O Nordeste é um curral?

O Nordeste precisa reaver a vergonha na própria cara. E deixar de parecer o curral do Lula, onde uma maioria esmagadora bate palminhas para o imbecil. É impossível que a vida inteligente, patriota e cidadã deste pedaço do país tenha virado pó e que toda uma região do país tenha perdido o senso crítico e a capacidade de interpretar os dados e os fatos. É inacreditável que pessoas informadas emprestem este apoio irrestrito e incondicional apontado nas pesquisas a um presidente que os trata como um rebanho de cabras, como se fosse o dono de um pasto. Hoje Lula declarou rebatendo críticas de José Serra de que falta investimento em irrigação, em cima de dados comprovados:

"Eu não sabia que o Serra tinha preocupação com o Nordeste, mas se tem perto das eleições, é bom sinal".

Lula queria o quê? Que José Serra não tivesse o direito, prestes que está a se candidatar à presidência, de apontar problemas no Nordeste? Por acaso a região tem um dono, um proprietário, um feitor? Por acaso, por ter nascido lá, Lula acha que é o dono de um potreiro? Por acaso Lula não foi recebido em São Paulo e não construiu a sua carreira política detonando com as empresas do ABC, inventando greves e fomentando paralisações? Algum dia alguém disse que, por ser nordestino, Lula não teria o direito de fazer observações sobre o Sul do País? Quando é que alguém vai mandar Lula calar a sua boca, textualmente, descendo do palanque e entendendo que ele não é o dono do Brasil? Com a palavra os nordestinos de valor, que não aceitam serem tratados como um rebanho de cabras. Está na hora de esquecer o provincianismo e pensar no Brasil. Lula usa e abusa do Nordeste, coloca a região a seu serviço e comando sem aceitar críticas. Os nordestinos, antes de tudo, devem ser brasileiros e terem uma visão de nação. Não é o que o Lula prega, não é o que Nordeste tem mostrado. É hora de ser brasileiro e não somente nordestino.
....................................................................................................
Atualizando: já deletei vários comentários, inclusive de comentaristas assíduos, a quem respeito muito. Nem de longe o Blog vai aceitar qualquer comentário preconceituoso, porque isto é inadmissível. Chega de ser sulista ou nordestino. Somos todos cidadãos brasileiros. É sobre isto que estamos falando. Lula está construindo um fosso entre parcelas do povo brasileiro. É contra isso que temos que lutar.

34 comentários

Ele se preocupa tanto com o nordeste que saiu de lá e depois não voltou. Deveria ter feito a vidinha lá, não é?

Pelo visto, o nordeste só serve para fazer parque Dona Lindú e angariar votos.

Depois reclamam que paulista não gosta de nordestino. Cala a boca lula.

Lilyane

Reply

Coronel,

O nordeste continua como na época das Capitanias Hereditárias, só troca de Clã. Vejamos os clãs no poder hoje:

Bahia - Clã Magalhães
Sergipe - Clã Franco
Alagoas - Clã Collor
Pernambuco - Clã Campos
Paraíba - Clã Maranhão
Rio Grande do Norte - clã Maia(Faria)
Ceará - Clã Gomes
Piauí - Clã Dias
Maranhão - Clã Sarney

Átila

Reply

Bem, como habitante desta região, acho que posso esclarecer uns pontos:

-primeiro, independentemente de quem o criou, o Bolsa Família é realmente muito poderoso no Nordeste e ficou identificado diretamente com o Presidente;

-segundo, sempre houve uma estreita identificação da população mais pobre, a mais pobre do país, com quem lhe desse algo; o Bolsa Família permitiu, pela primeira vez, a ligação direta com uma personalidade (algo que antigamente era feito indiretamente por meio dos coronéis locais);

-terceiro, todos os políticos têm medo da popularidade, real ou suposta, do Presidente.

Paciência...

Reply

Na verdade Lula tá c#$#@@# e andando pro Sul, basta ver a preocupação com os desabrigados pelas enchentes nessa Região. Enquanto o povo tá debaixo d'água, ele está pescando no Nordeste. É muito picareta mesmo!

