Será o Chile tão diferente do Brasil?

No Portal do PT está uma nota bizarra, onde o partido informa que apóia, no Chile, Eduardo Frei para presidente: " Chile está confrontado com o dilema de fazer avançar as conquistas econômicas e sociais do Governo da Presidenta Michelle Bachelet, ou mergulhar em um período de incertezas sob o comando de forças de direita e extrema direita. O Partido dos Trabalhadores expressa seu apoio à candidatura de Eduardo Frei" ...e por aí vai. A Concertación, uma frente de partidos que reúne o PMDB e o PT de lá, mais comunistas e outros malabaristas políticos, está no poder desde a saída dos militares. Michele Bachelet possui quase 80% de aprovação e, no entanto, não está conseguindo fazer o seu sucessor que, na verdade, representa muito mais uma volta ao passado do que o empresário Sebastián Piñera, que venceu com folga o primeiro turno (44%) e está praticamente eleito. A gota d'água para os chilenos foi um novo enterro de Victor Jara, promovido pela Concertación, uma tentativa desesperada de ligar a oposição aos militares. De alguma forma, a mesma coisa vem ocorrendo no Brasil, onde Lula e sua equipe de "craques" tenta ligar José Serra a um Brasil de oito anos atrás, renegando o que o governador tucano fez como gestor, em São Paulo capital e estado, nos últimos seis anos. No Chile, a estatística está arrasando com o candidato oficialista(apenas 29% dos votos), que precisa conquistar mais de 2/3 dos votos dados a outros candidatos no primeiro turno para vencer as eleições. Enquanto Frei, neste momento, tenta buscar votos como uma cucaracha tonta, a música que está tomando conta do Chile é " se siente, se siente, Piñera presidente..." Outro fator para a derrota de Bachelet, a quem todos respeitam, é que os chilenos estão aplicando-lhe uma severa punição pela sua inexplicável aproximação com o Evismo e o Chavismo. Poderiam acrescentar, nas suas razões, a partir de agora, o fato de que até o PT brasileiro, o mais corrupto da América Latina, está apoiando o candidato oficial, alegando justamente o que os chilenos não engoliram: que Sebastián Piñera é um candidato de extrema direita. Bachelet tentou empurrar um sucessor qualquer e não conseguiu, mesmo com toda a sua popularidade. Será o Chile tão diferente do Brasil?

10 comentários

Bom dia Coronel

sua pergunta é importante. Sim, o Chile é muito diferente do Brasil. Primeiro porque tem melhores escolas e, portanto seus cidadãos sabem pensar melhor. Depois porque como a economia de mercado funciona, tanto que o país foi convidado a integrar a OCDE, as pessoas sabem que é preciso trabalhar e não serem eternamente dependentes do Estado. E, por derradeiro, parece-me, porque entendem que alternância no poder é salutar.

Feliz Natal e um profícuo ano de 2010 nas pertinentes análises

Reply

Cel,
trecho do discurso do governador Arruda (Ag. Brasil):

"Gente, tô sofrendo. É muito xingatório, é muita intriga, é muita gente querendo derrubar. Eu recebi muitos conselhos por causas das armadilhas, das injúrias, das ofensas, eu recebi muitos conselhos: Arruda, fica em casa. Mas eu vou falar uma coisa pra vocês: eu não dei conta de não vir aqui. Porque eu amo vocês do fundo do meu coração. E eu quero, neste momento agradecer primeiramente a Deus, que é quem nos dá força. Quem é que está aqui que já não sofreu na vida? Todo mundo já sofreu ou não sofreu?"

Como costumo repetir, os políticos não apenas nos tomam por idiotas, eles têm certeza disso e, o que é pior, têm razão.

Jayme Guedes

Reply

DITADURAS E DITABRANDAS.

Embora a petezada não goste, há muita diferença entre ditabranda (expressão usada pela FSP)brasileira e ditadura chilena. desaparecidos). Considerando que o Brasil é inúmeras vezes maior e populoso que o Chile, no Brasil morreram menos de 500 pessoas, no Chile mais de 3000. Na Argentina, então, morreram perto de 30 mil pessoas!
Então, como os chilenos sabem o que é uma ditadura dura, não querem saber de aproximações com o regime de Chávez e seu populismo barato e louco.
Os chilenos são muito educados e civilizados e sabem que algo como o regime ditatorial venezuelano nada lhes trará de bom, só ódio interno, miséria e dor novamente.
Aqui no Brasil, em que vivemos uma ditabranda, em que a esquerda vendeu seus ideais por indenizações (Caso único no mundo!!- Diferente do Estado pagar pelas vítimas diretas de tortura),
ficam nossas autoridades e o PT de namorico com ditadores como Chávez (expica-se, afinal, fazem partedo Foro de São Paulo), apoiando o retrocesso no Chile.
Os petralhas são loucos por uma ditadura, desde que seja a comunista.

