Ongazônia.

Da Folha Online:

"A política indígena do governo brasileiro, complacente com a atuação de ONGs estrangeiras na fronteira amazônica, ameaça a soberania nacional. A afirmação é do general-de-brigada Luiz Eduardo Rocha Paiva, comandante de 2004 a 2006 da escola que prepara os oficiais superiores do Exército. Paiva, 56, endossou em entrevista à Folha as críticas do general Augusto Heleno, responsável pelo CMA (Comando Militar da Amazônia), quando eclodiu o conflito entre arrozeiros e índios na reserva Raposa/Serra do Sol (Roraima). "Eu acho que na faixa de fronteira tem que ter cidades, vilas, comércio. A terra indígena impede o surgimento. Somos 190 milhões de habitantes. Não podemos ficar a reboque de 700 mil [índios]", disse. O general acha que, como estão pouco povoadas, as reservas na área de fronteira podem virar territórios autônomos: "Se o brasileiro não-índio não pode entrar nessas reservas, daqui a algumas décadas a população vai ser de indígenas que, para mim, são brasileiros, mas para as ONGs não são. Eles podem pleitear inclusive a soberania".

15 comentários

No Chile isso já ocorre, pois, os Araucanos - índios da região sul do Chile - reivindicam território e soberania.

Reply

Como já dissemos inúmeras vezes, mas, como não custa repetir de vez em quando, Lula preside o Foro de S.Paulo e o brasileiro pensa que elegeu um presidente para o Brasil.
A URSAL (União das Repúblicas Socialistas da América Latina) ou seja qual for a sigla adotada amplia as fronteiras de tal modo que a soberania de uma região diz muito pouco na geopolítica pretendida.
Ocorre, por sorte ou azar, oscilo nessa compreensão, que a corrupção e os interesses pessoais de curto prazo estão distorcendo os conceitos originais e atrasando o projeto.

Reply

Coronel

Nota 10 as palavras deste General!

Visionário!

Só assim o Brasil pode crescer muito mais e tornar-se uma grande Nação.

Mas, os na ativa, vão continuar lendo a Constituição, sua Biblia.

Reply

Coronel

Mas as palavras desse ilustre General, ainda virão a tempo?

Recorro-me a post recente de Jorge Serrão.

"A tão esperada decisão do Supremo Tribunal Federal, que deverá disciplinar a demarcação de "terras indígenas", terá pouco efeito prático para a soberania nacional do ponto de vista geopolítico. A Oligarquia Financeira Transnacional - que tem interesses diretos na exploração das riquezas naturais e do subsolo da Amazônia - vai intensificar a campanha internacional, via diplomacia, ONGs e mídia, para que a região seja considerada "patrimônio da humanidade" e que ali sejam criadas "áreas de proteção autônomas". Nada mais conveniente que as tais "ilhas" - defendidas pela maioria dos ministros do Supremo – sejam exatamente demarcadas, por "coincidência" em pontos estratégicos onde existam riquezas minerais ou de biodiversidade.

Independentemente do julgamento do STF sobre o caso Raposa do Sol, o lobby global vai investir pesado para que o Congresso brasileiro ratifique, o mais depressa possível, a Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas. A adesão oficial do Brasil a esta convenção da ONU, na prática, vai permitir a criação de 216 “nações” indígenas (com autonomia política e administrativa) dentro do território brasileiro. Outras 53 tribos indígenas, que se mantêm arredias a contatos com a civilização, também terão o mesmo "direito". Atualmente, na prática, os índios aculturados ou manipulados por ONGs já se sentem desobrigados a seguir as leis brasileiras."

Reply

Cel
Um comentarista falou ai pra baixo sobre um "referendo revocatório", que está ou vai acontecer na Bolivia. Parece-me que é um jeito de "despedir" o politico eleito.
O Sr. ou algum comentarista sabe como pode ser criado algo assim aqui no Brasil? Será que pode ser por iniciativa popular?

Reply

É tão fácil rsolver a encrenca, é só botar pra correr todo mundo das ONgs e fim de papo.

Congresso deve ser obrigado a fazer o que tem de ser feito;precisamos arranjar um jeito de espremer os congressitas.


Acho que poderia começar com uma campanha do tipo: ou vocês tomam já uma providência, mandem PF e FFAA caçarem as ongs ou vão ver a mior campanha pelo voto nulo na história deste país.Nenhum prefeito vai se eleger nessa porcaria se não expulsarem as ONGs, não interessa se tem boa e tem má, fora tudo!Caça às bruxas mesmo.Campanha de destruição da imagem de todas as ongs, já,todas mesmo, até das criancinhas sem chupetas.

Ong boa é ong fechada!

Se eu tivesse tempo faria uma comunidade do Orkut com tal tema.
Você, na sua cidade, bairro, faça uma lista de ongs e mande pro Orkut,denuncie as ongs, são todas inimigas da nação!
Já pensou?o fuzuê?
Mantenha sua cidade limpa, feche uma ONg por dia.

Aff, sonhar é tão bom...Se o povo não fosse tão bundão, tão preguiçoso.

Reply

congressistas*

Reply

Boa essa, do anonimo ai de cima.
Se as Forás Armadas já não amam o Brasil...

Reply

sobre o recall de políticos já houve, sim, uns ensaios no Brasil.Me lembro que o RA fez posts e mais posts conta, dizendo que o eleito ficaria refém de eleitores ou algo assim.Tanto poderia ser positivo ao tirar um safado que traiu os seus eleitores, como poderia 'intimidar' os eleitos que votassem contra os interesses dos seus eleitores, mas pelo bem do conjunto da sociedade, pelo bem do país.

