Da Folha de São Paulo, na íntegra:
O caça francês Rafale, da empresa Dassault, ficou em terceiro e último lugar no relatório técnico que o Comando da Aeronáutica entregou ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, sobre o projeto FX-2, de renovação da frota da FAB. O Gripen NG, da sueca Saab, ficou em primeiro lugar na avaliação, e o F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, em segundo. O resultado tende a gerar constrangimentos no governo e mais atrasos para a decisão final sobre o projeto de compra de 36 caças, ao contrapor a avaliação técnica da Aeronáutica pró-suecos à preferência política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da área diplomática pela oferta que foi apresentada pelos franceses. A decisão pró-Rafale chegou a ser anunciada em nota conjunta assinada pelos presidentes Lula e Nicolas Sarkozy, em setembro passado, mas o governo brasileiro recuou depois da repercussão negativa na FAB e entre os concorrentes, já que a avaliação técnica nem sequer havia sido concluída. Agora, o governo está num impasse: ou passa por cima do relatório da FAB e fica com os Rafale, ou desagrada o governo francês e opta pelo Gripen NG. Formalmente, o presidente Lula está liberado para escolher qualquer um dos três. Conforme a Folha apurou, o "sumário executivo" do relatório da FAB, com as conclusões finais das mais de 30 mil páginas de dados, apontou o fator financeiro como decisivo para a classificação do caça sueco: o Gripen NG, até por ser monomotor e ainda em fase de projeto (se baseia no Gripen atual, uma versão inferior em performance), é o mais barato dos três concorrentes finais. A diferença de valores é tanto no quesito preço do produto como no custo de manutenção. A Saab diz que ofereceu o Gripen pela metade do preço do Rafale, ou seja, algo na casa dos US$ 70 milhões. Afirma que a hora-voo de seu avião é quatro vezes menor do que a do francês, o que a Dassault rejeita: como o Rafale tem duas turbinas, é mais caro de operar, mas teria melhor performance. Quem vai arcar com todos esses custos, durante os cerca de 30 anos de vida útil do jato, é a FAB, que considera a questão prioritária. Pesou também o compromisso de transferência de tecnologia. O Gripen NG é um projeto em desenvolvimento que oferece em tese mais acesso a tecnologias para empresas futuramente parceiras, como a Embraer. Há a promessa genérica de produção final no Brasil, mas de resto o Rafale também diz isso. O problema é que o francês é um produto pronto, supostamente com menor taxa de transferência de conhecimento de produção. O relatório da FAB não considerou como negativo o fato de o jato sueco ser monomotor, já que em aviões modernos isso é visto com um problema menor na incidência de acidentes. Já o Rafale apresentou três obstáculos, na análise da FAB:
1) Continuou com valores considerados proibitivos, ao contrário do que o presidente da França, Nicolas Sarkozy, havia prometido a Lula.
2) O prometido repasse de tecnologia foi considerado muito aquém da ambição brasileira. Trata-se de um "produto pronto", que teria, ou terá, dificuldades para ser vendido a outros países a partir do Brasil.
3) A Embraer, consultada pela Aeronáutica, declarou que, se fosse o Rafale, não teria interesse em participar do projeto, pois lucraria muito pouco em tecnologia e em negócios.
O relatório foi feito pela Copac (Comissão Coordenadora do Programa Aeronaves de Combate) e ratificado pelo Alto Comando da Aeronáutica no dia 18 de dezembro. Jobim voltou ontem à noite a Brasília pronto para se reunir com o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito. Oficialmente, para ganhar tempo, a versão do governo é que a FAB ainda não lhe entregou o documento. O ministro já sabe do resultado desde uma viagem que fez com Saito à China e à Ucrânia, no final do ano. Os dois aproveitaram uma escala justamente em Paris para discutir a questão com o presidente da Copac, brigadeiro Dirceu Tondolo Noro, que, conforme a Folha apurou, foi chamado de última hora a viajar à capital francesa para encontrá-los. É uma das grandes compras em curso no mundo, e pode bater os R$ 10 bilhões. Em entrevista à Folha em dezembro, Jobim admitiu que tinha interferido para mudar as regras do relatório da Copac, mas sem assumir que a intenção era evitar que a FAB indicasse um favorito que não batesse com o do Planalto.
