Em apoio ao Generación Y.

Um dos links que este Blog oferece com o maior orgulho é o premiadíssimo Generación Y, de Yoani Sánchez. Nesta semana, ela e seu marido foram intimados a comparecer na polícia política de Rául Castro, para serem formalmente proibidos de realizar um encontro de blogueiros, preparado pelos dois ao longo de seis meses. Este Blog deu a notícia, repercutindo comentário do leitor Humberto Sisley. Ato contínuo, o Blog foi informado que, em alguns cantos escuros da blogosfera brasileira, iniciava-se uma campanha contra a blogueira, afirmando que a mesma, por não ter sido presa ao afrontar duramente os agentes de Castro, teria comprovado as suspeitas de que seria, na verdade, uma colaboradora da ditadura cubana. E que isto explicaria os seus prêmios internacionais, o seu notebook, a sua conexão, a sua liberdade de ir e vir dentro da ilha-prisão. Só faltou alguém dizer que os milhões de acessos que Yoani conquista, do mundo inteiro, em posts que chegam a ter mais de 3.000 comentários, são todos de agentes infiltrados para roubar os IPs dos desprotegidos cubanos, como se a internet por lá não fosse 100% controlada. Não foi apresentada nenhuma prova para a dura acusação, aliás, praticando com esmero o método da desconstrução e da desqualificação, com uma habilidade de fazer inveja aos tribunais comunistas que levaram milhões ao "paredón moral", quando não ao assassinato em massa. A única evidência contra a cubaninha guerreira Yoani é o seu "inexplicável" sucesso ao contestar o regime cubano, usando apenas o seu blog, o seu maravilhoso e emocionante blog.
................................................................................
Não costumo citar autores, pois sempre penso que um blog é um espaço pessoal e intransferível. Mas, neste caso, este texto de Olavo de Carvalho cai muito bem para ilustrar o caso:
“Desqualificar a pessoa” não é um “velho recurso fascista”. Quando Mussolini e Hitler ainda usavam fraldas, Lênin já ensinava que o militante comunista, ao discutir, não deve tentar apontar os erros do adversário, mas destruí-lo, apresentando-o como agente a serviço de interesses malignos, espião, inimigo do povo etc. Os partidos comunistas chegaram a transformar isso numa técnica bem precisa. A insistência comunista em atribui-la aos fascistas que apenas os imitaram é bem característica do mestre-charlatão que usa de seus próprios aprendizes como bois-de-piranha. "

37 comentários

Yoani, não sei, querida, como você consegue ser mais corajosa sozinha diante do monstro comunista que assola o seu pais desde 1959, ao passo que aqui os milhares de militares estão morrendo de frouxura por medo de meia dúzia de bostas, digo, "inaudíveis" cuja bravura está situada entre um "Geraldo" (leia-se Genoíno, que nem o nome tem de genuíno) e um covarde que escondeu-se debaixo da saia de uma mulher digna que acabou jogada no lixo depois de servir, sem saber, a um canalha como biombo à sua extremada covardia.

Que Deus a proteja, pois se depender dos homens desta terra aqui, querida, receio que não sejam boas as notícias.

Reply

Caríssimo: vc, q é milico, não achou meio "estranho" aquele tal de sargento torturador q apareceu agora falando sobre o Araguaia (e obviamente pedindo nosso $$$ em forma de indenização)?
Não sou especialista, mas me chierou a lorota. Acredito q vc possa investigar isso melhor.
Abços. Marco A. Loss

Reply

Coronel

Respeito sua opinião. Mas a minha difere da do senhor. Temos a nossa própria maneira de ver a mesma questão.

Salutar, não concorda?

Um abraço.

Reply

Caro Filoxera:

Quando as afirmações ultrapassam certos limites, não se trata de ter ou não ter opinião. É preciso apresentar provas. Ou vamos nos tornar iguais a eles.

Um abraço.

CORONEL

Reply

Caro Coronel

Sou extremamente cético. Num regime ditatorial e repressivo como è o de Cuba, ela e seu trabalho estão muito para além do permitido pela Oposição. E olhe que as cadeias cubanas estão cheias de intelectuais por dizerem o que pensam e o que vêm. Olhando para essa senhora, eu fico abismado como ela continua intocável e continuando a escrever criticando o mesmo regime que levou dezenas para a cadeia e para a morte.

