Nada de golpes: democracia.

O episódio ocorrido com o General Augusto Heleno mostra que existe muito espaço a ser ocupado por todos os brasileiros na democracia, sem crises, golpes ou revoluções. Defender a soberania nacional. Exercer a liberdade de expressão. Influenciar a opinião pública quando o assunto é a pátria e a segurança da nação. Questionar a miopia dos governos. Gerar discussão séria sobre temas estratégicos. Melhorar os políticos e a imprensa. Não deixar espaço para a demagogia barata. Eleger, não eleger, reeleger, sempre de acordo com aquele livrinho que, bom ou mau, só pode ser mudado por 3/5 do Congresso. Sem dúvida alguma, as instituições militares são as que possuem a maior credibilidade junto à população, mesmo quando demonizadas por velhos terroristas corruptos que se locupletam com gordas indenizações ou que - não esqueçam! - foram eleitos pela maioria dos brasileiros e, portanto, possuem legitimidade. As FFAA podem e devem ocupar espaço, mas sem jamais questionar a democracia, até porque os regimes militares que alguns ainda almejam se transformaram em anacronismos que só vigoram em países como a Coréia do Norte, Mianmar e Cuba, tradicionais palcos de violência, falta de liberdade e desrespeito total aos direitos humanos. O muro caiu para os dois lados. Existem muitos países democráticos onde civis e militares podem mirar para construir uma nação melhor, onde não exista espaço para a impunidade, para a corrupção e onde cidadãos que não cumprem as suas funções ou cometem crimes são processados e presos sem dó nem piedade. Entre eles, e muito especialmente, os políticos. A maior contribuição que os brasileiros com farda ou sem farda podem dar ao Brasil é encontrar espaços para defender, em plena liberdade, valores maiores e inquestionáveis. Como a bendita democracia. A maravilhosa democracia. A democracia que vai nos permitir ir errando cada vez menos para, lá na frente, ser uma nação em todo o seu potencial. O General Augusto Heleno é um excelente Comandante Militar da Amazônia e um dos maiores especialistas em questões de segurança de fronteira e de proteção do nosso território. E só adquiriu o respeito imediato de milhões de brasileiros porque não avançou na sua brilhante e patriótica intervenção pública para além do que entende, defende e é de sua responsabilidade. O General Augusto Heleno emerge deste episódio tão somente como um grande democrata, por mais que aqueles que- à esquerda ou à direita - odeiam a democracia, tentem jogar sobre ele uma intenção golpista. Não é, o General Heleno, candidato a presidente, tampouco um protótipo de golpista ou ditador. Preservar este democrata da melhor qualidade é uma obrigação de todos nós, que juntamos cerca de 12.000 assinaturas em seu apoio. É o que penso. E defendo. E motivo pelo qual existe este Blog.
................................................................................
ATUALIZANDO: Se o General passar para a reserva, se filiar a um partido político, se candidatar à presidência e apresentar um programa de governo tão bom quanto a sua visão a respeito da Amazônia, tem o meu voto. Só por ser "milico", não. Ou estarei dando razão aos pobres que são aliciados a votar no pobre retirante, antes de qualquer coisa. Se queremos que o povo brasileiro desenvolva consciência política, devemos mostrar que também temos.
.................................................................................
ATUALIZANDO (2): Link para a Constituição Federal.
.................................................................................

41 comentários

Bravo Coronel!!! Muito bem dito.

Reply

Se o Gen. Augusto Heleno ainda não é candidato a presidente, deveria ser. Pois quais são as alternativas?

Alkmin, um perfeito carreirista? Serra, uma ameba política que não tem vergonha de defender mais impostos porque vai tirar uma casquinha? Aécio, que só pensa em si próprio? Ou alguém vai ficar contente com Ciro Gomes ser guindado ao poder com a benção de Lulla, para depois deixar a vaga à disposição do líder em 2014?

Não tenho nada contra um general ser alçado à Presidência da República pelo voto. Isso já aconteceu em vários países (no Brasil: Dutra; nos EUA: Eisenhower). Ambos respeitaram a democracia, e deixaram o poder a seus opositores.

Ameaça mesmo à democracia no Brasil só tem um nome: PT. Ou qualquer candidato um que seja apoiado pela quadrilha.

Abraços.

Reply

Coronel

Bonito seu post.

O que escreveu, è o que todos ambicionamos, o que na Europa se pratica, nos EUA também, Austrália, Canadá, Nova Zelândia e por aí fora.

Não falo nos países árabes, pois o senhor também não falou! Na Turquia, bom exemplo como os militares mantém a Democracia não estando no Poder.

Mas agora, Brasil?? Este Brasil que nós vivemos, Coronel? Está falando nele e em Democracia? È isso?

Temos na nossa Historia recente o exemplo mais patriota que as nossas FFAA fizeram: impediram que a ex-URSS se instalasse aqui! Depois, impuseram a Ordem e governaram tal como Pinochet. O nosso PIB ultrapassava os 10% anuais. A Ordem foi reposta.