Reply

Senhor Coronel, o Nordeste è a cara do Brasil em estado concentrado. O que existe um pouco por todo País, está aqui representado no seu estado mais puro, com uma pureza talvez de 99%. Temos gente boa, mas incapaz de reagir através de uma mídia corrompida e chapa branca, temos os políticos mais corruptos deste país, temos uma pobreza que sobrevive com a Bolsa Família, mas vê nesse presidente o "pai" dos pobres, incapazes de enxergar a verdade. Temos os "coronéis", os currais políticos, temos a inJustiça, temos os usineiros, temos os perfeitos, temos os vereadores mais corruptos do resto do país e temos muita "queima de arquivo". Temos mais pistoleiros "per capita" que o resto do Brasil. São eles que nos silenciam. Temos locais de "desova" muito conhecidos onde todas as noites são deixados corpos dos que fazem frente aos políticos, que criticam os traficantes, que denunciam a podridão social e política fortemente endêmica. Temos sim homens com Honra, mas a Lei da Sobrevivência obriga-nos a silenciar. Somos sobreviventes porque nos calamos em vez de nos vendermos. Somos poucos! Aqui manda a violência, a corrupção, o conhecido .38! Deus è brasileiro, mas fez do Nordeste, o inferno no Brasil.

Reply

Moro em Pernambuco há 30 anos. A delinquencia comunista grassou e continua grassando nesta terra; até pouco tempo pelas mãos Miguel Arraes e Dom Hélder Câmara; hoje por Lula, Eduardo Campos (neto e filhote político do acima citado)e toda a corja de prefeitos e ex-ministros incompetentes e corruptos.
O povão, coitado, mantido a ferro e fogo na ignorancia mais abjeta, idolatra essa turma toda, quer seja pela bolsa família ou pela bolsa calango ou preá ou mandacarú, ou seja, bolsa fome terminal e o cara disse que ia acabar com a fome; a dele e da cumpanheirada acabou e muito bem.
Pior que o andar de baixo, que sempre viveu sob um tacão qualquer e achando bom, são as pessoas educada(?) esclarecidas (??) viajadas (Miami e Orlando) que são fãs incondicionais do apedeuta; argumento definitivo, que não admite contestação: não fale do Lula! Êle é pernambucano e é o melhor presidente que o Brasil já teve!
Não tem conversa que resista!
É ruim!
Sim, também tem gente que pensa, más dá para contar nos dedos.

Reply

Coronel PARABÉNS, e tem mais, ele por ser nordestino, somente agora e vésperas de eleições REASCENDEU este subto "amor" pelo Velho Chico? E a "doutora" que nem de lá é! Serra se PREOCUPA muito mais com o Nordeste, pois São Paulo, e o Estado do Brasil, tem uma grande concentração de nordestinos. Então cada benfeitoria que Serra faz em São Paulo, melhora a vida de cada nordestino. Lula ultrapassa o limite do ESDRÚXULO, se PORTOU NO NORDESTE COMO UM EUROPEU, ao invés de comer vatapá, buxada de bode e dormir na rede, PREFERIU CONTRATAR UM BUFFET FRANCÊS E DORMIR NUMA CAMA KING SIZE. Agora ele vai começar a destilar o veneno em Serra, espero que o goernador de São Paulo tenha mesmo nervos de aço para aguntar uma USINA DE DESFAÇATEZES COMO LULA.

Reply

A anta detesta concorrência Coronel.Dora

Reply

O cara está em campanha eleitoral novamente e acha que o Nordeste é o curral dele e onde ninguém, fora ele, pode dar pitacos.

Ocorre que a turma aqui sabe muito bem hoje que ele é um aliado incondicional do nepotista Sarney e, portanto, coronel da mais laia.

Portanto, pelo menos no Maranhão o cara vai amargar a boca, mesmo distribuindo benesses a torto e à esquerda.

Reply

EXCELENTE, Coronel !

Reply

Coronel

Totalmente de acordo consigo. È pena que entre nós hajam comentaristas xenofobos e preconceituosos. No Nordeste tem gente boa! Não confundir com políticos desonestos e o Bolsa Família.

Reply

todos os políticos têm medo da popularidade, real ou suposta, do Presidente.
2

Reply

Mas que pena que "O Chacal" do Frederick Forsyth só tem no livro mesmo...

Reply

Nessa onda de coitadismo, a Marina Silva vai sair na frente.

Reply

Coronel, esta tática é muito antiga: dividir para governar.

Reply

O problema do NE é que sempre foi sugado e tungado pelos coronéis.Por um acaso, vai que lula - o megalomaníaco ladrão - calhou de nascer no NE. E, se aqui tivesse ficado não deixaria de ser o bandido aloprado que é hoje.Foi enganando os que moram no Centro Sul, que ele fez especialidade em fraudes, improbidades, traições, chantagens, corrupção etc.Hoje,ele e família são donos de fortunas incalculáveis.Prepotente e arrogante acha-se dono do país. Só que por mim NÃO PASSARÁS.(MT)

Reply

Coronel

Chocou-me seu complemento.

