Terceiro mandato.

Dia destes, perguntaram se o Blog era favorável ao terceiro mandato de Álvaro Uribe, na Colômbia. Por lá não sabemos como funciona. Mas como o objetivo da pergunta é projetar a resposta para discutir um terceiro mandato de Lula, o Coturno Noturno é constitucionalista. E os critérios para alteração da Carta Maior estão dispostos no artigo 60, onde está expresso que qualquer mudança constitucional deve ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros. Qualquer mudança, desta forma, só pode ser implementada, bem ou mal, se tiver o voto daqueles que foram eleitos para legislar. Coisas da democracia, para o bem ou para o mal.

5 comentários

Na França não tem limites,nos EUA não tenho certeza, parece que tb não...

Lia¬¬

Reply

Nos EUA só é possível uma reeleição e uma vez alcançada por um presidente, ele nunca mais poderá se candidatar.
Eu não concordo com um terceiro mandato para ninguém no regime presidencialista. 8 anos é suficiente para um presidente promover avanços importantes para o país. Apesar dos erros, FHC fez muito.
No caso de Lula, o único mérito é manter um holofote na parte social mas de modo populista, eleitoreiro. De resto o governo Lula andou institucionalmente e moralmente como um F1 na marcha à ré.

Mago.

Reply

Sou contra alterações da constituição com objetivo de conferir novos mandatos seja para o governo que for. Se as coisas seguem por este caminho, dois ou três ou inúmeros mandatos são conferidos ao sabor da opinião pública e das maiorias nos congressos por aí afora. Um peso e uma medida.

Reply

Coronel,
Somentemente deseja o terceiro mandato quem gostaria de continur a desmandar no país e tentar por vias tortas apoderar-se do poder para sempre.
Fora Terceiro mandato.
Acima de tudo a Cosntituição!

Reply

Falando em Constituição, vou só mudar um pouco o foco para citar o estupro da Carta Magna perpetrada pelo Presidemente em favor da venda da Varig e da fusão BrTOi. O cumpádi e Lulinha Fenômeno devem gostar muito do mote "relaxa e goza".

Reply