Fogo amigo.

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, acha que o governo precisará segurar os gastos de custeio da máquina pública para que o País continue a crescer nos próximos anos. Coutinho ressalva que a opinião, que toca numa das principais críticas ao governo Lula, é estritamente pessoal. Mas entende que a ideia deveria ser discutida como parte de uma nova agenda para o País. Nessa nova agenda, ele sugere ainda a reforma da Previdência Social e, do lado empresarial, maior participação dos bancos privados no financiamento de grandes projetos. Leia a entrevista do Estadão.

13 comentários

Coronel

Esse senhor está esquecido das palavras de lulla: "Vamos aumentar as despesas públicas para fazer crescer o PIB".

Quando uma besta diz isto, que fazer?

Reply

A Reforma já tá pronta dormindo numa gaveta.Era pra ter sido colocada em votação lá pelos idos de março de 2008... se não me engano muito na data,mas como seria a derrota total nas eleições petistas mandaram guardar pra depois da apuração dos votos.
E por que então depois não aplicada?Por que Lula e PT descobriram que esse o calcanhar de Aquiles deles.Duas facadas assim nas costas de quem trabalha a melhor parte de suas
vidas,pois reforma nenhuma pega vagabundos,como políticos por exemplo,seria o fim definitivo do petismo que se fez em cima do bordão da defesa dos "trabalhadores".Fracassou na sua principal bandeira.

Há muita controvérsia a ser definitivamente dirimida sobre o tal rombo da Previdência antes de uma nova Reforma puramente pra acerto de caixa do governo.Há o grupo mais barulhento e ativo que 'prova' por A+B que o rombo existe.É o grupo dos governistas da vez,quaisquer que sejam as origens partidárias,fazendo coro com o empresariado, banqueiros in,que já não sabem mais onde guardar tanto dinheiro.Os mesmos que antes eram acusados de financiar a Operação Bandeirante e que,espertos como são,correram para financiar a subida ao poder daqueles que eram objetos de suas perseguições.Um bom exemplo é a Camargo Correa.
O outro grupo jura por todos os deuses, mostra por A-B que a Previdência não tem déficit, tem é superávit.É a turma menos ouvida pela imprensa sempre que vem à tona a polêmica.
O que coloca os dois grupos em lados opostos?A metodologia que usam para calcular receita e despesa da Previdência.
O grupo que prova por A+B junta no balaio despesas que foram incorporadas pela CF de 88...
Ampliação de benefícios sem a devida contribuição.Estranha conversa,pois tiraram vários benefícios como a mixaria do auxílio funeral de quem havia contribuído[60 reais em valores de 96,quando foi extinto],mas deixaram o auxílio RECLUSÃO que é muitas vezes maior e calculado com base nos vencimentos do apenado
na época em que foi condenado.Se todos os apenados soubessem do tal direito aí que se teria rombo...

cont.

Reply

(cont.)

O grupo do A-B tira da receita Previdenciária os penduricalhos que a CF88 criou.E que são benefícios que deveriam ser pagos pelo outro Caixa que não o da Previdência.

Soma-se a isso tudo os históricos desvios,a corrupção que ainda fervilha no sistema,sempre com algum político por trás se beneficiando.Mais ainda a sonegação do principal devedor da Previdência, o próprio governo federal,uma dívida de mais de 40 anos,um valor astronômico e impagável,segundo as palavras do Jarbas Passarinho numa entrevista muito esclarecedora sobre a Previdência.

Então temos o seguinte:o que torna a Previdência quebrada ou não é a metodologia de cálculo.O que significa isso?Respondo com um caso descoberto recentemente sobre as contas de energia.Descobriu-se uma cobrança bilionária tirada indevidamente do couro dos contribuintes.Descoberta a mutreta, sabe-se que foi um roubo devido a tal "metodologia" de cálculo.
Eis a expressão mágica"metodologia de cálculo".Quando
ela é feita a favor do pagador de energia,nós,e descoberta, somos inapelavelmente cobrados na fonte sem direito de discutir nem na Justiça.Quando é contra nós,descoberta por uma alma santa e jogada na imprensa,não faltam as vozes do coral A+B para dizer que foi erro de metodologia e que não tem nada de ilegal,mas um erro que não será corrigido,já que não foi feito pro mal,foi só um erro...
Assim criaram categorias diferentes de erros:os que precisam ser corrigidos porque favorecem ao governo e os que não precisam ser porque favorecem aos otários...
Cresci achando que erro era erro e que sempre,em qualquer tempo,deveriam ser corrigidos,com as devidas indenizações pelos transtornos causados.