Chegou o momento de reporem o que o senhor chama de Democracia. Fizeram-no! O que temos agora? Chama a "isto" Democracia? Eu chamo-lhe corruptocracia!

Instalaram-se no nosso território e com total apoio do governo, movimentos terroristas. Este governo protege-os! Tem explicação para isso? E para o Foro de São Paulo? Tem explicação que justifique a implementação do seu programa se somos uma Democracia?

Como justificar a mais alta taxa de juros num país carente de quase tudo, principalmente na área da Saúde?

Mas já que para si a Democracia lhe è muito cara, o que existe de Democracia neste Brasil atual? Justiça? Não me faça sorrir. Punir políticos? Como? Está brincando. Eles são deuses e usam a religião e a demagogia para se elegerem.

Os pilares da nossa Democracia foram minados e desabaram. Não há mais! O que existe realmente, è o perigo de uma ditadura bolchevique se instale em concluiu com Chavez e círculos bolivarianos. Todo o dia se fala em golpismo de esquerda como se eles não dominassem já tudo e tudo corromperam.

Coronel, eu não acredito nesta "Democracia" que vivenciamos atualmente e muito menos na sua possibilidade de repor a Ordem e Progresso no meu País.

E repare, não sou o único que por aqui chama pelos militares! General Heleno não è golpista. Apenas um militar que falou e bem no momento exato.

Mas, governo que manda forças para-militares abaterem se necessário for, brasileiros índios e não índios, para pela traição, entregar nosso território a interesses estrangeiros, como pode ser condenado e punido senão pelas FFAA?

Pode-lhe chamar revolução ou golpe de estado, pode-lhe chamar o que entender, mas estamos em pior situação que em 1964, com guerrilha institucionalizada e movimentos narco-terroristas financiados com o dinheiro da União. A Justiça defende-os! Não são presos nem acusados de nada!

È este o seu Brasil sonhado?

Não creio nem acredito. Mas só vejo uma única maneira de haver Ordem e Progresso no meu País. È a imediata intervenção das FFAA.

E a sua petição, nada tem a ver com o descalabro para onde este governo corrupto e bolchevique nos conduziu. Simplesmente aconteceu!

Reply

Meu ponto de vista é idêntido ao do

Filoxera.

Reply

Coronel,

Parabéns pelo post!!!
Tudo tem seu lado positivo,a chegada do PT ao poder,mostrou do que são capazes.
Se o PT continuasse na oposição, pregando um discurso de ética, igualdade social, austeridade,sem nunca ter sido governo,ficaria sempre a dúvida.
Será que esses caras são mesmo sérios? Tiraram a máscara.
Não existem salvadores da pátria.
Pela primeira vez estamos vivendo no Brasil, um período de normalidade democrática, os Presidentes se sucedendo pelo voto.
A gente grita, berra,comenta, concorda, discorda, isso é do jogo democrático, quero ver gritar, berrar,comentar em regime de exceção, seja de direita ou de esquerda.
Porisso não saio do Coturno, porque seu titular é um defensor da democracia.

Abraços

Reply

Eu penso que os ainda "comunas" tem interesse pe$$oais para manter a "lenda"e faturar em cima de um fato que aconteceu há anos atras.Não querem porque não querem olhar os militares atuais como devem ser olhados. Como SERes. (creio que entre eles deve haver tb NÃO-SERes, como os há em todos os rótulos).
Pessoalmente, eu procuro em cada "envelope" um SER, apenas, isso. Com ideais em beneficio de todos, pra toda a Nação e não apenas os de sua tribo.
Eis a questão: encontrar esse SER!
Magda

Reply

Coronel, a música é o melhor remédio para todos os males. Cante comigo, Coronel:

Nossas almas em festa saúdam
Esse clube de real tradição
Na mais sã alegria se escudam
Entoando esta marcha canção
Juventude, um passado de glórias
Teu nome querido tornou
És um clube de muitas vitórias
Que a cidade em orgulho deixou

Reply

Não podemos nos esquecer de que a petralha que está no governo quis vender o nosso Brasil à cortina de ferro, pelas mãos de ‘jango” e sua corja, tentaram pelas armas e perderam. Sejamos justos foram de forma inteligente, pelas urnas, usando o conceito de que o brasileiro não sabe votar e não tem memória, basta ver os jornais da época de 63 e 64 para justifivacar essa falta. Estão agora leiloando o Brasil, especificamente a Amazônia em troca de poder e como prega o foro de São Paulo na construção da "República Bolivariana", usando a nossa Amazônia como moeda de troca e para garantir estão treinando os braços armados: MST, MLSTS, Via Campesina, Liga dos Camponeses Pobres, mas a maior preocupação é o uso da PF e Força Nacional.

Reply

Menos mal, CORONEL

Gosto muito daqui mas confesso que às vezes me assusto com umas criaturas que por aqui andam a pregrar o retorno das FAAS.

