Filhos.

Vossos filhos não são vossos filhos: são os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma.

Vêm através de vós, mas não de vós, e embora vivam convosco, não vos pertencem.

Podeis outorgar-lhes vosso amor, mas não vossos pensamentos, porque eles têm seus próprios pensamentos.

Podeis abrigar seus corpos, mas não suas almas;

Pois suas almas moram na mansão do amanhã, que vós não podeis visitar nem mesmo em sonho.

Podeis esforçar-vos por ser como eles, mas não procureis fazê-los como vós, porque a vida não anda para trás e não se demora com os dias passados.

Vós sois os arcos dos quais vossos filhos são arremessados como flechas vivas.

O arqueiro mira o alvo na senda do infinito e vos estica com toda a sua força, para que suas flechas se projetem, rápidas e para longe.

Que vosso encurvamento na mão do arqueiro seja vossa alegria: pois assim como ele ama a flecha que voa, ama também o arco que permanece estável.

(Gibran Kalil Gibran)

Hoje vou passar o sábado com os meus dois filhos, no Rio Grande do Sul. Estou há quatro meses sem vê-los e morrendo de saudade. Eles continuam sendo as minhas crianças. Sou um péssimo arqueiro. Jamais consegui arremessá-los muito longe. Espero continuar sempre assim. E o Gibran que vá para a flecha que o Kalil. O blog está fechado para inventário e balanço das coisas do coração. Reabre ao final da noite, no quase domingo. Obrigado pela atenção dispensada. Volto logo.

15 comentários

Coronel

Papai coruja, boa viagem e feliz encontro.

Reply

Coronel,

Por favor, ajude-nos a DENUNCIAR essa "propaganda" eleitoral que está no ar com a anuência do TSE.

Campanha do TSE com a intenção de valorizar o voto, e ainda temos que engolir um vídeo tendencioso e cretino. Originalmente gravado com uma voz masculina, está agora no horário nobre da TV com a voz de uma criança.

http://br.youtube.com/watch?v=19YrYll91pQ&NR=1

Pode-se ver aqui, tb :

http://novamidia-novomarketing.blogspot.com/2008/03/tse-heris-existem.html

A agência de publicidade é a W/ Brasil.

Boa noite, espero que tenha curtido muito a prole !

Reply

Boa noite Coronel!


Um minuto de atenção?

Não suporto mais assistir essa propaganda da Justiça Eleitoral, e permanecer quieta e omissa:

Na campanha do TSE com a intenção de valorizar o voto, temos que engolir um vídeo tendencioso e cretino. Originalmente gravado com uma voz masculina, está agora no horário nobre da TV com a voz de uma criança.

Olhem os heróis!

Perguntem se eles lutaram por voto - como, se começaram a luta quando ainda havia voto????

Dizem lá que eles "não matam", mas morrem.
Pergunte se não matam, e posto aqui uma boa lista.

Não usam disfarces...nem máscaras...
É mesmo não?
Quem será a Estela, o Daniel, o Valdir....tadinhos....

Assim como fizemos campanha contra o absurdo do Plenarinho, vamos enviar esse lixo para quem der e denunciar a postura do TSE!

Tendencioso e revanchista, assim como o motorista que o dirige!

http://novamidia-novomarketing.blogspot.com/2008/03/tse-heris-existem.html

Reply

Coronel

A Bolivia ao expulsar o embaixador dos EUA, criou gravíssimos prolemas diplomáticos, faltando apenas declaração de guerra...que não o farão.

Em retaliação os EUA cortaram toda e qualquer ajuda economica e comercial.

Agora, pateticamente a Bolivia acusa os EUA de repressão! Se não são loucos, a sua imbecilidade raia as fronteiras da loucura absurda, tal como aqui com o cachaceiro.

Além do mais, o cultivo e produção de cocaína cresceu na Bolívia, não estando evo sequer em combater esse negocio.

"El Gobierno consideró este viernes el planteamiento del presidente de los Estados Unidos, George W. Bush, de suspender la Ley de Promoción Comercial Andina y Erradicación de la Droga (Atpdea) a Bolivia como una venganza por la expulsión de su embajador en La Paz, Philip Goldberg.

