Caça ao Tesouro.

A decisão sobre a escolha do novo caça de alta tecnologia destinado a reequipar os esquadrões de elite da Força Aérea Brasileira (FAB), um negócio estimado em 2,2 bilhões, será anunciada na segunda quinzena de agosto. A encomenda prevê o fornecimento de 36 aviões. O processo de seleção, conhecido como F-X2, chegou ao fim envolvendo três supersônicos, o americano F-18 E/F, o francês Rafale C e o sueco Gripen NG. De acordo com fontes da Aeronáutica, cada um deles, conforme suas características, é capaz de cumprir a missão pretendida. Segundo o ministro da Defesa, Nelson Jobim, "a escolha se dará por meio de critérios sofisticados, como seja a transferência irrestrita de conhecimento sensível". Leia mais aqui.

9 comentários

nao sei o que vem por tras disso... nao conheco caca nem avioes. Nao posso opinar.

Reply

Ja esta tudo acertado no governinho para a escolha do Rafale. Alguns dizem que a FAB prefere o F18. Mas nao tenho duvida, de onde vierem mais $ para o bolso da patota, vem o aviao vencedor tb.

Antes preferia o F18, mas agora que os EUA viraram uma republica bolivariana covardona, quero q se fod...alias, estes nossos militares atuais mereciam voar em planador no maximo. Equipamento de qualidade proporcional aos culhoes.

Reply

Coronel,

Bom dia,

"De acordo com fontes da Aeronáutica, cada um deles, conforme suas características, é capaz de cumprir a missão pretendida."
Fantastica, lapidar a afirmaçao acima, muito certa se a missao for sair de Brasilia ir a 3.000 Km e voltar a passeio, (nao pode encontrar os Sukoy do Chaves pois pode nao voltar), se a missao for de Brasilia a Roraima, enfrentar o inimigo e voltar se sobreviver, deve cair no sul do Para' por PANE SECA.
Estamos comprando SUCATA, os F-?(s) americanos e Sukoy sao superiores em TUDO.
Vao fazer companhia as miragens da Base de Anapolis-GO.
Depois pergutam onde foi que erramos.
.50

Reply

Coronel

"Nelson Jobim, "a escolha se dará por meio de critérios sofisticados, como seja a transferência irrestrita de conhecimento sensível"."

Transferência só se for e propina porque lulla já disse que esse foi o escolhido! Grande panaca! Barata tonta e estupida!

E se a nossa FA fosse apenas equipada com asas delta? Não saia mais econômico?

O Rafale, nem os franceses o querem. O sueco Gripen NG, reune condicõs optimas, mas sua construção è quase caseira, logo muito demorada. Quanto ao o americano F-18 E/F, reune 100% condições ideais. Coloco um link:

http://defesabrasil.com/site/index.php/Noticias/FAB/Entrevista-Michael-Coggins-Diretor-de-Desenvolvimento-de-Negocios-da-Boeing.html

Reply
Johnnie Walker mod

O Sukoy é o melhor dos caças, pelas suas características de autonomia, velocidade e poder de fogo. Chavez escolheu bem.

Reply

Critério sofisticado é a combinação da venda de gato por lebre pelos franceses, com a admiração brazuca idiota aos amigos da onça gauleses. Pelo menos os americanos não enganam.

Reply

Alô amigos
alô Johnnie
Seria o melhor(sukhoi) se os acessórios e adereços.leia-se armas,reposição,equipes de manutenção,pilotos com horas de treinamento estivessem disponíveis,o que não acontece mesmo para os russos que dependem de industrias estrangeiras para tal além do dim-dim que por lá sumiu das verbas militares.
As manobras circenses dos Sukhois são inúteis hoje com os armamentos disponíveis e que deixam para trás qualquer tipo de combate Hollywoodiano como nós imaginamos.
abraços

Reply

Não entendo do assunto, mas pelo que li aqui há aviões melhores com preço e tecnologia melhores dos que estes...e agora....quem vai IMPEDIR que o negócio seja realizado?Dora

Reply

Prezado Coronel & colegas,
Esse assunto é bastante complexo e complicado, mas vamos em frente.
Os chamados códigos-fonte são justamente os pulos-do-gato dos fabricantes, que garantem para seus produtos (e nações de origem desses fabricantes) o diferencial estratégico e competitivo. Esses códigos não surgem do nada. Eles são produtos de enormes inventimentos, muito trabalho, sewm contar aspectos de segurança nacional. Essa conversa de que irão ceder códigos-fonte de ponta, assim, é uma enorme balela. O que eles passarem serão coisas desatualizadas, ao longo dos anos. Algo como depois de 300 anos Portugal passar para outro país o know-how de construção de caravelas da antiga Escola de Sagres. Imagine-se o seguinte: o Brasil está na bica de assinar um tratado criminoso com o Irã, que dentre outras coisas prevê importação, exportação e re-exportação de produtos. Qual a garantia que os franceses teriam que informações vitais dos Rafale não fossem por exemplo repassadas ao citado Irã?
Repito, o assunto é muito extenso. Mas que tem rato podre aí, tem. Sempre tem..:

Reply