Por mais que louvemos os serviços prestados pelos militares no passado (não terem permitido o avanço do comunismo) não podemos esquecer que eles acabaram perdendo a mão e permitiram que sua polícia política se tornasse tão violenta quanto os piores exemplares do stalinismo.

Não podemos esquecer também que pagamamos por décadas pela inconseqüência do tal "milagre econômico" do governo militar.

Por tudo isso, acho que os militares não podem e nem querem se aventurar a um golpe.

E antes de voltar a me calar,lembro ao prolixo FILOXERA (você bem que podia postar comentários mais curtos não amigo?) que na Venezuela foi uma tentativa fracassada de golpe, uma trapalhada como esta acalentada pelo FILOXERA, que deu ao popular e populista Hugo Chávez a oportunidade perfeita.

Lúcia

Reply

Coronel,

Antes de tudo, há democracia quando há Estado de Direito, isto é, quando a Constituição e as Leis imperam e governam. Não é o caso do Brasil. A cada vez que o cachaceiro sobe num "paclanque" para vociferar contra alguém comete, no mínimo, 3 crimes: o primeiro é eleitoral (há uma lei específica proibindo campanha eleitoral fora de época. O segundo, por usar recursos públicos para campanha eleitoral. O terceiro por jogar uns contra outros, dividindo a nação.

Portanto, não existe nenhum golpismo quando se pede sua cassação ou impeachment, já que o Presidente é o primeiro que tem a OBRIGAÇÃO DE CUMPRIR E FAZER CUMPRIR AS LEIS E A CONSTITUIÇÃO.

Na medida em que os governantes não cumprem as leis, NÃO EXISTE DEMOCRACIA. Não é necessário que haja ton-ton macutes nas ruas prendendo e matando para caracterizar uma ditadura.

Reply

Pq tu te intitulas coronel?

Acompanho seu BLog diariamente, mas hoje tu mostraste verdadeiramente tua cara: Não és militar coisa nenhuma, és apenas alguém que utiliza o bom nome dos militares, mas que no fundo, no fundo, os quer distantes do Poder.

A democracia é o sistema ideal, mas com um povinho que nem o brasileiro, sempre pronto a dar um jeitinho, o único meio de se ir pra frente é com um governo forte de direita...

Hoje mostraste tua verdadeira face!

Reply

Perfeito, CORONEL.

Acho que teremos que fazer nova enquete: já estou votando para que este post sirva de capa para a petição. Não há outra redação que
defina, de maneira tão clara, a intenção de todos que deram apoio
ao General Heleno.
Tirando o "atualizando", que é de "economia" interna, está PERFEITO!
Este blog encanta por muitos motivos, entre eles, a sua orientação firme, precisa e presente, sempre que necessário.
Deve ser coisa de militar mesmo, pois passa muita segurança.

FLÁVIA

CONTINUE SENDO NOSSA VOZ, CORONEL.

Reply

Caro Anônimo:

Você postou:

Pq tu te intitulas coronel?

"Acompanho seu BLog diariamente, mas hoje tu mostraste verdadeiramente tua cara: Não és militar coisa nenhuma, és apenas alguém que utiliza o bom nome dos militares, mas que no fundo, no fundo, os quer distantes do Poder.

A democracia é o sistema ideal, mas com um povinho que nem o brasileiro, sempre pronto a dar um jeitinho, o único meio de se ir pra frente é com um governo forte de direita...

Hoje mostraste tua verdadeira face!"

Você achava, então, que este Blog surgiu para defender um golpe de estado e a volta pura e simplesmente dos militares ao poder, através de um golpe? Se pensou isso, meia volta volver.

Um abraço.

CORONEL

Reply

Caro Filoxera:

Lembra deste juramento?

"Incorporando-me à (cita a Força Armada correspondente) prometo cumprir rigorosamente as ordens das autoridades a que estiver subordinado, respeitar os superiores hierárquicos, tratar com afeição os irmãos de armas, com bondade os subordinados e dedicar-me inteiramente ao serviço da pátria, cuja honra, integridade e instituições defenderei com o sacrifício da própria vida"

(Art 174, inciso V - RMA 900-1 - Regulamento de Continência, Honras Sinais de Respeito e Cerimonial Militar das Forças Armadas).

Um abraço.

CORONEL

Reply

27/04 -

http://www.averdadesufocada.com/index.php?option=com_content&task=view&id=1074

O EXTREMO NORDESTE DE RORAIMA


Uma verdadeira aula magna

Roberto Gama e Silva

Alm.Reformado

Reply

É isso!
Não podemos alimentar os pombos.
Deixemos que os petralhas façam a meleca toda,se e qdo derem um golpe, e não está descartado, aí vamos ver o que fazer.

