Lula quer acabar com o TCU.

As últimas declarações de Lula contra a "máquina de fiscalização" tem um objetivo determinado: acabar com a autonomia do TCU, para que o seu governo não tenha que responder as pilhas de ações por corrupção, sobrepreço e superfaturamento em obras públicas. Lula quer conseguir o que Teodoro da Fonseca e Floriano Peixoto não conseguiram em 1893, há 116 anos atrás. Abaixo, um pouco da história do TCU:

Em 7 de novembro de 1890, por iniciativa do então Ministro da Fazenda, Rui Barbosa, o Decreto nº 966-A criou o Tribunal de Contas da União, norteado pelos princípios da autonomia, fiscalização, julgamento, vigilância e energia.A Constituição de 1891, a primeira republicana, ainda por influência de Rui Barbosa, institucionalizou definitivamente o Tribunal de Contas da União, inscrevendo-o no seu art. 89. A instalação do Tribunal, entretanto, só ocorreu em 17 de janeiro de 1893, graças ao empenho do Ministro da Fazenda do governo de Floriano Peixoto, Serzedello Corrêa.Originariamente o Tribunal teve competência para exame, revisão e julgamento de todas as operações relacionadas com a receita e a despesa da União. A fiscalização se fazia pelo sistema de registro prévio. A Constituição de 1891, institucionalizou o Tribunal e conferiu-lhe competências para liquidar as contas da receita e da despesa e verificar a sua legalidade antes de serem prestadas ao Congresso Nacional.Logo após sua instalação, porém, o Tribunal de Contas considerou ilegal a nomeação, feita pelo Presidente Floriano Peixoto, de um parente do ex-Presidente Deodoro da Fonseca. Inconformado com a decisão do Tribunal, Floriano Peixoto mandou redigir decretos que retiravam do TCU a competência para impugnar despesas consideradas ilegais. O Ministro da Fazenda Serzedello Correa, não concordando com a posição do Presidente demitiu-se do cargo, expressando-lhe sua posição em carta de 27 de abril de 1893, cujo trecho básico é o seguinte:

"Esses decretos anulam o Tribunal, o reduzem a simples Ministério da Fazenda, tiram-lhe toda a independência e autonomia, deturpam os fins da instituição, e permitirão ao Governo a prática de todos os abusos e vós o sabeis - é preciso antes de tudo legislar para o futuro. Se a função do Tribunal no espírito da Constituição é apenas a de liquidar as contas e verificar a sua legalidade depois de feitas, o que eu contesto, eu vos declaro que esse Tribunal é mais um meio de aumentar o funcionalismo, de avolumar a despesa, sem vantagens para a moralidade da administração. Se, porém, ele é um Tribunal de exação como já o queria Alves Branco e como têm a Itália e a França, precisamos resignarmo-nos a não gastar senão o que for autorizado em lei e gastar sempre bem, pois para os casos urgentes a lei estabelece o recurso.Os governos nobilitam-se, Marechal, obedecendo a essa soberania suprema da lei e só dentro dela mantêm-se e são verdadeiramente independentes.Pelo que venho de expor, não posso, pois Marechal, concordar e menos referendar os decretos a que acima me refiro e por isso rogo vos digneis de conceder-me a exoneração do cargo de Ministro da Fazenda, indicando-me sucessor."

Tenente-Coronel Innocêncio Serzedello Corrêa

Qualquer semelhança com os dias de hoje, não é mera coincidência.
Na Constituição de 1988, o Tribunal de Contas da União teve a sua jurisdição e competência substancialmente ampliadas. Recebeu poderes para, no auxílio ao Congresso Nacional, exercer a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, à legitimidade e à economicidade e a fiscalização da aplicação das subvenções e da renúncia de receitas. Qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária tem o dever de prestar contas ao TCU.
É este poder de fiscalizar a coisa pública que Lula quer destruir. Que a oposição se manifeste imediatamente, abortando este movimento que é um verdadeiro golpe contra os cofres públicos.

17 comentários

Por falta de ao menos um pequeno espaço reservado ao grande astro que se foi, deixo aquí mesmo minha homenagem.

Quando Michael Jackson viu seu nome envolvido em escândalos, não se cansou de dizer: "tente primeiramente me amar, e só depois julgar-me". O mundo não fez isto. Primeiro julgou, e só agora, depois de sua morte, aprendeu a amá-lo verdadeiramente.
Que pena! Como sempre, primeiro atirou pedras. Ele era uma criança de coração, preso em um corpo de adulto.
Vá com Deus, criança!
Seja feliz, quem sabe, agora!

Reply

Coronel

Zelaya,presidente de Honduras,foi preso e levado para lugar desconhecido em um helicóptero do exército.