Así lo afirmó el ministro boliviano de Relaciones Exteriores y Cultos, David Choquehuanca, en rueda de prensa, quien además calificó la "intención" del mandatario estadounidense como una nueva agresión a la democracia boliviana y a la lucha contra el narcotráfico que efectiviza el Gobierno del presidente Evo Morales, que es positiva, en comparación de Colombia y Perú."

(...)

""Nosotros consideramos una nueva agresión del presidente Bush, primero hemos recibido la descertificación, que no la aceptamos, pero creemos también, que es una venganza que está tomando los Estados Unidos por la expulsión de su embajador", afirmó."

(...)

http://www.hoybolivia.com/Noticia.php?IdEdicion=4&IdSeccion=3&IdNoticia=119

Reply

Coronel

Que diferença entre o senhor e o cachaceiro.

O senhor viaja para ver os filhos à sua custa.

O cachaceiro vagabundo sem vergonha viaja com os filhos, noras, genros e netos para conhecerem New York...à nossa custa!

Podemos ter acesso onde ficaram hospedados essa gentinha? No Astoria Hotel, também? E quem pagou?

Brasil, gigante com pés de barro que virou chacara de um punhado de canalhas corruptos!

Reply

Boa viagem e curta muiitoooo os filhotes.Filhotes?Sim, filhotes.Crescidos, emancipados, casados, com filhos(logo,logo), porém sempre filhotes.

Sobre o poema, a primeira vez que o li estava[ não sei se ainda está...]afixado à entrada de uma escola.Li com todo cuidado e atenção,meditei sobre a idéia central,cheguei à conclusão de que discordo totalmente do autor, se é que a tradução faz justiça ao original.

Também acho que "Gibran que vá para a flecha que o Kalil",hehehe =)boa a tirada.

Sem essa de que os filhos não pertencem aos pais, biológicos ou adotivos,papo de jacaré.Os filhos são a única forma de eternidade comprovada.Quem os tem não pensa só na perpetuação da espécie como os demais seres.Os pais cuidam dos filhos até que possam viver por si, mas também cabe aos filhos cuidar dos pais, qdo estes já não podem mais ser tão independentes e autônomos.Cuidar fisicamente,materialmente,afetiva-mente.É o ciclo da vida: os pais cuidam dos filhos que cuidarão depois dos pais.Não consigo ver está relação numa linha reta, de sentido único, o que vale dizer que os pais criam os filhos que depois só criarão os seus filhos e assim por diante.Me soa como coisa de gado, descartes do que não serve mais.Vejo mais como direi?,um caderno cheio de letras "l",ligadas umas às outras...Se tocam e continuam...
Tanto é assim que a própria lei tratou de assegurar que os filhos cuidem, dêem assistência afetiva e material aos pais.Precisou uma lei para garantir aquilo que, a meu ver,deveria ser natural,tão natural como respirar.Afinal,não somos esquimós, e nem eles mais fazem tão dura escolha.

Não por acaso o poema de Gibran costuma freqüentar bocas que defendem ideologias estranhas,algumas das quais defendem a tese de que os filhos são propriedades dos sistemas, do Estado por exemplo.

É dever de quem tem filhos cuidar deles, alimentá-los no corpo e na mente, com o que for mais saudável, não necessariamente os mais caro.Orientar para uma vida pautada em valores éticos,apoiar na dúvida,resgatar do desvio...Os filhos não terão o mesmo trabalho na velhice dos pais, mas ainda que estes não esperem recompensas, dispensadas por seu amor incondicional aos filhos,o mínimo que se pode cobrar da prole é um tantinho assim de gratidão.Nada dói mais do que o abandono,seja de uma parte ou de outra.
A modernidade diminuiu as distâncias,que já foi uma boa desculpa para a indiferença.Todavia, mesmo com telefone,internet e webcam,se falando em tempo real, onde fica o prazer do abraço?Aquela coisa do aconchego que só colo de pai e mãe daõ?Aquele cheiro que conhecemos desde a hora de nascer, quando somos só deles e eles só nossos.São eles, nossos pais queridos.Os filhos visitam os pais, os pais visitam os filhos,é o único tipo de "troca-troca" entre pessoas que vale a pena, ou o que vale mais a pena...