Não acho que o Heleno se meta nessa roubada de presidente não.Não me passa vontade de.Na entrevista que vi dele, na Band,foi que fiquei sabendo da coisa toda da reserva,se ele não falasse não saberia pois é tudo escondido.Foi o que me encantou nele,falar mesmo sabendo que poderia se incomodar. Nunca perdoaria alguém que sabendo de tanta coisa como ele sabe, pois domina o assunto,escondesse do povo.Militar ou não,de farda sem grife ou de Armani.Quem esconde o jogo graúdo dos brasileiros não tem perdão.
Nunca vejo o tal programa, mas numa dessas sapeadas com o controle parei lá e resolvi ver o que o milico tinha a dizer.
Fiquei bege!heheh
Mas gostei do jeito dele, muito sereno, senhor de si, escutando com atençaõ todas as perguntas, pra não cair num desvão ideológico, respondendo dentro do que foi perguntado, sem desvios panfletários...Por isso fiquei tão chateada com as reações negativas. Não vi nada que justificasse.Se estava ali num canal de TV deveria estar com conhecimento de seus superiores,então a tal indisciplina não era desculpa que se sustentasse.Veio então a onda de ódio gratuito aos militares, ao fardado,sempre se escorando no trololó da REvolução de 64.
Que birra mais tola! Bombeiro pode?marronzinho , guarda metropolitana podem?Então...e se o uniforme for terno e gravata? pode?
E nunca é demais lembrar que durante os anos de 'chumbo' a parte mais virulenta foi feita por civis.Quem não tinha medo do Dops/DoiCod?Os agentes infiltrados nas universidades eram todos da PF, da civil,delegacias metiam medo e não quartéis.Me lembro bem do caso da 'maçã verde' , que se fez passar como aluna da USP e era agente federal, quando foi descoberta.Então por que ninguém faz tanta cara de nojo qdo os federais agem, prendem? todo mundo aplaude as polícias qdo trabalham bem,não usam fardas normalmente,só coletes em missão especial.Só destilam ódio contra as fardas, a verde em especial...
Não acho justo,daí minha solidariedade ao cidadão Augusto Heleno, antes de tudo uma pessoa de bem.
Que ele saiba disso.Que leve aos meninos da selva todo o respeito que tenho por eles, mais que respeito, carinho quase maternal.
É muito fácil salvar o mundo,cuidar da soberania e da segurança nacional, daqui de um teclado com o conforto que me é possível.Já os que estão lá no mato...
Uma vez um ex militar disse que serviu em batalhão de selva,e que não queria nem lembrar o que passavam lá.
Deve ser por isso que qdo vêm a uma festa comem de tudo hehehehhe, não fazem bico doce, se bobear comem até a vela do bolo rsrsrsr, acesa ainda.Se não mata engorda...

Jamais serei grata o bastante por fazerem o serviço PESADO( não sujo)
de ficarem lá cuidando de algo que é de todos.Se alguém achar que não, que se manifeste,diga que não tem nada a ver, que não quer aquilo, que é tudo mato e água...
É só fazer uma campanha e pegar assinaturas de quem pensa igual, uai, né?São livres,assumam suas posturas...Agora ficar no conforto da caminha macia,do shopping decidindo questões tão delicadas não dá.

Ou será que estão com inveja da vida boa dos meninos lá?
viram? banheira de hidro Jaccuzzi, com aquelas bolinhas que fazem espuma,balde de gelo com champanhe, né?
E o televisor então? Baita telão, verdadeiro "wild" screen rsrsrrs, céu estrelado, qdo dá pra ver...
E à noite então? Depois de uma trilha pela floresta de bonsai,de volta ao conforto da caminha fofa,com a companhia macia e cheirosa de uma esposa, namorada...
Vidão eles têm né?
E nós aqui tecranuuuu.
Pior ainda que tem gente que nem tecranuuu ajuda.Só mete o pau.

Lia¬¬

Reply

Coronel

Concordo com o "atualizando" (1), por expressar fielmente o meu pensamento. Em assim sendo, meu total apoio.

Perito.

Reply

Alô Boss.
Acho que este link para a constituição é FURADO.
Em um país onde aluno PODE OFENDER O PROFESSOR,o Professor não pode tomar nenhuma atitude sem ter represálias.
Em um país que uma pessoa escura não pode ser chamada por outro nome,sob risco DE PRISÃO.
Em um país onde um PRESIDENTE rasga a constituição que jurou defender.
Em um país onde políticos NEM SABEM OS ARTIGOS DA CONSTITUIÇÃO.
Este link é um link para o Xangrilá.
Sugiro não incluir o link,pois nos leva para algo que não existe,não se obedece,não se honra.
abraços

Reply

Coronel, não estamos vivendo no Brasil tempos normais de democracia . Acho que a maioria das pessoas que desejam ver o general Heleno comandando o país quer isso não por tendência golpista, mas por ver a situação escabrosa em que estamos. Estão vendo nele um autêntico patriota, coisa inexistente na nossa política há décadas.

Reply

Coronel

Lembro e compreendo.