O caça francês Rafale, da empresa Dassault, ficou em terceiro e último lugar no relatório técnico que o Comando da Aeronáutica entregou ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, sobre o projeto FX-2, de renovação da frota da FAB. O Gripen NG, da sueca Saab, ficou em primeiro lugar na avaliação, e o F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, em segundo. O resultado tende a gerar constrangimentos no governo e mais atrasos para a decisão final sobre o projeto de compra de 36 caças, ao contrapor a avaliação técnica da Aeronáutica pró-suecos à preferência política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da área diplomática pela oferta que foi apresentada pelos franceses. A decisão pró-Rafale chegou a ser anunciada em nota conjunta assinada pelos presidentes Lula e Nicolas Sarkozy, em setembro passado, mas o governo brasileiro recuou depois da repercussão negativa na FAB e entre os concorrentes, já que a avaliação técnica nem sequer havia sido concluída. Agora, o governo está num impasse: ou passa por cima do relatório da FAB e fica com os Rafale, ou desagrada o governo francês e opta pelo Gripen NG. Formalmente, o presidente Lula está liberado para escolher qualquer um dos três. Conforme a Folha apurou, o "sumário executivo" do relatório da FAB, com as conclusões finais das mais de 30 mil páginas de dados, apontou o fator financeiro como decisivo para a classificação do caça sueco: o Gripen NG, até por ser monomotor e ainda em fase de projeto (se baseia no Gripen atual, uma versão inferior em performance), é o mais barato dos três concorrentes finais. A diferença de valores é tanto no quesito preço do produto como no custo de manutenção. A Saab diz que ofereceu o Gripen pela metade do preço do Rafale, ou seja, algo na casa dos US$ 70 milhões. Afirma que a hora-voo de seu avião é quatro vezes menor do que a do francês, o que a Dassault rejeita: como o Rafale tem duas turbinas, é mais caro de operar, mas teria melhor performance. Quem vai arcar com todos esses custos, durante os cerca de 30 anos de vida útil do jato, é a FAB, que considera a questão prioritária. Pesou também o compromisso de transferência de tecnologia. O Gripen NG é um projeto em desenvolvimento que oferece em tese mais acesso a tecnologias para empresas futuramente parceiras, como a Embraer. Há a promessa genérica de produção final no Brasil, mas de resto o Rafale também diz isso. O problema é que o francês é um produto pronto, supostamente com menor taxa de transferência de conhecimento de produção. O relatório da FAB não considerou como negativo o fato de o jato sueco ser monomotor, já que em aviões modernos isso é visto com um problema menor na incidência de acidentes. Já o Rafale apresentou três obstáculos, na análise da FAB:
1) Continuou com valores considerados proibitivos, ao contrário do que o presidente da França, Nicolas Sarkozy, havia prometido a Lula.
2) O prometido repasse de tecnologia foi considerado muito aquém da ambição brasileira. Trata-se de um "produto pronto", que teria, ou terá, dificuldades para ser vendido a outros países a partir do Brasil.
3) A Embraer, consultada pela Aeronáutica, declarou que, se fosse o Rafale, não teria interesse em participar do projeto, pois lucraria muito pouco em tecnologia e em negócios.