Um exemplo?Vamos imaginar que um cara se eleja prometendo ser contra, digamos, CPMF, mas depois de eleito acaba votando a favor.Como ficaria o político?

Eu sou a favor que se tire. Traidor de eleitor faz qualquer coisa.Quem deu os votos, quem paga o salário dele(s)??


L¬¬ia

Reply

Lia, essa ideia do recall de políticos tal como se faz com os automoveis com defeito, è uma estupenda ideia.

Basta alguém que tenha acesso è Constituição da Bolivia ver essa Lei.

O problema seria o Congresso e o Senado!

Desiste da ideia!

Reply

Enquanto isso dois índios da Raposa do Sol se encontram com parlamentares britânicos em Londres e o site do príncipe vai de vento em popa.
É muito estranho que a mídia brasileira não esteja dando o devido espaço a esse encontro.

Reply

contra*, aff¬¬

Reply

A Folha d´´a conta de que um certo Jacir (nem sabe o nome da deusa Lua cuja grafia é Jaci, daí se vê que é um indio fajuto) José de Souza, índio macuxi da aldeia Lilás (nome sugestivo op dessa aldeia. Nunca vi coisa mais gay. Nome de aldeia de bravos não pode ser tão boiola), e a professora Pierlângela (origem francesa no nome?. Hum, muito sivícola este nome) Nascimento da Cunha, da etnia wapixana foram à Europa procurar apoio à secessão que eles querem promover no Brasil.

Faço algumas perguntas pertinentes:

1º - levaram os colrares e espelhos para devolver?
2º - não é curioso que tenham iniciado sua tourneè pela Espanha ao invés de Portugal? Afinal, quem colonizou o Brasil e por sinal muito mal, foi Portugal, embora a Espanha tenha chegado ao continente americano antes (oficialmente) em 1492;
3º - não vos parece curioso que tenham ido buscar apoio justamente entre os que mais se benficiaram do ouro destas plagas? Lembrai-vos que de 1580 a 1640, os reinos de Portugal e Espanha estiveram sob uma coroa única, formando a União Ibérica de triste memória no que respeita aos minérios daqui ( de como não poderia deixar de ser, de toda a América Espanhola - íbero na ocasião) extraidos, e de gratificantes resultados no que respeita às fronteiras, pois foi nesse período que o Tratado de Tordesilhas tornou-se letra morta em virtude de pertencerem a uma mesma potestade as terras do maior império (União Ibérica) conquistado sem um único tiro por Felipe II da Espanha (Felipe I de Portugal), sendo tal conquista resultado da teimosia de uma figura eclesiástica (nem entrarei em detalhes) que se recusou a nomear um sucessor, preferindo morrer agarrado á coroa;
4º - alguém já ofereceu um apito para esses "indios"? Se forem mesmo índios aceitarão os apitos e irão dançar o quarup. Se não forem índios não aceitarão os apitos e ainda por cima comprarão facões novos (com nota fiscal para reclamarem de prováveis defeitos de fabricação) e sairão detonando engenheiros cretinos que ainda se darão ao trablho de defederem os patifes. Nessa hipótese é cadeia, mesmo, nos cretinos.

Também quero meu direito a uma gleba na Serra da Capivara, lá no Parque nacional da Serra das confusões, pois segundo Niéde Guidon, o povo americano teve origem lá.

Reply

Coronel

Mais uma pequena acha para a fogueira que tão bem o general-de-brigada Luiz Eduardo Rocha Paiva, colocou. São os americanos, ingleses e restantes países europeus, colonialistas durante 500 anos. Cada ONG è uma feitoria colonial. Se lhe quiser chamar de capitania, tudo bem. Não duvide, Coronel.

Thomas Lovejoy, conselheiro do vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore. Também trabalha na Fundação Smithsonian, em Washington, e é chefe da área de biodiversidade do Banco Mundial.
Já recebeu a condecoração da Ordem do Rio Grande Branco, e numa entrevista sobre o Brasil e a Amazônia, declarou:

"O maior problema são esses malditos nacionalistas desses países em desenvolvimento". Esses países pensam que podem ter o direito de desenvolver seus recursos como lhes convêm. Eles querem se tornar potências, estados soberanos e elaboram suas estratégias... Nós achamos que podíamos controlar melhor as coisas argumentando com esses líderes, esses tolos nacionalistas. Superestimamos a nossa capacidade de controlar as pessoas e vamos ter que ajustar isso. Será um ajuste doloroso, sem dúvida. Não, o problema real é este nacionalismo estúpido e os projetos de desenvolvimento aos quais ele leva.

Os brasileiros – e eu sei disto de uma experiência de 17 anos – pensam que podem desenvolver a Amazônia que podem tornar-se uma superpotência. Vivem de peito estufado com isso. Portanto, você tem que ser cuidadoso. Você pode ganha-los com pouco. "Deixe-os desenvolver a bauxita e outras coisas, mas reestruture os planos para reduzir a escala dos projetos de desenvolvimento energético alegando razões ambientais."

Reply

Antes dos espanhóis vieram os danos(vikings).Alto, corpulento, loiro e olhos claros,o chefe quando chegou ao que hoje é a Pensilvania,encontrou os índios locais e os "batizou" de "Feios".heheh.
Mas fizeram amizade depois de umas escaramuças, tanto que o danos trouxeram mulheres e crianças pra fundar o povoamento.As coisa até que iam bem, mas os índios locais começaram a pedir cada vez mais coisas e aí o bicho pegou.

Tudo comprovado. Faz parte da história dos homens dos fiordes nórdicos.Viking na língua deles significa povo dos fiordes.

Como vê,de achado e descoberto aqui Portugal não tem nada.Veio é invadir e tomar posse, co
mo todo bom e velho Império.Pra nosso azar...


l¬¬ia

Reply