Um abraço

Reply

Coronel, não concordo com sua opinião e solicito espaço para justificar minha discordância.
Faço um paralelo, uma analogia, entre a situação do Brasil e a de um doente em estado muito grave.
Diga-se de passagem, em avançados estágios de enfraquecimento:
- insegurança pública
- insegurança jurídica (não se pagam precatórios, o empréstimo compulsório do combustível de 1985 não foi devolvido, só para citar alguns exemplos)
- insegurança do sagrado direito da propriedade, base para o progresso de qualquer nação civilizada
- corrupção ativa e passiva
- moralidade pública e do povo baixas (desagregação familiar, escolas péssimas e socializantes, lavagem cerebral e controle social pela mídia televisiva, principalmente)
Resumindo:
Para um doente terminal, são necessárias medidas firmes, às vezes radicais.
Se em 1964, com um povo muito menos desagregado, menos deseducado e mais cidadão foi necessário um golpe militar, hoje as atitudes terão de ser muito mais drásticas.
Duvido que haja alguém com discernimento para enxergar a gravidade do quadro, coragem e capacidade para tomar essas atitudes duras e impopulares.
A situação está para lá de grave.
Cabe às Forças Armadas - apoiadas por setores ainda sadios da sociedade - executar essa grave e urgente intervenção no paciente chamado Brasil...antes que ele morra!

Reply

Lúcia

Se a incomodo, è porque digo verdades que magoam! Ou terei de ser cego, surdo e mudo, vendo como está indo o meu País? Por muito menos, as nossas FFAA intervieram!

Agora, com guerrilha instalada e movimentos terroristas financiados pela União e protegidos pela Justiça, você acha que me devo calar? Por que razão esses movimentos estão sendo protegidos por este governo, que se intitula democratico? Por acaso vê por aí forças militarizadas de extrema direita? Então porque defende esse status quo de instabilidade politica/social deste governo?

E quanto à nossa soberania? Não fala sobre separatismo a favor de ONGs estrangeiras?

Você è petralha, não è?

Faz parte da elite governamental que nos "bons" modos soviéticos tem o direito de consumir produtos estrangeiros vedados aos restantes indigenas, utilizando o cartão corporativo?

Quer silenciar o Coronel? Qual a razão? Não tem Blogs de esquerda para escrever?

Reply

Caros Mários e Anônimos:

Por que os militares passam para a reserva e se reunem em clubes militares, em vez de fundarem um partido politico para serem uma alternativa democrática? Ir para a rua, fazer campanha, dar palestras, participar da vida pública. Ou é melhor jogar tênis, tomar uísque escocês -como a esquerda - em vez de botar o seu na reta? Quem mais tem do que o Bolsonaro? Eu tenho um blog e discuto de igual para igual com militares e políticos. E o faço com muita dureza. E aí o pessoal vem aqui pedir que os militares salvem o país? Comecemos pela reserva, você não acha?

Um abraço.

CORONEL

Reply

Tái CORONEL, eu já havia sugerido isto e concordo e tb votaria no GAL. HELENO.dORA jARDIM

Reply

Tá coberto de razão,Coronel, os da reserva só querem jogar golf... e logo eles que não têm nada a perder, estão livres, leves e soltos pra agir.Enqto tiverem do bem bom, enqto cobrirem as contas...Tanto que basta o governo, qquer governo, acenar com aumento de salário ficam pianinho, pianinho, como diz o JobinzinhoCobraCoral...

Tão nem aí,não é justo que uns se arrebentem enqto outros só usufrem,seja numa ditadura ou numa democracia.
Não agem, só reagem qdo alguém joga neles um entrudo daqueles que se jogava transantigamente no Rio...

A maior democracia do mundo, com presidente civil, eleito por dois partidos na prática(tem mais candidatos que partidos, aqui é o contrário)tem tb a maior máquina militar do planeta.
Não precisa um militar presidente pra tenhamos uma defesa a altura da grandeza do Brasil.

Nos EUA o povo quer assim lá o contribuinte dá as cartas.

Há muitos ex militares senadores, deputados.
Aqui é que se candidatam pouco,não promovem suas idéias, propostas,gostaria de saber por que tanta acomodação.Talvez seja pq o dindim esteja dando ainda, talvez por nossa índole pacata...Quem terá a resposta?

¬¬

Reply

O post do Coronel chama muito bem à atenção para a possibilidade de os militares poderem se manifestar dentro da lei e sem cacoetes golpistas.

Reply

Caro Coronel,
Tiroteio entre os da mesma tropa é prenúncio de derrota. Continue pondo ordem no teu terreiro, senão vira zona.

Para mim esta celeuma toda só existe porque o General Augusto Heleno tem potencial para ser a alternativa eleitoral viável ao fisiologismo e ao populismo, que tanto estrago causam hoje à democracia brasileira.

Erram aqueles que apontam que não estamos numa democracia: estamos sim - temos um judiciário independente, uma imprensa livre, liberdade de associação, pluripartidarismo, alternância no poder etc etc etc.