O relatório foi feito pela Copac (Comissão Coordenadora do Programa Aeronaves de Combate) e ratificado pelo Alto Comando da Aeronáutica no dia 18 de dezembro. Jobim voltou ontem à noite a Brasília pronto para se reunir com o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito. Oficialmente, para ganhar tempo, a versão do governo é que a FAB ainda não lhe entregou o documento. O ministro já sabe do resultado desde uma viagem que fez com Saito à China e à Ucrânia, no final do ano. Os dois aproveitaram uma escala justamente em Paris para discutir a questão com o presidente da Copac, brigadeiro Dirceu Tondolo Noro, que, conforme a Folha apurou, foi chamado de última hora a viajar à capital francesa para encontrá-los. É uma das grandes compras em curso no mundo, e pode bater os R$ 10 bilhões. Em entrevista à Folha em dezembro, Jobim admitiu que tinha interferido para mudar as regras do relatório da Copac, mas sem assumir que a intenção era evitar que a FAB indicasse um favorito que não batesse com o do Planalto.
25 comentários
Enquanto isso, Coronel, o desgoverno do Bolivariano da Silva amarga mais um derrota no plano econômico, resultado da opção pela ideologia como fundamento de um projeto de poder como um fim em si mesmo.
ReplyEstamos realmente voltando aos tempos coloniais com a exportação só de matérias primas e com grande perda de competitividade. Afinal, quem quer produzir para manter um monte de coça-sacos Brasil afora, gente que aprendeu que se pode ganhar até mil reais por mês sem fazer nada só vendendo seu voto. (http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100105/not_imp490607,0.php)
O pior disso tudo é que daqui há pouco e por mais de duas semanas vamos ter que assistir uma onda de notícias falsamente otismista para contrapor mais essa péssima notícia do desempenho do nosso mercado externo.
É bom lembrar que perder o mercado externo significa um grande esforço para o recuperar, com anos de trabalho e dedicação. Mas para o Bolivariano (cubano) da Silva isso não tem importância se ele tiver dentro do palácio e usufruindo das suas benesses.
O Brasil realmente está precisando de um novo Castelo Branco para colocar esses bandidos no lugar deles, ou seja, na cadeia como muito bem indicou o Olavo de Carvalho.
São sinais de que a crise com os militares, inaugurada pela Dilma está só começando.
ReplyÉ prova de que o que pretende é mesmo destruir nossas forças armadas, que não abdicou de suas táticas e propósitos terroristas.
Essa aí não se reintegrou à nossa sociedade, como se esperaria com o perdão que lhe foi concedido pela Anistia.
Se é assim, o melhor é que se recolha logo ao presídio.
Depois, acham ruim e querem censurar quem diz de boca cheia que esse, que está aí, é que é "o" Governo do Crime Organizado.
ReplySe a FAB nao levasse tanto em conta o valor do aviao e custo de operacao, escolheria o SH. UMA PENA!
ReplySeja como for, o mulla vai de Rafale ou cancela esse programa. Muita gente jah aposta nisso.
Vendo pelo lado bom, a FAB finalmente nao deu uma de "empregada sexual" desse governo.
Parece que não teve "bolsa-aviãozinho" neste caso ....
Replyfiquem com os Rafale e coloquem esses energumenos do Planalto para pilotar os aviões...
ReplyConsiderando-se a análise técnica de quem melhor entende do assunto penso Coronel, que o torneiro mecânico deve optar pelo mais caro, ...coisa de novo rico...vaidade...a mãe da ignorância, que é o que move o apedeuta que desgoverna a Nação.Dora
ReplyConsiderando-se a análise técnica de quem melhor entende do assunto penso Coronel, que o torneiro mecânico deve optar pelo mais caro, ...coisa de novo rico...vaidade...a mãe da ignorância, que é o que move o apedeuta que desgoverna a Nação.Dora
ReplyEmfim mas uma máscar cai do FDP
ReplyJah tem petralha em foruns de assuntos militares falando que a FAB quer golpe...
Replyq isso eh um absurdo pq nao obedecem o lulla...
que a divulgacao nao oficial do relatorio eh provocacao politica da FAB....
q a FAB nao sabe escolher (os amadores na internet eh que sabem, como se tivessem voado nos avioes)...
ou seja, uma piada!