Tenho o direito ao beneficio da dúvida, meu amigo.

Não sou uma Maria vai com as outras. Penso, logo existo. E nem falei na caça aos IPs, pois a maioria são flutuantes, nem falei no trabalho dela em ser a isca para caçar opositores. Nem vou entrar por aí, nem mesmo seguindo o que se diz na blogosfera. Começo e acabo no mais simples que se pode observar nessa senhora.

Falei apenas no seu comportamento intelectual, sua liberdade de Expressão nada isenta num regime altamente repressivo e ditatorial. Não bate certo.

Só isso, Coronel.

Outro abraço.

Reply

Caro Filoxera:

Esta moça é um fenômeno. O mapinha dela é muito mais cheio que o que você vê aí ao lado. Quando a ditadura cubana despertou para o tamanho que o blog tomou, não podia mais segurar. Quem vai prender a blogueira hoje, se o que ela diz todo mundo lê, no mundo inteiro? Ela venceu, Filoxera. Ela tem a força do blog que está sendo comentado aqui, por exemplo. Eles não podem mais controlar. Sabe por que se levantam estas calúnias contra esta moça? Ciúme, Filoxera, inveja, dor de cotovelo. Há pouco tempo atrás não estavam aqui, os mesmos, ofendendo o Coronel e destratando-o em blogs de direita? É a mesma turma que se julga a proprietária da luta contra o comunismo. Quando o bicho pegou, Filoxera, estavam com os rabos no meio das pernas e, agora, praguejam, xingam,ofendem, caluniam até quem está lutando a mesma luta. Querem ter o monopólio da luta contra o comunismo.Só eles sabem o que é fazer a verdadeira oposição. Só eles sabem o que é o Foro de São Paulo e os seus tentáculos. Querem ser os donos do discurso da direita. Só isso. O que estão querendo fazer com esta moça não tem cabimento. E aqui no Brasil? Que venham brigar aqui, porque aqui vai ter para eles.

Um abraço.

CORONEL

Reply

sou o advogado do diabo.

Leio seguidamente o blog referido.
Teria que ser A MAIOR DAS ARTISTAS PARA EXPRESSAR A REVOLTA DA FORMA QUE FAZ.
Também a apresentação das dificuldades e rotinas por que passa não seria de forma nenhuma tão direta.
não acham?
Não seriam necessárias e qualquer manipulação deste tipo poderíamos detectar ao longo do tempo.
E que tempo e que quantidade de contatos.
E presumindo que procure por desafetos cubanos,ainda assim temos uma visão bastante clara da opressão.Não teria sentido exportar esta imagem para pegar uns gatos pingados.
O regime cubano já está podre por dentro.O que precisamos é impedir mais ainda a oxigenação do mesmo para que não se reanime nestas plagas latinas.

abraços

Reply

Coronel

A sua explicação tem muita lógica. O meu cepticismo não me permitiu observá-la sob esse ângulo. De fato se a prendessem, fariam dela uma mártir contra o regime cubano e o regime cubano está tentando fazer algumas tímidas aberturas. Uma ótima visão que me proporcionou. A fama ultrapassou-a incluindo o próprio regime bolchevique. Assim, tornpu-se intocável. Eu estava sendo demasiadamente faccioso.

Um abraço

Reply

e por via das dúvidas ...
vamos á luta!
já conectei blogs do exterior para SENTIR a coisa.
aguardemos

serão nossos sais!
abraços

Reply

Vivemos mesmo tempos difíceis... Veja que bizarro, uma moça escreve contra um regime comunista e totalitário e temos dúvidas sobre sua autenticidade. É o cúmulo do cinismo e da desinformação. Fico com a opção que mais me agrada, ainda que isso signifique ser rotulado de ingênuo. Na dúvida, fico sempre com a verdade e pelos relatos dela e das notícias que chegam daquela ilha maldita devo admitir que confio nos é narrado em seu blog.

Afinal, a máxima dessa rale é "Acuse-os do que você faz". Se acusam a moça de manipular a opinião pública internacional, via de regra me vejo forçado a pensar o oposto. E o faço sossegado, porque não há como devendar aquele regime de (inaudível)! Essa teoria conspiratória infundada só pode ser uma tentativa desesperada de isolar o casal para condená-los ao anonimato e a morte em seguida.

Fiquemos atentos aos desdobramentos.

