Mais de 100 páginas.

O relator da Petição (PET) 3388, sobre a reserva indígena Raposa Serra do Sol, ministro Carlos Ayres Britto, recebeu hoje representantes dos dois grupos diretamente interessados na solução sobre a demarcação da terra indígena: produtores rurais (principalmente rizicultores) e índios. Dos rizicultores ele recebeu, mais uma vez, o pedido para que a área demarcada exclua estradas, municípios e terras produtivas, que representa cerca de 5% da reserva. Os índios, por outro lado, trouxeram documentos e laudos técnicos que mostram a necessidade de a área ser demarcada continuamente, sem “ilhas”. Ayres Britto ressaltou que está aberto a ouvir as partes, mas disse que seu voto está preparado e já tem mais de cem páginas. Ele será lido no julgamento, assim como os dos demais ministros, na sessão plenária de quarta (27) e quinta-feira (28). O ministro definiu o caso como um dos mais complexos já relatados por ele, sendo comparável, em complexidade, ao voto sobre as pesquisas para o uso de células-tronco embrionárias, do qual também foi relator. Naquele caso, tratava-se de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 3510) em que o Supremo Tribunal Federal decidiu liberar as pesquisas científicas com as células.(Do Site do STF)

1 comentários:

"
Para o líder da aldeia Bororó, localizada também na reserva de Dourados, Eduardo Nunes, "terra de índios tem que ser somente de índios. Nossas aldeias estão sendo ocupadas por brancos, negros, paraguaios e até mestiços orientais". José Nunes, outro líder indígena, explicou que a apresentação dos problemas ao enviado da ONU ao Brasil "é para mostrar que estamos vivendo dias terríveis, e pedir a intervenção internacional para que a demarcação prometida"

Imagino a gritaria se uma declaração dessas fosse feita por um brasileiro branco.
Racismo, discriminação étnica , além de proposta de criação de guetos raciais nestipaiz?
Se em terra de indio, branco não pode entrar, o contrário também não vale? Imaginem a "unidade" nacional criada desse modo. Vamos "evoluir" para copiar a sociedade norte-americana de antes dos anos 50? Vamos criar lojas e restaurantes exclusivos para cada "raça"?

Reply