Muito barulho para pouco PAC.

O desempenho do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) está longe de refletir o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em defesa da ampliação dos investimentos públicos para enfrentar a crise mundial. Nos dois primeiros anos de existência do PAC, o governo federal conseguiu gastar apenas 28% do orçamento destinado aos projetos. Agora, se quiserem cumprir o cronograma previsto e inaugurar as obras até 2010, ano da eleição do substituto de Lula, os ministérios terão de gastar mais de R$ 37 bilhões em apenas um ano, o dobro da soma das execuções de 2007 e 2008, segundo cálculos da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os primeiros números do ano, no entanto, não apontam para este caminho. Até 31 de março, o governo havia gasto apenas 4% dos recursos disponíveis. Se forem excluídos os valores de restos a pagar (empenhados em anos anteriores, mas não desembolsados), a execução cai perigosamente para 0,8% do orçamento atual. Nesse ritmo, especialistas calculam que apenas metade das obras do PAC, que dependem de recursos do governo, será concluída até o ano que vem. "O que podemos concluir é que há muita propaganda e nenhuma gestão para acelerar os investimentos", afirma o professor de avaliação de empresas do Ibmec São Paulo, Eduardo Padilha, especialista em infraestrutura. Leia aqui.

1 comentários:

Coronel:

O subtítulo do Estadão é:

Presidente quer investimento público contra crise, mas até agora seu governo só gastou 28% do que podia.

E no trecho transcrito no seu post leio:

"O que podemos concluir é que há muita propaganda e nenhuma gestão para acelerar os investimentos", afirma professor de avaliação de empresas do Ibmec São Paulo.

Quantas vezes vamos ler confusões entre investimento (que só o setor privado pode fazer) e gastos, que é aquilo que o governo pode fazer (às custas do pagador de impostos, quer já tenha arrecado, quer aumente a dívida pública).

Hereticus

Reply