STF aprova Súmula 13:homenagem à "cumpanherada".

“A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na Administração Pública direta e indireta, em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.”
..................................................................................
O Supremo Tribunal Federal (STF) acaba de aprovar, por unanimidade, a 13ª Súmula Vinculante da Corte, que veda o nepotismo nos Três Poderes, no âmbito da União, dos Estados e dos municípios. O dispositivo tem de ser seguido por todos os órgãos públicos e, na prática, proíbe a contratação de parentes de autoridades e funcionários para cargos de confiança e de comissão no serviço público. A súmula também veda o nepotismo cruzado, que ocorre quando familiares de um agente público são empregados por outro como contrapartida. Ficam de fora do alcance da súmula os cargos de caráter político, exercido por agentes políticos.Com a publicação da súmula, que deverá ocorrer em breve, será possível contestar, no próprio STF, por meio de reclamação, a contratação de parentes para cargos da administração pública direta e indireta no Judiciário, no Executivo e no Legislativo de todos os níveis da federação.

10 comentários

Coronel,

Vou ficar patrulhando as Vossas Excelências para que elas cumpram as Leis.

Reply

Viúva é tratada como prostituta por políticos proxenetas...
O Velhinho convida a ler a matéria do Estadão online:
Políticos querem cota para parentes depois de decisão do STF
Decisão vetou prática nos três Poderes e redação final será votada nesta 5ª; parlamentares querem brechas
BRASÍLIA - O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na quarta-feira proibir o nepotismo no poder público brasileiro, mas parlamentares já falam em uma saída para flexibilizar a regra: criar cotas para parentes. Inspirados no sistema de cotas para o ingresso de negros em universidades, políticos defendem que o Congresso aprove uma lei abrindo brechas para a contratação de parentes. "Já estão falando por aqui em criar cota para parentes", disse à Reuters o senador Heráclito Fortes (DEM-PI).
Comentário do Velhinho: Existe uma saída constitucional que pode flexibilizar a regra estabelecida (até que enfim!) pelo STF. Chama-se CONCURSO PÚBLICO!
Ocorre que muitos políticos são proxenetas da Viúva, para não dizer estelionatários.
A Viúva é mantida pelos tributos que todo Otário, ooops, digo, Cidadão Contribuinte paga, direta ou indiretamente, desde o rico até o miserável. Basta comprar uma média e pão com margarina (foi-se o tempo da manteiga!) no buteco da esquina e se paga o tributo embutido.
Não satisfeito com os polpudos subsídios e regalias que seus cargos eletivos lhes conferem, a malta de políticos proxenetas legisla (seja por M.P, P.L. ou PEC) para mais ainda se locupletarem e aos seus familiares.
E o fazem, em geral, usando o nome da Viúva, dos filhos desta Pátria, Mãe gentil!
Calhordice como nepotismo, só a venda de cargos públicos em troca de apoio politico.
É a casa da Mãe Joana que vira instituição para fazer Mary Jane Corner sentir inveja!
Antes que esses senhores fiquem indignados com a pecha merecida de proxenetas e estelionatários, por que não fazem uma Consulta Popular, um Plebiscito ou encomendam uma pesquisa isenta (os filhos da Viúva vão pagar mesmo!) para saber o que pensam os seus representados?
E comum a prática entre políticos proxenetas aliados evitar a configuração do nepotismo empregando os parentes de um nos cargos de confiança do outro e vice-versa!
Se tivessem vergonha na cara - e não têm, talvez porque não escutaram seus mais velhos - acabariam de vez com os chamados "cargos de confiança" e assumiriam os CARGOS DE COMPETÊNCIA através de Concurso Público!
Tivessem caráter mais sólido - e não têm! - aproveitariam a oportunidade de seus cargos eletivos para formarem exemplos de CIDADANIA para aqueles que dizem representar.
A Constituição já tem 20 anos! Onde estão as tais Reformas Política, Tributária e Judiciária que a cada período eleitoral só aparecem em promessas?
A quem esses políticos proxenetas querem enganar? O Otário de sempre...
É vergonhoso!
Mas os políticos proxenetas sentem vergonha? DU-VI-D-O-DÓ!!!

Reply

Coronel

Verifico que tem entre os seus comentadores o Velhinho Rabugento de que um dia me referi. Bom brasileiro. Costumo viajar pela sua literatura.

E agora Coronel, depois de ler esta noticia, o que manda o STF? Nada!

"Senado tamanho família

Diretor-geral mantém sob subordinação a própria mulher, a quem nomeou para a Secretaria de Estágios. Juristas vêem afronta a lei"

http://congressoemfoco.ig.com.br/Noticia.aspx?id=23809

Reply

PARABÉMS PARA O STF .....O POVO ESTA FELIZ.

Reply

Namorado/a pode? Amante pooode? Caso poooooode?

Reply

Meu caro "velhinho"! com todo o respeito e a consideração que nossa turma de comentadores anti-petralhas merecem, tenho a lhe dizer o seguinte:

O PLEBISCITO (ou, se quiser, "consulta popular) ESTÁ SENDO FEITO DE DOIS EM DOIS ANOS!

Claro que tudo que vc falou é verdadeiro; mas pelo amor do santo deus, vamos colocar responsabilidade em nossos eleitores, que são os verdadeiros culpados por termos essa "curriola" no poder.

Ou vou acreditar que o povo quer é isso mesmo! e não me venham com a desculpa de que as pessoas são iludidas pelos politicos e blá blá blá...

A fase da ignorância já passou; na hora de buscar a cestinha básica estão todos na fila; o povinho sabe muito bem o que faz!

Se quisermos moralizar, melhorar o nosso perfil político (todo o cidadão é um ser político) está na hora de parar com as desculpas.

Até em nossas forças armados tem "generais" lulando (e ululando) em troca de miseráveis migalhas no soldo. Ou são homens e patriotas, nacionalistas, ou coca-colas? Se coca-colas, ferrem-se!

Parece-me que ainda sobrou o STF; espero que por muito tempo!

EB 2010

Reply

O que não está sendo devidamente divulgado é que em cargo político "pode" ser nomeado parente. Assim, um motorista não pode ser nomeado, mas um secretário federal, estadual ou municipal pode. Assim, em certas cidades tudo vai continuar na mesma, pois o secretariado é quase todo composto de parentes. Moralizou, né?

Reply

Coronel,

Dr Evil nao e pessimista, mas Dr Evil so vai dizer uma coisa: ra,ra,ra.

Reply

Sr. Coronel:

Realmente o Nº13 é bastante sugestivo. Resta saber se a súmula será cumprida.

A criatividade é tanta que já antevejo um significativo aumento do número de funcionários fantasmas.

Aguardemos.

Reply

Sr. Coronel:

"bolsista esmola" terá cargo de confiança com o devido "confisco" de sua alta remuneração e fará parte da estatística que falsamente comprovará sua saída voluntária do programa paternalista.

Reply