Reply

A cara de pau dessa corja não tem limites. Antigamente se dizia "Que não é por mim, é contra mim". Eles mudaram para "Quem não é Ostensivamente Por Mim, Não Merece Viver"...Seja a que preço for...

Reply

Cel, com certeza o povo de lá não é alienado como o daqui. E mais, Bachelet e Lula nada a ver.

Reply

Coronel, o Chile é diferente, sim, do Brasil. Não só pelo que os outros comentaristas escreveram. Lá a direita democrática (que seriam, aqui no Brasil, pessoas tipo Ulisses Guimarães) ressurgiu das cinzas, depois que foram engolfados pelos gorilas pinochetistas. Já provaram por A mais B que nem toda direita é extrema-direita.

Aqui, os otários da direita estão entregando seu futuro ao sr. Motosserra, notório esquerdita que venho analisando no meu blog.

Reply

Coronel, as contas públicas já demonstram sinais de profundo descontrole, tanto que promoveram à toque de caixa uma nova derrama e propalam que já arrecadaram 72 bi, quase igual ao ano passado.

Se é quase igual ao ano passado, então é muito superior se tomarmos em consideração os níveis da econômica naquele época e agora, pois, lá as indústrias estavam funcionando a toda capacidade e agora estão em grande parte ociosos.

No entanto, deve-se ter presente que os níveis de arrecadação que estão propalando não são aqueles que efetivamente entraram nos Cofres Públicos, já que com medo de que o povo saiba como andam realmente as finanças públicas, estão injetando nos ingressos os depósitos judiciais e outros recursos que terão que ser devolvidos a qualquer tempo às suas origens.

Se essa destemperada é mesmo uma terrorista, então nossa sociedade não viu nada ainda do que ela e seu grupo de mentecaptos são capazes, inclusive para promover extorsão direta no empresariado e ameaçar com o MST e o PCC se não doarem para sua campanha.

Reply

É a pratica do decálogo..

Esse decalogo foi escrito por Lenim mesmo?

http://www.ternuma.com.br/decalogo.htm

1.. Corrompa a juventude e dê-lhe liberdade sexual;
2.. Infiltre e depois controle todos os veículos de comunicação de massa;
3.. Divida a população em grupos antagônicos, incitando-os a discussões sobre assuntos sociais;
4.. Destrua a confiança do povo em seus líderes;
5.. Fale sempre sobre Democracia e em Estado de Direito, mas, tão logo haja oportunidade, assuma o Poder sem nenhum escrúpulo;
6.. Colabore para o esbanjamento do dinheiro público; coloque em descrédito a imagem do País, especialmente no exterior e provoque o pânico e o desassossego na população por meio da inflação;
7.. Promova greves, mesmo ilegais, nas indústrias vitais do País;
8.. Promova distúrbios e contribua para que as autoridades constituídas não as coíbam;
9.. Contribua para a derrocada dos valores morais, da honestidade e da crença nas promessas dos governantes. Nossos parlamentares infiltrados nos partidos democráticos devem acusar os não-comunistas, obrigando-os, sem pena de expô-los ao ridículo, a votar somente no que for de interesse da causa bsocialista;
10.. Procure catalogar todos aqueles que possuam armas de fogo, para que elas sejam confiscadas no momento oportuno, tornando impossível qualquer resistência à causa...

Reply

Sem qualquer dúvida o Chile é realmente muito diferente do Brasil,como já foi citado aqui por outros leitores a sociedade chilena não tem nada de Brasil. O Chile esta a passos de tornar-se o primeiro país de primeiro mundo da America Latina seguido por Costa Rica.
Não podemos comparar nem politicamente e menos ainda socialmente o Chile com o nosso Bananistão.
Não creio que a Bachellet tenha se aproximado do Evo ou do asqueroso Chaves, ela é uma politica com bagagem suficiente para saber onde deveria pisar, certamente que defende a sua ideologia, mas tudo dentro de um contexto normal sem histerias e palanques.
O Chile encontrou o seu caminho e foi através da educação do seu povo coisa que os governantes do Brasil ou não conseguem ou não querem destaque para o governo do imbecil do Lula que quanto menos educado for o povo melhor para o partido. I
ndubitavelmente o Chile não é um Brasil e nunca será, tem seus problemas como qualquer país sul-americano, no entanto a essência do povo chileno é outra.
Não posso acreditar em um país onde porta-bandeira, mestre de sala é profissão e ademais as únicas "escolas" que progridem e ganham atenção são as de samba,a outra escola a que desenvolve um povo, esta é quase inexistente, moribunda se arrasta por edificios degrados e sujos sem professores qualificados, um povo sem educação é como um jardim de urtigas.

Reply

A qualidade de vida do Chile está assim hoje porque os problemas da época da ditadura foram cortados pela raiz...

Reply