Reply

CORONEL, os comunistas trafegam pela farsa com uma desenvoltura sem concorrência e buscam sempre dificultar ser descobertos utilizando nossos próprios princípios e virtudes como critérios de julgamento de grande parte da informaçao produzida, procurando assim, manter oculto o engodo o maior tempo possível. O FILOXERA está correto em sua suspeita. Existem fortes indícios para permanecermos (pelo menos) com um "pé atrás". O Blog Notalatina, da Graça Salgueiro, traz um comentário bastante relevante sobre o episódio. Infelizmente, nossa luta é desigual. Como diria Disraeli: "está na hora dos homens de bem terem a audácia dos canalhas". Essa audácia é contrária a nossa natureza e assumi-la para conhecer até onde a comunalha pode chegar é um exercício para quem tem estômago de aço. Como a sombra de Gramsci está onde menos esperamos cumpre estarmos sempre cautelosos.
Um abraço.

Reply

CORONEL

6 de Dezembro de 2008 00:40

Assino embaixo.

Perguntado aos imortais por qual razão o mal prospera, eis a resposta:
-"Por causa da timidez dos bons."

Creio terem sido politicamente corretos conosco.

Abraço aos heróicos.

Reply

Comandante:

Fui ler a nota que você citou.Lá não existe nada, absolutamente nada que sustente as afirmações, a não ser uma argumentação que cairia muito bem na boca de um petralha tentando desqualificar seu oponente. É um dos textos mais maldosos que já li na blogosfera.

Um abraço.

CORONEL

Reply

Coronel

"E, no entanto, ela move-se". (Galileu)

Reply

Prezado Coronel,

Desconfio muito dessa blogueira... comunistas geralmente são do tipo adesivos "DUPLA FACE"...

Ontem entrei no site NOTALATINA http://notalatina.blogspot.com/, que desconstruíu a dita Generacion Y... sugiro dar uma passada por lá.

Concordo com a Graça Salgueiro, essa blogueira é uma farsante!!!!

Abraço,

Marcelo S. Willett

Reply

Prezado Marcelo:

Bem-vindo à área de comentários. Também fui ler a nota. Com todo o respeito, o que li foi uma blogueira brasileira desconstruindo e desqualificando a si mesma.

CORONEL

Reply

só para esclarecer, como tradutor voluntário do Geração Y , obviamente li todos os posts do mesmo (que estão na versão em portugues), e em nenhum deles a yoani se arvora como representante dos jornalistas cubanos ou da oposição. Como a sra. graça salgueiro (de quem sou leitor faz tempo)diz ela ser.

humberto sisley

Reply

CORONEL

6 de Dezembro de 2008 08:59


A Graça avisou que estava brava com o Vista. Eu ambém espumaria se um texto elaborado "no capricho" contra Chavez sumisse sem dó.

Mas, falando sério, a blogosfera é o que é porque são as pessoas comuns com um pouquinho de dinheiro e medianamente escolarizadas que se qualificam eleitoras desta ou daquela coisa.

É território livre, de fato.

Daí as coisas mais doidas ou nem tão promissoras, de repente, cairem no gosto e o boca a boca criar uma febre.

Algumas são tipicamente agudas outras, atendendo a necessidades específicas, se tornam crônicas.

E vejam que as "necessidades" não são sempre algo que tenha nexo com a temática do local na web.

O simples fato dela ser Cubana e ter um blog, um twiter, um follow me, uma bobagem qualquer pode despoletar uma onda de interesse inaudita por nós, a título de comparação, um pouco mais exigentes quanto a verdade dos fatos.

Abraços efusivos aos buscadores da verdade. Seja lá qual verdade for.

Reply

enquanto não chegam as respostas:

"Yoani Sánchez
Licenciada en Filología. Reside en La Habana y combina su pasión por la informática con su trabajo en ..."

