBagé, do PT, de 8 para 32;
Cacique Doble, do PMDB, de 11 para 15;
Carazinho, do PP, de 10 para 14;
Caxias do Sul, do PMDB, de 11 para 10;
Dois Irmãos, do PT, de 12 para 14;
Novo Hamburgo, do PT, de 12 para 15;
Pelotas, do PP, de 10 para 11;
Porto Alegre, do PMDB, de 15 para 11, pasmem;
Sapiranga, do PT, de 12 para 14;
Sinumbu, do PP, de 14 para 16.
Notem que no municípios do PT o número de entrevistados aumentou em 31; nos do PMDB diminuiu em 1 e nos do PP aumentou em 7.
Por que será ?
Preste a atenção nas letras dos questionários. Se tiverem letras identica com a mesam tinta de caneta, desconfie e faça uma checagem. Primeiro ato seria contar todos os 2000 formulários e fazer o balanço por cidade, e aí pdoe ser que tenham a mesma letra.
Reply24 horas? É muito tempo "nénão", Coronel?
ReplyEles foram criminosos o bastante para forjar uma pesquisa, portanto 24 horas é tempo suficiente para tentarem "legitimar" a malandragem. Não nos esqueçamos que eles têem a ajuda da militância que mama nas tetas do governo, e não quer largar a boquinha de jeito nenhum.
Eu já acho que a casinha vai cair!!!
Reply.
ReplyNão vão achar nada, já devem ter apagado tudo...
Foi um bug, vão afirmar...
Ap
Corona, estes institutos trabalham desta forma há anos.
ReplyE o resultado das urnas quase sempre é muito próximo ao publicado antes nas pesquisas.
Agora pensemos:
1 - Será que pesquisa influencia tanto assim no voto?
2 - Ou, fraude em pesquisa e por quê não, fraude na apuração das urnas?
P.S.: Sou engenheiro eletrônico. E sei perfeitamente que seria possível invadir qualquer servidor de apuração ou até a própria urna eletrônica.
Alguém alguma vez já conheceu alguém, que ficou sabendo ou viu alguém, que tinha um vizinho, que presenciou alguém, que viu uma pessoa contar ao amigo da nora da sogra que, segundo a prima da namorada do pai da cunhada, a Dna Fulana fora entrevistada para alguma pesquisa eleitoral? Pois é... essa é a pesquisa eleitoral de Alice no país das maravilhas da esquerda petista...
ReplyURNAS
Replyquero ver só
vc confia?
EU NÃO!
Coronel, vamos esperar e ver o que vai sair dessa caixa preta aí. Vindo dos petralhas, coisa boa não é!
Reply