Barack Obama toma posse amanhã e a onda obamista parece ter contaminado os petistas. Logo depois da vitória do democrata na eleição presidencial dos EUA, o PT ofereceu uma análise no boletim distribuído pela sigla na Câmara dos Deputados.Foi um relato do deputado petista Nilson Mourão, do Acre, enviado aos EUA para assistir ao processo eleitoral. O acreano não é propriamente uma estrela do establishment do PT, mas sua avaliação é um denominador comum na legenda.Em texto benevolente com o norte-americano, Mourão pontifica: "Barack Obama tem luz própria, carisma, simpatia, competência, liderança, qualidades que se manifestam em 16 meses de campanha. Ele não é um "produto bem vendido" nem uma "criatura" da mídia".O relato do petista acreano aproxima-se do delírio ao afirmar que Obama "indicou claramente a necessidade de iniciar um novo ciclo histórico e sepultar uma era de fundamentalismo neoliberal". Não há a evidência de que o norte-americano romperá com os cânones do livre mercado. Como escreveu o festejado comentarista da CNN Fareed Zakaria, "o novo presidente dos EUA será julgado pela habilidade de salvar o capitalismo".Mas a análise produzida por Nilson Mourão não é inútil. Expõe uma dificuldade atávica dos políticos brasileiros -não só os do PT- para entender com alguma sofisticação o cenário externo. Comportam-se como se tudo fosse um jogo do bem contra o mal. No caso da faixa de Gaza, é nítida a simpatia dos petistas pelos palestinos -como Lula torcia para os guerrilheiros vietcongues no início dos anos 70.Daqui a alguns meses, petistas em peso constatarão a sobrevivência do capitalismo. O PT então poderá ficar indignado com o companheiro Obama. Faz parte. Mas só não enxerga hoje a realidade quem prefere se entregar ao autoengano.
13 comentários
A visão petista resume-se ao "nós" contra "eles". Por "eles" entenda-se tudo que vem dos EUA - e que, por definição, o PT é contra. Israel é apoiado pelos EUA ? Faz parte dos "eles". Logo, vamos apoiar os "nós", ou seja, o outro lado.
ReplyEsta visão maniqueísta está presente em toda a esquerda.
O PT está revelando apenas sua verdadeira cara.
Deixando claro, Obama não convidou para posse os presidentes comunistas da américa latina:
ReplyOrtega, Lula, Chávez, Morales.
Em tempo,
Replye Crisitina de Kirchner está de visita à Cuba. (rodando de Mercedes Benz);
(o que petista escreve, nao se lê...)
ReplyE SE VOCE LER, DEPOIS JOGUE FORA !
Imagina só se essa petralhada irá ficar sem alguém do "império" para jogar suas pedras.. É ruim, hein ?? Aliás, Obama está é cantando e andando para essa turma vermelhinha do PT.. E, claro, essas "análises" do processo eleitoral americano feitas por suas excelências, vem mesmo comprovar a estupidez e o horizonte curto do PT.. Eles deviam é ficar atentos e beber nessa fonte de democracia que vem dos Estados Unidos da América..
ReplyCel
ReplyNenhum americano leva a sério a história de Obama ter nascido no Quenia. Existem vários sites lá do tipo luis nassif e paulohenriqueamorim que continuam a levantar dossiês para manter os idiotas acreditando nessa asneira.
O advogado Phil Berg o único que ainda insiste nessa bobagem também afirma que Bush e seus asseclas teriam sido os mandantes do 9/11.
E nós sabemos que Olavo de Carvalho sempre fala a verdade até quando está mentindo...hehehe
Nossos bravos comentaristas daqui que acreditam que Obama nasceu no Quenia vão ficar frustrados pois na verdade Obama nasceu mesmo em Krypton e foi mandado para a Terra por seu pai Jor-el...
Obama, o krytoniano é o Presidente dos Estados Unidos e e não se fala mais nisso!
este petista em férias nos Estates não fala nem bom dia em inglês!!!
Replycomo conseguiu todos os dados du prisidenti americano?
fogo nele!
abraços
este petista em férias nos Estates não fala nem bom dia em inglês!!!
Replycomo conseguiu todos os dados du prisidenti americano?
fogo nele!
abraços
Auto-engano(Autoengano, agora) é um livro que recomendo vivamente.
ReplyO segundo é "A culpa é da genética",sobretudo na parte que trata da importância do "voto" e dos eleitores.
¬¬
Lia
Essa fissura idiota da maiorira dos americanos pela eleição de Obama lembra os brasileiros na eleição do operário (ignorante) que chegou lá! Esperamos que esses americanos não passem pela desgraça que os brasileiros estão passando por ter sido tão irresponsáveis.
ReplyOs militontos enaltecem Lula e se esforçam para definí-lo como grande estadista, expressando o maior desprezo por FHC e tudo o que ele realizou nos seus 8 anos de governo. Tentam sempre traçar um paralelo entre os dois presidente na tentativa de convencer que Lula é o maior e o melhor. Mas toda e qualquer tentativa é em vão. Lula não passa credibilidade, é rizível, não tem nada de estadista e pelo jeito deixa suspeitas no ar. Um presidente assim desaponta e compromete os brasileiro de bem.
ReplySe FHC fosse o presidente hoje (e não Lula) certamente teria, respeitosamente, sido convidado para a posse de Obama. Já o outro está de fora e pior, se preparando para mais uma vez nos envergonhar no Forum Social Mundial.
Só uma dúvida: faz parte do cerimonial de posse na presidência dos EUA o convite a presidente dos outros países?
ReplyEstá todo mundo ovulando e tendo orgasmos cívicos triplos.
Reply