Ela NÃO SE APRESENTA COMO JORNALISTA e assim é pouco provável que responda por JORNALISTAS.

vamos chafurdar..
ai meus
abraços

Reply

e vamos lá..
eu adoro isto

15 de julho de 2008 (post em generacion y)

foresta de sherwood,donde saqué esto:

Alvaro Rojas dijo:
Julio 29, 2008 , 03:43

Alguien aseguró (y yo lo suscribo) que usan a Yoani para sus fines, los mismos de siempre. Leyendo los comentarios uno se da cuenta que, fascinados por la atención que concita el blog, han transformado o quieren transformar la sección comentarios en un verdadero periódico de propaganda anticubana.
Lástima. Los usuarios que no publicamos noticias quedamos en desmedro ante esos largos y eternos artículos de poco interés periodístico y de mucho interés propagandístico.
Se terminó el debate. Pasamos a otra etapa. El final será cuando Yoani desaparezca por inútil y tengamos en su reemplazo una especie de Miami Herald, pero un poco mas cuidadoso.
Saludos

Rojas

Recomendo aos amigos lerem todos os demais comentários desta data(15/7/2008) e verem o nivel de debate.

e seguimos...
ô vida
abraços

Reply

Ah. E por falar em twiter, todo o blogueiro em situação de risco deveria ter um. Do celular vc. com uma palavra, um toque pode por em alerta uma comunidade de centena de milhares de pessoas ao redor do mundo.

Chic, não!? Experimente: dentista.
;D

Reply

Coronel

Obrigado pelo texto de Olavo de Carvalho.

Mas não aprendi com Lênin, Mussolini ou Hitler nem mesmo sou militante de alguma coisa, muito menos bolchevique.

Quanto também a ser boi-piranha por colocar sobre essa senhora o meu legitimo beneficio da dúvida, então tá, Coronel. Sou boi-piranha e tudo o mais que Olavo de Carvalho quiser chamar. São nomes, nomes que Alguma fúria interior o obrigou a despejar, Coronel. Não os considero como conceitos. Valem para quem os disse, não para quem os leu.

Logo serei bolchevique, boi-piranha, fascista, mestre charlatão e tudo o mais que Olavo de Carvalho quiser chamar e que o senhor apóia. Para quem já foi um dia comunista, natural que ele escreva isso.

Mas mesmo que o senhor tenha razão no que me disse ontem, nada impede que seja uma farsa bem montada pelos serviços secretos cubanos, tenha ultrapassado todas as expectativas dos seus criadores e ter saído do seu controle. È possível isso, Coronel. Tem muitos casos desses no submundo dos serviços secretos. Já não têm controle sobre esse fenômeno que criaram. Agora, limitam-se a deixar correr. Até pode ser positivo para mudarem o regime, embora eu não acredite muito nessa hipótese.

Imaginemos que qualquer comentador que discorde da seriedade intelectual e política dessa senhora, trabalhe para algum serviço secreto. Ninguém quereria ter algum contacto com ela. Não merece confiança alguma. Está nos livros Coronel. Pode não ser, mas as aparências encaminham para isso. O senhor como Coronel, deve conhecer colegas seus que trabalham nessa área. Fale com eles, mas coloque o trabalho dela em segundo plano.

Mas numa ditadura repressiva e violenta, ela è um "milagre". Intocável. E as prisões cheias de cubanos que ousaram criticar o regime. Como?

Mas tudo bem Coronel, sou Galileu, o senhor a Inquisição, o Vaticano. Só posso repetir:

"E, no entanto, ela move-se".

Um abraço, meu amigo.

Reply

e seguindo os passos das pistas desta
(inaudível)nota latrina!..
kkkkk,pelo menos nos fez pensar mais,coisa que (inaudivel) não o faz.

ver lá....no mesmo 15/07/2008

2570(dois mil quinhentos e setenta)
Soplin dijo:
Julio 19, 2008 , 15:32

ANTES Y DESPUES DE CASTRO
etc...etc..
muito interessante

abraços

Reply

Caro Filoxera:

Esta é uma linha muito perigosa, contra a qual me bato. Da forma como as coisas são colocadas, todos podemos ser suspeitos. Eu, por exemplo. Que vidinha mais infeliz é esta, se não acreditarmos em pessoas que, em nenhum momento, tiveram ações que as comprometam, sendo massacradas sem prova alguma? Mas que mundinho mais vagabundo é este, onde toda a unanimidade tem de ser suspeita? Será que não dá para ir lá no blog da cubana e ver que a sua formação é em filologia e não em ciências políticas? Que a sua crítica é fina, doce, poética, quase literária, pois esta é a sua qualidade e a sua formação dentro daquela pocilga em que transformaram Cuba? Querem o quê? Que a garota pegue em armas, se tem nas mãos e no seu talento a arma mais poderosa destes tempos, que é a palavra? Deixem que Yoani use a sua metralhadora para milhões no mundo inteiro. Ela mata muito mais. E que os radicais covardes - dos dois lados! -, que usam a calúnia e a aleivosia como armas sejam derrotados.

