Como ajudar a blogosfera cubana?

" Telefones móveis e ajuda econômica para contratar linhas e mantê-las. Eu mesmo frequentemente me vejo na situação de ter que postear através de sms enviados para pessoas fora de Cuba que posteriormente colocam meus textos na rede. De modo que prover um blogueiro com a telefonia celular é dar-lhe um caminho paralelo ao tradicional acesso à Internet."

O parágrafo acima é de um texto publicado no blog de Yoani Sánchez, o Generación Y, que é quase um manifesto à sobrevivência da blogosfera cubana. O post lista as mais diversas formas de ajuda para fortalecer a trincheira virtual da resistência à ditadura em Cuba. O texto nos chega em português pelo esforço do Humberto Sisley, que participa do Coturno Noturno e que contribui com a blogueira cubana, vertendo o seu blog para a nossa lingua. O Humberto poderia ser a ponte de uma campanha do Coturno Noturno para enviar para Cuba algum tipo de contribuição, obtida junto aos nossos três mil participantes diários, que são parte de uma comunidade virtual de mais de dez mil pessoas espalhadas pelo mundo. Vamos ajudar a blogosfera cubana? Humberto Sisley, por onde anda você?

11 comentários

COMO POSSO AJUDAR ?


obs. tenho uma divida com o povo cubano desde adolescencia

Reply

Coronel, não tem nada a ver com este tópico, mas acho importante chamar a atenção para um fato:
- Começaram as greves em SP, professores, funcionários da antiga FEBEM, e em breve teremos mais.
Que tal lançar a campanha "Lula vá a TV pedir o fim da greve!". Vamos ver se ele tem a cara de pau de dizer que a greve não é política.

MRV

Reply

Alô Amigos
No blog da amiga Martha um vídeo

aqui,a máquina socialista de criar pobres
http://www.youtube.com/watch?v=v0FX3dSsGJU&eurl=http%3A%2F%2F

ai meus pobres
abraços

Reply

Basta publicar as instruções de contribuição que serei um dos financiadores desta resistência heróica. Eu ponho dinheiro nas minhas convicções ideológicas !

Reply

Importante dizer, que a Yoni pede que Não se mande NADA por via correio, ja que , não vai chegar ao destino certo.
a ajuda deve ser sempre, levada, por quem viaja a Cuba ,e entregue para os blogueiros em mãos.

Reply

estamos aí coronel, ando pensando na melhor forma de fazer isso, gostaria de receber sugestões.

abraços

humberto sisley

Reply

Coronel

O problema resume-se no seguinte:

"Microsoft suspende el servicio de Messenger en Cuba por el embargo de EEUU.
Irán, Corea del Norte, Siria y Sudán también se han quedado sin este sistema de mensajes instantáneos
Esta decisión del gigante de la informática sorprendió a los cubanos que estos últimos días han intentado conectarse a esta conocida herramienta. Su pretensión ha resultado imposible, porque en todo momento aparece un mensaje de error con el número 810003c1.

El soporte técnico de Windows Live señala en su página web que el "error 810003c1" significa lo siguiente: "Microsoft ha cortado el Windows Live Messenger IM para los usuarios de países embargados por los Estados Unidos, por ello Microsoft no ofrecerá más el servicio de Windows Live."

(...)

http://www.elpais.com/articulo/internacional/Microsoft/
suspende/servicio/Messenger/Cuba/
embargo/EEUU/elpepuintlat/20090526elpepuint_19/Tes

Reply

Formas imediatas de ajuda:

1-cada um que for à Cuba leve uma, no mínimo, pequena coisa como: flash drive, CDs virgens, partes de computadores, um velho laptop, pen drive ou um celular

2- quem não for à Cuba: leia os blogs, envie o post por e-mail para o maior número de pessoas, escreva comentários, ofereça-se para tradução e ponha links para os blogs em todos os lugares.

3- e não esqueçam que existem muitos blogs cubanos na rede...

www.vocescubanas.com

abraços

humberto sisley

Reply

Também do blog da Yoani. Ela colocou num post o link abaixo:

http://vocescubanas.com/voztraslasrejas/

Trata-se do blog de um prisioneiro político cubano, Pablo Pacheco, jornalista, condenado a vinte anos, dos quais já cumpriu seis. Ele posta por telefone, e narra que já viu repercutir na cadeia o fato de ser blogueiro, quando denúncias que fez causaram repercussão suficiente para motivar uma sindicância interna.
Como disse a Yoani, cada pessoa que lê os blogs da Cuba Livre contribui para a formação de uma rede de proteção.
Eis uma frase do jornalista Pablo Pacheco, no post intitulado "Comentario a los comentarios":
Le ruego amigo míos, que siempre que den su opinión, háganlo con sinceridad.

Reply

Coronel, pretendo ir à Cuba com mais uma pessoa na segunda quinzena de julho (pergunte à NF quem sou, pois deixei uma direct message pra ela no twitter) e estamos nos informando sobre os procedimentos. É preciso tomar cuidado com a aduana cubana, pois segundo nossas fontes de lá nos avisaram, tem acontecido muitos roubos de bagagens pequenas despachadas, e os caras da alfândega apreendem aleatoriamente o material. Importante levar tudo sem as embalagens originais, espalhando o conteúdo pela bagagem.

Reply

Quem for passear em Cuba leve uma amostra contaminante de Phytophthora ParasiticaNicotianae.

Reply