Se o mulla quer o aviao mais caro na compra e manutencao, que faça o cheque, assuma o onus (que o Serra pagara mesmo) e pronto. A FAB vai voar com 2 ou 3, o resto ficara mofando, como os A4 da marinha.
Mas o mulla e o jobim querem eh que a FAB assuma a compra. Nao vao ganhar essa.
Coronel, diz ai...
ReplyAgora me diga, o que uma muLLa e uma anta vestida de lagartixa entendem de avião de caça?
Por acaso eLLes é que vão pilotar um bicho desses?
Quem deveria opinar, se o Brasil fosse um pais sério, seriam os próprios pilotos da FAB, este sim, verdadeiros heróis que ainda voam com o esquife voador (F-5) e outras sucatas fabianas com mais de 20 anos, ganhando míseros soldos semelhantes aos que se encontram comodomante sentados atrás de suas mesas...
Porque o Japa Saito, não areregala os olhos e dá uma de macho, e diz pro muLLa e pro Lagartixa, de que vai pedir a opinião dos heróis da FAB, os pilotos?
NeJair
Ferro neLLes, sem trégua...
Coronel,
ReplyNão entendo patavinas de aviões de caça, mas talvez algum leitor do seu blog possa esclarecer uma dúvida:
Como pode o caça sueco, que até onde li não passa de um protótipo (não existem similares em operação é isso mesmo?) ficar em primeiro lugar contra o F18, um caça testado, utilizado em larga escala, com milhares (talvez milhões) de horas de voo nas mais modernas e bem equipadas forças aéreas do mundo??
Não estaríamos mais uma vez entrando na onda de querer desenvolver algo novo e diferente, quando já temos algo perfeitamente desenvolvido e pronto para uso?
Alguém do meio aeronáutico poderia explicar isso melhor?
Lula não sabe de nada não sô.
ReplyBesta são os militares que ainda ficam dando atenção esse sujeito.
Tá todo mundo sabendo já que trata-se de um sonhador comunista da maior medocridade.
Os militares precisam tomar as rédeas do país logo uai.
Kicomandihem?! que me mata de vergonha.
SE EU FOSSE MILITAR EU JÁ TERIA SIDO PUNIDO UMAS DUZENTAS VEZES, POIS JAMAIS EU PRESTARIA CONTINÊNCIA KAKAKAKAKA......AHH .. EU NÃO. CÉBESTA SÔ.. ESTUDAR E APRENDER,DEPOIS DE UMA SELEÇÃO DE UM CRIVO DA QUALIDADE QUE SE FORMAM OS GENERAIS (DESDE QUANDO RAPZINHOS NA ACADEMIA) E DEPOIS APRESENTAR ARMA PRA ISSO AÍ? AH ..NUM APRESENTO MESMO. EU MANDARIA ELE FAZER AQUELA BARBA PRIMEIRO E PARAR DE BEBER. ELE NUNCA TÁ LÚCIDO. paracendo um empregado que nóis tinha lá na roça sô.
Tais brincando... QUE VERGONHA.... se alguem me perguntar se o lula é presidente do meu Brasil, eu falar que não sei de nada, e acho que não.
Pagar mico prestar continência pra isso aí.
kakakaka hehehehe VOCÊ JÁ PENSOU?.. O ANO QUE VEM.2011..PRESTAR CONTIN~ENCIA PRA GUERRILHEIRA... A NÃO ISSO JÁ SERIA O CÚMULO DO RIDÍCULO.
COM CERTEZA OS MILITARES NÃO FARÃO ISSO.