Um abraço.

CORONEL

Reply

aviso: o twitter em Geração Y (em portugues) quem colocou fui eu, na versão original não tem.

humberto sisley

Reply

filoxera disse... (no coturno)
Coronel

A sua explicação tem muita lógica. O meu cepticismo não me permitiu observá-la sob esse ângulo. De fato se a prendessem, fariam dela uma mártir contra o regime cubano e o regime cubano está tentando fazer algumas tímidas aberturas. Uma ótima visão que me proporcionou. A fama ultrapassou-a incluindo o próprio regime bolchevique. Assim, tornpu-se intocável. Eu estava sendo demasiadamente faccioso.

Um abraço

6 de Dezembro de 2008 01:03
----------------------------------
filoxera said... (no notalatina)
Graça

Tem meu total apoio. Concordo consigo. Já escrevi isso no Coronel. Só è enganado, quem quer ser enganado.

8:37 PM


filoxera, qual é a sua opinião afinal?

humberto sisley

Reply

Coronel

Das poucas pessoas em que confio, e olhe que não chegam ao número de dedos de uma mão, è o senhor, mesmo sem o conhecer e certamente jamais teremos oportunidade de nos encontrarmos.

Eu já o lia no Noblat e, admirava-me sua frontalidade. Mas quem era eu para o apoiar num outro Blog?

Aqui no seu, defendo-o, e estou unilateralmente a seu lado. Sem discussão e sem a menor dúvida.

Mas Coronel, no mundo obscuro dos serviços secretos, eles são deuses! Não discuto se ela tem estudos superiores, ou outra coisa qualquer. Pode ter sido comprada talvez com ameaças, chantagem sobre familiares ou outra coisa qualquer. Não interessa, isso não a impede de ser uma excelente escritora. Faz o seu trabalho e muito bem feito. Eu è que coloco sérias dúvidas sobre essa sua "liberdade" de dizer o que quer num regime opressivo e que enche as cadeias por muito menos.

Só isso meu amigo.

Eu não a estou massacrando, simplesmente, não acredito nela. Nos seus escritos, tudo bem, ela relata o que todos sabemos há muito tempo. Nem a ataco sequer. Vivo e deixo viver.

Mas Coronel, essa vidinha mais infeliz que temos se não acreditarmos nas pessoas em nenhum momento, è a tal linha muito perigosa que separa a vida da morte. Chama-se sobrevivência, meu amigo.

Outro abraço.

Reply

Dr. Humberto Sisley

Muito antes de a Graça Salgueiro ter escrito sobre essa blogueira cubana, já eu aqui tinha levantado sérias dúvidas sobre sua Liberdade de Expressão e de Opinião num regime opressivo e bolchevique como è essa aberração cubana.

As prisões estão cheias de intelectuais como ela, que um dia ousaram falar na mesma linha de idéias com que ela nos expõe sobre quotidiano naquela ilha. Mas ela não está presa, nem perseguida. È uma deusa. Isso só è possível em qualquer regime ditatorial que tiver anuência e consentimento dos serviços secretos.

Tal como disse ao Coronel, foi uma operação que fugiu do controlo de quem a criou. Ultrapassou todas as expectativas, absorveu seus criadores. Tornou-se incontrolável e assim irá permanecer.

Repare, não a estou atacando e desejo que ela continue efetuando seu trabalho por muitos mais anos, até deitar abaixo o regime cubano, pois agora está ajudando.

E a Graça Salgueiro escreve a mesma coisa que eu com outras palavras. Onde está a sua dúvida? Não estou entrando em pormenores nem irei entrar. Estou focalizando esse fenômeno incomum, num regime de terror, ela se poder exprimir contra aquele regime.

O senhor defende-a. Tudo bem! A minha Liberdade de Expressão e de Opinião termina onde começa a sua e, não me viu escrever nada contra suas opiniões nem aqui nem na Graça Salgueiro, pois não? Respeito muito a Democracia nos Blogs, pois pertencem ao dono e, se as nossas opiniões são publicadas, è porque ele consente. È um “Deus”. Logo posso interagir com o blogueiro, muitas vezes concordando com outros comentadores e faço isso. Tenho-o lido e, no entanto nunca me viu atacá-lo nem me verá. Apenas desta vez, estou dando-lhe uma explicação.

