Paciência tem cota.

Da Folha de São Paulo

As semanas de moda de Paris, Milão e Nova York não perdem por esperar a tendência que a São Paulo Fashion Week está para lançar. De acordo com uma proposta do Ministério Público, as grifes do evento poderão ser obrigadas a cumprir cotas raciais em seus desfiles -no estilo do que já fazem as universidades públicas. Desde o ano passado, a Promotoria abriu um inquérito para apurar a prática de racismo na SPFW.A ideia das cotas é da promotora Déborah Kelly Affonso, do grupo de atuação especial de inclusão do Ministério Público."O percentual de modelos negros no evento [em torno de 3%] é bem menor que o de brancos. O objetivo da Promotoria é fazer um acordo de inclusão social. Estabelecer um número mínimo de modelos negros a desfilar", afirma ela."Acusar a Fashion Week de racismo é um absurdo. O mercado é quem manda. Você acha que alguém seria idiota de dispensar uma negra que fatura milhões?", pergunta o empresário Eli Hadid, da agência Mega, que diz ter cerca de 13%de negros em seu casting.A estilista Glória Coelho é da opinião que "a cota pode interferir na obra do estilista". "Nosso trabalho é arte, algo que tem de dar emoção para o nosso grupo, para as pessoas que se identificam com a gente", diz.Para Glória, "na Fashion Week já tem muito negro costurando, fazendo modelagem, muitos com mãos de ouro, fazendo coisas lindas, tem negros assistentes, vendedoras, por que têm de estar na passarela?"A promotora Déborah também não se sensibiliza com o argumento da interferência na obra de arte. "Há algum tempo ouvi uma entrevista do Paulo Borges(proprietário do SPFW) onde ele dizia. "Moda não é arte. Moda é serviço, é dinheiro. É um negócio.'" "Nesse ponto", conclui ela, "a gente está de acordo".
......................................................................................................
Futebol, carnaval, tudo é negócio. Assim, daqui a pouco teremos cotas para times de futebol. Hoje, entre os titulares, o glorioso Internacional, cujo mascote é o moleque Saci, tem apenas três negros. Fui criado vendo Gre-nal onde quando o time do Inter entrava em campo a torcida do Grêmio gritava, pulava e batia na cabeça fazendo uh-uh-uh. Com cota, o time colorado deveria ter no mínimo cinco Taisons, para chegar aos 49,7% de população negra do Brasil. Escolas de samba! Como cota é para os dois lados a composição de todas as alas teria que ser meio a meio, preto no branco ou branco no preto. Por que o puxador tem que ser o Neguinho da Beija-Flor em vez de ser o Alemãozinho da Beija-Flor? Não vi a cara da promotora, mas com certeza ela deve ser feia, vestir mal, torcer para o Asa de Arapiraca e ter as cadeiras duras. Paciência tem cota.

31 comentários

Acho justo.

Acho que caberia incluir a cota para gordo:P
Perneta:P
Donas de casa desocupadas:P(se precisar de uma, toh aqui:P)
Carecas( que injustiça)
Dentuços:P

Liga não quem deu a idéia tá pleiteando cargo de comediante.

Reply

Mas como tem gente que não faz nada nesse Brasil. A intenção desses desocupados é criar uma luta de 'raças'. Esta procuradora debiloide deveria ser exonerada a bem do país.

Reply

O MAIOR DEFENSOR EM MINHA OPINIAO DO MEU GLORIOSO PALESTRA-ITALIA, VULGO PALMEIRAS, E QUE JÁ VI JOGAR ERA UM NEGÃO
"2x3" CHAMADO BETO-FUSCÃO (QUE SAUDADES)...ELEGANCIA E FIRMEZA NO DESARME DO ATACANTE ADVERSARIO !!

O CARA ERA UM MISTO DE HOLIFIELD COM SUGAR RAY LEONARD...AGILIDADE E FORÇA !

DO JEITO QUE A COISA VAI, SE ALGUEM ENCOSTAR NUM NEGAO DURANTE O JOGO A PROMOTORA AÍ VAI TASCAR UM 'CRIME DE RACISMO E AGRESSAO' NO ADVERSARIO...

AÍ QUE VERGONHA DE SER BRASILEIRO NOS TEMPOS DE HOJE !

PS: ENCONTREI MEU IDOLO, O BAITA PRETO, NEGRAO, AFRICANO ,ZULU, CRIOULO,ETC BETO FUSCÃO UMA VEZ EM UM RESTAURANTE...OFERECI A ELE E A SUA ACOMPANHANTE (UMA BAITA LOIRAÇA!!!) UMA GARRAFA DE CHARDONEY LAFITTE E FIZ QUESTÃO DE PAGAR A CONTA...SABEM COMO É NÉ? NÓS 'RACISTAS'...

Reply

Ei Coronel, vc já sabe do blog pró-Dilma presidente? Veja lá: http://www.osamigosdapresidentedilma.blogspot.com
É campanha aberta. Não publique esse comentário, afinal não quero difundir osamigos.

Reply

A RIDICULARIA EM BANANIA NAO TEM MAIS FIM !

