Demitido pelo interino.

Tarso Genro deixou para o número dois do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, secretário-executivo da pasta, tratar da demissão de Paulo Lacerda, ex-diretor geral da Polícia Federal e ex-diretor geral da ABIN, o guardião dos segredos mais recônditos do governo Lula. Tentaram, assim, transformar a demissão sumária em medida administrativa. E a ida do defenestrado para Portugal em "exílio político amigável". A verdade é que há culpa no cartório e a força de Daniel Dantas é muito maior dentro do Palácio do Planalto do que dentro dos tribunais superiores.

11 comentários

Brincadeira, Coronel, eles continuarão camuflando a verdade. Nunca apuram a verdade. Nem corregedoria funciona, muito menos GSI.
Até já começou a operação estadista europeu, com o envio de um agente para Portugal.

Terça, 30 de dezembro de 2008, 07h11
'El País': fora da disputa, Lula quer ser estadista de porte europeu
Da BBC Brasil
As recentes declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva descartando a possibilidade de disputar um terceiro mandato consecutivo fazem dele um estadista de porte europeu, afirma um artigo publicado nesta terça-feira no jornal espanhol El País.

Reply

E haja força, Coronel.

Genro considerou “correta” a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em afastar temporariamente a cúpula da Abin até que sejam concluídas as investigações. O presidente Lula disse que a determinação visa dar transparência às investigações.

Tarso evitou responder se uma possível ligação entre o ex-agente do Serviço Nacional de Inteligência, Wilson Roberto Trezza, que substitui o delegado Paulo Lacerda na direção-geral da Abin, e o banqueiro Daniel Dantas poderia comprometer as investigações. O ministro se limitou a informar que não o conhece para falar a seu respeito.

Reportagem do jornal Folha de S. Paulo revela que Trezza já trabalhou com o banqueiro Daniel Dantas. Entre fevereiro de 2002 e março de 2003, Trezza foi diretor de Seguridade da Fundação Brtprev, criada para cuidar dos planos de benefícios dos colaboradores da Brasil Telecom. No período, Dantas detinha o controle majoritário da telefônica. "Não me relacionava com ele", disse ao jornal.

Revista Consultor Jurídico, 3 de setembro de 2008

Reply

Jornal do Brasil
Ao viajar para Paris, às vésperas do Natal, o ministro Tarso Genro deixou o caso nas mãos de seu secretário executivo, Luiz Paulo Barreto, que se socorreu também do apoio do ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos para convencer o delegado a aceitar o novo cargo. O governo temia que a degola ressuscitasse a crise e criou o cargo. Em conversa com assessores, Lacerda se disse satisfeito e argumentou que, se aceitou uma solução política, foi porque as fontes do governo encarregadas da negociação também concordaram com suas ponderações. Lacerda leva com ele o delegado Renato da Porciúncula, ex-chefe de Inteligência da PF e que também estava afastado da Abin.

A solução não põe fim à crise e nem reconcilia a direção da Abin com o atual diretor da PF, Luiz Fernando Corrêa, cuja cabeça, nos bastidores, era pedida abertamente pelo grupo de Lacerda. O cargo de adido policial (normalmente ocupado por um delegado e um agente, ambos da ativa) pertence à estrutura da PF e fica vinculado ao gabinete de seu diretor geral. Para tentar evitar novos atritos, o governo pretende adotar um novo formato, vinculando o cargo de adido à Interpol (Polícia Internacional), o que acaba resultando numa saída “à portuguesa”, já que o órgão é vinculado à PF e dirigido por um delegado federal subordinado a Corrêa. Na prática, Lacerda retorna à PF, mas subordinado aos policiais que chefiou como diretor, durante cinco anos e meio.

– O Ministério da Justiça quebrou as normas de indicação de adidos. Estamos estudando um recurso contra a decisão – anunciou nesta segunda o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Marcos Wink.

Segundo ele, além do sistema de pontuação na carreira, que deve ser preenchido pelos candidatos, o adido deve ser um delegado da ativa (Lacerda é aposentado) e o assistente, um agente, e não um delegado federal, como é o caso de Porciúncula.

Reply

Coronel,

Na realidade Paulo Lacerda foi é promovido! Vai ficar pelo menos dois anos em férias na Europa, com direito a casa e outras mordomias pagas pelo erário. E,ainda por cima vai ganhar diárias em Euros ou Dólares sem tributação/IRPF.

Quem em final de carreira não gostaria de ser defenestrado na Europa, com tudo pago pelo governo Lula/PT?

E o simples mortal brasileiro só tem direito a uma misera aposentadoria do INPS.

Guga

Reply

O Diário Oficial da União nos brinda com duas exonerações:
GABINETE DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL
O MINISTRO DE ESTADO CHEFE DA CASA CIVIL
DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, interino, no uso de suas
atribuições e tendo em vista o disposto no art. 1o do Decreto no 4.734,
de 11 de junho de 2003, resolve
Nº 862 - E X O N E R A R
RENATO HALFEN DA PORCIÚNCULA do cargo de Assessor Especial
do Diretor-Geral da Agência Brasileira de Inteligência, código
DAS 102.5.
Nº 863 - E X O N E R A R
PAULO MAURÍCIO FORTUNATO PINTO do cargo de Diretor do
Departamento de Contra-Inteligência da Agência Brasileira de Inteligência,
código DAS 101.5.
GILES CARRICONDE AZEVEDO

Reply

Coronel,

O Daniel e' socio do Lula.

.50

Reply

Coronel, será que o GSI esqueceu de omitir o nome do araponga Paulo Maurício e deixar apenas o número da matrícula ou deixou em aberto para acabar de queimar o agente que desfilou na CPI ?

Reply

Só uma perguntinha, Coronel:
- Como vai ficar a acareação entre o delegado Paulo Lacerda e o araponga Marcio Seltz ?

Ou não vai ficar ?

Reply

NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESSE PAÍS, O PREÇO DO SILÊNCIO DE UM DELEGADO DA PF CHEGOU AO VALOR DE UM JOGADOR DE FUTEBOL.
O GLOBO
"Da Abin para Portugal
Lacerda é exonerado mas ganha cargo de R$40 mil, criado para ele, de adido policial"
Bernardo Mello Franco

"BRASIL UM PAÍS DE TOLOS"

ME ENGANA QUE EU "GÓSTIO"

Reply

Meu pensamento é o mesmo: A culpa disto tudo é das FFAAs.DJ

Reply

Coronel,

O cargo do Paulo Lacerda na terrinha é de bandido ou adido policial? Pelos serviços prestados na ABIN seria de bandido, pelos do DPF, seria de adido. Ou estou errado na minha interpretação?

Reply