Já vimos tantas vezes o mesmo filme...Foi na correção dos valores do confisco da poupança,do FGTS,da assinatura básica de telefonia,de precatórios altos que querem reduzir a trocadinho de picolé,agora na conta de luz e,claro,tudo ungido pela Justiça com sua agilidade paquidérmica quando é pra decidir pelo mané, mas sempre muito primeiromundista quando é pra favorecer os governos,com a desculpa de que são valores altos,na soma,e que poderiam inviabilizar a governabilidade de municípios,estados e do país todo,sem falar na tal da segurança jurídica.

É sempre assim:falta grana? tira do couro de alguém e o alguém é sempre do Zé-Ninguém.

Voltando mais o foco pra a questão da Previdência,o fulaninho do BNDES deveria antes cobrar o dinheiro do Nassif,depois de todos os investimentos com o nosso dinheiro que estão sendo feitos FORA daqui.
Também deveria trabalhar pra sentir o que é ser sócio minoritário da tal Previdência,coisa
que ele nunca foi, não é, nem será porque já deve ter feito seu belo pé de meia lá,à custa de quem sempre acaba alcançado pela reformas...
Eu não serei mais alcançada.Tenho
pena de quem está começando agora,tenho pena de quem já está há tempo no jogo que muda de regras sempre contra quem
carrega pianos.
Nunca é demais lembrar do que houve com o BNH.Não era deficitário,tornou-se por conta dos desvios de valores para financiar outras coisas que não moradias.Deu no que deu.Quem
ganhou?Os bancos
e construtoras...que agora financiam imóveis todos tão bonzinhos...Na hora de doar pra candidatos e partidos,né não?


¬¬

Reply

Uma cabeça pensante neste mar de indiferença que é o governo Lula. O PODER PELO PODER E...FIM. O Sr Coutinho prega para o deserto enquanto esse PTIDO continuar dar as cartas no Brasil...

Reply

Alô amigos
Esta do Coutinho realmente é inédita,estava mamado quando declarou?.
amanhão ou hoje mesmo sai uma correção e vai sentar no colo do novededos.
O BNDES está entrando na maior quebradeira deste país ao gastar o que não tem,doar o que não pode,financiar o que não deve,atacar "fontes" de recursos que não lhe pertencem e internacionalizar fundos perdidos.
ai meus balanços
abraços

Reply

Se o Luciano Coutinho ousa dizer isso do chefe é porque a situação já ultrapassou os limites do aceitável. O chefão vai puxar-lhe a orelha, dar-lhe um pito e amanhã Luciano vai arranjar um jeito de desdizer o que declarou.

Reply

Ah, vai entrar em processo de fritura, já, já. Já deve ter petralha combinando com o apedeuta a troca. Boquinha nova a vista!

Reply

Não, não é fogo amigo, ele um dos maiorais, de confiança do governo.

Aparentemente é uma crítica que não tem repercussão o nenhuma, em termos de votos.

A finalidade é fazer os investidores crerem que promoverão alguma mudança na gastança, no futuro. É simples manobra diversionista.

Reply

Alguém aí já ouviu falar de uma remington 7;62? Para esse país voltar à trilha da democracia, da legalidade,só ela.Há alguma solução mais efetiva do que essa? O resto é bazófia,próprio daqueles que gostam de "filosofar" sobre a tal da democracia.Ou então que a apresente.Mais vale um MST que prega a sua filosofia e "trabalha" por ela do que críticas insípidas . Nessa altura do campeonato quem é que vai lê-las? Aqui?Alí? Santa "Pelonha" dos incaultos e pobre coitados.E mais,só eles é que podem? Criticar faz parte do contexto desde que se mostre um caminho para a solução.Criticar por criticar?Tem que se matar a cobra e mostrar o pau.Tem que estar disposto realmente a botar a mão na massa e pregar o óbvio.De "filósofos aloprados" o inferno está cheio.Que o diga Nélson Rodrigues do alto da sua cátedra.Outra coisa: pelo andar da carruagem do Serra,alguém aqui ainda está totalmente convicto que essa é a única solução para acabar com o reinado dessa desgraça chamada lula e pt?Eu não mais estou.

Reply

O homem ajudou a empurrar o país ladeira a baixo agora quer segurar?
Seria mais útil se ele abrisse as contas do BNDES para nós vermos aonde foi parar todo o nosso dinheiro. Que nunca retornará, com certeza.

Reply

O Luciano está redondamente errado e o Lula está certo. Tem que continuar como está. O Brasil vai quebrar mas o PTralhismo vai ser enterrado junto.

Reply

Só lamento pelo cumpanhêru Luciano...Perdeu o emprego. Mas que lhe valha a preservação de sua honra, se foi isso que ele quis fazer. Precisamos acompanhar e lhe dar os méritos que lhe couberem.

Reply

O sujeito já deve ter dito e ouvido que "para tudo tem um limite" tantas e tantas vezes que já nem deve saber onde perdeu o moral...

Reply