Paredón virtual.

De vez em quando, postam aqui acusações contra o Blog Generación Y. Ele seria, na verdade, um instrumento de propaganda da ditadura cubana, consentido para alardear uma falsa liberdade de expressão inexistente na ilha-prisão. Os acusadores promovem um verdadeiro julgamento virtual que nunca se completa com provas de culpabilidade, mas que julga e condena sem direito de defesa. "Como Yoani, a blogueira, consegue tantas facilidades de acesso, onde a internet é proibida?" "Como possui o último modelo de notebook?" "Por que tem recebido tantos prêmios internacionais?" Não revelam que a blogueira não foi autorizada a sair do país para receber qualquer um deles. Ou que tem sido frequentemente chamada a responder interrogatórios diante da polícia cubana. Ou, ainda, que o seu Blog só não foi fechado e proibido em função do sucesso e da grande repercussão internacional que alcançou. Os detratores do trabalho desta jovem blogueira cubana deveriam ler o post intitulado Red Ciudadana , publicado em julho de 2008, para entender um pouco mais sobre a Cuba de hoje. Colocar Yoani Sanchez no paredón virtual não é diferente dos fuzilamentos sumários que são a marca registrada da revolução cubana.

9 comentários

Alô Amigos.
Fiquei um pouco preocupado quando recebi as notas "contra"o generacion y,mas as madeixas brancas recomendaram cautela e paciência no ato.
Tendo desenvolvido parte da vida em países latinos,aprendi um pouco a entendê-los e também admirar a sua cultura e umas das observações que tive de admitir,inclue o fato que a mescla indígena(sic)e espanhola gerou povos aguerridos e tempestivos.
São manipuláveis como nós,mas sujeitos á reações distintas das nossas e aí acredito a dificuldade de integração latina.
Com relação ao blog cubano,penso ser umas destas reações expontâneas e estranhas para nós.
A formação política cubana é muito consistente,mesmo com estes anos de escuridão aparente em que vivem,causando este crescimento desgovernado,justo certamente,do blog generacion.
O blog encontrou um "bug"na ditadura que acreditava numa simples censura e perseguição para evitar o crescimento em popularidade do blog.
Se o blog tivesse atacado DE FRENTE a ditadura teria sido um natimorto mais,mas com astúcia ou sua aparente fragilidade tornou-se muito forte devido ao apoio daqueles que foram atingidos por suas idéias "subjetivas".
Hoje é grande e ainda frágil,mas cada vez que se tenta atacá-lo,mais forte se torna,pois suas idéias já não pertecem sómente á blogueira,mas a uma pleiade de pessoas no mundo.
Ataques vindos do Brasil soam estranhos e fora de propósito,colocando os agressores em uma berlinda,contrariamente do que pensam.
Como salienta o "nosso"blogueiro,a apresentação de PROVAS ou Fatos mais contundentes são necessários para não cair em mais este vendaval de contra-propaganda da imprensa vendida e govêrno que temos atualmente.
Ou então vamos criar um blog de amenidades,colunismo social, e tocadores de cavaquinho,banjo,reco-reco,ou sei lá o quê.

isto não vai acabar bem
abraços

Reply

Gozado mesmo é a gente daquela ilha que são incapazes de levantar a mão sequer para mortos.

Como pode alguém imaginar que metidos naquele atraso grotesco alguém lá teria condições de obter um computador para acessar a Internet.

Pelo que conheço daquela gente, estão mesmo é preocupados em não fazer nada.