¬¬lia

Quando uma das partes se vai, levada pelo inevitável tempo esgotado , longo ou curto,ainda rendemos visitas, nem que seja uma vez por ano,nem que seja apenas pra levar uma flor,está frágil mensageira de toda nossa imensa saudade.

Reply

Coronel

Essa tal dilma, è uma mentirosa contumaz, diria mesmo, uma ex-terrorista de merda com demasiados poderes. Demita-se!

Quando essa vagabunda da politica disse que BNDES emprestou para a Odebrecht e não para o Equador, MENTIU! Tal como o Pré-Sal, passa o tempo a mentir. È louca essa mulher! Julga que está falando para o pé delcalço, analfabetos e petralhas idiotas úteis e sempre estupidos!

"(...)

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse que o governo tratará com tranqüilidade, depois do referendo de domingo no Equador, a polêmica.

- O presidente já disse que o BNDES não tem relação com o Equador. Não emprestou para o Equador. Emprestou para a empresa. Não vamos complicar mais a situação.

A Odebrecht reafirmou ontem que não tem qualquer compromisso com o BNDES. O banco também explicou que o empréstimo foi dado a uma estatal do Equador, não à Odebrecht."

(...)

http://www.averdadesufocada.com/index.php?option=com_content&task=view&id=1392&Itemid=34

Reply

Tá bom, pode ir. Abraços nos bebês.

Reply

Tenha um ótimo final de semana Coronel ,mas não nos abandone nunca!Dora Jardim

Reply

Boa Noite Coronel e amigos do blog!

Interessante, Coronel, lá nos "patraismente", nos idos de 19970,e daí prá frente, eu estava simplesmente criando meus filhos,(4) me caiu nas mãos este livro do Gibran Kalil, ( o nome é "O Profeta" ou viajei na maionése?)
Sabe, prá mim foi um "soco no estômago" de tantas coisas que ele me corrigiu... cresci mto com ele! Agradeço mto ao autor, e creio que aprendi a ver a relação "pais e filhos" de uma maneira mto mais madura! E me fez mto bem reler hoje o poema dele sobre os filhos! Só que me deu uma saudade danada... Como era bom ter meus filhos juntos a mim e ao meu marido... Ô saudade!!!
Valeu, Coronel! Receba um beijão meu, e de toda minha família!!!
Zinha

Reply

"Inteligência não tem nada a ver com conhecimento. Inteligência nasce dentro de nós."

quem disse essa maluquice?

uma chance...

comeca com a letra "L" e termina com "A"...

Deus meu, nao tem mais jeito mesmo...so internando!

o que nao faz o resultado de uma pesquisa, sabe-se la feita aonde...

Reply

Lia, mizifia, concordo contigo quando escreves: "Os filhos são a única forma de eternidade comprovada.", de resto estou com o Coronel. Mas repara, não estou nessa de os filhos serem do Estado ou do Partido, tá? São como os passarinhos, nascem, crescem e voam para formar um novo ninho. Foram-se. Fica a lembrança, saudade, a internet, a webcam, o telefone. Tá, mizifia? Com sorte, uma vez por ano os abraçamos, outras vezes esperamos varios anos para o fazer. Nem todos podem ter a tua sorte e a do Coronel.

Reply

Coronel


Um bom fim de semana em companhia de seus filhos.
Infelizmente os meus (três) estão por outras paragens - na Europa.
E como diz um ditado Japonês:
“Se meus filhos estão bem e felizes, eu também estou”
Aproveito para deixar este poema:


Mensagem à família

Na educação de nossos filhos
Todo exagero é negativo.
Responda-lhe, não o instrua.
Proteja-o, não o cubra.
Ajude-o, não o substitua.
Abrigue-o, não o esconda.
Ame-o, não o idolatre.
Acompanhe-o, não o leve.
Mostre-lhe o perigo, não o atemorize.
Inclua-o, não o isole.
Alimente suas esperanças, não as descarte.
Não exija que seja o melhor, peça-lhe para ser bom e dê exemplo.
Não o mime em demasia, rodeie-o de amor.
Não o mande estudar, prepare-lhe um clima de estudo.
Não fabrique um castelo para ele, vivam todos com naturalidade.
Não lhe ensine a ser, seja você como quer que ele seja.
Não lhe dedique a vida, vivam todos.
Lembre-se de que seu filho não o escuta, ele o olha.
E, finalmente, quando a gaiola do canário se quebrar, não compre outra...
Ensina-lhe a viver sem portas.