SE OS MILITARES CONTINUAREM PRESTANDO ATENÇÃO E APRESENTANDO ARMAS PRA ESSA GENTE UGA UGA UGA DA PEDRA, CONTINÊNCIA PRA BARBUDOS E PRA GUERRILHEIROS, nunca mais colocarei meus pés no Brasil.
o POVO ESTRABGEIRO TÁ RINDO DAS fORÇAS aRMADAS bRASILEIRAS (blogueiro, mostra esse meu comentário pra os Militares de generais ao soldado)
Socorro militares.. ACORDEM SENHORES GGGENERAAAAAISSSSSSSSS..................
Lula, você tá mais sujo do que puleiro de pato aquí na Itália.
ReplyEu so daí de minas, mas tô aquí comendo pizza e tô vendo a sujeira que brota no brazil por causa do batist. Solta o batisti e deixa ele vir pra cá. Ele matou gente aquí. praque você queria segurar o batist aí. A lei daí quando decidiu que ele teria que vir, você quis segurar ele aí. Você, lula, gosta do batistt. tem alguma coisa particular com ele?
Gostaria de tentar ajudar o colega anônimo que tem dúvidas quanto aos aviões.
ReplyO Gripen é um projeto em desenvolvimento, mas baseado numa outra versão mais antiga. Mais ou menos como um Boeing 737-300 e um 737-800. Ou seja, a versão anterior serve como base para o desenvolvimento desse.
O grande problema para a FAB é o custo da hora de vôo, porque ao longo dos anos sairá do orçamento da FAB esse pagamento. Como a hora do Rafale é quase 4 vezes mais cara, isso implicará em redução de horas para treinamento no caça, ou mesmo reduição de horas de outras aeronaves. De qualquer forma, o treinamento geral fica comprometido. Além diso, a transferência de tecnologia é fator fundamental. Com o F-18 seria mínima (apesar da promessa da Hilary), com o Rafale seria muito pequena e os suecos têm uma melhor opção. Isso vale tanto para inserir armas desenvolvidas no Brasil como para uma futura venda, daqui a alguns anos. Sem a tecnologia, o preço cairá assustadoramente. Mas o melhor da história é que a FAB - dessa vez - não aceitou a imposição do bêbado.
Desta vez a gloriosa FAB mostrou que tem chefes de verdade. Se todas as Forças dissesem NÃO a este desgoverno, o país estaria bem melhor.
ReplyO PT mais antigo gostava de assembleia. O atual prefere comissão. No caso do Rafale, parece que as comissões era muitas e acabaram entrando em conflito. Os 25% convencidos de que o Rafale era o melhor agora devem ser apenas 10%. Se as taxas de convicção continuarem a cair desse jeito, logo logo esse negócio perde todo o interesse.
Replysinceramente.
Replyjá começo a pensar que devemos colocar alguém do blog nesta comissão(sic)de avaliação de jatos de combate.
do modo que estão conduzindo vamos acabar construindo 14-bis.
abraços
IMAGEM NO MEU BLOG PARA QUEM QUISER CONFERIR
ReplyEm novembro passado, dia 09 para ser mais precisa, essa escriba esteve na pérgola do Copacabana Pálace tomando um chá na companhia da Jornalista Marta Serrat. Nesta ocasião, haviam dois Ministérios da Itália hospedados nesse Hotel. Ministérios da Defesa e Comunicações.
O Minsitro Jobim, também hospedado por lá e com jantar de cúpula no Restaurante Cipriani. Meninos, eu ví e sei! A imprensa não estava lá. Mas eu fotografei e falei com o Ministro em nome da UNEMFA - União Nacional da Esposas de Militares das Forças Armadas e ARFAMIL - Associação Resgate da Família Militar as quais estou representante em sua Presidência, no Rio de Janeiro. Não cheguei a pedir nada para nossos valorosos militares. Apenas agradeci o fato dele ter vestido a camisa das FFAA e que isso muito nos honrava hoje em dia.
