Lula desanca a imprensa na Piauí(1)

Entrevista exclusiva concedida por Lula da Silva à revista Piauí:

Jornalista: Presidente, é o seguinte: eu queria saber... o senhor está com a imprensa aí há quase 40 anos na sua cola. Estando no Planalto, muda a sua relação, piora, o senhor sente que a imprensa é melhor ou pior do que o senhor achava antes ou não?

Presidente: Eu não vejo, Mário Sérgio, melhora ou piora na imprensa. Eu acho que a imprensa brasileira tem um comportamento, que não é um comportamento de agora, é um comportamento histórico. Eu, por exemplo, sou um cidadão brasileiro que nunca tive a grande mídia brasileira com preocupação de fazer coisas favoráveis a mim, e nunca me preocupei muito com isso, porque antes de tudo eu acredito na inteligência de quem assina uma revista, de quem assina jornal, de quem vê televisão e escuta rádio. Possivelmente, ainda tenha gente inocente, que acredita que tudo o que ele fala, tudo o que ele escreve é recebido pelo leitor como a verdade mais absoluta, ou seja, ele não acredita na capacidade de análise do leitor, que pega uma matéria e percebe se há má fé, se não há má fé, se a matéria está informando corretamente ou se não está informando corretamente. Hoje a informação é muito plural, não tem mais apenas a informação de tal revista, a informação de tal jornal. A informação é veiculada por diferentes fontes. Então, quando o cidadão pega o jornal de manhã, aquela matéria ele já viu na televisão, ele já ouviu no rádio, ele já viu em vários blogs (incompreensível) diferentes, então aumenta a capacidade de interpretar do cidadão que lê.

Jornalista: Agora, o senhor falou uma vez, eu fiz uma matéria com o senhor, eleição municipal 2000, 2001. A gente percorreu várias cidades, uma semana, dez dias. Eu, o senhor, tinha mais gente, o Zé Dirceu... Mas aí o senhor... a relação que o senhor tinha com a imprensa, eu observava, o senhor todo dia lia o jornal no avião, lia a parte de esportes. O senhor comentava comigo, o senhor comentou duas vezes comigo: “olha, esse Painel, petista adora o Painel da Folha, até o Kennedy Alencar, eles botam nota”. O senhor tinha uma coisa que curtia a imprensa, o senhor achava, vamos dizer, engraçado. O senhor disse: “se eu tivesse até mais tempo – eu me lembro disso – se eu tivesse mais tempo eu lia isso com mais vagar”. Hoje o senhor tem tempo, o senhor curte mais, curte menos, como é que é hoje?

Presidente: Bem menos, bem menos.

Jornalista: Isso melhora a sua vida ou não?

Presidente: Não, acho que melhora. Eu fui deputado e eu sei como é que muita gente passava matérias para o Painel da Folha, para o Informe JB, para aquele negócio do Estadão. Você sabia quais os deputados que ficavam procurando jornalista, você conversava com um cara aqui e daqui...

Jornalista: Sabia o que era plantado...

Presidente: ...sabia o que era plantado e o que não era plantado. Eu sempre dizia que no PT, às vezes uma matéria que saía em um informe qualquer, ou no Painel, era mais vista do que uma matéria do Jornal Nacional. Eu falava isso em tom crítico, porque eu queria mostrar o lado mais intelectualizado da Direção do PT, que não via o que passava no Jornal Nacional, que é o que o povo vê, e via o Painel, que é uma coisa que o povo não lia.

Jornalista: O senhor nunca foi político de fazer esse tipo de ação, vamos dizer, o senhor nunca foi fonte de jornalista, o senhor nunca...

Presidente: Não gosto, não gosto de ser fonte, porque eu acho que você estabelece uma relação promíscua com o jornalista, com o jornal, com a revista, com a televisão. Se você passa a ser uma espécie de informante privilegiado... no caso do mundo policial, isso seria informante. No mundo jornalístico é mais chique, você passa a ser fonte. Então, é o cara que planta laranja para colher manga, é o cara que planta manga para colher limão...

Jornalista: O senhor não acha que isso é válido também?

Presidente: Eu não acho, eu não acho. Você sabe por que eu não acho? Eu não acho correto as pessoas se esconderem em nome de uma coisa fictícia, que é uma fonte. Você pode ter jornalista sério, que tem uma fonte verdadeira e, portanto, ele coloca uma matéria, e aí não é plantada, é uma matéria que alguém disse. E você tem o cara que, quem sabe, se levanta um dia, por falta de informação melhor ele planta uma fonte, e em nome da fonte ele publica o que ele quiser. Eu, sinceramente, não acho isso a coisa mais nobre da imprensa brasileira...

Jornalista: O senhor lê jornal hoje?

Presidente: ... até porque eu gostaria que a fonte fosse mais digna e pudesse dar o nome: eu, Mário Sérgio, penso tal coisa do Franklin; o Franklin pensa tal coisa do Lula, e assim o mundo seria muito mais verdadeiro e menos falso. É nisso que eu acredito.

6 comentários

Não sei porque eu ainda perco meu tempo lendo as asneiras que esse mentecapto fala ...
Que vergonha que eu sinto desse ignorante ser presidente do meu país ...

Reply

Coronel

Arrrggggghhhunnnn.....cuisp!

Reply

Ler caro jornalista, eu já dei uma entrevista dizendo que prefiro andar 1 hora de bicicleta aler uma pagina de qualquer livro.

Acho que foi um bom conselho para todos os jovens do Brasil.

Reply

O ESPERTO.

LULA NUNCA FOI FONTE.
LULA É INTELIGENTE DEMAIS PARA SER SÓ FONTE.
SEMPRE MANIPULOU A MÍDIA INDIRETAMENTE, PELOS JORNALISTAS QUE O CERCAM E CERCARAM.
SEMPRE DIZ, COMO FORMA DE DEFESA, QUE É PRODUTO DA IMPRENSA LIVRE.
NÃO É VERDADE.
ELE NÃO PARECE GOSTAR DA IMPRENSA LIVRE.
A IMPRENSA LIVRE É QUE ACABOU CRIANDO TAMBÉM LULA. ESTE A USOU PARA CONSTRUIR SEU CAMINHO E O PARTIDO.
MAS QUE NEM ELE E NEM O PARTIDO GOSTAM DA MÍDIA LIVRE É UM FATO.
PARA ELE MÍDIA BOA É A MÍDIA QUE COME NA MÃO, PARCEIRA, OFICIALESCA.
HÁ PUBLICAÇÕES QUE DÃO ATÉ DESCONTO PARA FILIADOS A CERTO PARTIDO. É DESSA IMPRENSA QUE GOSTAM.
PORQUE ISSO NÃO É MAIS IMPRENSA, É PROPAGANDA.
LULA GOSTA É DE PROPAGANDA.
E PROPAGANDA É SEMPRE A FAVOR.
A IMPRENSA NÃO É NECESSARIAMENTE CONTRA, MAS DEVE PROCURAR A VERDADE, E ISSO INCOMODA QUEM ACHA QUE ESTÁ SEMPRE CERTO.

Reply

Normal e verdadeiro.

Nome Próprio

Reply

Coronel:

veja como elle deixa sem resposta a pergunta se ele lê jornal hoje...

Hereticus

Reply