E chocou-me, pois seu Blog para além de essencialmente ser um Blog político e formador de opinião publica com uma coloração política bem definida, tem entre nós comentaristas preconceituosos contra nordestinos cujo crime è pensarem de forma idêntica!

Foi bom o senhor conhecê-los!

São cidadãos mais iguais que os restantes. È lamentável que possam existir cidadãos de primeira como è a nossa classe política, cidadãos de segunda como deveríamos ser todos, mas, infelizmente para esses, os nordestinos são de terceira categoria. Uma introspecção fazia-lhes bem.

Reply

Nota mil para seu texto, sábias palavras que cala fundo. O problema maior é a mídia televisiva não escancarar essas atitudes de Lula. Ele se sente o Deus todo poderoso, comprando todos os vendidos.
Realmente é uma vergonha ter esse homem tão rateiro como presidente.
A minha indignação é diária e ela consegue se superar a cada dia.
Parabéns!

Maria Cristina SP

Reply

Enquanto isso... Serra se apressa em "democratizar" a internet banda larga em SP.

A Telefônica se pretende maior parceira. À conferir.

http://uoltecnologia.blog.uol.com.br/arch2009-10-11_2009-10-17.html#2009_10-15_11_38_39-100450639-0

http://twitter.com/joseserra_

Reply

Também chocado pelo complemento.

Parabéns pelo post, deve ir pro mural dos melhores.

Reply

Coronel


O "Kadafi" cá do sítio!
Mas à custa do erário público.

"Acampamento estilizado

Comitiva presidencial foi recebida em quartos com cama king size, frigobar e banheiro privativo. Televisor só para Lula

Custódia - Toneladas de brita, tapumes de fibra e lonas foram trazidas ao canteiro de obras para montar o alojamento do presidente Lula, de sua comitiva e da imprensa. O presidente não ficou em tendas ou "acampado", como se cogitou inicialmente. O antigo escritório do engenheiro-chefe da obra foi totalmente remodelado para o presidente passar a noite. O espaço foi dividido em quartos, onde também se hospedou a ministra Dilma Rousseff.

Apesar de ser um alojamento improvisado, tudo foi planejado para garantir o conforto de Lula. O bufê oferecido à comitiva presidencial foi do La Cuisine, com direito a bebidas e canapés. Nove cozinheiros e 20 garçons estiveram à disposição dos convidados em três restaurantes separados - um para 72 pessoas e outros dois para 64 cada." (...) in

http://www.diariodepernambuco.com.br/2009/10/15/
politica2_0.asp

Reply

Aplausos Coronel
Post primeira linha. Sabemos muito bem quem quer transformar o NE num gueto. O nazi-fascismo faz escola no Brasil...muito triste. Ferro na canalha, Coronel.
Artur VHH

Reply

Coronel

O cachaceiro deveria ser apeado do poder porque alem de ser um mentiroso de marca maior, não cansa de promover o separatismo e o racismo no país.E sempre aquele negocio de eles x nós, burguesia x proletariado, brancos x negros, nordestinos x sulistas, militares x terroristas etc,repetindo o jogo sujo de sempre.Porra, será que esse cara não cometeu crime algum que possa ser enquadrado na forma da lei, ou o fato de exercer a presidência dá a ele o direito de cagar na cabeça de todos?

Reply

Nordestino, entendo o que foi suprimido. Vivi isso na pele e por longos anos na Paulicéia e na outrora Cidade Maravilhosa. A bem da verdade, vivi em outros cantos, mas, em nenhum de forma tão contundente quanto na Paulicéia. Nem mesmo isso me fez amar menos a Terra da Garoa. Conheci seus encantos e desencantos. Preferi viver seus encantos por todos os cantos onde os cânticos mais cânoros se mostravam mais verdadeiros que os cantos de "sereias às avessas" e assim vivi longo tempo ali, o suficiente para ver e ouvir muita coisa, contudo, guardei na mais íntimo do ser os momentos maravilhosos do nosso grupo de amigos do Butantã, onde nos reuníamos em torno de fogueiras nas quermesses e via de regra, nos finais de semana, quando não tínhamos passeios coletivos (fazíamos isso ao invés de utilizar drogas)para Santos, São Vicente, Guarujá, Bertioga, São Sebastião ou Boracéia, nos reuníamos no nosso bairro à volta de uma mesa de ping-pong e disputávamos "família" ou duplas até o fim do dia, sempre na mais perfeita harmonia. Tínhamos outras atividades, mas, o ping-pong era a estrela.

