A CNI (Confederação Nacional da Indústria) já avalia a possibilidade de que o Brasil registre uma recessão técnica --dois trimestres seguidos de queda na atividade econômica-- devido aos efeitos da crise financeira. Em dezembro, a entidade previa uma desaceleração de 1,5% no PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas no período) do último trimestre de 2008. Na época, no entanto, não eram esperados resultados tão ruins como os divulgados hoje em relação ao desempenho da indústria entre outubro e dezembro de 2008. De acordo com a CNI, o faturamento da indústria brasileira caiu 16,2% no último trimestre de 2008. No mesmo período, as horas trabalhadas recuaram 19,2% e o emprego caiu 3,4%. Para o início de 2009, a confederação espera que os resultados não sejam tão ruins, mas os números ainda devem ser negativos. Ele destacou como preocupante também o dado da produção industrial divulgada mais cedo pelo IBGE, que mostra um recuo de quase 20% em três meses. "O último trimestre do ano vai ser negativo. A gente não sabe quanto. As dificuldades do primeiro trimestre podem levar a caracterizar uma recessão", disse o gerente-executivo da Unidade de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco. Leia aqui.
4 comentários
kkkkkk, recessão tecnica é ótima!!!
ReplyE quando é que vamos ter a recessão real?!!
Voces viram o que aconteceu ontem no RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO?: INDIVÍDUOS DE FACÇÕES CRIMINOSAS MATANDO PESSOAS POBRES E INDEFESAS DENTRO DE ÔNIBUS - O NOME DISSO É TERRORISMO. Nenhum Órgão de Imprensa tem coragem de dizer isso. Fosse no Iraque, a culpa seria do Jórge Buxi; já na no velho Brasil, são "manifestações dos Movimentos Sociais". Os Empresários brasileiros e as elites em geral aceitam esse entendimento, EN NOME DE SEUS INTERESSES . Sintonize a TV em dia de sábado; tudo é a mesma coisa (inclusive na GLOBO): PESSOAS SANTAS, FRATERNAS, PURAS, MARAVILHOSAS, SOLIDÁRIAS TENTANDO AJUDAR OS POBRES. Esses otários acham que com isso vão proteger seus bens e seu padrão de vida. Vagabundos canalhas, mais cedo ou mais tarde a esmola Governamental não vai saciar os vagabundos, e aí amigos, SALVE-SE QUEM PUDER.
ReplyCoronel,
ReplyHoje por aqui as noticias nao sao boas. Crysler com uma queda de 55% nas vendas de janeiro. GM com 49% e Ford com 40%. E a tradicional Macys demitindo 7000 funcionarios.
Ótimo, achei muito otimisma a previsão, pois, afinal, dois trimestres são bem menores do que seis meses.
Reply