Nome Próprio

Reply

Só com o TCU? Ele trabalha para os globalistas e seus amiguinhos das FARC. Se ele vacilar dança, entendem?
Diálogo Interamericano é um dos que comandam esse homem, gente.

Reply

Só com o TCU? Ele trabalha para os globalistas e seus amiguinhos das FARC. Se ele vacilar dança, entendem?
Diálogo Interamericano é um dos que comandam esse homem, gente.

Reply

e aparelhar definitivamente o SENADO.

Michel Temer PMDB/SP conchavando com Lulla vai se colocando no topo das evidências.

A temporada de compras para o SENADO está aberta.

A pergunta que não vai calar é:
Em qual SHOPPING CENTER cor de laranja vai ser ?

PS. Aparelhar para aniquilar o SENADO, único bastião possível contra a derrocada da democracia no Brasil, é cutucar a onça com vara curtíssima.
Melhor deixa a onça quieta.
É garantia de biografia sem mais arranhões.

Reply

Tambem acho isso Coronel, principalmente porque o TCU e que fiscaliza e julga as contas dos cartoes corporativos. Todo mundo sabe quantos milhoes escoam para as maos dessa gentalha atraves desses cartoes. Certamente lula fara tudo para impedir qualquer investigacao e se puder ele o extinguira, mesmo.

Reply

Lulla é um protótipo do Chávez.

Reply

Bom dia a todos.Como sao transparentes esses PeTralhas.Sempre procurando um jeito de se safarem.Espero que façam auditorias depois deLLes passarem e que nao so recuperem o dinheiro desviado,mas punam rigorosamente todos os PeTralhas envolvidos,incluindo o Dick Vigarista.

Reply

eles querem esconder toda a dinheirama em suas cuecas estreladas.

Reply

P/Eloiza

"...Ele era uma criança de coração, preso em um corpo de adulto."

Não sei se a senhora tem filhos, mas se por acaso tivesse, a senhora deixaria seus filhos passarem um fim de semana na casa dessa "criança em corpo de adulto"?

Reply

Anonimo

Tenho filhos sim. Jamais acreditei nestas acusações. Quem procura conhecer um pouco mais esta criatura, fica com a certeza de que ele JAMAIS faria algum mal a qualquer criança. Passou a vida sendo incompreendido e mal interpretado.

Reply

Coronel

Np minimo surpreendente sua noticia neste post. Supreendendente porque para lulla não há limites com a sua DITADURA. Quero, posso e mando. È um fato! Deixemo-nos de ilusões. Somos uma ditadura consentida, envergonhada, mas DITADURA!

E agora uma patetica noticia sobre os nossos militares, que ressalto, desde o tempo de fhc, estão condenados ao total desprezo conforme o que determina Fort de São Paulo.

São a nossa vergonha.

Imagine que esses pateticos, ãpresentaram agora, a lulla, um plano de equipamento e reestruturação, com o nome de Estratégia Braço Forte e que prevê pateticamente investimentos de quase 150 bilhões de reais até 2030!!!!


Como, se de 2010 a 2014 estão previstos, ressalto, previstos, apenas R$ 2 bilhões...!!!

Ver as nossas FA brincando feitos crianças, è triste, muito triste, tanto mais que a nossa soberania já foi para a beleléu sem que eles dissessem sequer um "ai" ou um "ui".

http://defesabrasil.com/site/index.php/Noticias/Exercito/Exercito-Brasileiro-apresenta-planos-de-equipamento-e-reestruturacao.html

Reply

Coronel. o Sr é demais...adoro quando o Sr, esfrega na cara da gentalha o que se esconde por trás de cada palavra, de cada gento dos canalhas. Excelente! TCU, ABRAM OS OLHOS, ESTÃO QUERENDO COLOCAR GENTE DLES POR AÍ PARA DESTRUIR SEU TRABALHO INVESTIGATIVO. Dora

Reply

Palavras do Pinóquio 51 Marolinha da Silva:


“Ser honesto é mais do que apenas não roubar e não deixar roubar. É também aplicar com eficiência e transparência, sem desperdícios, os recursos públicos focados em resultados sociais concretos”.
(Presidente Lula, Posse)

Mas como mente nosso presidente!

Átila

Reply

TCU poderia ter o poder de botar
na cadeia LULA e seus coleguinhas.

Reply
Homem Americano mod

Lili, desculpe-me pela ousadia de corrigi-la: não é bem o protótipo, mas, o cocô do Chávez.


Quanto ao post, Coronel e amigos, sempre se encontará o nme de rui ligado às coisas sérias de Nossa Pátria. Sempre ele; contudo, como já antes vos disse, foi expulso das faculdades de Direito para dar lugar a Marx, Lênin, Trtsky, Guevara, Fidel e outras merdas do mesmo jaez.

Brasil, coração do mundo e terra de trouxas.

Reply

o Brasil virou um puteiro nacional, alguém tem dúvida?

Reply