(CORONA, AGORA TENTE O SENHOR PROPOR COTAS PARA NEGROS NOS CONCURSOS DO MINISTERIO PUBLICO PARA VER O FORFÉU QUE VIRA !-COTA NOS CONCURSO DOS OUTROS, É REFRESCO !)

Reply

o ridículo não tem limites neste país!!!!!!!!
daqui a pouco uma promotora irá determinar cotas na ocktuber fest

Reply

AH SIM...VAMOS PEDIR TBEM COTAS PARA A LISTA TRIPLICE QUE A ESCOLHA E ARBITRIO DO GOVERNADOR DO ESTDO INDICARÁ O PROXIMO PROCURADOR GERAL DO MP PAULISTA !

...PERGUNTA :CASO ELE NAO ESCOLHA O NEGRO DOS TRES NOMES, SERÁ ACUSADO DE 'RACISMO' PELA PROMOTORA EM QUESTAO ?

Reply

Não é por nada não, heim, mas esses afrodescendentes já extrapolaram a paciêcnia de qualquer um. Os não afro precisam criar cotas limites para esses espertos pararem de encher o saco e deixarem de se fazer de vítimas. Quando chegar ao número de cotas estabelcidas eles precisam parar de criar motivos para se fazer de frágeis. Em qualque lugar deste mundo só vencerá o melhor. Ninguem poderá ser preterido porque tem um coitadinho indolente de pele escura querendo levar vantagem por isso.Pô vamos levar a vida a sério, e não tentar "levar vantagem" mutretando.
Só vencerá o melhor, independe de cor, religião, partido, time de futebol, tipo sanguíneo, etc., os outros terão que batalhar e mostrar seu valor pra chegar lá também, esta é a lei da vida. Chega de sacanagem.

Reply

O BESTEIROL EM BANANIA É MESMO INESGOTAVEL...

LEIAM :

País ganha primeiro quilombo urbano em Porto Alegre
Dom, 12 Abr, 08h55



A Associação Quilombo da Família Silva, em Porto Alegre, primeiro quilombo urbano a ser reconhecido no País, pode receber ainda este ano a titulação definitiva de uma área de 6,5 mil metros quadrados e confirmar a sua condição de referência para outras comunidades negras que lutam pelo mesmo direito. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) já tem a posse formal de parte do terreno e aguarda o encerramento da discussão sobre os valores depositados para os proprietários da outra parte para transferir a titularidade aos quilombolas. Os desapropriados reivindicam na Justiça a atualização de alguns valores da indenização e juros.

PUBLICIDADE

A associação busca agora seu CNPJ para se habilitar ao título e, conforme uma de suas integrantes, Lígia Maria da Silva, 51 anos, nascida e criada no quilombo, sonha em receber o documento das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda neste ano. "O título é coletivo, com cláusulas que o tornam imprescritível, impenhorável e inalienável", ressalta o coordenador de projetos especiais da superintendência do Incra no Rio Grande do Sul, José Rui Tagliapietra. Com 15 casas de madeira, nas quais moram 15 famílias e 70 pessoas, o Quilombo Silva é um enclave em meio a mansões e condomínios de luxo no bairro Três Figueiras, um dos mais valorizados da capital gaúcha. Cada passo que o grupo deu para conquistar sua terra acabou chamando a atenção e, pelo sucesso, incentivando a luta de outros que já trilhavam ou que optaram por seguir o mesmo caminho.

"O Quilombo Silva é um divisor de águas", afirma o advogado Onir de Araújo, participante da equipe de coordenação do Movimento Negro Unificado no Rio Grande do Sul. "O fato de o grupo assumir identidade étnica para garantir seu espaço físico e de ter sido vitorioso em sua luta provocou impactos em todo o País", avalia. "O pessoal nos procura para saber como conseguir avançar na luta deles", conta, orgulhoso, o quilombola Lorivaldino da Silva, 49 anos. A história do Quilombo Silva começa nos anos 40 do século passado, quando quatro antepassados das famílias atuais migraram de São Francisco de Paula, no interior, para Porto Alegre. Na capital, se instalaram num terreno distante do centro, onde cultivavam frutas, hortaliças e ervas medicinais e de onde saiam eventualmente para vender seus produtos ou prestar serviços nos bairros. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

...EM TEMPO; MEUS ANTEPSSADOS FORAM ESCRAVOS AONDE HOJE EXISTE O ESTADIO DO MORUMBI !AQUILO LÁ ERA O QUINTAL DESTE ITALIANO-LIBERTO...

Reply

Uma ação dessas só pode ser resultado do ócio remunerado, se esta Promotora tivesse o que fazer estaríamos livres dessas aberrações.
Nem sempre uma máquina de lavar roupas ajuda a humanidade.

Reply

Vamos criar a cota para imbecis mongolóides e instaurá-la no sistema de saude que atende esse governico, como médicos, socorristas e dentistas dos deputados, presidente e MP shausysuahauauahsuahsasauahsa
afinal, eles devem dar o exemplo....

Reply

Coronel

Para presidente da Republica, quando começa ter cota para negros, indios e pardos?