Mas isso não garante que a democracia seja perfeita, nem que ela não possa ser solapada pela gente que prega uma "verdadeira democracia" que na prática revoga tudo o que listei acima (e muito mais). Eles tentam - e como! Não é nada mais nada menos do que vemos hoje na ação do MST, na corrupção do PT e na estratégia solerte das milhares de ONGs fajutas (com poucas e honrosas exceções).

É claro que qualquer general, brigadeiro ou almirante (ou cabo,capitão ou tenente) pode se candidatar a presidente, mas respeitando o processo civil. Em termos práticos, isto significa que os milicos são responsáveis pela defesa externa do país, e são o fiel da balança na defesa da constituição.

Isso obviamente implica no primado do poder civil, mesmo que o supremo mandatário seja oriundo da caserna e tenha livre trânsito nela. Pode até se identificar como general/almirante/brigadeiro - mas da reserva. E, como lembraste bem, filiado a um partido político.

Fora isso, qualquer defesa de militares no poder é chavismo, pinochetismo, castrismo e outras excrecências. Ou então saudosismo de uma era bipolar na política mundial, quando o poder militar foi a última barreira contra o processo revolucionário socialista.

Abraços.

PS. Viva o General Eurico Gaspar Dutra, grande democrata!

Reply

Os militares (regra geral) não são golpistas. Os civís são golpistas. Os militares têm formação democrática são disciplinados e sabem obedecer. São treinados para isso. Os civís nem tanto. As intervenções militares no Brasil foram circunstanciais e provocadas por diatribes de civís, de uma maneira ou de outra. Essas intervenções, digamos cautelares, correm o risco de às vezes sairem do rumo. Foi o que aconteceu na última em 1964, mas, eles nunca perderam o norte do caminho de retorno que queriam e sabiam que tinham de fazer. A esquerda sabe disso, claro que não pode deixar de explorar politicamente. É do jogo mas, que sabe isto sabe. O Lula sabe. Os intelectuais de esquerda, estes sim, desonestos e golpistas sabem também. Convivi (trabalhei) grande parte da minha vida com militares os mais diversos, convivência boa, de trabalho, de projetos, de muita conversa séria, profissional e de amizade. É uma fatia muito boa da sociedade brasileira. Muitas vezes usada e vilipendiada mas, no final bem avaliada pelos brasileiros. É o que importa.
J. Carraro

Reply

Ninguém mais do que eu quer ver Lula e sua corja pelas costas, no entanto, espero que ele saia do governo como entrou: de acordo com a lei. Em qualquer circunstância que se aplique a lei, ele sai. É por isso que devemos lutar. Entendo os impacientes, é o meu caso. Mas, já temos o Coronel que nos dá este espaço para protestar, temos o General Heleno, para quem tenho dois votos, caso ele queira
e os militares muito atentos e esclarecendo a sociedade. A situação está mudando. Vamos esperar... com paciência.
O que não podemos fazer é usar o sagrado espaço deste blog para clamar por um golpe de Estado.
Devemos clamar sim, é pelo fim dos desmandos e, quem não quiser atender que enfrente a lei.

FLÁVIA

Reply

Coronel

Não deixa de ser deveras surpreendente como subitamente apareceram tantos "democratas" defendendo a mensagem do seu post.

No entanto, creio que nunca ninguém os viu por aqui criticar a bagunça irrecuperável pela "via democrática" que este desgoverno anda fazendo. Defendem tanto as suas palavras, que se eu não o conhecesse por aqui, diria que estava num Blog petralha! Eu defendo a via democrática musculada dos militares!

Agora vou dar descanso ao meu esqueleto.

Um abraço

Reply

O que anda incomodando uma expressiva parcela da população é que não temos mais segurança pública, Coronel.
Em plena época do regime de exceção, eu podia andar a qualquer hora do dia ou da noite pelas ruas sem nos preocuparmos com assaltos. Não poucas vezes saía com amigos pelos bares de madrugada e comprávamos um frango assado e sentávamos na calçada para saborear. NINGUÉM, absolutamente ninguém, vinha nos tirar satisfação. Hoje? Hoje somos assaltados a todo e qualquer momento.
Para não mencionar a impunidade que hoje é regra. O bandido, o assaltante, sabia que se posse pego era pra ficar mofando na cadeia.
Hoje? Qualquer um sabe como são as coisas hoje. Hoje o tráfico anda aliciando ex-soldados das Forças Armadas e, via de regra, as quadrilhas estão mais aparelhadados do que os policiais.
Eu sei como foi antes de 1964, sei como foi durante o regime de exceção, sei como são as coisas hoje.
Eu particularmente não tenho pruridos quando à permanência de tropas nas ruas e NUNCA fui parado por nenhum soldado das Forças Armadas nem da Polícia Militar para me revistarem.
NUNCA fui incomodado e sabia que podia andar tranquilo pelas ruas a qualquer hora.
Com a transferência integral do poder aos civis, desafio alguns dos comentaristas a me afirmar que se sente seguro hoje em dia. Se me afirmar que se sente seguro, ou deve ter dinheiro para comprar carro blindado ou pagar seguranças ou é um mentiroso.
Se alguém aqui não defende a presença das Forças Armadas nas ruas, ótimo, eu passarei a não defender também a partir do momento em que não tivermos tantos assaltos e crimes de morte, tantas barbaridades como o de um garoto que foi arrastado pendurado na porta do carro da família.
Hoje as FARC estão circulando por território brasileiro e não há quem possa em sã consciência advogar que vivemos no melhor dos mundos sob esse governo corrupto e patrocinador de invasões de propriedades.

