Araraguaia desenterra Genoino.

A piada do dia vem da Folha...

Uma nova testemunha surgiu para confirmar uma história que até então tinha apenas um relato independente, as primeiras 24 horas da prisão do hoje deputado federal José Genoino (PT-SP) na guerrilha do Araguaia (1972-75).O mateiro Basílio Constâncio Silva, 82, diz que fazia parte do grupo que prendeu "Geraldo", codinome de Genoino, e relata detalhes de sua prisão.Silva afirma que estava num grupo de oito pessoas, comandado pelo então delegado de Xambioá, Carlos Marra, quando encontraram Genoino nas matas do Araguaia, entre as 7h e as 8h, em abril de 1972."Ele estava com um chapéu de couro, bermuda e uma capanguinha [bolsa]. Eu enxerguei ele e falei: lá vem um dos homens da mata", diz o mateiro. "O Marra mandou ele entregar as armas, ele deu a peixeira, um revólver e um facão."Quando entendeu que ia ser preso, Genoino reagiu e chamou o grupo de "tropa de covardes", dizendo que teria lutado "até com um faquinha", diz o mateiro. Até então, ele não havia sido identificado como um dos guerrilheiros, o que explica ter pensado que seria liberado.Na caminhada até a base onde seria entregue ao Exército, ainda tentou correr. Marra gritou que parasse ou abriria fogo. "Pode atirar", teria dito Genoino. Os mateiros atiraram, "Geraldo" foi atingido de raspão no braço e tropeçou em uma moita. Esta coragem toda não é o que consta na biografia real de Genoino, segundo os próprios companheiros.

6 comentários

Coronel, mas não é mesmo tal coragem. É um covarde vagabundo. Veja o que diz o major Curió:"Ele traiu seus companheiros. Genoino foi preso como um mensageiro dos guerrilheiros e, sem ninguém encostar nele, contou tudo." E mais: "Abriu os codinomes e as armas que usavam seus vinte companheiros e suas funções, deu detalhes do relacionamento da guerrilha com a população e entregou os depósitos de mantimentos construídos na mata. Tudo está anotado numa folha de papel. Quero ver ele falar que a letra não é dele". Taí o grande guerrilheiro.
J.Ballarin

Reply

Quem quiser saber como se deu o episódio da prisão de Genoíno, leia "O CORONEL ROMPE O SILÊNCIO" de Luiz Maklouf Carvalho, na pg. 85, lá está o relato de quem o prendeu naquela ocasião. Este livro é um relato do Cel.Lício Augusto ribeiro que participou ativamente das operações no Araguaia e ali foi ferido gravemente por uma guerrilheira.
Genoíno: FOI GRAÇAS AOS SEUS INFORMES QUE AS FORÇAS DE SEGURANÇA ACABARAM COM TODO O FOCO GUERRILHEIRO NAQUELA REGIÃO.

Reply

Coronel

Esse genuino não è o tal que "cantou" tudo quanto sabia, sem ter levado sequer um tapa? Grandes herois que têm os esquerdopatas. A dilma também "cantou". Que heroina!

Reply

QUEM TEM... TEM MEDO!!!É A LÓGICA
HUMANA.

Reply

Que se cuide Basílio Constâncio Silva, se a esta altura os petralhas já não o pegaram, duvido que demorem a fazê-lo! Seus 82 anos terminam aqui.

Reply
Barão do Cambijú mod

"hEROIS DO ARAGUAIA"
-Não foi na moita que o traira tropeçou, e sim na sua própria merda que escorreu da bermuda, caiu gemendo e perguntando; balaço fede?
Marra diz, fede sim. Então to baleado companheiro.
-Marra responde baleado não, tu tá é todo cagado Constancio.
-Eita deputado bão de briga uma barbaridade...

Reply