Cheiro de corrupção no ar.

O acordo entre a fabricante brasileira de aviões Embraer e o governo argentino de Cristina Kirchner para a venda de 20 aeronaves brasileiras à estatal Aerolíneas Argentinas está sob suspeita de superfaturamento, segundo informações publicadas nesta segunda-feira, 28, pelo jornal La Nácion. Os 20 aviões modelo E190AR deverão começar a chegar ao país em julho de 2010 e vão custar US$ 698 milhões, dos quais 85% serão financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e 15% pelo Estado argentino. As estimativas são de que o superfaturamento na compra dos 20 aviões estaria ao redor de US$ 100 milhões, conforme o jornal. Ainda segundo o La Nácion, o governo argentino não realizou uma licitação pública para a compra dos aviões,o que seria ilegal. Cada unidade custa US$ 34,9 milhões à Argentina, mas segundo levantamento realizado pelo jornal, em novembro do ano passado, pelo mesmo modelo, a Aeroméxico pagou US$ 29 milhões, e em julho último, a TACA Airlines pagou US$ 30,5 milhões. Segundo a revista especializada Aircraft Commerce, a Air Europa pagou US$ 31 milhões pelo E195AR, "um preço idêntico ao que publicou em dezembro a revista Airline Fleet Management", destaca o jornal. Procuradas pela reportagem da Agência Estado, a Embraer e o BNDES, até às 13h50, não tinham um posicionamento sobre as informações veiculadas pelo La Nácion. Leia mais aqui.

10 comentários

O superfaturamento está na Embraer ou no BNDES?

Outra coisa, esses aviões estão bem mais baratos que os helicópteros que a FAB está comprando, ao custo unitário de US$63 milhões, sem que ninguém, nem mesmo das zuposição, tenha questionado nada!!

Marcos10

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Ainda falando em aviação:

"Semanas atrás, privadamente, Lula se disse arrependido de ter comprado o Airbus da presidência da República, mais conhecido pelo certeiro apelido de Aerolula, a bordo do qual desembarcou há pouco em Brasília. Acha-o com pouca autonomia de voo. E hoje avalia que devia ter mandado comprar um avião com necessidade menor de fazer de tantas escalas."
Por Lauro Jardim (Veja)

Na verdade haviam oferecido um Arbus A-330 para Lula. Mas já viu, né Coronel, voando como ela gosta de voar, haja querosene para sutentá-lo.


Marcos10

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Ainda no mundo da aviação:

Começa-se a suspeitar sobre o acidente envolvendo os dois caças Rafale: pode-se ser que seja mais que um simples choque dos dois no ar.

Marcos10

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Dos Rafale, a declaração do primeiro piloto é que levanta a suspeita: "senti um impacto por trás"... Pode ser influência do filme do 007 mas acho que o segundo caça, que "continuou voando até sumir do radar" foi mesmo é roubado, depois de abater o primeiro.

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Coronel

Não sei não mas alguém esta dando corda para o Zé Lula se enforcar, e como disse o leitor das 15.20, estão tentando "desmoralizar" a França.
Olha só a queda 447, até hoje sem explicação, o escândalo da F1, envolvendo a Renault, e agora a queda dos dois Rafales, Zé-Lula e Cristina Kirchner, não sabem mais de onde vão tirar dinheiro do povo

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Alô Amigos
alô Marcos10
Dificilmente o motivo real do acidente com os Rafale sairão dos escritórios franceses.
OUTRO RAFALE JÁ CAIU!!!!.
E a culpa foi :
DESORIENTAÇÃO DO PILOTO.
Um Rafale bi-posto(para treinamento e ataques)porém com um só piloto.
DATA: 06 DEZEMBRO DE 2007.

ai meus hits
abraços

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Coronel : Este cheiro está muito forte e atinge a Casa Rosada ,com certeza.
Abraços

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Comento em geral:
1. Rafale e Airbus são franceses. A coisa vem de mais longe?
2. O importante é saber: quem levará a babita da diferença: Tia Cristina, a Mãe Estela, o Cumpanhêru, a corja PTista do BNDES, dividido igualzinho ou tem sobra pro Zé Laia?

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Já que o apedeuta tem tanto dinheiro para abastecer os satélites de Chávez, deveria olhar as instalações dos Tribunais de Justiça dos Estados da Federação.

Apenas a título de ilustração, as varas de família da capital do Piauí estão uma desgraça. Há cartórios que tem apenas um e no máximo três serventuários para atender à demanda de processos pelas partes que buscam saber como andam os feitos em que são partes. Para resolver a calamidade, o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado baixou um provimento que proibe o atendimento às partes, o que é uma afronta à legislação processual e constitucional. Dessa forma, somente os advogados têm acesso aos processos sendo que as partes são sumariamente rechaçadas dos balcões dos cartórios. Desnecessário dizer que advogados não dispôem de tanto tempo assim para ficarem horas a esperarem a busca de um feito, imagine-se a procura de dez processos. O que era ruim, ficou muito pior. Para completar, o expediente é apenas até as 13:30h, ficnado a desejar o trabalho pois, a imensa maioria dos servidores começa a entrar em órbita uma ou mais horas antes.

As instalações das varas de família são muito inferiores aos bordéis da boca do lixo em São Paulo, fazendo vergonha a quem quer que se obrigue a comparar os fatos. No último inverno (no Piauí, já viram os senhores, também chove, e muito) havia juízes desesperados com as condições de trabalho, pois chovia mais dentro de seus gabinetes que do lado de fora.

Lula, só um tiquinho dessa grana gorda que tu manda para teus cúmplices melhorariam muito a situação dos pobres diabos que necessitam da assistencia judicíária e tornaria menos dolorosa a tarefa dos advogados que gratuitamente tentam socorrer essa gente miserável que precisa de provimento judicial.

Não é por menos que o Conselho Nacional de Justiça estabeleceu plantão permanente no Estado.

Um prédio com instalações um mínimo adequadas se faz necessário para que permita, ao menos, separar os processo que se amontoam pelos cantos das paredes dos cartórios. É uma vergonha, não há prateleiras suficientes para organizar os processos e a busca por um simples alvará pode levar semanas.

Acorda, presidente do mundo! O Brasil é aqui. Apenas a título de informação: o dinheiro que tu estás dando é nosso e serviria muito para ajudara a funcionar essa espelunca. Um prédio apropriado à Justiça de Família não custaria um milésimo do que tu jogas fora com teus asseclas, cretino.

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Gente,
não é nada disso. Conhecendo o histórico do cliente e sua tradição de não honrar seus compromissos, a Embraer adotou uma taxa de risco mais alta. E ainda vai tomar um calote daqueles.
Sds.,
de Marcelo.

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