Zé do Coco

Reply

Zó do Coco

Eu defendo a intervenção dos militares para recuperarem do que ainda resta do Brasil e essencialmente para impedirem que a influência de Lula se faça sobre o STF e o Brasil perca parte importante do seu solo pátrio, veja a sua soberania ameaçadas.

Defendo a sua entrada na cena politica brasileira rapidamente e em força, para extreminar de vez com os grupos terroristas e guerrilheiros qque atuam livremente no nosso território, com total apoio do governo, da Justiça, da FUNAI, do PT e financiados pelo dinheiro da União. Inadmissivel, mas è verdade!

Quem teve problemas no tempo dos militares, foram unicamente os que queriam instalar um regime sociético e tudo faziam para que isso tivesse suscesso. Agora, são ricos, e outros ocupam elevados cargos no governo, continuando a fazer o que sempre fizeram: instalar de novo um regime soviético. Para isso, criaram o Foro de São Paulo e seu presidente è o mesmo que está destruindo o Brasil com sua corrupção e traição.

Eu não abandono a luta, sempre que vir que a sua atuação não è condigna com o cargo que ocupam. Não recebo bolsa-familia. Não sou cego, surdo e mudo.

Reply

O crepúsculo da Cidadania
por Ives Gandra da Silva Martins

Há nítida escalada, no mundo, de restrições aos direitos dos cidadãos. Nos Estados Unidos, a guerra do Iraque desventrou tratamentos indignos a prisioneiros e cidadãos de outras nacionalidades, até hoje não tendo havido solução para o problema dos emigrantes mexicanos.

Putin, por outro lado, enrijece o regime, a ele sendo atribuídos assassinatos de adversários políticos, o que coincide com a adoção de atitudes cada vez mais arbitrárias para calar a oposição, de que é prova a injustificável prisão de Kasparov, símbolo da inteligência russa.

A China é uma ditadura, não ficando atrás o Paquistão, onde, com violência, as vozes oposicionistas têm sido caladas.

Quanto aos países fundamentalistas nem há o que se falar. O fanatismo termina por impor regras desumanas, como punir a mulher vítima de estupro, e não os estupradores, ou apenar professora por ter concordado que as crianças suas alunas dessem o nome do profeta Maomé a um pequeno urso de pelúcia.

Texto completo:
http://juristas.com.br/a_3353~p_~O-crep%C3%BAsculo-da-cidadania

Reply

Para Filoxera:

"Se a incomodo, è porque digo verdades que magoam!"

Ora, Filoxera. O fato de eu não concordar com você não torna suas afirmações mais ou menos verdadeiras. Eu acho que você diz algumas verdades e muitas bobagens. Só isso.

Ou terei de ser cego, surdo e mudo, vendo como está indo o meu País? Por muito menos, as nossas FFAA intervieram!

Você é livre para ver as "verdades" que quiser. Mas não queiram me obrigar a concordar com tudo o que diz.

Agora, com guerrilha instalada e movimentos terroristas financiados pela União e protegidos pela Justiça, você acha que me devo calar? Por que razão esses movimentos estão sendo protegidos por este governo, que se intitula democratico? Por acaso vê por aí forças militarizadas de extrema direita? Então porque defende esse status quo de instabilidade politica/social deste governo?

Não defendo este status de instabilidade política. Não defendo qualquer coisa no governo atual. Só não acho que, para criticar o governo Lula eu tenha que enaltecer o governo militar.

E quanto à nossa soberania? Não fala sobre separatismo a favor de ONGs estrangeiras?

Acho a defesa da soberania importantíssima. Repudio o separatismo a favor das ONGs estrangeiras. Mas, como já disse antes, ao contrário de você não acho que um golpe militar seja a solução. Ao contrário, penso que seria um atalho para a venezuelização do Brasil

Você è petralha, não è?
Faz parte da elite governamental que nos "bons" modos soviéticos tem o direito de consumir produtos estrangeiros vedados aos restantes indigenas, utilizando o cartão corporativo?


Respeito comigo, senhor(a).
Discordar de você não faz de min uma petista. É justamente por esta visão, que não aceita opiniões divergentes que a imagem dos milites é (injustamente) negativa. Injustamente porque você - golpista e autoritário - não é, graças a Deus, maioria entre eles

Quer silenciar o Coronel? Qual a razão? Não tem Blogs de esquerda para escrever?

Silenciar o CORONEL? Jamais. Mesmo que eu com ele não concordasse (o que não é verdade) jamais pretenderia silenciá-lo.
Estou apenas criticando a SUA opinião, Filoxera. Não a do CORONEL.