(Eugênia Puebla)

Reply

Bom saber que não é bom arqueiro.Não no sentido que o gibran quer 'impor' a todos.Ele deve ter escrito aquilo num momento de tristeza,tadinho, né? pra justificar talvez o abandono, ou com inveja dos que tinham seus pimpolhos por perto,família unida,sei lá, vai saber...Não curto muito pensadores da turma do Gilbran.Daquelas paragens só queria era um garrafa com um gênio dentro,hehehehe, tipo a Jeannie, mas não ela...Pode ser um modelo básico de Fábio Assunção kkkk =)
Falando em garrafas é impossível não lembrar do Luiz Esponja.E sobre ele até podemos recorrer a kalil Gibran:"Para entender o coracão e a mente de uma pessoa, não olhe para o que ela já conseguiu, mas para o que ela aspira."
Sabemos a que Lula aspira, não?E ainda temos o agravante do que ele já fez...

Continuo concordando com o coronel, Filó,sem essa de filho tipo flecha e pais tipo arqueiros.
Leia lá de novo,mizifio :)
Também não gosto de filhos arqueiros, que botam os pais(simbolicamente falando, pls ...) numa flecha e mandam pra longe,ou nem tão longe assim, num asilo mais perto.Coisa que vem acontecendo muito na Europa, nos EUA, infelizmente.Tanto que a área de empregos que mais cresce pra imigrantes é a de cuidados com 'les gens âgés'.Aquilo pra mim e descarte.Tanto Europa qto EUA estão abrindo pra profissionais da área de geriatria,sobretudo enfermagem de nível técnico, porque ninguém lá quer estudar pra cuidar de idosos...A maioria absoluta de quem trabalha em asilos,casas de 'terceira idade', ou atendimento domiciliar é estrangeira.Filipinas e países africanos exportam profissionais em pencas, ataídos pelos altíssimos salários, facilidades de entrada, cidadania pra o interessado e toda a família.Cerca de 4 mil dólares por mês, nada mal...Basta saber inglês,mas nem precisa ser um Shakespeare...
Um filme que deveria ser obrigatório nas esolas é o Conduzindo Miss Daisy.Se ela, que era rica,acabou num asilo, imagino o que passam os pobres, sem direito a uma piscina de cocoons.

Pais e filhos se cuidam.Às vezes a vida separa, sabemos dos percalços,mas abandono com desculpa de distância,ou pior ainda, de que cada um deve viver só a sua vida,não.Então não formem família, o que é perfeitamente aceitável, humano, normal.É uma escolha e como tal deve ser respeitada.O lero de deixar ir que não faz mal é que não dá pra aceitar SEM muita dor ou questionamento...
Fez bem o corona.Não tem buraco na estrada, nem apagão no ar,sem compromisso de trabalho ou blog, que impeça de ir ao encontro de seus afetos.Há muitos que nem por telefone se importam uns com os outros (o que é normal qdo as relações não são boas, melhor mesmo o silêncio que a agressão e o conflito neurotizante).Certas modernidades 'psicossociais'não me convencem.Se é uma forma de egoísmo e se quiserem dar este rótulo, que assim seja.Quando a saudade aperta, tem mais é que correr pro abraço da galera.Ainda mais com aquela costela gorda,no ponto,assando por horas...


Mas,Coronel,com relação ao uso de outras armas,tem treinado tiro?No 63ºBI usam latinhas de alumínio...Soldadinhos no busão dizem que o sargento quer que atravessem duas latinhas e ainda recuperem a bala pra usar de novo, hehehehehehe.

Ali no ARS, no centro, tem uma loja de armas.Não seria o caso de comprar umas balestras?São silenciosas e eficientes, sem contar que não precisam de porte de arma.Sabe cumé, pescar garoupa na toca...Também dá pra abater lulas, não?Hummm, precisamos testar em lulas gordas.
¬¬

lia

Reply
Marcia Venturini mod

Estava procurando este poema e encontrei seu blog. ADOREI " vá pra flexa que o kalil..." Infelizmente, neste momento estou tendo que aprender a ser só o arco e deixar que a flexa se vá. Mas quem sabe, a flexa não seja um bumerang....

Reply