Finalizando: ela foi uma operação que fugiu do controlo dos serviços secretos cubanos. E ainda bem.

Satisfeito, Dr. Humberto Sisley?

Reply

Coronel & Filoxera, friends both:

a razão está com ambos. O que os divide é a condição humana. Pois o homem, do presente sabe pouco, do passado menos, e do futuro nada.

Hereticus

Reply

Caro Filoxera:

Em nenhum lugar eu disse que Yoani é criação da ditadura cubana. Muito antes pelo contrário. O que disse é que, quando perceberam o seu poder, não tinham mais controle sobre ela. Coisas da blogosfera.Não concordo com nada que coloque a blogueira cubana sob suspeita. Até prova em contrário, que não seja tão somente a arrogância de alguns em querer ter o monopólio da luta contra a ditadura castrista.

CORONEL

Reply

Coronel

Quem disse que Yoani é criação da ditadura cubana, fui eu, não o senhor. Se interpretou isso, retire esse pensamento, pois jamais o senhor poderia escrever isso, já que a defende de uma modo louvável. Nem eu afirmei tal coisa.

Aliás, não a ataco por escrever. Falo no paradigma em que ela se tornou para uns e para outros. Também è louvável que ela continue já que parar, está fora de questão, pois faria muito mais mal ao regime cubano e seria uma martir.

Para mim, ela è uma criação dos serviços secretos cubanos que fugiu do controlo e virou-se o feitiço contra o feiticeiro. Eles já não a podem deter. Tenho dfireito ao beneficio da duvida.

Agora, è a fuga para a frente e tentar tirar dividendos.

Quanto a outros blogueiros atacarem-na, problema deles. Meu não.

Estou em outra onda.

Reply

caro filoxera, por favor, dispenso o tratamento formal, apenas o quero respeitoso e sem ironia.
Seria interessante acessar o blog do grupo de rock cubano: www.porno pararicardo.com e tb ouvir suas composições : El Coma Andante e El General, disponíveis no youtube.com.
Tenho certeza q vc se supreeenderá com as letras como eu me surpreendi, passa a idéia de um regime de grande tolerância, mas o q na verdade há, é uma sociedade que está como uma panela de pressão, onde se permite pequenos desabafos para evitar a convulsão maior, perto das letras do pornopararicardo os comentários da Yoani são orações piedosas. Veja, escute e tire suas conclusões.
Os membros do grupo são de havana tb, estão apenas fora de qualquer qpresentação oficial de rock ( isso existe lá) bem como fora de premiações artísticas.
Sobre essas, leia post recente em www.octavocerco.blogspot.com.

humberto sisley

Reply

Estou com você, Filoxera, e confesso que de início desconfiei da possibilidade de Yoani conseguir fazer o que faz de modo não clandestino. Isso sempre me intrigou. Quando, porém, analiso do ponto de vista do Coronel, fazendo crer que martirizá-la seria ruim para o regime, assimilo a informação, mas, com reservas. Nem todos os hóspedes de Stálin, "registrados" no Hotel Lux não puderam contar suas histórias a muita gente.
Coisas assim, somente com pesquisas e muuita leitura se pode entender. Armando Valladares ("Contra toda esperança") é um bom começo para quem tiver ilusões quanto ao regime cubano.
Uma breve noção terão os menos propensos à forma convencional de pesquisar e a mais lulística ("priguiça disgramada de ler")vendo o filme "Cidade Perdida".

De toda asorte, amigo, esforço-me por crer que haja "alguma coisa boa em Cuba" (Natanael questionando Felipe: "Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?")

Não se importe de ter opiniões. Acredite, muitos entre nós têm dificuldade de comviver com as diferenças de pensamento. Se radicallizássemos, não seríqmos dignos da regra democrática que defendemos. Resta-nos, no entanto, exigir que os que discordam apontem porque discordam, mas, sem sofismas.

Reply

Humberto Sisley e HA

Não tenho nada contra essa blogueira. Reconheço que ela está fazendo um bom papel, o que chamo de "fuga para frente", numa simples operação que fugiu de controlo. Esse imponderável que não foi calculado, permite-nos ter uma visão da vida e da miséria em Cuba, já que essa senhora não se cala nem se intimida. Que trunfos tem na manga?