Sr. Luís, pai da Angélica, era quem coordenava a turma. Ah, a Angélica. O que não faria para roçar o seu rosto com um leve e terno beijo! Mas, eu era o "reco", um sujeito que mal tinha tempo de ser visto. rsrsrs. Lembro-me de uma vez em que a rebelde (era em tudo semelhante à moreninha de Joaquim Manoel de Macedo) saiu em minha defesa contra um gesto descortez do Edu. Foi a glória. Ela se importava comigo (será que era apenas piedade do nordestino?)! rsrsr. Não, não era. Era carinho mesmo, e dos grandes, mas,.... eu era muito tímido). A "véia" (Dona Elma Grandi, que Deus a tenha) era um amor de gente. Uma descendente de italianos, daquelas que não media distâncias para soltar um:
- Va te pian @%$#, fa figlione!!!

Para ela eu era o seu filho mais velho e como tal era tratado.

- Você já jantou, moleque? - Era comum ouvi-la perguntar. E eu a amava muito. Amava aquela "mãe por afinidade", uma afinidade decorrente do mais puro sentimento de amor materno estendido.

São estas algumas das lembranças que guardo da "Terra da Garoa", as tristes não me interessam.

Porém, como nordestino, meu caro coronel, tenho o dever de dizer e o faço com conhecimento de causa, que nossos irmãos estão sendo cooptados pelo "bolsa esmola". Não se encontra no campo um único trabalhador rural que queira "dar um dia de serviço" (fazer uma diária), por medo de perder a esmola do vagabundo de Caetés. O Nordeste é o feudo dele. A esmola mataria de vergonha Luiz Gonzaga, o "Rei do Baião", mas, lembremo-nos que este grande nordestino teve apenas meia página da Revista Veja quando de sua morte, e isto diz tudo.

Quanto ao nosso amigo Átila, que fala dos clãs, gostaria de lembrá-lo do clã-Sarney no Planalto Central, cujas representações se estendem por todo o país. Na realidade, Sarney é il capo de tutti capo. O Brasil é o quintal dele e nele ele acaha que pode defecar sem constrangimentos.

Ainda diremos, em um futuro próximo: LIBERTA QUAE SERA TÁMEN, pois embora Nietzsche tenha anunciado o seu sepultamento, digo-lhes, com plena certeza, que Deus está vivo.

Reply

"Lula está construindo um fosso entre parcelas do povo brasileiro. É contra isso que temos que lutar."


Essa é a estratégia perversa do presidente : o mesmo lula que estava hoje num evento como este, amanhã estará cooptando, em encontos e jantares, alguns poderosos empresários brasileiros.

Nojo!!!

Reply

No primeiro mandato houve uma grande enchente que desabrigou muita gente inclusive em sua cidade natal.
Se lembram disto?
Lula nem deu bola. Problemas é trabalho e ele não é chegado.

Reply

Zinha

Existem na vida real. Tem outros "O Chacal" ainda melhores, tão melhores que, com uma .50 abatem o IN a 2.420 metros. Apenas depende dos milhões. Esse levou US$ 70 milhões.

Reply

"Chega de ser sulista ou nordestino. Somos todos cidadãos brasileiros. É sobre isto que estamos falando. Lula está construindo um fosso entre parcelas do povo brasileiro. É contra isso que temos que lutar."

muito bem!

Reply

Também sou pelo país, mas quando parte dele se recusa a banir o mal, a crescer, a assumir responsabilidades e vai contaminando o restante do país, sou plenamente favorável a eliminá-la do mapa do Brasil que trabalha, pensa e age com honestidade. Em outras palavras: o N/NE querem Lula e sua corja? Fiquem com eles. Tornem-se mais um país miserável de quinto mundo. Eu não quero isso para a região Sul e Sudeste, onde nasci e onde vivo. Quero independência, separação do país do Lula. Os nortistas/nordestinos de bem são, como sempre foram, bem vindos, como aliás o são pessoas de qualquer estado, país ou religião, desde que acreditem em trabalho para viver, em honestidade para se relacionar, em crescimento pessoal e social como meta, em responsabilidade e em estado mínimo.

Reply

Nordestino para Memself. Quem lhe disse que o N/NE querem o Lula? Não confunda o Bolsa Familia, os politicos corruptos, as seitas religiosas, os magistrados corruptos, os policiais corruptos, os MST, com gente anônima, trabalhadora e contribuintes honestos. Ou o seu Sul e Sudeste só tem gente trabalhadora, gente honesta, politico honesto, magistrados honestos, policiais honentes? O senhor não tem telhados de vidro? E se o Lula tivesse nascido no Sul e Sudeste? Pensou?

