Brasil na mídia global.

Novamente, o El País faz uma grande reportagem sobre o Brasil. Assim como no caso de Honduras, a imprensa mundial começa, gradativamente, a analisar as coisas com mais realidade. O Brasil não é Lula. Lula pegou tudo pronto. Inclusive um mundo a mil à sua volta. Veja o que diz o jornal espanhol, sobre o pré-sal:

Pero hace 10 años, a finales de los noventa, Brasil no tenía ni el dinero ni la tecnología ni los técnicos necesarios para exprimir el fondo del mar. El país estaba ahogado en su particular crisis económica, el efecto samba. El Fondo Monetario Internacional (FMI) le daba a diario tirones de orejas. Ninguna potencia estaba dispuesta a arriesgar un dólar en este país asolado por la pobreza y la corrupción. Menos aún con un barril de petróleo que cotizaba en picado. Entre la espada y la pared, el Gobierno abrió el negocio del petróleo a las empresas extranjeras. Rompió el monopolio. Fue una jugada arriesgada e inteligente. En 1999, Brasil celebró la primera ronda de licitaciones, en la que se sacaron a subasta decenas de bloques petrolíferos en el mar. Las adjudicatarias debían explorar por su cuenta y riesgo en un determinado plazo de tiempo y, si encontraban petróleo, pagar al Estado impuestos, royalties y una parte del crudo; el resto era de su entera propiedad. Estaban, además, obligadas a destinar un 1% del valor de la producción a investigación en Brasil. La empresa que más tecnología estuviera dispuesta a transferir y a fabricar la mayor parte de sus equipos en este país tenía mucho ganado con vistas a las concesiones. El modelo funcionó. Fluyó dinero e inteligencia. Y Brasil empezó a chupar conocimiento. Se atacaron con éxito los yacimientos de pre-sal. Hasta un 87% de los pozos perforados tenía crudo. Un milagro.

10 comentários

É bom lembrar que isso aconteceu depois que saímos da ditadura militar e, agora, ingressamos numa outra ditadura, a sindical, de volta ao mesmo modelo anterior de centralismo das decisões e do estado onipresente, com um grupo cada vez menor de apaniguados que tudo controlam em benefício próprio. O resultado é o mesmo que nos levou ao atraso que terminou com a era militar.

Reply

Uma reportagem realista!
Lógico que não é do Brasil, não é!
Abçs.

Reply

"O nosso lider" e um fenomeno. Herdou tudo arrumado pelo governo anterior, nao criou porcaria nemhuma (so copiou projetos ja existentes) e surfou a exuberancia irracional da economia mundial. E "o cara" se acha...

Reply

Ai vai a lista dos puliticus que foram ao "nosso lider" pedir a nao extradicao do assassino italiano.

Reply

Coronel,
Desculpe ai vai a lista dos puliticus:

De acordo com a assessoria do senador José Nery (Psol-PA), autor do ofício, o grupo de 16 pessoas quer convencer Lula a decidir pela manutenção do refúgio do italiano. Assinam o documento os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Marcelo Crivella (PRB-RJ), Fátima Cleide (PT-RO), Cristovam Buarque (PDT-DF), Paulo Paim (PT-RS), João Pedro (PT-AM), Paulo Duque (PMDB-RJ) e Inácio Arruda (PCdoB-CE), os deputados Ivan Valente(Psol-SP), Chico Alencar (Psol-RJ), Geraldinho (Psol-RS), Luiz Couto (PT-PB), Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), além da Comissão Nacional de Justiça e Paz da CNBB, do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro, Wadih Nemer Damous Filho, e o presidente nacional da CUT, Arthur Henrique da Silva..."

Reply

A reportagem é alvissareira; porém com um viés lullista subliminarmente contido nas entrelinhas!
O autor da reportagem poderia prolongar por mais uns dias suas pesquisas, mostrando aos espanhóis a verdadeira face política do Brasil, com os descalabros, sacanagens e crimes cometidos contra nossas instituições!

Reply

Coronel

Vamos começar uma campanha contra as empresas que financiaram com dinheiro publico, a imoralidade do filme de Lulla-lau 51.

Já algum tempo não paro em postos Petrobras, vou ampliar este protesto a todas as marcas financiadoras da mentira oficial patrocinada pelo comunista Franklim Martins.

Reply

"Manchete do Yahoo" 22/11/2009

"Estudo mostra que apenas 7,5% dos brasileiros compram obras de literatura"

Apologia do analfabetismo dá nisso!

Ironia das ironias: esse é o "Nosso Guia" fazendo escola!

Reply

Concordo com Pedro Rocha, se se prolongasse a investigação, o retrato ficaria mais fiel. E também, se se dissesse que tudo que o governo conseguiu realizar foi sob constantes ataques petistas, que votavam contra todas as iniciativas do governo "neo-liberalista" de FHC, segundo sua ótica distorcida.
Mas de qualquer maneira é um começo: que o mundo comece a conhecer Lula, o presidente preguiçoso, sem realizações próprias e com ideias de um esquerdismo ultrapassado, ainda vigente em recantos ultrapassados como na Ilha de Fidel.

Reply

Infelizmene o PSDB entregou o governo do Brasil na bandeja para lula e ainda tornou a faze-lo na reeleição.
Vaamos ver se agora quer continuar apoiando o PT ou vai lutar para chegar ao poder.
Com um Aécio no partido tudo de ruim pode acontecer.

Reply