Vem aí o "PAC das geladeiras".

Novamente, o governo Lula aproveita ações realizadas desde 2004 para transformar num projeto eleitoreiro. Desta vez, é a troca de geladeiras, que vem sendo realizada gratuita e gradativamente pelas concessionárias de energia elétrica, pois representa uma enorme vantagem para as mesmas. Agora, através do Ministério da Energia, querem colocar estas ações sob a mesma bandeira, transformando tudo isso numa grande negociata, a juros subsidiados, para favorecer empresas que têm monopólio de mercado no Brasil, criando uma espécie de "PAC das geladeiras".
A troca de geladeiras envolve economia de energia e ganhos ambientais, com proteção à camada de ozônio. É um compromisso assumido no Protocolo de Montreal.
Os aparelhos produzidos até 1999 funcionam com 500 gramas de CFC (clorofluorcarbono), principal gás nocivo à camada de ozônio. As novas geladeiras utilizam como gases refrigerantes o HFC (hidrofluorcarbono) e o HCFC (hidroclorofluorcarbono). Esse último também agride a camada de ozônio, mas em menor grau que o CFC. Apenas as geladeiras com HC (hidrocarbonetos) não causam danos nesse sentido. As geladeiras antigas consomem 50% mais de energia e são responsáveis por 27% do consumo de eletricidade pelas famílias de baixa renda.
Outro fator importante é que, ao fazer a troca da geladeira, as concessionárias chegam a lugares onde existem vários "gatos", incluindo estes usuários na carteira de clientes normais.
Desde 2006 já foram feitas trocas de geladeiras, por exemplo, pelo Grupo Neoenergia, controlador das empresas distribuidoras de energia Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) e da Celpe (Companhias Elétricas de Pernambuco). Pelo acordo de cooperação, o Ministério do Meio Ambiente fornece máquinas para aspirar o CFC e capacita pessoal para fazer o serviço de recolhimento do gás. Em troca, as distribuidoras responsabilizam-se pela substituição dos refrigeradores, doando a famílias carentes novas geladeiras. A Coelba assumiu o compromisso de doar 12 mil geladeiras a comunidades de Salvador. Já a Celpe responsalizou-se em trocar 2,5 mil geladeiras antigas na região metropolitana de Recife. A Ampla , que fornece energia para 2,3 milhões de consumidores em 66 municípios do Rio, vai distribuir 20.000 geladeiras gratuitamente até 2012.
Existem várias ações em andamento no Brasil. Antes estavam na esfera do Ministério do Meio Ambiente. Agora, ao que parece, vão juntar com o Luz para Todos e botaram no Ministério de Minas e Energia. Não existe nenhum mistério na origem dos recursos que pagam estas geladeiras "verdes". O dinheiro sai do Fundo de Eficiência Energética, criado pela Lei nº 9.991, por Fernando Henrique Cardoso em 2000, que obriga as distribuidoras de energia elétrica a destinarem 0,5% de suas receitas às ações voltadas para o uso eficiente da energia elétrica.
Convido os leitores e comentaristas a dissecarem o tema, descobrindo, por exemplo, quanto este Fundo de Eficiência Energética arrecada. E onde já existem ações em andamento, para que possamos mostrar que o "PAC das geladeiras"é, novamente, uma simples junção do que já está acontecendo há muito tempo no país.

13 comentários

E DEPOIS DESTE O 'PAC DO CARRO NOVO' SABIA ?

É O MODELO ECONOMICO DE SUBSIDIO SPO QUE PARA CARROS...

DUVIDAS DE QUE LULA COM TANBTA BOLSA-ESMOLA E ESTES PAC´S NAO SAI MAIS DO PODER E ELEGE ATÉ O HITLER SE QUISER ?

DEIXARAM O MONSTRO A SOLTA IRMAO, AGROA É TARDE !

Reply

Coronel

Por que não fazer a troca apenas depois das eleições?

Esta iniciativa, è mais uma entre variadas que o molusco coloca, apenas para "comprar" votos.

Sujo.

Reply

A página principal está bem no páreo... ;)

Reply

Dr Evil ja cansou de dizer, mas ninguem acredita. O governinho so tem um funcionario competente: o marqueteiro de plantao.

Nem ex-terroristas, nem cachaceiros, nem chancelerdos ou churrasqueiros. Somente o marqueteiro de plantao.

Esse consegue fazer parecer que o governinho faz alguma coisa. Cria propagandas do nada, ou pior, das acoes anteriores de FHC. E o cachaceiro ganha em popularidade.

Marqueteiro assim, Dr Evil so tinha visto um. O Silvio Santos.

Reply

Hum, coronel, geladeira vale voto?

Reply

É verdade. Daqui a pouco será a vez das próteses dentárias.

Reply

Coronel:
O melhor que eu achei sobre o tema foi na Comunidade Européia onde se tem o programa para países em desenvolvimento, com fonte de recursos, deve ter prestações de Conta (credo que coisa antiga!),veja no link a seguir.

http://www.abesco.com.br/DATAROBOT/SISTEMA/PAGINAS/pagebody2.asp?id=35&msecundario=761

Reply

Brastemp e Consul agradecem pemhoradas.

Reply

Pra quê geladeira, coronel? Esse governo é uma gelada só.

Reply

Não, obrigado, vou esperar pela bolsa tv lcd 42".

Lia

Reply

Desafio essa corja a fazer essa substituição após passadas as eleições.
O que tem de gente "honesta" que vai encostar uma geladeira por não ser "ecologicamente correta" pra ganhar uma novinha em folha... quem viver verá.

Zé do Coco

Reply

obrigada
¬¬

Reply

Li alguma coisa a respeito das geladeiras velhas que vão virar sucata a ser vendida para alguma indústria do aço, acho que é isso.
Já tem selo de corrupção e companheirada nisso ai.
Imaginem se não !

Reply