Reply

Coronel
A esquerda, como se sabe, só aceita quem com ela concorda.
Discordar, para ela, não é sinônimo de democracia mas de insubordinação se não de coisa muito pior do ponto de vista dela.
Numa guerra essa turma de esquerda jamais teria criado uma resistência.
Como se sabe/deduz também, eles usam de instrumentos democráticos par a cabar com a democracia. O que ela esquerda quer, é exercer o poder sem censura, sem cobranças, sem fiscalização. O exemplo mais patente disso são as centrais sindicais não prestarem conta a ninguém quando qualquer micro empresa presta conta a Receita Federal, no mínimo, e olhe que micro empresa são aquelas que tem faturamento bruto de, se não me falha a memória, até R$ 100 mil.As centrais como se divulgou recentemente tratam com milhões garfados dos trabalhadores que carregam o país nas costa, se aposentam com um ridículo rendimento e ainda pagam Imposto de Renda.
As esquerdas e os esquerdoespertalhões gostam mesmo é do capitalismo do estado porque podem mamar sem prestar contas a ninguém.
E fazem isso sem um pingo de consciência porque não trabalham, não se arriscam e ainda reclamam porque os empreendedores podem enriquecer e isso é proibido por eles: soment eles podem enriquecer apropriando-se do esforço e da mais valia dos outros.

Reply

Com a palavra,corona, a dona do blog.
Ela deve estar sabendo das 'suspeitas' e deve ser a maior interessada em esclarecer os tais pontos de interrogação, não?

Há mais cubanos com acesso a 'tenéti', ainda que com mais limitações,que se manifestem também,ou por solidariedade, ou por concorrência,mas se posicionem.

A verdade tem de vir de dentro daquele Gulag que é Cuba,quem está fora pode estar vendo chifre em cabeça de cavalo,também pode não estar vendo o óbvio.
Ela e quem acusa devem trocar as devidas mensagens com perguntas e respostas.Tão preocupante é acusar por inveja, sem provas,qto é´silenciar a respeito.
Se calar é consentir...

Mas lá como cá,sempre tem um Sergio Faraco, né não?

Até agora ela não foi impedida de postar nada,então conte sua verdade,ou a versão dela da verdade.
Não sei espanhol,por isso nem me atrevo a comentar no blogue dela,senão teria feito as colocações que fiz aqui.
Vamos lá, garota,mande bala, no bom sentido...

Esperemossss, pois, antes que a palavra dita não tenha mais volta.

¬¬

Lia

Reply

MULHERES ISLÂMICAS.

Li, certa vez, um livro escrito por uma jornalista americana que viajou por uns vinte países islâmicos levantando a questão da mulher.
Muitas queixavam-se do rigor do regime em alguns deles, outras nem tanto. O grau de fundamentalismo varia muito em cada um.
Outras queriam mais liberdade para trabalhar ou estudar, ou sair de casa, mas não gostariam de parecer-se com uma mulher ocidental.
Outras já invejavam a mulher ocidental.
De qualquer modo, em grande número, as mulheres islâmicas estranham muitos dos costumes daqui, que consideram muito libertinos.
Isto é, não querem abandonar o islamismo, querem mais liberdade, mas não querem ocidentalizar-se. Não sei se isso é possível, mas isso no leva à jovem cubana Yoani.
Tenho acompanhado o seu blog Generacion Y. Yoani faz críticas ao regime cubano, mas isso não faz dela uma liberal e nem uma democrata ao molde ocidental.
Não acho que ela queira servir de propaganda ao regime, a quem faz críticas, mas ela pode, muito bem, estar na mesma posição de muitos jovens da Checoslováquia, em 68, que eram contra a gerontocracia soviética, mas nem por isso deixavam de ser socialistas.
Não sei se isso é alguma vantagem, mas eram os fatos.
Eram socialistas que queriam mais liberdade política. Ao que parece isso é uma impossibilidade.
Basta ler no livro do Ernst Mandel sobre a Perestroika o episódio em torno do grupo de rock checo Gente de Papel.
Capitão.

Reply

Não se pode ter certeza de nada.
Porém há que se cultivar prudência, que é sempre boa companhia. Afinal, entregar-se apaixonado apenas para saborear um pretensa glória confortadora, não é bom negócio.