Nem ataco o que ela escreve. Apenas tenho o direito de questionar como è possível tanta Liberdade de Expressão e de Opinião dentro de um regime ditatorial, como è o regime cubano, onde por muito menos, qualquer palavra mostrando a miséria cubana ou denunciando esse criminoso regime, è punido com cadeia. Alguém que me explique como isso è possível!

Nada mais que isso.

Agora, a sorte de quem não vive em Cuba, è ler o que ela denuncia e eles não conseguem impedir, senão fariam dela uma mártir.

Escreve bem, sem duvida. Se tem estudos ou não, para mim pouco importa, è de somenos importância, pois até pode ser uma autodidata.

Ter-se uma opinião contrária e explicando o meu ponto de vista, è crime? Mas isso è Ditadura! Terrorismo intelectual. Já me chamaram de petista. Se me quiserem chamar de bolchevique, agente duplo, tranquilo, só mostro que incomodei os puxa-sacos, lambe coturnos e o que mais quiserem.

Meus estudos nas áreas sociais, fazem-me ter uma visão diferente de determinados acontecimentos. Logo serei bolchevique? Terei de dizer sempre com humildade: Yes Sir? Seria prostituir a minha inteligência.

Mas eu penso! Não estou procurando nada. Irei ser cinico para agradar ao Coronel e a outros comentadores? Creio que nem o Coronel quer isso no seu Blog, embora na sua grande maioria dos casos, eu concordo com tudo quanto ele escreve, pois sabe colocar o dedo na ferida dos nossos problemas politicos e sociais que afetam o Brasil.

Afinal ele para além de ser Coronel, também è jornalista! E como Professor Universitário, entende o que digo e as minhas dúvidas.

Mas se o Coronel considerar nefasta a minha presença no seu Blog, então retiro-me. Não estou exigindo nada, não cobrando nada, não procurando seja o que for. Não faço baixo assinados nem petições com seu apoio nem usando seu Blog. Não tenho legenda política, pois político bom è político morto tal como os bolcheviques. Apenas critico a sociedade quando considero que algo não está correto.

Se por tudo isso sou olhado como de esquerda, então terei pena do Coronel pelo baixo nível intelectual dos seus comentadores.

Reply

Filoxera e demais colegas, vâmos colocar ordem por aqui e ao mesmo tempo, dar um voto de confiança para o Coronel. Democracia não é querer empurrar nossas opiniões para os outros na marrovisck como fazem os esquerdinhas.

Se o Coronel acredita na inocência da bloguista cubana, ele também não têm o benefício da dúvida? A dita blogueira não é inocente até que se prove sua culpa? Ok, a história sobre a mesma "é estranha"? Têmos provas contra ela? Não? então como diria o amante de Fidel, Lula, SIFUdemos, pois sem provas, acusações não passam de calúnias e nada mais. Já contra os que acusam ela, os comunistas (família Fidel e cia), daí sim têmos provas até em demasia. E estes são julgados? Que nada, os que "coincidentemente" acusam a blogueira se lixam para fatos e provas. Vâmos ir pelo mesmo caminho obscuro dos mesmos? Eu não meus amigos, sou um direitista com "D" maiúsculo.

Não querer ser chamado de nazista, fascista ou pior de todos estes, de comunista, ninguém quer. Mas também devemos respeitar os outros bem como suas opiniões para não levarmos estas definições totalitaristas (ditadoras).

Não estou aqui querendo ser advogado do Coronel, apenas, de suas opiniões. Democracia é isso aí, o resto, é papo furado para petralha dormir.

Sem mais verdades...

Capitão América

Reply

calma foloxera!
o dólar subiu demais e deves em verdinhas?
perdeu demasiado na bolsa?
tua esquadra vai descer de categoria?
NÂO!!!!
então relaxa e vamos aprofundar na questão e tentar descobrir algum ponto mal dado.
tranquilo tchê!

ô vida
abraços

Reply

Coronel, sou seu leitor a admirador, mas, dessa vez pisou no tomate.
sem TAMBEM citar nomes,

1- o tal blogueira, respeitadissima, não acusou e sim levantou a suspeita.

2- o Sr. sim tentou “Desqualificar a pessoa” e ainda usando o texto do Olavo, grande amigo da dela. Qualifica-la como facista, JUSTO ELA, beira o ridiculo.

Desculpe Coronel, ponto negativo, atirou no alvo errado.

Reply