Mudança de opinião.

Abaixo, trecho do Editorial da Folha de São Paulo sobre o fiasco brasileiro em Honduras, que vinha sendo previsto pela blogosfera "de direita", desde o primeiro dia. A mudança de opinião da Folha, ao final do episódio, criticando finalmente o governo Lula e sua diplomacia medíocre, mostra o quanto a imprensa brasileira continua oportunista. Deveria, o jornal, aproveitar o editorial e também pedir desculpas aos seus leitores pela forma com que tratou o assunto.

O papel real de mediador terminou exercido pelos Estados Unidos, que costuraram o acordo para a realização das eleições. Ao manter posição de princípio contrária à sua realização e recusar-se, ainda hoje, a reconhecer o governo eleito, o Itamaraty consegue apenas reforçar a ideia de que almeja credenciar-se a qualquer hora e a qualquer preço como liderança alternativa à dos EUA na América Latina.A arte da diplomacia consiste em lograr um equilíbrio, do qual o Brasil anda longe, entre princípios e pragmatismo. Na prática, o país segue emitindo sinais de incoerência para a comunidade internacional: excede-se na defesa do que decide ser melhor para a democracia em Honduras, mas propugna a volta de Cuba -uma óbvia ditadura- à OEA, omite-se diante do autoritarismo de Chávez e flerta com o Irã, que executa oposicionistas.

9 comentários

"Vizinhos de embaixada em Honduras querem indenização do Brasil"

o sujeito deu no pe, nao pagou as contas e agora o contribuinte brasileiro terá de arcar com indenizacoes pelo fiasco causado pelos bobalhoes...

deveriam descontar do salário do Ratito...

Reply

"Ainda de acordo com Rittenhouse, a embaixada brasileira não é mais bem-vinda na vizinhança.

“Agora, nós não queremos mais a embaixada do Brasil aqui perto, porque não queremos que tenha outro asilado lá, nos afetou muito”, diz."


Corona, tem mais material no site da BBC Brasil...

esses idiotas fizeram nosso país começar a ser odiado no exterior...

por conta do apoio dado aquele alucinado do Ira, em breve os brasileiros poderao entrar tambem na lista negra de passageiros de voos internacionais...não duvido!

logo o brasileiro, que era sempre muito bem recebido em praticamente qualquer lugar do mundo...

bastardos cretinos!

Reply

Corone',

Acho que esse fiasco e' ainda maior do que o inutil Haddad receber premio de educador do ano, especialmente no ano de 2009.

Inte'.

Reply

E o trecho ainda não está correto. As eleições não foram realizadas em torno de um acordo promovido pelos EUA, elas já estavam marcadas antes de Zelaya perder o cargo.

Talvez a mediação dos EUA tenha garantido que as eleições ocorressem conforme o calendário. E o reconhecimento deles do resultado frustrou o plano dos canalhas de isolar Honduras e provocar lá uma guerra civil.

Reply

Não leio mais Folha nem Estadão. No que depender de mim, vão à falência. O compromisso da Folha com o leitor, e o posicionamento equilibrado do Estadão são coisaas do passado. A cobertura de ambos do caso Honduras deixou transparente o alinhamento ideológico de ambos com a esquerda.

Um caso vergonhoso aconteceu quando em determinado dia, esses jornais passaram a adotar o termo "governo interino", ao invés de "governo de facto" ou golpistas. O presidente Lula, protestou e no dia seguinte ambos voltara a empregar o termo golpistas ou "governo de facto".

Nesse dia tomei a decisão: não leio mais essas porcarias.

Reply

"Peraí": que discurso é este? Os caras endoidaram de vez. Não seria o contrário? Não, Coronel, não são oportunistas. São covardes. "Genoinaram". Coisas típicas de covardes. vendo-se perdidos, ao invés de inocularem veneno no cérebro como fazem os escorpiões, eles tornam-se messalinas e "meninos do MEP" apenas para agradar ao poderoso da vez. É no que dá adualar ditadores.

Comprem muita vaselina, vão precisar.

Reply

tô na área..
Brasileiro hoje AINDA É RECEBIDO COM FESTAS ..

"quando entra na sala vip para sair de um país"


fuiiii,aliás nem vou..

Reply

Eu expulsaria a Embaixada Brasileira e ainda transformaria Tegucigalpa em um posto avançado americano. E que se dane a ´´política da boa vizinhança``. O Brasil não se deu ao mínimo respeito para que se observe isso.

Iam ver Honduras andar de vento em popa com os americanos ao invés de brasileiros medíocres como ´´amigos``.

E esse negócio de orgulho nacional,... não fode!

Patriotismo é indulgente quando existe respeito para com a população. Mas como no Brasil, quando a população vive envergonhada, patriotismo é coisa de otário!

Então Honduras, junte-se aos ´´bons`` e serás um deles.

(É um sacrifício ter de reconhecer perante outros povos a pocilga em que os políticos brasileiros transformaram o meu país!)
J

Reply

"e flerta com o Irã, que executa oposicionistas."

Quer dizer que terroristas que explodiram uma mesquista, matando 13 civis são agora "oposicionistas"?

Quanta hipocrisia, não é mesmo corona??

Coturno Noturno, a "Direita" que não critica o sionismo... ;)

Reply