Reply

Essa foi demais. Escola de Samba com cota é o que há.
Parabéns Coronel.

Mago

Reply

Isto é abuso de poder! Cada vez mais o estado vai interferindo na vida dos cidadãos.....

Reply

bem....já que insistem,tenho a idéia para acabar com racismo.

PARA OS AMANTES DA TERRA MÃE.

1-Navios de luxo com passagem só de ida com direito a levar tudo que fôr possivel,para a AFRICA.

PARA OS APAIXONADOS PELA SUAS ORIGENS NA TERRA MÃE.
2- Idem ao anterior com passagem obrigatória aos amantes de cotas,separações raciais e que dizem ser de origem da PÁTRIA MÃE(ÁFRICA).Aqueles de cabelo ruim,nariz proeminente lateralmente,traseiros opulentos e seios idem E ETC.

3-o que sobrar colocamos á força em navios cargueiros devolvendo à origem e ainda com direito á levar qualquer bagagem que possam carregar ou auferiram.

Tudo legalmente firmado com compromisso de nunca mais procurarem a miscigenação.

ai meus sais...

abraços

nb:não sou muito racista,pois até procuro uma côr mais tanada,mas a maledeta não pega....!

Reply

e o resto de nós vive (pagando caro) em um imenso 'quilombobo' chamado Brasil.

Reply

tambem tem quer ter cota para ser paquita da xuxa...

humberto sisley

Reply

O único ponto negativo nesse post é o desenho do Ziraldo. Ziraldo nunca mais.

Mago

Reply

Cel, logo teremos cotas na seleção de futebol. Afinal, o cabeça-de-bagre também tem direito de vestir a amarelinha. Pode ser que isso desperte esse povo bovino e a massa incendeie o Congresso.
Jayme Guedes

Reply

Ô anônimo das 18:07! Esperançoso você, heim? Esse povo não desperta nem com choque na bunda, cara. Pode tirar o cavalinho da garoa.
J.Carraro

Reply

Pelo visto, Coronel, as ações de racismo "positivo" já estão dando seus frutos no lado negativo...

Reply

quando um negro,
orgulhoso de sua herança ancestral e raízes (e devem se orgulhar mesmo) usa uma camiseta onde se lê escrito '100% NEGRO!' dizem ser "auto afirmação".

Mas se um branco de olhos azuis sair as ruas com uma camiseta com a frase 'Tenho ORGULHO de ser ARIANO!' será chamado de racista, nazista,etc!

Pergunto; é ou não uma forma sutil de discriminação as avessas?

Reply

"Afinal, o cabeça-de-bagre também tem direito de vestir a amarelinha."

Ue', mas aquilo la' e' o futuro do cotismo: falta branco, ta' cheio de perna-de-pau e cabeca-de-bagre e o resto usa saltinho alto...

Reply

IDÉIA DE QUEM NÃO TEM O QUE FAZER
E QUER APARECER.É A ERA PETRALHA
DAS IMBECILIDADES E ASNICES,E ESTAS
TAMBÉM DEVEM TER COTAS.

ABRAÇOS.

Reply

cota nas novelas, metade dos galãs negros e negras.

Reply

Coronel
Quando os afrodescendentes vão começar a cobrar indenização das tribos africanas por terem vendido seus antepassados não só ao brasil mas a outros países?
Afinal eles os afrodescendentes se tornaram escravos porque seus irmãos parentes venderam-nos para uma ditadura escravocrata!

Ou só vale retalização na dita ditadura brasileira?
Do jeito que vai o porvo var ser obrigato a comprar cotas de discos de cantores negros e haverá reseva de mercado nas gravadores para gravar músicas de cantores negros...
Ah que delícia!

Reply

Tem um artigo do Demétrio Magnoli no meu blog falando sobre isso. Vale a pena dar uma lida. profgefferson.blogspot.com

Reply

Deveia existir cotas para corrupção.Assim dininuiria as do PT.Só dá eles.Êta paiseco.

Reply

tambem tem que ter cota em orquestras sinfonicas, filarmonicas, de camara, quartetos, sextetos, trios, e porque não ? em duplas caipiras.

humberto sisley

Reply

Taí,Coronel!

Quero uma cota para negros na próxima eleição para presidente,aqui no Brasil.

Indo um pouquinho além,qual é a cota de negros no congresso,no senado,nas prefeituras?

Quero saber mais não dessa gente branca com olhos azuis,mandando sózinha no meu país!

Aqui em casa vou providenciar lentes escuras para os gatos de olhos azuis,tudo culpado!

Ah!Se eu entrasse um dia naquele avião,eu enfiava um CD com aquele que é considerado A Voz,loiríssimo de olhos azuis,para O cara escutar My Way,durante todo o vôo.

Ai,PT,não quer dar uma folga não?

Nome Próprio

Reply

E tem mais!
Acabo de instituir cotas para cor de filhos aqui em casa:vai ter de ser meio a meio!

Se eu não voltar a comentar mais aqui no blog...adeus!

Opa!Salvação:podemos adotar.

Nome Próprio

Reply