Para a maioria dos eleitores brasileiros, os políticos atuam em causa própria, não em favor da população. Pesquisa da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) em parceria com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), divulgada ontem, mostra que 85% dos eleitores crêem que "a política é uma atividade em que os próprios políticos são os principais beneficiados". Só 12% avaliam que as ações são voltadas para o povo.O levantamento feito pelo instituto Vox Populi mostrou, porém, que 78% dos eleitores escolhem candidato com base nos benefícios que podem receber. A pesquisa foi realizada entre 27 de junho e 6 de julho, com 1.502 entrevistados em todo o país. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.A avaliação sobre o que é dever dos políticos demonstra que o eleitor considera prestar favores como uma obrigação. Entre as atribuições dos vereadores, foram citadas ajudar a resolver problemas que as pessoas têm em órgãos públicos (83%) e dar dinheiro a necessitados (59%). Mas também são funções do vereador discutir projetos de lei (94%) e fiscalizar contas da prefeitura (93%).Sobre o prefeito, 29% disseram que ele tem como obrigação patrocinar festas de formatura. O eleitor também considera dever do prefeito fazer escola e hospital (96%) e prestar conta da verba recebida (94%).Segundo o presidente da AMB, Mozart Pires, esses conceitos são resultado da falta de políticas públicas no país. "O eleitor enxerga no político alguém que irá substituir o que o Estado deveria oferecer."Para 52%, as eleições não são limpas. Outros 21% acham que é possível o político saber em quem cada eleitor votou. "Quando você acha que é possível alguém saber seu voto, significa que a eleição não é livre", disse Marlon Reis, juiz auxiliar da presidência do TSE.
4 comentários
CORONEL, ontem no senado ouvi algo
Replyinusitado, senadores aprovando por maioria MEDIDA PROVISÓRIA sobre
ferrovia. E olha o que diziam, que
não importavam quando seria reali-
zado tal projeto, se agora ou daqui
a anos, (SENADOR OSMAR DIAS).
Enquanto seu irmão, ÁLVARO DIAS se
posicionou ao contrário, dizendo que o básico não está sendo reali-
zado pelo governo, com estradas esburacadas,que o governo só está
conseguindo fazer 10 km de ferro-
via ano, e ainda a saude está um caos no país. A maioria PSDB e DEM
como verdadeiros inocentes aprovando a medida provisória.
ESTE SENADO ESTÁ MESMO UM CAOS!!!!
Coronel,
ReplyJá dizia Gengis Khan:
Deixai os Sacerdotes pregarem e venderem o paraíso após a morte; ninguém jamais voltou para reclamar.
Só não podem falar mal do Khan.
Todo político se aproveita disso.
Pega ladrão! No governo!
Pega ladrão! No congresso!
Pega ladrão! No senado!
Pega lá na câmara dos deputados!
Pega ladrão! No palanque!
Pega ladrão! No tribunal!
É por causa desses caras que tem gente com fome, que tem gente matando, etc e tal.
Se alguém se surpreende com esses resultados é porque não presta atenção no que acontece no dia-a-dia.
ReplyO paternalismo crônico a que somos submetidos há anos acabou desenvolvendo essa espécie de tolerância, desde que levemos alguma vantagem.
Quando a gente aprender que quem manda somos nós o país pode começar a mudar.
Exemplo: deixe a Globo uma semana sem audiência e depois me conte se eles não mudam. O mesmo princípio vale para um blog ou para aquele seu vereador que dobrou o patrimônio em um mandato.
Mago
Na campanha eleitoral de 2000 (salvo engano na data) foi publicado em mais de um veiculo noticioso, sobre os altos salários dos vereadores em BH/MG. No mesmo artigo foi comentado que nos últimos 12 anos os projetos da câmara municipal se limitaram a mudar ou nomear logradouros públicos. Todos os demais projetos foram de autoria do executivo e que os vereadores se limitaram a aprovar.
ReplyVai ganhar dinheiro fácil lá longe.