Nem tanto ao mar e nem tanto a terra.

Pois que a blogueira usufruindo do que usufrui na ilha prisão, realmente exige apoio mas também exige prudência.

Na hora "H" a blogueira pode ser uma muitissimo bem plantada QUINTA COLUNA. Pode ser a companheira que exigirá clemencia, direitos humanos e participação dos fidelistas caso a "canoa totalitária" do socialismo em Cuba vire.

De fato, pode ser uma bem plantada infiltração, uma estranha celebridade (à lá Obama) festejada e afamada para botar panos quentes se o barco virar (fará isso em nome do humanismo, do amor, do perdão, da tolerância e etc.) e também com sua "autoridade de celebridade" apresentar-se compreensiva com o regime dos cubanos (nos 2 sentidos).

Tudo pode ser. Quem sai de cuba (?) e volta para virar celebridade com privilégios na ilha da familia Castro (precisamente o Feudo dos Castro) ...é... ...é algo que não se pode acusar com certeza, mas também não se pode defender.

Prudência na análise é algo de grande valor.
Com a autoridade de uma celebridade da oposição, a blogueira pode conseguir muita coisa em beneficio da súcia governante, poderá liderar e controlar uma oposição estóica e torna-la vacilante, ascética e tolerante até o capitulacionismo consagrador.

Na URSS tudo mudou para ficar quase a mesma coisa. Com os antigos socialistas ainda no Poder e muitos enriquecidos astronomicamente.
Esses tipos são profissionais do exercicio do Poder, sabem fazer o marketing perfeito e são grandes estrategistas, não se pode negar. Por isso, mesmo com uma ideologia pífia, chegaram onde chegaram.

Abraços
C. Mouro

Reply

Coronel

Então tá, mizifio!

Sou um pelotão de fuzilamento? Eu que só tenho duvidas e nenhumas certezas?

Por acaso conheço como è estar perante um pelotão de fuzilamento, o que não è o caso dessa blogueira, nem mesmo virtualmente.

Mas tá bom! Tranquilo!

Reply

Coronel


Não gosto de entrar em polémicas, mas na verdade, dá que pensar, como é possível num regime tão repressivo, ter a liberdade de aceder à internet.
Nada melhor que ler este artigo:

"Cada noticia sobre la “ciudadana bloguera” Yoanis Sánchez me deja
más confundida, y repito que no es porque tenga nada en su contra
personalmente, sino porque sus posibilidades y libertad de movimientos
llegan a poner en duda a cualquier persona por imberbe que sea,
imagínense a un opositor o periodista independiente cubano que haya
sufrido o sufra en carne propia la represión, el acoso,la humillación
y la tortura psicológica que el régimen castrista aplica a los que
disienten de sus dictámenes

Y me refiero a la publicación del día de hoy en la página digital
Cubaencuentro, donde bajo el título “Mariela Castro acusa a la
bloguera Yoanis Sánchez…….y la llama gallinita insignificante entre otros calificativos". (...)

http://groups.google.es/group/
noticubainternacional/
browse_thread/thread/0d1f0b1acaa75670?hl=es

Reply

com certeza os acusadores até agora não apresentaram nada além de hipóteses. Digo e repito onde necessário for, ofereci-me como voluntário para traduzir gen y para o portugues devido ao conteúdo dos seus posts, se eles são favoráveis ao regime cubano, eu, a revista veja, a revista piauí e o jornal zero hora somos bestas ao quadrado.

humberto sisley

ps: tambem traduzo o blog www.octavocerco.blogspot.com que é de autoria de uma amiga da yoani.

quanto ao fato dela em pessoa responder aos ataques, é impossivel, pois seu blogé censurado em cuba, como tb o octavocerco. Ela recebe milhares de e-mails por dia. Eu não tenho contato com a mesma e sim com a tradutora para o inglês que tb é reponsável pelo blog em portugues.

bom ano a todos.

Reply