Retrospectiva 2009: Lula, o "cara".

Corre uma lenda que Lula colocou o Brasil no mapa mundi. Que as nossas relações exteriores são um fenômeno. Este Blog tentou encontrar um só fato que atestasse que, na política externa, o Brasil tenha tido alguma preponderância na resolução de qualquer problema em 2009. Não achou. O Blog fez um levantamento dos melhores momentos de Lula, o "cara", durante o ano. Abaixo, segue o primeiro trimestre. Até o final da semana, passaremos o ano a limpo.

Em janeiro, Lula tenta virar o mediador na crise entre palestinos e judeus. Celso Amorim faz uma viagem onde é recebido rapidamente por todos os envolvidos. Resultado: zero. O nosso presidente também cumprimenta Obama e a sociedade multiétnica norte-americana. A Itália chama o seu embaixador para consultas, tendo em vista a escandalosa proteção do governo brasileiro ao terrorista assassino italiano Cesare Battisti. E Lula não vai a Davos, em protesto contra a crise.

Em fevereiro, tem carnaval. O Brasil é um dos países que apóia a pacificação nacional do Zimbábue. Lula manda um técnico do Ministério da Agricultura para resolver uma praga na agricultura da Libéria. Recebe o presidente da Namíbia, Hifikepunye Pohamba. Empresta um helicóptero para a Cruz Vermelha resgatar seis reféns das FARC. Recebe Uribe, presidente da Colômbia, a quem tenta convencer para negociar em moeda local, para não depender do dólar. Celso Amorim quase transforma o caso da maluca Paula Ventura Oliveira em rompimento de relações diplomáticas com quem? A Suiça!

Em março, a agenda de Lula, em busca da salvação do planeta, fica lotada. Foi o mês dos vices. Vice da China, vice da Holanda, vice da Líbia, todos em Brasília. Mas também vem o Príncipe de Gales. Charles chegou um pouco antes da aprovação da Reserva Raposa Serra do Sol. Lula obtém o apoio incondicional do presidente do Uruguai para aumentar o número de cadeiras no Conselho de Segurança da ONU. Vai a New York para um seminário de empresários falar mal dos Estados Unidos, a quem culpa pela crise. Mais helicópteros: desta vez para o Ministro de Relações Exteriores e Cultos da Bolívia, Embaixador David Choquehuanca Céspedes, para ajudar a combater o narcotráfico na fronteira entre os dois países. Em troca, o Brasil recebe o importantíssimo apoio da Bolívia para sentar em uma cadeira no Conselho de Segurança da ONU. Recebe Cristina Kirchner e a declaração mais importante é que está “rezando por Obama”. Recebe Gordon Brown e a declaração mais importante é que a crise é culpa dos “banqueiros de olhos azuis”.

8 comentários

Será que se, eu rir, vai parecer deboche?

kkkkkkkkkkkkk...diplomacia br...kkkk ...kk

Reply

Mas, Coronel, você está novamente sendo injusto com o desgoverno do Bolivariano da Silva, já que ele nos tornou arrimo de Cuba, nos aproximou do Irã, da Líbia, do Hamas e de toda e qualquer forma de ditadura e tirania que haja por aí e isso, inclusive, rendeu-lhe um prêmio de uma revista francesa.

Blá-blá-blá-blá-blá-blá...

Reply
Paulistanóide mod

Prezado Sr. CEl:

Aguardo a continuação do relato da Merda Presidencial nos demais meses de 2009.

Certamente, merda é o que não vai faltar.

Reply

Corone, parece mesmo que a principal meta do Lula agora é nos tirar da merda na qual nos enfiou.

Reply

ahahahahahahhahahaha.
Hifikepunye Pohamba.ahahahahahahah.
Faltou o Çilva no final. Ninguém que tenha este nome poderia encontrar ninguém menos que o Lula. Lindo.
Rolo de rir do sucesso internacional da diplomacia dos três patéticos.
Sem falar sobre o sucesso nacional que foi uma grande merda.
Theresa

Reply

Definitivo: "o cara" tá batendo pino. E a vergonmha é nossa, pois isso ele NUNCA teve.

Reply

Invoco a capacidade e memoria dos mais habilitados para fazer uma listagem simplificada destas "conquistas" do presidente inácio e do Partido Nacional Socialista Ex-Bolivariano e agora Marxista dos Trabalhadores.

Uma lista Control C+ control V pr nós, os não escribas, mas nao menos ativos!!!

Reply

Boa noite a todos.
Fracasso.Fracasso total.Juntando tudo que fez+aquilo que falou= fracasso total.
Lulla o hmi du anu?
Melhor,Lulla o homi du anus.

Reply