O Ministro Jobim é desses homens surpreendentes: fino, educado, gentil e amigável. Ele pegou meu telefone e da jornalista e OFERECEU UMA AUDIÊNCIA em seu gabinete para os dias de dezembro, porque ele ia viajar para o exterior e só voltaria no dia 20 de novembro. Ele pegou nossos cartões com os números, conversamos ameninadades mais um pouco e ele foi para o compromisso com os Ministérios italianos no Cipriani.
No outro dia a palavra que parecia apenas um sonho, se acende no celulares de Marta e no meu, pela manhã; Era a Chefe de Gabinete do Ministro em Brasília, senhora Luciana, ligando para agendar nossa audiência na volta do Ministro ao Brasil. O homem foi além das expectativas. Ele fez questão de ouvir À familia militar e pediu que levássemos nossos Projetos para que fosse apreciado por sua equipe.
Ficamos muito felizes e contactamos dona Ivone Luzardo para dar as boas novas e fazer o segundo contato com os nomes das pessoas a serem recebidas no Minsitério da Defesa.
Mas infelizmente, Dona Ivone Luzardo, foi operada e até hoje não nos deu satisfação à respeito. Uma pena perder tão obsequioso reunião.
Mas voltando ao assunto do texto acima, é bom que se declare om que outros blogueiros e jornalista talvez não saibam: O MINISTRO COM OS COMANDANTES MILITARES, JÁ ESCOLHERAM COMO SE DARÁ AS NEGOCIAÇÕES COM OS CAÇAS. SABEMOS EM PRIMEIRA MÃO NAQUELE DIA, NA PÉRGOLA DO COPACABANA PÁLACE POR FONTES FIDEDIGNAS, QUE TUDO SERÁ UMA COMPOSIÇÃO DAS TRÊS INDÚSTRIAS. A TURBINA SERÁ DA NORTE AMERICANA BOEING. Nada posso mais acrescentar.
Esqueci de acrescentar: O Sistema de Comunicação será italiano.
ReplyPra acabar com essa polemica, acho melhor o Brasil comprar alguns biplanos Blériot ou Sopwith Camel, que provaram seu valor na 1ª grande guerra, derrubando os caças alemães sem piedade; isso sim é que é aeroplano.
ReplyAdelinha Aguiar
ReplyMeu deus...turbina da Boeing. Essa empresa nem produz turbinas. Perdeu completamente a confiabilidade seu comentario.
E JAMAIS sera uma composicao das tres empresas, isso ai eh no minimo uma viagem.
http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=27553&cat=Humor
Reply"Prestes a morrer, Fidel Castro tem um lampejo de humildade e resolve se converter ao cristianismo. Finalmente morre e se dirige com seus pertences ao céu, mas São Pedro o recebe e lhe diz:
- Sinto muito, mas sua proposta de filiação foi rejeitada! Aqui não existi PCDC )Partido Comunista do Céu)
Chateado, Fidel desce ao inferno, onde já era esperado. Na recepção, ele percebe que tinha esquecido sua bagagem no céu:
- Camarada Porteiro, preciso voltar ao céu para pegar minhas malas! - explica o ditador.
- Não se preocupe, mandarei dois diabinhos apanhá-las! - responde o diabo recepcionista.
Os dois diabinhos sobem ao céu, mas chegam quando a entrada já está fechada e resolvem pular o muro. Dois anjinhos que estavam na guarda vêem os diabinhos e comentam:
- Nossa! Fidel acabou de chegar no inferno e já tem refugiados! "
Jc, não seja estúpido. O desevolvimento das turbinas serão juntamente com o protótipo da Saab. Por isso a composição! A boeing e a Saab já vem trabalhando conjuntamente numa proposta de um cargueiro para a Embraer!!!
ReplyVoce precisa ler mais a respeito!
http://defesabrasil.com/site/noticias/projeto-f-x2/boeing-e-saab-pretendem-apresentar-novas-propostas-para-vender-seus-cacas.php
ReplyTem outras fontes!
Corre atrás!