E lembro a você que ele, o CORONEL, é a única pessoa que pode me mandar ir comentar em outros blogs.

Lúcia

Reply

Filoxera, resumo o que sinto numa simples palavra: OBRIGADO!

Zé do Coco

Reply

Lúcia

Respeito comigo, senhor(a).
Discordar de você não faz de mim um autoritário(a) golpista! É justamente por esta sua visão, que não aceita opiniões divergentes e que a imagem dos militares é (injustamente) negativa.

Injustamente porque você que tanto teme o regime militar e defende esta bagunça petralha golpista e autoritária que nem Democracia è, infelizmente você se situa entre esse grupo e depois invoca a democracia como meio de repôr a legalidade democratica, a Ordem e Progresso.

Seu comentário anterior, è igual a todos que se lêm em blogs petralhas! Usam a Democracia para instituir a bagunça, a corrupção e a badernagem total. Você não sabe viver com a Democracia, aproveita-se è dela para defender este regime que deveria ser democratico e no entanto não o è, a a Liberdade de Expressão está sendo ora cerceada ora comprada.

A do Coronel, está sendo castrada!

Só não vê quem não quer!

Este lugar não è um chat, mas um local onde cada um denuncia a porcaria que este desgoverno está fazendo. E foi você que resolveu criticar-me.

Logo, assunto encerrado, e Coronel, não respondo mais a petralhas, portanto escusa de voltar a colocar comentários desse ou dessa indigena brasileira.

Blog è Blog e chat è chat! Tem diferença abissal!

Reply

Filoxera,

Você poderia, por favor, me dizer onde é que eu defendo "esta bagunça petralha golpista e autoritária"????

Poderia apontar o trecho do comentário onde faço esta defesa, por favor?

O que estou a defender aqui, tal qual o CORONEL, aliás, é a democracia. O que eu estou a combater aqui, tal qual o CORONEL, é a possibilidade de um golpe militar - coisa que você defende!!

Para o governo desta sua mente doentia: o CORONEL acaba de postar dizendo que NÃO está sofrendo qualquer tipo de censura.

E também para o seu governo: quem diz se esta área de comentários pode ou não ser usada como chat não é você. É o dono do blog.

Se o blog fosse meu, antes de me preocupar com chats, me preocuparia é que ele não fosse usado por uns e outros que, não tendo seu próprio blog, vem postar artigos enormes aqui.

Fui clara?

Lúcia

Reply

Querida Lúcia e caro Filoxera:

Nós todos estamos errados nesta discussão. Especialmente eu. Vamos levantar uma bandeira branca e voltar ao normal? Vejam, estamos discutindo para provar que os dois, leitores e comentaristas, são gente mais do que boa, cada um com fortes opiniões. Respeitadas as regras, opiniem à vontade. Vamos brigar com os caras lá fora!!!

Um abraço.

CORONEL

Reply

Lúcia

Claro que foi clara como água limpida jorrando de uma fonte virgem.

Você está do outro lado da barricada!

Quando escreve:

"E antes de voltar a me calar,lembro ao prolixo FILOXERA (você bem que podia postar comentários mais curtos não amigo?) que na Venezuela foi uma tentativa fracassada de golpe, uma trapalhada como esta acalentada pelo FILOXERA, que deu ao popular e populista Hugo Chávez a oportunidade perfeita."

Se sou prolixo nos comentários que coloco, è porque tenho mais abrangência do mal que o meu País está sofrendo, do que você com os dois olhos abertos!

Depois, ao falar de Chavez e da Venezuela, só lhe coloco uma única interrogação: quem lhe disse que foi uma fracassada tentativa de golpe, uma trapalhada? Se fosse golpe. ele era logo abatido! São assim as regras de jogo a esse nível!

Quem lhe não disse que foi propositado para que Chavez assumisse o Poder?

Coronel, não me calo! Impeça-me de entrar no seu Blog, mas com asneiras destas, não me calo! A vida castrense para mim, acima de tudo e de toda a esperteza caipira!
Defendo a volta da Democrtacia militar! Se hoje temos este Blog e milhares de outros de esquerda, aos militares isso devemos!

Se o terrorismo avança, a guerrilha ocupa espaço no solo Patrio, è porque os militares consentem! Se vai haver separatismo, è porque os militares consentem! Se há vozes que denunciam isso tudo no seu Blog, è porque são vozes preocupadas com a nossa soberania!

A Democracia è o melhor regime politico que conduz inevitavelmente ao bolcheviquismo e deste a um regime militar patriota! Em regime bolchevique corrupto pra caramba porque o Brasil è poderosamente rico, já nos encontramos!

Um abraço.

Reply

CORONEL,

Em respeito ao seu pedido, encerro aqui esta discussão.

Eu sei que não estou do "outro lado da barricada". E qualquer pessoa de bom senso, lendo meus comentários verá que não estou.

Um abraço,

Lúcia

Reply