Reply

Com relação a seu adendo, Coronel, dou-lhe toda a razão. O Lullalau quer dividir, porque dividindom, enfraquece. Somos todos BRASILEIROS, sei lá porque. Já aindei por todo o Brasil e, em cada região, vi que as únicas coisas que nos unem são a língua portuguesa e a Constituição. Mesmo assim, somos brasileiros de um só Brasil. O Lullalau que vá dividir a casa dele, o PT.

Reply

Todos sabemos que o fela et caterva adotaram a tática de dividir para governar, é um discurso para cada classe, atirando-as umas contra as outras. Enquanto isso ele exerce uma presença central,permanecendo durante 24 horas na midia, tal e qual o rei da cocada preta. Sem duvida alguma "o cara" é um grandississimo FDP, neste país com homens publicos desprovidos de culhões.

Reply

Cel,

Sou um nordestino que já residiu em Curitiba e em São Paulo, além de Natal e Belém do Pará e hoje resido em minha terra natal, Recife. Infelizmente nossos irmãos com baixos níveis educacionais, mas trabalhadores incansáveis, estão sendo induzidos a virarem vagabundos e receberem suas bolsas sem precisarem trabalhar e o pior, é que estão gostando de tudo isto e daí os índices de popularidade do apedeuta. Mas nem tudo está perdido, pois ainda existem brasileiros de fato no Nordeste e que não aceitam isto que estão fazendo com nossa nação. No principal jornal escrito de nosso Estado, a esmagadora maioria das cartas publicadas no espaço destinado aos leitores, são de críticas a esta ideologia ultrapassada, que infelizmente, além de dirigirem o Brasi, também dirigem meu Estado e sua capital. Tenho escrito bastante e já consegui publicar mais de 80 cartas como a que enviei hoje e que transcrevo abaixo.

Ao Jornal do Comércio
Setor de Cartas


Recife, 16 de outubro de 2009.


Prezados Srs.,

Ref.: Dono

Quem Lulla pensa que é? Ele pode até ser o filho do Brasil, mas não é o dono, como bem gostaria de ser e muito menos um ditador, como seu aliado da Venezuela. Esta viagem pelo rio São Francisco para fazer campanha eleitoral para sua candidata terrorista é uma vergonha para a nação. Um presidente destemperado, cheio de ódio, asqueroso e que dá o mau exemplo não respeitando as leis do país ao fazer campanha antecipada e a justiça eleitoral nada faz. Um país cheio de corrupção, com obras que não sai do papel, mas que são inauguradas diversas vezes. Quando saem, são interrompidas pelo TCU com suspeitas de superfaturamento. E o povo morrendo nas filas dos hospitais num sistema de saúde em ruínas, infraestrutura acabada e compra descarada de votos com suas bolsas. Este castelo está desmoronando, pois sua base é podre, assim como sua ideologia e sua oclocracia.

Iramar B. Albert Jr – Recife/PE

Reply

Anônimo 11,36 h
"Quem lhe disse que o N/NE querem o Lula?"
Os votos que ele recebeu na primeira e na segunda eleições. E a disposição para votar em quem ele mandar.
"Não confunda o Bolsa Familia, os politicos corruptos, as seitas religiosas, os magistrados corruptos, os policiais corruptos, os MST, com gente anônima, trabalhadora e contribuintes honestos."
É fato que o N/NE elegeram Lula duas vezes - em 2006 até com mais votos do que em 2002 - e parecem propensos a fazê-lo de novo, elegendo quem ele indicar.
"Ou o seu Sul e Sudeste só tem gente trabalhadora, gente honesta, politico honesto, magistrados honestos, policiais honentes?"
Não. E também não afirmei que tivesse. Tem Ideli, tem Maria Louca, tem o ex-neo-paulista Ciro Gomes, tem Genoino, tem Dirceu. Tem um bando de gente! Não por acaso, todos ligados a Lula.
"O senhor não tem telhados de vidro?" Não. E suponho que o senhor também não tenha.
"E se o Lula tivesse nascido no Sul e Sudeste? Pensou?"
Não nasceu, mas se criou aqui. É algo que dá muito em que pensar.
Lamento, mas o fato é que o N/NE elegeram Lula e Lula transformou o Brasil nesta espelunca quinto-mundista que é hoje. Mais um mandato lulopetista e viramos a Venezuela, ou a Bolívia, um andar abaixo. Não é isso que quero para meu país! E se o preço de viver num país sem Lula é separar-se do país que vota em Lula, que seja!

Reply